The Last Starfighter (1984) - Nick Castle

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

The Last Starfighter (1984) - Nick Castle

Post by JoséMiguel »

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Last_Starfighter

Comentário: O Wikipédia classifica este filme com o género "Space Opera", à semelhança de séries como as duas versões da "Battlestar Galactica". Pessoalmente acho que isto é semelhante a um filme da "Guerra das Estrelas", quer ao alto nível da qualidade técnica dos meios de produção, quer ao baixo nível da estupidez e infantilidade do argumento.

Eu não sou apreciador dos filmes "Star Wars", mas recordo com carinho este "O Último Guerreiro do Espaço", que vi na minha infância.

Talvez a explicação curiosa de eu gostar deste filme infantil e de detestar os filmes infantis muito semelhantes da saga "Star Wars" tenha a ver com vídeo-jogos...

Criei esta montagem musical do filme, com especial destaque para o factor dos jogos de máquinas "arcade" de salão dos anos 80, a propósito do fórum "retromania":



O fórum Retromania bloqueia o acesso a visitantes não registados, algo que eu acho mal e errado, e irei falar com o administrador para ele alterar isso. Mas caso alguém daqui me peça, eu posso colocar em spoiler a discussão do protótipo da Atari, criada para este filme, que está "muito fixe" com comentários de várias pessoas, e com diversos vídeos.

O link para o meu tópico dos "Protótipos criados para o cinema" seria este: http://retromania.pt/forum/viewtopic.php?f=26&t=784

Este filme é historicamente interessante pelas curiosidades insólitas do protótipo caríssimo, do "simulador" de naves, criado para o filme.

As duas músicas, que utilizei no meu vídeo muito longo, são dos Electric Light Orchestra e dos Queen.

Como curiosidade pessoal histórica, eu vi o póster deste filme nas escadas para a cave do cinema Turim, em frente à Igreja de Benfica em Lisboa. Eu tinha ido ver a reposição do "Starman - O Homem das Estrelas", porque o cinema Turim passava filmes low-cost, que já tinham sido exibidos em Portugal há mais de um ano (o mesmo conceito de alguns cinemas de aldeia em Portugal). Eu saí triste e frustado, com os meus 9 anitos de idade, depois de ter visto o "Starman", que para uma criança foi buraco, pois aquilo era filme romântico de gaja adolescente (não haviam naves espaciais a explodirem Grr:-) teimoso-) ), a olhar para o póster deste "The Last Starfighter" e a sonhar em ver naves espaciais... Acabei por ver este filme em cassete VHS dois anos depois e na altura adorei.

Mas isto é um filme infantil para crianças, como o "Star Wars"... :wink:

Por último a sinopse, "escrita por mim à balda", mas correcta:

Um puto fanático por jogos de máquinas de salão, ao conseguir completar um simulador de naves, descobre que a máquina arcade era um teste para recrutar pilotos, colocada na Terra por extraterrestres. oops:) :-P

Nota: Eu aproveitei o vídeo que criei para o fórum dos jogos de computador antigos, este vídeo procurou focar a máquina arcade ao início. Mas a segunda parte do vídeo é muito engraçada para vermos os efeitos especiais CGI de 1984, alguns deles muito bons como a entrada em "modo warp", com o pano de fundo das estrelas a dobrarem-se sobre si mesmas e a se inverterem. Eu coloquei músicas calmas e simpáticas que não chateiam ninguém (ao contrário da miudagem do You Tube que coloca música techno-electrónica com batida repetitiva). Como referência, eu aprovo esta utilização de CGI no contexto de naves espaciais num filme de 1984, embora seja contra o abuso de CGI do cinema actual.
Post Reply