The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Woody »

Image

Só consegui ver hoje e não percebo as críticas negativas que este filme teve. Eu gostei muito, as interpretações são excelentes, o personagem do gigante é mágico e com bom humor, o CGI é muito bem feito, a banda sonora é muito boa… O filme é um claro piscar de olho à magia do cinema dos anos 80 ao bom estilo de um E.T. ou de uns Goonies, é claro que é preciso deixar a pele de um adulto, para entrar na magia de um filme deste tipo.

Será que as pessoas estão perder o contacto com a criança que há em si?

Pontuação: 4/5
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Cabeças »

Está na minha wishlist... também tenho grandes expectativas, e a certeza de que vou gostar.

Mas com o fecho do clube de vídeo e com o bluray a 25,00.... irra! o-(
Cabeças
Image
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Woody »

Eu acho que sim que vais gostar…

Mas atenção, o filme não é uma obra-prima, “apenas” fez-me voltar aos tempos dos anos 80.

Apesar de ter Blu-ray há 7 anos, o comprar filmes neste sistema ainda não me convenceu (tenho cerca de 20 filmes), talvez por ter uma led de 40 polegadas, eu continuo a achar que diferença da qualidade de imagem não compensa o que pagamos a mais. Para mais vendo o dvd num bom leitor de Blu-ray. Este dvd, por exemplo, comprei por 14 euros, como tenho filhos pequenos espero que eles um dia vejam e gostem do filme mas eu tenho cerca de 2.000 filmes na minha coleção dos quais 600 ainda não vi, será que vou voltar mais alguma vez a vê-lo na vida? Comprei o filme porque o queria ver e porque é de um dos realizadores que quero ter a filmografia completa. Para mim o dvd chega...
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Cabeças »

Woody wrote: February 11th, 2017, 4:51 pm Eu acho que sim que vais gostar…

Mas atenção, o filme não é uma obra-prima, “apenas” fez-me voltar aos tempos dos anos 80.

Apesar de ter Blu-ray há 7 anos, o comprar filmes neste sistema ainda não me convenceu (tenho cerca de 20 filmes), talvez por ter uma led de 40 polegadas, eu continuo a achar que diferença da qualidade de imagem não compensa o que pagamos a mais. Para mais vendo o dvd num bom leitor de Blu-ray. Este dvd, por exemplo, comprei por 14 euros, como tenho filhos pequenos espero que eles um dia vejam e gostem do filme mas eu tenho cerca de 2.000 filmes na minha coleção dos quais 600 ainda não vi, será que vou voltar mais alguma vez a vê-lo na vida? Comprei o filme porque o queria ver e porque é de um dos realizadores que quero ter a filmografia completa. Para mim o dvd chega...
Em relação ao que referes quando dizes que para ti "o dvd chega", fazes-me lembrar o Cabeças há uns anos... :-)))

Eu fui um dos mais fundamentalistas relativamente à defesa do formato do dvd, mas finalmente há uns anos fui convertido pelo Blue Side...

Inclusive os dvds que tenho aqui à venda e no olx, são todos edições que entretanto substituí por bluray... que também era algo que eu dizia que nunca faria, aqui há uns anos. Eu tenho uma resistência natural à mudança (relativamente às coisas que gosto), mas neste caso tive mesmo que mudar de opinião.

Não sei se o teu LED é full-hd, presumo que sim, pois faz toda a diferença. Se for HD Ready... praticamente não notas nada.

Eu tenho um Samsung full HD com 40º que já tem 9 anos, mas vê-se bem a diferença entre os dvds e os blurays.

Daí que prefiro esperar e comprar o bluray do "The BFG" quando descer de preço ou quando puder, do que estar a pagar 14 euros pelo dvd e depois ficar a pensar que devia ter esperado e comprado o bluray...

Por exemplo há pouco tempo comprei o "Ratatouille" por 4,50, edição bluray. Só tem o filme, a edição nacional, não tem extras. Tenho a edição especial nacional em dvd, com slipcase, que saíu há uns anos e que tem vários extras, pelo que neste caso vou manter a edição em dvd, até porque me traz muito boas memórias.

Como de costume, pus o dvd, vi um bocado, saltei uns capítulos, e depois coloquei o bluray no leitor. A diferença não é tão grande como nas edições mais recentes, mas mesmo assim é uma grande diferença. Nota-se logo nas legendas, muito mais definidas, não têm comparação. A imagem é também muito mais nítida, detalhada, recortada. E na maioria das vezes, o som é incomparavelmente melhor também.

Os filmes da Pixar tenho vindo a substituí-los a todos, embora guarde algumas edições pelas razões sentimentais que referi. Mas por exemplo os filmes mais recentes da Walt Disney e da Pixar, já só tenho comprado em dvd, e substituí "A Princesa e o Sapo", "Entrelaçados", "Frozen", "Brave", "Monstros" que tinha em dvd (vendi-os) pelas edições em bluray.

Se o teu ecrã for HD-Ready, compara se possível num Full-HD... olha que a diferença é nítida e podes mais tarde ficar com pena de não ter passado também para o bluray mais cedo. E mesmo que aches que "o dvd chega"... talvez chegue, mas com a evolução tecnológica que houve em termos de imagem e som, na minha opinião não faz sentido para mim estar a dar dinheiro à indústria para ter edições empobrecidas em termos de imagem, som, e extras... sobretudo quando é possível comprar mais tarde os blurays mais baratos em promoções, ou no mercado de usados. :-D
Woody wrote: February 11th, 2017, 2:32 pm

Será que as pessoas estão perder o contacto com a criança que há em si?
Oh, eu tenho a certeza que no meu caso não... não conheço muitos tipos de mais de 50 anos que adorem e tenham tudo da Walt Disney, Pixar, Ghibli e que tenham ficado todos contentes por ter finalmente acabado a colecção de livros do Nodi antigos, andem a tentar acabar a colecção da Verbo Infantil, e ansiosos à espera dos dois últimos "Pequenus" que faltam para acabar a colecção... e que praticamente fiquem com lágrimas nos olhos quando vêm as capas antigas da revista Tintin, dos livros dos Sete e dos Cinco da Enid Blyton... orgulho-)
Cabeças
Image
Woody
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: January 21st, 2011, 7:20 pm

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Woody »

Eu sei, acompanhei e participei nessa discussão em outros post deste fórum.

Não se trata de não reconhecer a superioridade tecnológica do blu-ray, mas sim de uma análise custo / benefício. Se bem que isso da superioridade tecnológica tem muito que se diga… o CD é mais evoluído do que um vinil mas agora que ambos já são "velhinhos" há muita gente que prefere o vinil. Talvez a minha visão natural não seja HD 1080 e o meu ouvido seja analógico. :-)

Bem, eu jamais serei tentado pelo lado azul da força… :-) Ok, talvez uma ou outra vez quando o filme estiver carregado de CGI e o preço for baixinho. :-)
"I don't know the question, but sex is definitely the answer." - Woody Allen
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by Samwise »

Mais uma fita do mestre que me faz exclamar alto e em bom som: "Mas por que razão não vi isto antes???!!!"

Excelente incursão do Spielberg numa das suas "zonas de conforto": a fábula mágica para crianças que todos os adultos gostam de ver, neste caso adaptando um clássico da literatura infantil de Roald Dahl, o mesmo que escreveu Charlie a Fábrica de Chocolate, adaptado ao cinema por outro fora de série no ramo, Tim Burton.

O Spielberg não é propriamente do cineastas mais subtis ou sensíveis no modo como apresenta as suas ideias - é até bastante "fanfarrão" e "sonoro" com o espectáculo que monta, sendo que por vezes o equilíbrio entre a vertente de entretenimento/"show(-off)" e o verosimilhança dramática (chamemos-lhe assim) é indigesto, e não resulta numa mais-valia. Não é o caso deste The BFG, em que o tom emocional se ajusta na perfeição aos delírios narrativos e visuais que a história pede, apelando à nossa crença no faz-de-conta num mundo fantástico onde os sonhos são originados, e na encenação de uma Inglaterra "alternativa", em que uma Rainha "sensata" e "sensível" não hesita em recorrer a fortes recursos militares quando a situação chama por isso. É muito estranha esta mistura de ideais tematicamente e socialmente transversais, e é também por aqui que se pode tirar o chapéu ao realizador, que soube conjugar e aconchegar tudo impecavelmente, criando um espectáculo a que a princípio estamos céptico em aceitar, mas que rapidamente nos entra no goto. É uma história do calibre do Peter Pan, com forte sustentação no mundo dos sonhos e da fantasia, mas que em termos de adaptação suplanta em muito esse outro esforço (?) de Spielberg. E, para não variar, eis mais um trabalho fenomenal de Janusz Kaminski na fotografia.

9/10
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: The BFG - O Amigo Gigante (2016) - Steven Spielberg

Post by mansildv »

Hugh Bonneville to star as Roald Dahl in biopic

http://www.screendaily.com/news/hugh-bo ... ferrer=RSS

yes-)
Post Reply