Legalidade de bebida acrescida a preço de menu

Qualquer assunto que não tenha nenhuma relação com as temáticas abordadas noutras secções do fórum.

Moderator: Rui Santos

Post Reply
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Legalidade de bebida acrescida a preço de menu

Post by lud81 »

Esta situação já há muito que me empata em certos restaurantes de shoppings. Ontem descobri que um restaurante que não fazia isto (Bitoque no Ponto), agora também faz e chateou-me. Passo a explicar.

Vou restringir a descrição ao Bitoque no Ponto, mas é aplicável a muitos outros restaurantes de shoppings.

No Bitoque no Ponto há menús de bitoques. Há vários tipos de menus, por exemplo Bitoque+Bebida+Café por 6,30€. A bebida incluída no menu é um sumo natural ou uma água e acho que também pode ser uma imperial. Bebidas de lata não fazem parte do menu. E a questão é essa. O que acontece quando queremos o menu mas com uma bebida de lata?

Acontece o seguinte: o preço da lata acresce na íntegra ao preço do menu. 6,30€ compram o bitoque, o sumo e o café. A lata é 2,25€ (o que já é um abuso, mas passemos à frente disso pois não importa para o caso). Se quisermos o menu com lata como bebida de substituição fica 6,30 + 2,25 = 8,55€. Isto é legal?
Antigamente o Bitoque no Ponto cobrava +0,60€ pela bebida de lata a substituir a bebida do menu. Isso é razoável, agora passaram a cobrar a lata na íntegra, e eu questiono a legalidade disto. Alguém sabe esclarecer? Alguém tem a mesma irritação com isto que eu?

O estabelecimento não lista preço apenas do bitoque. Lista preços para os menus, lista preços para as bebidas, lista preços para os cafés, lista preços para as sobremesas, mas não lista para apenas o bitoque. Ora, se o menu custa 6,30 e inclui bebida, a meu ver se a lata acresce ao preço do menu, então ao comprar o menu com lata estou a ser roubado. Deviam ter um preço para o bitoque apenas e acrescer o preço da lata a esse preço, e não ao do menu.

Um buraco que eles talvez não tenham pensado, e não sei se alguém já tentou, é que se os 6,30 incluem um sumo por exemplo, e eu comprar o menu mas quiser lata e me cobram o preço integral do menu e também o preço integral da lata, então a meu ver não perco o direito ao sumo natural! Ora, se estou a pagar os tais 8,55€, tenho direito a um menu completo (bitoque, sumo natural e café) e ainda à lata, porque a comprei à parte!

O que acham disto? E a legalidade da coisa? É um pouco como os couverts, que há uns anos têm que, por lei, ter os preços individuais de cada componente listados, e não apenas um preço para "couvert".
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Legalidade de bebida acrescida a preço de menu

Post by Samwise »

Acerca da legalidade do assunto não sei nada, mas uma vez que parece ser prática comum em vários sítios, e uma vez que já estás avisado sobre o sucedido, sugiro que da próxima vez que vás a um deles perguntes os preços das componenentes todas em separado.

Tipo: e se eu quiser apenas o bitoque, sem ser em menu? É que não consta na ementa e o preço não está à vista...

Em relação ao 8,55€, também acho que tens direito às duas bebidas, uma vez que estás a pagar a lata por acréscimo ao preço do conjunto sem a lata. Ou seja, o conjunto mantém-se inalterado. Mas sim, eles devem contar que as pessoas não pensem no assunto e descartem a bebida do menu...

Estas situações também me irritam sobremaneira. Há uns tempo cobraram-me um x adicional, já não sei onde, para colocar mais rodelas de tomate numa sandes (quanto ao imagem no cartaz mostrava mais rodelas de tomate). Perguntei se era mesmo assim e a resposta foi "ordens da gerência". A seguir enviei uma reclamação por email para o franchise da cadeia, a ameaçar com o livro de reclamações, e responderam-me em pouco tempo que não era nada assim e que iam dar instruções para que não tornasse a suceder.

Não perdes nada em expor essa situação por escrito à empresa. Hoje em dia, com as redes sociais, qualquer assunto menos correcto corre o risco de ser divulgado massivamente e a originar boicotes ao consumo daí derivados, pelo que pode ser uma estratégia.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply