Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by paupau »

Image

http://www.imdb.com/title/tt0021076/?ref_=fn_al_tt_1

Filme completo:


Vi este filme inserido na corrente das sinfonias da cidade em voga nos finais da década de 20 e inícios dos 30 na Cinemateca um pouco por acaso e em boa hora o fiz, desconhecia-o por completo. Imaginava que o único deste género seria o Douro, Faina Fluvial. Este é um género de cinema que tenho pena que tenha desaparecido, além de serem verdadeiras cápsulas do tempo, têm um lado experimental e de êxtase com as possibilidades do Cinema que andas algo definhadas nos filmes atuais, eu pelo menos não conheço nada do que se faz mais avant guarde ou experimental...

Este filme foi acompanhado ao vivo ao piano, numa OST bem conseguida em quase todos os momentos do filme e fica bem à frente de alguns compositores mais famosos que tenho visto noutros filmes mudos. Um bom trabalho.

Foi dito no início da sessão que este filme será lançado no final do ano numa edição da Cinemateca com esta OST e com as duas primeiras curtas metragens do Leitão de Barros. Também terá um folheto certamente, a folha disponível a acompanhar o filme tinha uma nota que aquele texto iria estar disponível na edição dvd. Um trabalho muito meritório que a Cinemateca está a fazer ao lançar estas preciosidades no nosso mercado.

O filme em si é um bom representante do género. Após uma abertura com os números de ginástica pouco promissora, aos poucos o subtítulo Crónica Anedótica começa a fazer sentido, pois há vários apontamentos muito engraçadas. A plateia ( bem composta) riu a bom rir em várias ocasiões.

No lado técnico, não há grandes momentos de floreados com a montagem ou com a geometria da cidade, como no Homem da Câmara de Filmar , ou o nosso Douro, Faina Fluvial por exemplo. Mas existem mesmo assim alguns bons momentos de ângulos inusitados ou montagem mais rápida. Mas parece-me que a intenção de Leitão de Barros foi fazer um filme mais descontraído nesses aspetos formais. É mais aproximado do alemão Pessoas ao Domingo nesse aspeto. E ainda temos o bónus de pequenos cameos de atores como o Vasco Santana.

E cá fica mais uma sugestão esotérica do paupau para quem estiver interessado.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Rui Santos »

Posso dizer que fiquei interessado.
Quando tiveres notícias dessa edição da Cinemateca avisa.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Telmo R.
Fanático
Fanático
Posts: 628
Joined: January 20th, 2007, 11:39 am
Contact:

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Telmo R. »

Boa notícia o lançamento de mais uma edição da Cinemateca desta vez com filmes de José Leitão de Barros, gostava de ver também editado Nazaré, Praia de Pescadores e especialmente Maria do Mar.
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by JoséMiguel »

"Lisboa Crónica Anedótica 1930 Versão Completa 1H27M"

Aqui está mais uma vez a incompetência, estupidez e imbecilidades dos ditos "profissionais" e "entendidos" de cinema, que se calhar até recebem algum dinheiro de fundos culturais europeus, e depois restauram filmes com o frame-rate errado, com os personagens a correrem estilo palhaços do circo, a contribuírem para a noção popular, de que os cameramen do cinema mudo eram idiotas que não sabiam dar a manivela à velocidade certa.

Isto incomoda-me bastante, tal é o nível de estupidez e ignorância dos tais profissionais que recebem dinheiro a fazer asneiras destas... Fico mesmo lixado e furioso... Grr:-)



Até uma criança se apercebe de que a imagem está rápida demais e que existe um erro profissional, será que estes idiotas julgam que os espectadores são atrasados mentais...? Epá! Não percebo isto de meterem um filme 18 fps acelerado para 24 fps, e depois não terem vergonha na cara da "bela merda" que apresentam. Será que os profissionais de cinema são quase todos idiotas, ou estarão a gozar com a nossa cara? Grr:-)
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by paupau »

O site da cinemateca também não ajuda pois refere 120 min, que não bate certo com 20, 22 ou 24 fps. O IMDB refere 128 que já bate certo com os 24fps.

De qualquer maneira a versão que passou na cinemateca tinha os frames corretos e será isso que sairá em dvd.

@Rui, só avançaram mesmo final do ano. Aguardemos.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by technicolor »

Muito interessante paupau. salut-) Não fazia nem ideia e até é pena que a cinemateca não se possa substituir às editoras e lançarvárias outras coisas nomeadamente dos anos 50/ 60, época da qual pouca coisa chegou ao formato DVD talvez por falta de mercado significativo. Vontade não lhes faltará, mas sim o suporte económico. A cinemateca tem muita coisa nos seus cofres, titulos que são pouco ou nada conhecidos das gerações actuais e alguns bem interessantes. Mesmo quando se arrisca a traze-los à sala (o que constitui sempre um certo perigo de os danificar ou perder) tem pouca divulgação e quase só são acessíveis ao público da região de Lisboa o que é um pouco injusto. Por outro lado se fosse possível uma parceria da Cinemateca com a RTP e a Tobis (sendo que todas elas são subsidiadas por dinheiro públicos) e passassem essas obras quase inéditas a formato digital tornaria possível a sua edição, não a um nível massivo mas disponível on demand, (como fazem alguns estúdios americanos com as suas raridades de menos procura) garantiria também uma preservação mais segura que a do formato original (filme) e até quem sabe de um posterior restauro pois são obras cujo o público não será exclusivamente português por estranho que isso possa parecer a alguns. E segundo sei a Tobis reequipou-se há alguns anos com bom material de conversão analógico digital que pouco uso tem. E isso (a passagem a digital) até nem seria nada de inédito por cá pois a Biblioteca Nacional já digitalizou uma parte significativa do seu (nosso) espólio.

A nível comercial é de louvar a edição recente de Os Verdes Anos e Mudar de Vida que estão um mimo... mas sabe a pouco.

Off topic: Aproveitando o balanço deste tópico (sorry) ... também eu me entretenho por vezes na pesquisa de raridades e recentemente descobri no tube uma da qual já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto... Não será nada de especial mas deixo o link para quem se interessar e aviso já que a qualidade é fraquinha o-(

A ficha: http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/1276/A+Cruz+de+Ferro

O vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=28HstNqSgb8&t=1758s

P.S.: Não creio que haja muito interesse neste tipo de temas e compreendo isso perfeitamente, mas caso se justifique... talvez edite este post e escreva um pouco sobre este filme, nada de muito elaborado, apenas algumas raras curiosidades avulso, umas apanhadas na net e outras que me foram transmitidas oralmente por quem sabe um pouco do cinema da época.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by rui sousa »

paupau wrote: July 4th, 2017, 12:39 pm Foi dito no início da sessão que este filme será lançado no final do ano numa edição da Cinemateca com esta OST e com as duas primeiras curtas metragens do Leitão de Barros. Também terá um folheto certamente, a folha disponível a acompanhar o filme tinha uma nota que aquele texto iria estar disponível na edição dvd. Um trabalho muito meritório que a Cinemateca está a fazer ao lançar estas preciosidades no nosso mercado.
As edições da Cinemateca são riquíssimas. Tenho a dos dois filmes do Rino Lupo, que saiu este ano, e vem com extras e um livreto de 20 e tal páginas com vários textos, não só as folhas da Cinemateca correspondentes.

Eles querem continuar este trabalho mas mais com as edições de filmes "históricos". No entanto, o filme de que o technicolor fala, bem como tantos outros, precisam de um restauro urgente - apanhei-o uma vez na RTP Memória e não queria acreditar na péssima qualidade de imagem, tipo Umatic.
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Gaspar Garção »

Essas edições da Cinemateca devem ser de edição limitada e difíceis de arranjar, imagino eu... :-(
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by rui sousa »

Gaspar Garção wrote: July 15th, 2017, 1:35 am Essas edições da Cinemateca devem ser de edição limitada e difíceis de arranjar, imagino eu... :-(
Devem ser limitadas mas estão disponíveis nas Fnacs. :)
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Gaspar Garção »

rui sousa wrote: July 15th, 2017, 9:32 am
Gaspar Garção wrote: July 15th, 2017, 1:35 am Essas edições da Cinemateca devem ser de edição limitada e difíceis de arranjar, imagino eu... :-(
Devem ser limitadas mas estão disponíveis nas Fnacs. :)
Obrigado pela dica, Rui. :-)

Fui ver mesmo agora, o pack do Lupo está mais esgotado que as calcinhas da Marylin... :-D

Que mais edições tens conhecimento que sairam?
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Gaspar Garção wrote: July 16th, 2017, 3:25 am Que mais edições tens conhecimento que sairam?
Jornal Português - 1938-1951 (Volumes 1 a 5) (5 Discos)
http://www.fnac.pt/Colecao-Jornal-Portu ... na/a931771

Margot Dias - Filmes Etnograficos 1958-1961 - "Margot Dias - Filmes Etnograficos 1958-1961" (2 Discos)
http://www.fnac.pt/Margot-Dias-Filmes-E ... -2/a992742
https://mnetnologia.wordpress.com/2016/ ... bro-19h00/
http://www.cinemateca.pt/programacao.aspx?ciclo=711
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by rui sousa »

Gaspar Garção wrote: July 16th, 2017, 3:25 am
rui sousa wrote: July 15th, 2017, 9:32 am
Gaspar Garção wrote: July 15th, 2017, 1:35 am Essas edições da Cinemateca devem ser de edição limitada e difíceis de arranjar, imagino eu... :-(
Devem ser limitadas mas estão disponíveis nas Fnacs. :)
Obrigado pela dica, Rui. :-)

Fui ver mesmo agora, o pack do Lupo está mais esgotado que as calcinhas da Marylin... :-D

Que mais edições tens conhecimento que sairam?
Esgotado??? Está disponível em todas as lojas de Lisboa, na Cinemateca e este fim de semana até vi na Fnac do Porto!
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Gaspar Garção »

Obrigado aos dois!!!!

Rui, quanto à informação do esgotado, é na fnac online, não se percebe bem porquê, se está nos outros sítios que mencionas...

http://www.fnac.pt/Pack-Rino-Lupo-Mulhe ... earchpos=1

Mas vou pedir ao meu irmão de Lisboa que mo compre, quando for ao Chiado!!!
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Gaspar Garção »

Os outros dois estão disponíveis, a 25€ e 15€, respetivamente.
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Lisboa Crónica Anedótica (1930) - Leitão de Barros

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Mais algumas edições prevista da Cinemateca segundo a indicação em
https://www.publico.pt/2017/12/08/cultu ... so-1795158

Em 2018, um DVD dedicado aos filmes mudos de Reinaldo Ferreira, o célebre Repórter X.

A Cinemateca prevê ainda lançar como próximos títulos os filmes sobre Timor do poeta Ruy Cinatti (na série de DVD de etnografia, em colaboração com o Museu Nacional de Etnografia) e A Revolução de Maio, de António Lopes Ribeiro (na linha de DVD sobre documentos do Estado Novo).
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
Post Reply