Prosseguindo a hercúlea tarefa de ler/reler toda a obra do Mestre
deixo-vos com umas notas sobre o último livro que li.
A seguir vai ser à bruta: vou finalmente ler o "It"
* Introduction (Pág. 1)
Stephen King efectua como é hábito uma introdução, que pessoalmente acho sempre muito interessante. Fala-nos um pouco dos seus primeiros tempos como autor, das dificuldades que tinha, e aborda também o contexto relativo à opção pelos contos curtos. Revela-nos ainda alguns pormenores sobre a colectânea e informa-nos que existem notas no final do livro relativas ao que esteve na origem de alguns dos contos. Termina agradecendo aos leitores, como quase sempre.
* Willa (Pág. 7)
Este é um daqueles contos sobre o qual é difícil dizer seja o que for sem revelar o tema principal. Direi apenas que é uma bonita história de amor entre dois jovens. O rapaz acorda numa estação de comboios, não vê a rapariga e vai à procura dela na cidade mais próxima, até que a descobre num bar. Descobre também mais uma série de coisas inesperadas...
* The Gingerbread Girl (Pág. 41)
Um conto muito forte e muito bem conseguido, na minha opinião. Uma mulher no seguimento de um desgosto enorme começa a correr regularmente, como objectivo de tal a ajudar em termos psicológicos. mas acaba por passar da dor da perda para uma luta tremenda pela sua própria sobrevivência, depois de ter descoberto que um dos seus vizinhos é um criminoso violento e completamente louco. É um dos contos em que o suspense criado por Stephen King na minha opinião é mais forte. É uma excelente história, muito bem contada.
* Harvey's Dream (Pág. 121)
Um casal já de idade. A senhora relembra várias memórias passadas e reflecte sobre o actual estado da vida em comum, quando o marido lhe começa a contar um sonho muito estranho que teve nessa noite. A esposa começa a assustar-se com o facto de algumas das coisas relatadas lhe despertarem memórias, medos, e também com o carácter premonitório do sonho. É um conto circular, bastante mais pesado do que pode parecer à primeira vista.
* Rest Stop (Pág. 135)
Como se pode ler nas notas finais da obra, este conto é baseado num episódio que realmente sucedeu a Stephen King. Acontece quando um homem pára numa estação de serviço e testemunha uma discussão violenta entre um casal, hesitando se deve intervir ou não. É uma boa história, que causa alguma aflição.
* Stationary Bike (Pág. 161)
Para mim, este é um dos contos mais estranhos de Stephen King. Um homem, na tentativa de melhorar a forma física, adquire uma bicicleta fixa, das que se usam para fazer exercício em casa ou no ginásio e pendura uma pintura feita por ele, de uma floresta e quatro homens saídos dela na parede à frente da bicicleta. Progressivamente e enquanto treina, a imersão na pintura vai-se tornando cada vez mais forte. E talvez real.
* The Things They Left Behind (Pág. 211)
Um conto estranho e triste sobre memórias físicas que sobreviveram aos atentados do 11 de Setembro nos EUA e sobre os problemas que causam a um indivíduo que tem a sensibilidade necessária para se aperceber e tentar lidar com as recordações, ânsias e coisas que os donos do objectos em questão deixaram por fazer.
* Graduation Afternoon (Pág. 253)
Uma história que me assustou verdadeiramente, e que não tem nada de sobrenatural. Pelo contrário, é passado num cenário perfeitamente "normal", com a diferença de que há um factor que, sendo uma ameaça desde os tempos da guerra fria, finalmente se concretiza. Com um resultado estrondoso.
* N. (Pág. 263)
Tal como os contos "The Gingerbread Girl" e "A Very Tight Place", esta é outra história fortíssima. Na minha opinião, estes três contos são os mais fortes do livro. Este "N", aborda um problema real para muitas pessoas, a obsessão maníaca, compulsiva, que leva a coisas como repetir os mesmos movimentos muitas vezes, ou ser incapaz de ver objectos desalinhados, ou contar coisas, ou ainda ver significados estranhos em coisas absolutamente banais. Stephen King eleva estes problemas a um novo patamar, relatando-nos a relação entre um doente que está convencido de que através de métodos de contagem elaborados consegue impedir que uma série de criaturas demoníacas invadam a Terra, e o seu psiquiatra, que começa a sentir algumas dúvidas relativamente à sua incredulidade inicial. A meu ver esta história tem um claro piscar de olhos a H.P. Lovecraft.
* The Cat From Hell (Pág. 341)
Uma história curta e "à antiga", que fez lembrar os contos de Edgar Allan Poe. Um senhor idoso recorre aos serviços de um assassino profissional para abater um gato que, segundo ele, é o culpado de várias mortes na família. O assassino fica incrédulo, mas aceita o serviço, que é muito bem pago, e leva consigo o gato. O título do conto é uma boa pista do que se passa a seguir.
* The New York Special at Bargain Rates (Pág. 365)
Um conto extremamente perturbador, onde uma mulher que acaba de perder o marido num desastre de avião recebe um telefonema dela. Esta história está em linha com algumas teorias que defendem que existe uma continuidade após a morte, mas que o tempo e o espaço tal como o vemos deixam de fazer sentido.
* Mute (Pág. 379)
Uma história bastante engraçada (embora seja do tipo humor "negro") e passada num confessionário, onde o homem que se confessa relata ao padre os problemas que teve com a mulher e lhe conta um episódio onde deu boleia a um alegado surdo-mudo que o "ajudou" a resolver esses mesmos problemas.
* Ayana (Pág. 413)
Bonita e triste, esta é uma história sobre um homem que tem o Pai a morrer de cancro num hospital, e sobre a forma como uma menina cega o curou, passando de certo modo e dentro de uma janela temporal específica ao filho a responsabilidade de retribuir o bem que lhe tinha sido feito. É mais um conto de Stephen King que na minha opinião daria um bom episódio televisivo do género "Twilight Zone".
* A Very Tight Place (Pág. 437)
Esta é para mim, a par com a "Gingerbread Girl" e com a "N", uma das histórias mais fortes desta colectânea de contos. Esta é francamente terrível (no bom sentido!) pelo modo como explicita de um modo pesadamente gráfico o horror vivido por um homem que é encerrado num contentor fechado e transformado em latrina durante muitas horas, e das suas tentativas para conseguir sair, tendo sempre na mente a vingança contra quem o colocou naquela situação.
* Sunset Notes (Pág. 517)
Como é hábito e eu muito aprecio, Stephen King inclui nesta obra notas finais, onde refere que o continua a fazer porque sabe que muitos leitores apreciam este facto.Todas as histórias da colectânea possuem aqui bastante informação relativamente ao modo como foram imaginadas e concebidas, além de existirem também muitos factos curiosos sobre elas ou sobre o processo que esteve na sua concretização. Stephen termina como sempre com uma palavra de agradecimento e também com uma nota de humor.