Cinema de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema de Leste

Post by drakes »

José Miguel, eu dei uma procurada, assim como você, não encontrei legendas nem em russo, mas sempre marco por que um momento aparece.

http://www.imdb.com/title/tt0307245/?ref_=nm_flmg_dr_1
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Finalmente fiz trailers musicais para o "Visitante do Futuro" (o meu primeiro contacto com o cinema do bloco soviético), assim como uma ficha técnica e comentário. Este tema pertence tecnicamente à secção de TV do fórum, e se calhar irei copiar isto para lá mais tarde, porque até já tem a estrutura mais ao menos feita, mas não me parece que os "fregueses" dessa secção estejam muito interessados numa velharia infanto-juvenil russa sobre viagens no tempo... Mas ao menos neste tópico do Cinema de Leste é "tiro e queda". Escrevi este texto e montei os clips, na altura em que o DVD Mania esteve em baixo. Eu não me importaria de criar uma pequena secção de TV aqui no índice deste tópico, com links para a secção oficial correspondente do fórum. (Mas é preciso tempo e paciência).

Guest from the future (1985) - Pavel Arsenov

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Guest_from_the_Future
http://www.imdb.com/title/tt0086723/
Wikipédia (versão inglesa) wrote:Guest from the Future (Russian: Гостья из будущего, Gostya iz budushchego) is a five-part Soviet television miniseries, made at Gorky Film Studio, first aired in 1985. It is based on the novel One Hundred Years Ahead (Сто лет тому вперёд) by Kir Bulychov.
Trailer criado por mim, com comentários em inglês durante o vídeo, acerca da mítica cinematografia soviétca com "tracking shots", encenação circular a 360º e efeitos especiais não-ópticos inexistentes no cinema ocidental: :-)))



A minha impressão

Ora bem... :wink:

Esta mini-série foi a primeira produção soviética que eu vi na vida! Entrei logo em delírio e caiu-me o queixo... Nunca tinha visto nada feito pelos russos e julgava que eles não faziam cinema de jeito (propaganda hollywoodesca a surtir efeito na geração dos portugueses dos anos 1970 Grr:-) ). Foi por volta de 2009 que encontrei isto no You Tube, e a partir daí fiquei doido com o cinema do bloco soviético.

Para quem não conhece esta mini-série em 5 capítulos, aviso que isto tem a sua dose de infantilidade, pois afinal foi feito para crianças, mas o que se passa é que isto é ao mesmo tempo fascinante para adultos/velhotes. Tenham paciência com as infantilidades, porque vale a pena.

Criei um vídeo poético, com comentários e análise em texto no próprio clip, com o rapaz a sobrevoar Moscovo, a entrar no cosmódromo espacial, e afins, a acompanhar as 3 músicas seguintes:

I) "Perfect Day" - Lou Reed
II) "Imagine" - John Lennon
III) "Katyusha" - Banda filarmónica militar do Exército Vermelho (quando o puto sobrevoa o Kremlin)

Isto no fundo é a utopia comunista do Star Trek, idealizada pelo Gene Rodenberry, num futuro imaginário em que o capitalismo caiu e já não existe o conceito de dinheiro. O meu vídeo não tem nada de político, estou só a analisar e enquadrar o contexto da história. saint-)

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema de Leste

Post by drakes »

Entre os grandes filmes da Rússia dessa década se encontra Durak.
Last edited by drakes on April 30th, 2016, 1:37 pm, edited 1 time in total.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Hoje vi o 'Brat', um filme russo, e gostei.
http://www.imdb.com/title/tt0118767/?ref_=fn_al_tt_2
http://www.rottentomatoes.com/m/brother_1997/
As boas notas devem-se, penso, ao perfil original do protagonista, o mesmo é dizer ao argumento.
Assume-se como alguém que saiu da tropa onde fez trabalho de secretária mas na realidade é um bom combatente.
É assim uma espécie de matador com uns arremedos de McGyver :-D mas ilusivo, low profile, leal e honesto.
Tem um Walkman da Sony e gosta é de ouvir os seus cd's mas os problemas vão ter com ele, primeiro que tudo por causa do irmão, ele sim um assassino profissional.
A certa altura diz qualquer coisa do género - já matei muita gente mas também salvei uns poucos.
Ele acaba por ser de todas as pessoas do filme talvez o mais desinteressado e mais leal.
yes-)

P.S. Existe uma sequela: 'Brat 2'
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema de Leste

Post by drakes »

Como assisti uns filmes bons do leste vou abrir algumas fichas :-D
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Isto é capaz de não ser mau:
Siberíada: http://www.imdb.com/title/tt0079907/?ref_=tt_rec_tt
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Nimzabo, o Siberiada é um filme excelente vencedor do prémio de cinema de Cannes. Eu já o tinha referido a propósito do realizador russo desertar para os EUA e passar a fazer merda como o "Tango e Cash", que foi bem feita por ele achar que o cinema americano era superior ao soviético, e mereceu bem o castigo de apanhar o Stallone como protagonista principal. :badgrin: :lol: :wink:

Mas esse realizador, que trabalhou nos dois lados da cortina de ferro, tem muito a dizer na sua página oficial e blog, acerca do sistema de cinema de hollywood... salut-) yes-) :-)))

viewtopic.php?f=11&t=50931
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Cinema de Leste

Post by drakes »

O canal starmedia (Rússia) disponibilizou várias webséries com legendas em inglês no youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCuSx-l ... bOw/videos

Entre as séries existe The Attackers sobre um grupo de aviadores (as) russos (as) durante a segunda guerra mundial, deixo o link do primeiro episódio.


JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Listă de filme științifico-fantastice est-europene

https://ro.wikipedia.org/wiki/List%C4%8 ... t-europene

Andei muitos anos à procura de uma lista assim, Ficção Científica do "Cinema de Leste", criada por um romeno na Wikipedia.

Para além da excelente grelha apresentada, segue-se uma grande lista complementar de títulos, ainda não ordenada.

Tropecei nesta lista, quando tentei localizar, sem sucesso, a versão original (não censurada pelos americanos, durante a guerra fria) do filme "Rat". "Rat" é uma palavra croata que significa guerra, e esse filme jugoslavo mostra a 3ª Guerra Mundial (Apocalipse Nuclear) a ter início.

Apenas descobri a versão americana censurada e dobrada, que está no You Tube, e que tem este título inglês:

Image
Atomic War Bride (Serbo-Croatian: ''Rat, literally War''), is a 1960 Yugoslav science fiction drama film directed by Veljko Bulajić.

The film won three Golden Arena awards at the 1960 Pula Film Festival, including for Best Director (Veljko Bulajić), Best Actor (Antun Vrdoljak) and Best Scenography (Duško Jeričević),[1] and was nominated for the Golden Lion award at the 1960 Venice Film Festival.[2]

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Atomic_War_Bride
Por acaso foi mesmo no You Tube, que soube do filme, ainda não o vi...

Voltando à lista, descobri lá o Krakatit, que comentei no tópico do film noir, filme que também não vi.

O problema de descobrir ficção científica do bloco de leste tem sido o domínio das listas soviéticas, que não incluem os países do leste europeu não-soviéticos, como a Polónia e Checoslováquia, aqui finalmente existe uma lista muito extensa que inclui esses países.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Cinema de Leste

Post by nimzabo »

Mais um para o José Miguel ver: http://www.imdb.com/title/tt0093593/
(caso não tenha já)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Um teledisco de uma música italiana, com imagens de filmes de leste.

Fiz isto um bocado a correr, com base em material audiovisual que tinha à mão de momento, mas acho que ficou engraçado... :-( :o



O segundo filme é "A Infância de Ivan" do Tarkovsky, filme que ainda não vi...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Conversa de taberna acerca de cinema de leste...

Eu sinto-me um bocado envergonhado de relatar isto aqui, e até poderei arrepender-me e editar a mensagem mais tarde. Até lá fica este relato pessoal, que acho interessante...

Este sábado (hoje) estava num café em Lisboa, e passa um amigo meu e diz "Ó Zé! Anda ali à Romena comer uns caracóis." Nem sabia que uma tasca do meu bairro tinha uma dona da Roménia, quando fui pagar comecei a falar com a senhora acerca do cinema romeno acerca do filme "Mircea", sobre o avó do Vlad Tepes (Drácula), eu pronunciei mal "Mircea" e ela corrigiu-me logo, pois pronuncia-se "Mírtcha", não me lembrava do nome do realizador e ela sabia logo quem era. O meu vizinho português estava completamente à toa a julgar que era uma conversa de doidos e eu expliquei a ele que o Vlad Tepes era o Drácula, ele depois quis meter-se na conversa e começa a falar em "Transilvânia", mas eu corrigi-o logo a rectificar que era o Reino da Valáquia.

De seguida vem um cliente ucraniano ter comigo, muito impressionado a ouvir-me a falar de filmes históricos romenos, e eu falei com ele acerca de cinema ucraniano e sobre o problema ético da Olga de Kiev e do seu neto Vladimir serem santos do Vaticano.

O homem depois quis-me mostrar umas fotos no telemóvel, e vejo lá uma suástica nazi... Eu não tenho papas na língua (e também sou um gajo grande) e perguntei como um cidadão soviético, cujo país derrotou a Alemanha, tem uma imagem com uma suástica no telemóvel... Ele começou a explicar que ambos os pais dele nasceram no sistema de Gulags, porque os avós eram considerados inimigos pelo Estaline. Isto é uma referência ao sistema de exílio interno estalinista, já por mim explicada na minha crítica a este filme:

viewtopic.php?f=11&t=51506

Eu disse ao homem que lá por ele odiar o Partido Comunista da Rússia, com legítima razão pelo que os pais e avós dele sofreram no sistema de Gulags, não é caso nem justificação para ele ter uma imagem de uma suástica no telefone, e ele até concordou e desculpou-se, é que uma coisa não implica a outra. Eu já estava a acabar a conversa (isto tudo passou-se em 10 minutos), e o meu vizinho veio logo preocupado interromper a dizer "Ó Zé! Já combinámos ir ter com o outro gajo e temos de ir andando"... Conversas sobre gulags à porta da tasca, com o homem de copo na mão à minha frente, não é a mesma coisa que eu escrever umas bocas aqui no fórum de cinema... muito cuidado com isso!

Eu não gosto nada de política, nem tomo partidos, mas uma suástica representa genocídios e crimes contra a humanidade o que já não tem nada a ver com políticas ou ideologias, mas sim com pura malvadez.

E ficou assim... o sujeito ucraniano pediu para eu aparecer mais vezes lá nessa tasca da senhora romena, porque nunca tinha ouvido ninguém a falar como eu, mas eu expliquei que apenas gostava de ver filmes de leste e ir ao wikipédia ler factos históricos, e que não gosto nada de política. Ele julgava que eu era algum escritor ou alguém importante. Eu não consigo entender como um cidadão nascido na Ucrânia possa ter uma suástica no telemóvel, porque na minha crítica ao filme soviético "Vem e Vê", citei o "Generalplan Ostland" no wikipedia. que veio à luz nos julgamentos de Nuremberga, onde foram apresentados documentos alemães a planear o extermínio total do povo eslavo da Ucrânia, pelo motivo dos ucranianos serem eslavos e por isso serem considerados sub-humanos (Undermench). Isso é completamente idiota e imbecil e não entendo mesmo...

Conforme expliquei, este relato é um bocado pessoal e poderei editar a mensagem mais tarde, mas isto passou-se hoje e agora apeteceu-me desabafar por aqui, e até julgo que o relato possa ter algum interesse (O Zé do fórum a falar de cinema de leste numa tasca lisboeta). :roll: :lol:

Eu também só pude falar sobre os gulags com um neto de vítimas do Estaline, frente-a-frente, porque sou um gajo grande quarentão e estava no bairro onde nasci, onde conheço os mânfios todos, esta situação não tem nada a ver com trocas de ideias aqui no fórum, onde somos todos cinéfilos e boas pessoas.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Cinema de Leste

Post by Rui Santos »

Já me ri uma série de tempo com a tua história :)
Estou a imaginar, que se o Ucraniano reage mal, ainda tinhas uma discussão engraçada.
Mas é realmente estranho.... o que nos deixa a pensar, que uma coisa é viver as coisas do lado de Portugal, outra é estar por lá e viver tudo por dentro.

Recentemente fiquei impressionado com um documentário que passou na Bola TV (?? espanto concordo) sobre o Vlade Divac e a sua amizade com o Drazan Petrovic. Como ambos eram os melhores amigos na Jugoslávia, e por causa de uma série de incidentes sem qualquer importância para nós, e ajudados por uma comunicação social sedenta de interesses próprios (um pouco como hoje, em que importa pouco a verdade, mas sim a agenda de cada um)



E acho que deves voltar ao café, pode ser que eles aprendam algo contigo, e o contrário. É sempre interessante ver a história de ângulos diferentes.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Cinema de Leste

Post by JoséMiguel »

Se mais tarde, eu decidir editar o meu comentário, será apenas a remoção da 2º parte, que diz respeito a ucranianos nazis, o que é um absurdo igual a um judeu nazi, pois apenas revela ignorância de que o povo ucraniano era para "ir à vida" e ser exterminado, imediatamente após a conclusão do extermínio dos judeus. Está aqui tudo explicado no wikipedia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Generalplan_Ost

Quanto à primeira parte, eu queria ter falado com a senhora romena acerca do filme Dacii, onde a mesma legião V Alada romana, que conquistou Portugal (60-80 anos após a resistência do Viriato), foi derrotada e aniquilada na Roménia, aquando da primeira tentativa de invasão romana da Dácia/Roménia.

Tenho um vídeo acerca disso:



Gostaria de tirar umas dúvidas históricas e de cinema de leste à senhora romena, e de aprender coisas que não descubro no wikipedia, que possa também partilhar aqui neste tópico, ou nos tópicos do "Mircea" ou "Dacii".

Por exemplo, a senhora é mais velha do que eu eu e terá nascido no final da década de 1960, e eu gostava de saber que filmes estrangeiros passavam na Roménia na TV e Cinema, nas décadas de 70 e 80. Será que passavam filmes americanos do Stanley Kramer (os soviéticos adoravam esse cineasta), filmes franceses, polacos... como era isso?

Também quero saber como o Vlad Tepes (herói nacional romeno) era ensinado em História, entre o 5º e 9º ano de escolaridade, será como o Afonso Henriques e Viriato em Portugal?

O filme romeno Dacii de 1967 é sobre a resistência feroz dácia contra a anexação romana, exactamente igual à resistência do Viriato. Em ambos os casos a Dácia e a Ibéria foram derrotadas mais tarde.
Post Reply