Inferno (2016) - Ron Howard

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Evil_Djinn »

Image

http://www.imdb.com/title/tt3062096




10 anos após o "The Da Vinci Code", Ron Howard continua a adaptar todas as obras de Dan Brown ao cinema.
"Inferno" tem lançamento marcado para Outubro deste ano nos EUA.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by PanterA »

Podem dizer que os 2 filmes são uma treta pegada, e mais isto e mais aquilo, mas no meu caso tenho que admitir que gostei de toda aquela plot da conspiração envolvendo e Igreja e outras instituições (ou não) seculares.

Por isso sim, bastante curiosidade para ver este ultimo filme, se for na onda do Da Vinci ou do Angels & Demons
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by waltsouza »

TEASER TRAILER


User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Cabeças »

Os filmes têm sido trucidados por bastantes pessoas, mas eu sempre gostei. Prontos! :p

Adorei o primeiro, sinceramente. Também gostei bastante do segundo. Não sou religioso pelo menos no sentido tradicional, não sou praticante, embora tenha tido catequese (na minha altura era uma heresia não ter, há cerca de 45-50 anos), portanto sinto alguma proximidade com a religião cristã, pelo menos em termos de familiaridade. Tudo o que mexe com Deus, com Anjos, é algo que me fascina, independentemente da questão da fé.

Tenho os livros onde entra o Prof. Robert Langdon, mas confesso que ainda não li nenhum. Agora ando a ler a trilogia vampírica do Guillermo e do Hogan, e estou a gostar bastante. E sei que a maioria das pessoas acha o Ron Howard lamechas, mas também não tenho nenhum problema em afirmar que sempre gostei dos filmes dele.

Que saiba, falta ainda a obra de Dan Brown intitulada "O Símbolo Perdido", que também relata uma aventura do Prof. Langdon, que curiosamente foi escrito em 2009, portanto antes do "Inferno", escrito em 2013. O Cinema não está aliás a seguir a ordem cronológica das obras, pois "O Código Da Vinci" que deu originou o primeiro filme foi escrito em 2003, posteriormente portanto aos "Anjos e Demónios", escrito no ano 2000.

Espero que este "Inferno" esteja à altura dos restantes, confesso que estou a gostar imenso destas aventuras. salut-)
Cabeças
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by waltsouza »

Cabeças wrote:Os filmes têm sido trucidados por bastantes pessoas, mas eu sempre gostei. Prontos! :p

Adorei o primeiro, sinceramente. Também gostei bastante do segundo. Não sou religioso pelo menos no sentido tradicional, não sou praticante, embora tenha tido catequese (na minha altura era uma heresia não ter, há cerca de 45-50 anos), portanto sinto alguma proximidade com a religião cristã, pelo menos em termos de familiaridade. Tudo o que mexe com Deus, com Anjos, é algo que me fascina, independentemente da questão da fé.

Tenho os livros onde entra o Prof. Robert Langdon, mas confesso que ainda não li nenhum. Agora ando a ler a trilogia vampírica do Guillermo e do Hogan, e estou a gostar bastante. E sei que a maioria das pessoas acha o Ron Howard lamechas, mas também não tenho nenhum problema em afirmar que sempre gostei dos filmes dele.

Que saiba, falta ainda a obra de Dan Brown intitulada "O Símbolo Perdido", que também relata uma aventura do Prof. Langdon, que curiosamente foi escrito em 2009, portanto antes do "Inferno", escrito em 2013. O Cinema não está aliás a seguir a ordem cronológica das obras, pois "O Código Da Vinci" que deu originou o primeiro filme foi escrito em 2003, posteriormente portanto aos "Anjos e Demónios", escrito no ano 2000.

Espero que este "Inferno" esteja à altura dos restantes, confesso que estou a gostar imenso destas aventuras. salut-)
Mas olha que a cotação (apesar de estar ainda num nível de trucidado) tem vindo a subir.

Rotten Tomatoes

The Da Vinci Code (2005) - 25%
Angels & Demons (2009) - 37%%

The Inferno (2016) - ora deixa-me fazer contas... hum... aposto em algo a rondar os 50% :-)))

O Leonel Vieira em vez de andar a fazer cinema popularucho para encher os bolsos devia era pegar no "Codex 632" de José Rodrigues dos Santos e adapta-lo ao cinema. :biggrin:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by PanterA »

Que o filme vai ser mal recebido, já se sabe. Mas como disse em cima, para mim estes filmes pelas temáticas que envolvem, são sempre muito bons, e para este Inferno vai ser outro must see.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Cabeças »

waltsouza wrote:
Cabeças wrote: O Leonel Vieira em vez de andar a fazer cinema popularucho para encher os bolsos devia era pegar no "Codex 632" de José Rodrigues dos Santos e adapta-lo ao cinema. :biggrin:
:-))) :-))) :-)))
Cabeças
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Rui Santos »

Eu gosto mais dos livros que dos filmes :))

Ora bem, acho a intriga dos livros mais "apaixonante" e completa..., por isso os filmes sabem-me a pouco.
Apesar de ter os dois, o primeiro (código da vinci) talvez pela presença da Audrey Tautou desiludiu-me mais pela ritmo de narrativa. Nunca os revi.

Quanto aos livros, são daqueles livros de praia, nada de muito profundo, mas lê-se rapidamente. O inferno por acaso escapou-me, tenho lido muitos nas edições de bolso que ficam a um preço bem mais em conta.

Voltando ao Leonel Vieira e ao José Rodrigues dos Santos, não os acho inferiores em nada ao Ron Howard e ao Dan Brown :) ... e acho os livros do JRS (li uns 3), bem escritos para um filme pipoca.

Este, provavelmente irei ver se der na televisão, ou se me apanhar em agosto no período de férias onde um filme destes nunca faz mal. Expectativas baixas, mas sei o que espero.
Não posso confundir Ron Howard com um Spielberg, ou C. Nolan.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7302
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Cabeças »

Oops...

Cabeças
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by waltsouza »

Cabeças wrote:Oops...
Vai (um pouco) ao encontro da crítica generalizada.

https://www.rottentomatoes.com/m/inferno_2016
http://www.metacritic.com/movie/inferno

E tem sido sempre a descer, dos 3 filmes este parece que vai ser o mais fraquinho deles todos, em termos de notas.
Os 2 primeiros filmes ainda fui vê-los ao cinema mas não farei o mesmo com este. Nem por sombras. Prefiro vir a apodrecer no Inferno (mas não neste). :-)))
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by Helldr »

Também gostei dos dois primeiros embora ache que têm incríveis erros de casting. Este, e como costumo confiar nas criticas do Belotti, não tenho curiosidade nem pressa nenhuma em vê-lo. Vou esperar que passe na TV.
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by hsintra »

Simpatizo com os livros do Dan Brown, não tanto pela narrativa ou escrita em si, uma escrita muito fácil, como já foi referido, leitura de praia que se lê muito bem, mas pela própria história em si e intrigas subjacentes (se bem que acho que o Steve Berry o faz bem melhor, sem tanto hype, ou até mesmo o nosso José Rodrigues dos Santos, que já merecia um filmezinho...já agora, outro escritor tuga também escreve bem sobre os "ambientes" do Vaticano, o Luís Rocha). Não é o tipo de livros que mais aprecio, mas por vezes, para desenjoar outro tipo de leitura, até sabe bem (mais uma vez devido à história)...e confesso que li os livros todos do Dan Brown (como do José Rodrigues dos Santos).

Efectivamente, há aqui um salto, e não foi feito o filme sobre "O Símbolo Perdido", que, ao contrário do livro (fraquinho), até dava um bom filme, e foi-se directamente para o "Inferno". Mas como já vimos, não é seguida aqui nenhuma ordem cronológica em especial...mas também os livros não têm tantos elos de ligação (nos do José Rodrigues dos Santos há diversos elos de ligação entre os livros, como o caso dos pais - não vou aqui fazer spoilers), funcionando bem uns, sem a leitura dos outros.

Quanto aos filmes em si, apesar de interessantes, não posso dizer que desgostei de todo, foram uma bom entretenimento, mas nada mais que isso. Para quem não conhece os livros, provavelmente até são mais interessantes. Até porque, os filmes não reproduzem fielmente os livros, ficaram de fora partes importantes, tanto no Código Da Vinci (o final do livro é totalmente diferente, assim como o papel do Inspector - também sem spoilers, que apesar do hype, muitos ainda não devem ter lido o livro), como no Anjos e Demónios (uma intriga muito maior, e uma cena do "helicóptero" totalmente diferente), dando até quase um final diferente, mais cinematográfico aos filmes (se bem que ambos os livros morrem muito no final).

Mas a verdade, como também já foi referido, os filmes, tal como os livros, descem muito de qualidade na sua sequência...acho que a certa altura se envereda pelo facilitismo, do género, basta repetir a fórmula e está feito.

Ainda não vi o Inferno, nem penso vê-lo nos próximos tempos...a temática é interessante, o Inferno de Dante e o problema do excesso populacional, mas perante do que já li nas críticas, o filme tem precisamente o mesmo problema do livro, o tal facilitismo, o regresso a fórmulas feitas que não tiveram tanto sucesso assim, e pelos vistos o filme decai (ainda mais) de qualidade, comparativamente ao seu antecessor, que por sua vez já tinha sido mais fraco que o primeiro...já com os livros aconteceu o mesmo (excepção feita ao Fortaleza Digital, em que não entra o Robert Langdon, que é completamente previsível de início ao fim).

Igualmente concordo com os referidos erros de casting...se ainda é aceitável o Tom Hanks como Robert Langdon (mas se fosse eu a escolher, não o escolheria), os actores secundários têm sido tiros ao lado...e parece que aqui também é o mesmo.

Resumindo, Hollywood a enveredar pelo facilitismo, mais uma vez (parece-me que é um bom filme para se ver num domingo à tarde, já quase em jeito de ressaca de fim de semana). Penso que neste campo, havendo ainda tantos mistérios/incorrecções históricas no mundo, estava na altura de reinventar esta temática, uma espécie de Indiana Jones dos tempos actuais...literatura não falta. Tentaram-no com o Tesouro, mas como o segundo filme foi um falhanço, nunca mais se falou sequer no terceiro (há ainda o Bibliotecário, mas esse cai - propositadamente? - no excesso). Há um engraçado, também tinha muito potencial, mas infelizmente não passou muito daí, que foi o "Das Jesus Video", insiprado num livro bastante interessante do Andreas Eschbach (uma espécie de José Rodrigues dos Santos alemão, mas que também envereda por outros territórios, nomeadamente, fantasia e sci-fi).
Era alguém verdadeiramente competente e inspirado pegar nesta temática, e certamente teríamos aí um grande filme...
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by PanterA »

Realmente ainda pensei que iria gostar tanto como os seus 2 antecessores, que mesmo sendo crucificados pela critica e pela opinião pública, sempre admirei a maneira como se desdobraram sobre várias temáticas, mas este Inferno já se sente que falta muita coisa.

Vê-se que há ali potencial, com toda o misticismo à volta do Inferno de Dante e a maneira como tentam passar cá para fora uma exploração em várias camadas sobre esse contexto, mas percebe-se rapidamente que não há ali um grande fio condutor. O contexto e o desenvolvimento é pobre, os twists são previsíveis e fraquinhos, flashbacks/visões irritantes como tudo, Tom Hanks em completo overacting constante... tornou-se quase num blockbuster de verão com todos os seus clichés da praxe.

Não deixou de ser ver bem visto que há sempre ali qualquer coisinha que agarra minimamente, mas realmente esperava muito mais nele. Deu claramente a sensação que isto saiu cá para fora apenas para cumprir calendário.

6/10
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16133
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by mansildv »

Inferno (2016) - 5/10

Sinceramente esperava algo bem pior (no entanto não chega a ser um bom filme) e acabou por me entreter. Tem piada seguir a viagem das personagens enquanto desvendam os enigmas e vão saltando entre locais carregados de história. A estrutura rotineira do filme é que deixa a desejar, segue em demasia a fórmula, e o final é bastante previsível!
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Inferno (2016) - Ron Howard

Post by hsintra »

Finalmente vi o Inferno...e na minha opinião, além de reiterar tudo o que disse anteriormente, é o mais fraquinhos dos três filmes.
Aliás, para quem leu o livro, deve ter ficado chocado com o final (e de quase todo o conteúdo...o livro nem sequer é nada por ali além, e mesmo assim é muito superior ao filme). Conseguiram adulterar a história toda do livro...mas pronto, é uma adaptação, não é preciso ser tão fiel à história original.
Fiquei bastante desiludido...era uma história com bom potencial, mas para dar mais protagonismo ao Tom Hanks em detrimento de tudo o resto (já se falou aqui do overacting...se bem que a certa altura parecia que estava em piloto automático, que já se estava a marimbar), e para tornar o filme mais "Hollywood", perdeu-se ali imensa coisa. Até os sítios históricos poderiam ter sido aproveitados melhor (Istambul nem se fala). Já para não falar na trama, que se perdeu completamente...basicamente, o filme foi uma sucessão de cenas quase constantes de acção, por vezes sem interligação, existindo mesmo grandes plot holes...por exemplo, não foi explorado, nem em parte, o misticismo de Dante e do seu Inferno...como já foi dito, isto foi mesmo só para cumprir calendário...Hollywood a continuar a desperdiçar dinheiro (se bem que o público continua a "comer"...sinto, como disse noutro tópico, que andam a tentar "emburrecer" as pessoas), quando poderia fazer algo bom. Mas pronto, toca a deitar qualquer coisa cá para fora, que o povo gosta...enfim...

Nota: 5/10
Post Reply