Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Lorde X »

Só mais uma nota sobre os cabos:

Dos 3 cabos que testei, o Hama seria 1.3, mas compatível com 3D. Já os outros 2 são de certeza 1.4.
Todos os visionamentos que fiz foi da versão 3D de uma cena do Resident Evil 4.
Não me lembrei de verificar se na versão 2D também existiria alguma diferença.

Entretanto, depois dos testes e devolução dos cabos, foi-me dito pelo funcionário de uma loja que o 3D seria um pouco pesado para um cabo 1.3 que poderia não ter velocidade suficente para transmitir devidamente o sinal.

Ou seja, naõ sei se a diferença significativa no brilho e cor da imagem 3D que notei foi devido ao cabo Hama ser apenas 1.3. Pode ter sido devido a isso, é certo.

Mas ainda assim, ainda notei diferenças entre os 2 outros cabos 1.4, já não tão acentuadas.

Quantificando, se atribuísse 1 ao Hama e 5 ao Mitsai-Pro, ao outro cabo 1.4, dar-lhe ia um 4, ou seja, muito próximo do Mitsai Pro...
Mas não sei se quanto à imagem 2D notaria as mesmas diferenças, ou sequer alguma diferença entre eles...Foi pena não me ter lembrado de testar a imagem 2D antes de os devolver...

Estive igualmente a ler o que é dito em vários sites, e basicamente é que a maioria das pessoas não nota diferenças...mas isso para mim não é garantia nenhuma, pois a maioria das pessoas contenta-se com som MP3 manhoso e em ver um filme emitido por canal de TV, com a imagem cortada para 4:3...

Mas pelo que li, de forma atravessada, quanto a testes realizados, há efectivamente diferenças entre os cabos, os quais poderão não ser significativas ou muito perceptíveis...mas isto tudo, em princípio, relativamente às imagens 2D...

Quanto ao visionamento de BDs 3D, não tenho dúvidas que é melhor investir num cabo 1.4
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Grande Guru »

A questão aqui, é q por questões tecnicas, n faz sentido essas diferenças de qualidade dos cabos. É quase o mesmo q uma ligação USB de um qualquer dispositivo ter mais qualidade q outra. Tipo teres uma pen usb q transmite dados (por exemplo um qualquer video) com mais qualidade q outra.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Lorde X »

Grande Guru wrote:A questão aqui, é q por questões tecnicas, n faz sentido essas diferenças de qualidade dos cabos. É quase o mesmo q uma ligação USB de um qualquer dispositivo ter mais qualidade q outra. Tipo teres uma pen usb q transmite dados (por exemplo um qualquer video) com mais qualidade q outra.
Essa também era a ideia que eu tinha, e que é absolutamente lógica. O que sempre pensei era que um mau cabo poderia, isso sim, resultar em erros na transmissão dos dados, o que levaria a algum tipo de salto, etc na imagem. No caso da falta de velocidade de um 1.3 para um 1.4, no caso do 3D, tal poderia, eventualmente, causar alguma lentidão no processamento das imagens mais rápidas.

Mas o que é certo é que não vislumbrei nem erros nem lentidão nenhuma. Apenas as diferenças relatadas em post anterior, quanto ao brilho e quanto à cor.

Isto tudo faz-me lembrar aquela frase: " Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!" :mrgreen:

Eu também não acredito, de acordo, claro está, com os meus parcos conhecimentos técnicos, que os cabos possam apresentar diferenças na imagem, mas que as vi, vi...

Como as diferenças até foram significativas, aconselho, pelo menos, quem tem TV e leitor 3D, e que tenha um cabo HDMI 1.3, a adquirir à condição um cabo HDMI 1.4, para comparar a imagem que ambos possibilitam.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
jart
Novato
Posts: 34
Joined: January 4th, 2008, 11:40 am

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by jart »

Quanto à questão de usar um amplificador não compatível 3D com uma TV 3D e leitor Bluray 3D a situação é seguinte para o 3D
* O leitor Bluray 3D liga à TV 3D por HDMI para imagem
* O leitor Bluray 3D liga ao amplificador por cabo ótico ou coaxial (aqui não é possível audio HD).

Com leitor Bluray 3D ligado ao amplificador por HDMI e do amplificador à TV também por HDMI só 2D (mas assim terá audio HD). Aqui terá de ter um amplicador compatível 3D para ter ao mesmo tempo 3D e audio HD.

Com o equipamento que tem só tem uma das 2 situações:
* 3D e audio não HD (DD e DTS normal). Mesmo assim a qualidade é normalmente é melhor que num DVD. Para DD tem 448kb/s no DVD e 640kb/s no Bluray e para DTS 768kb/s no DVD contra 1536kb/s no Bluray.
* 2D e audio HD (DD True HD e DTS HD MA)
Sempre que quer mudar de 2D para 3D ou vice versa há que trocar cabos.

Pode pesquisar na net e irá verificar splitter HDMI como foi sugerido não funcionam nesta situação devido à forma como funciona o protocolo de negociação de formatos video e audio entre dois equipamentos. No seu caso, com o splitter hdmi, a TV vai dizer ao leitor Bluray que suporta video 3D e audio stereo e ao mesmo tempo o amplificador vai dizer também ao leitor Bluray que suporta video 2D e audo HD multicanal. O leitor Bluray com esta informação vai só transmitir video 2D e audio stereo que corresponde às capacidades minimas comuns do amplicador e da TV.

A alternativa à compra de um novo amplificador só mesmo um leitor Bluray com duas saídas HDMI. Esta situação justifica-se se o amplicador for de boa qualidade e a compra de um equivalente compatível 3D for mais dispendiosa que o leitor Bluray 3D com 2 saídas HDMI. Eu estava na mesma situação (tenho um amplificador não compatível 3D - Onkyo tx-sr606) e comprei o Sony BDP-S790.

Espero ter ajudado...
TV Samsung UE46ES7000 + Zon IRIS + Sony BDP-S790 + Onkyo TX-SR606 + KEF 1005.2 Black
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Lorde X »

jart wrote:Quanto à questão de usar um amplificador não compatível 3D com uma TV 3D e leitor Bluray 3D a situação é seguinte para o 3D
* O leitor Bluray 3D liga à TV 3D por HDMI para imagem
* O leitor Bluray 3D liga ao amplificador por cabo ótico ou coaxial (aqui não é possível audio HD).

Com leitor Bluray 3D ligado ao amplificador por HDMI e do amplificador à TV também por HDMI só 2D (mas assim terá audio HD). Aqui terá de ter um amplicador compatível 3D para ter ao mesmo tempo 3D e audio HD.

Com o equipamento que tem só tem uma das 2 situações:
* 3D e audio não HD (DD e DTS normal). Mesmo assim a qualidade é normalmente é melhor que num DVD. Para DD tem 448kb/s no DVD e 640kb/s no Bluray e para DTS 768kb/s no DVD contra 1536kb/s no Bluray.
* 2D e audio HD (DD True HD e DTS HD MA)
Sempre que quer mudar de 2D para 3D ou vice versa há que trocar cabos.

Pode pesquisar na net e irá verificar splitter HDMI como foi sugerido não funcionam nesta situação devido à forma como funciona o protocolo de negociação de formatos video e audio entre dois equipamentos. No seu caso, com o splitter hdmi, a TV vai dizer ao leitor Bluray que suporta video 3D e audio stereo e ao mesmo tempo o amplificador vai dizer também ao leitor Bluray que suporta video 2D e audo HD multicanal. O leitor Bluray com esta informação vai só transmitir video 2D e audio stereo que corresponde às capacidades minimas comuns do amplicador e da TV.

A alternativa à compra de um novo amplificador só mesmo um leitor Bluray com duas saídas HDMI. Esta situação justifica-se se o amplicador for de boa qualidade e a compra de um equivalente compatível 3D for mais dispendiosa que o leitor Bluray 3D com 2 saídas HDMI. Eu estava na mesma situação (tenho um amplificador não compatível 3D - Onkyo tx-sr606) e comprei o Sony BDP-S790.

Espero ter ajudado...
Sim, ajudaste obrigado. Não sabia que o hdmi splitter iria me causar o problema que relataste. Ainda bem então que naõ avancei para a compra do mesmo. Para já vou ser eu mesmo o splitter e, sempre que quiser, ver um BD 3D, vou ter que me levantar, arrastar o móvel HIFI e mudar os cabos...Paciência... :mrgreen:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
shiseido
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2462
Joined: January 25th, 2004, 9:23 pm
Location: Ermesinde

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by shiseido »

tu nao consegues passar imagem 3d e som hd com esse amplificador, so passa uma coisa e mesmo que compres esses spliters, nao te vai adiantar de nada! a unica hipotese que tens (sem comprar material novo e compativel) e e a que eu uso com o meu marantz, e ligares o cabo hdmi do leitor a tv (tens 3d) e o som via coaxial ou optico (do leitor ao amp) e "so" teras dts ou dd, mas nao podes ter 3d e som hd ao mesmo tempo!
Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Lorde X »

shiseido wrote:tu nao consegues passar imagem 3d e som hd com esse amplificador, so passa uma coisa e mesmo que compres esses spliters, nao te vai adiantar de nada! a unica hipotese que tens (sem comprar material novo e compativel) e e a que eu uso com o meu marantz, e ligares o cabo hdmi do leitor a tv (tens 3d) e o som via coaxial ou optico (do leitor ao amp) e "so" teras dts ou dd, mas nao podes ter 3d e som hd ao mesmo tempo!
Obrigado. Já me tinha apercebido disso. Apenas terei, em termos de som HD, o PCM, que é um formato que o cabo óptico passa, os outros formatos de som "HD", infelizmente não... Mas o PCM está a ser muito pouco usado nos BDs desde que os outros formatos de audio surgiram, por isso, não vou ter grande sorte...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
shiseido
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2462
Joined: January 25th, 2004, 9:23 pm
Location: Ermesinde

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by shiseido »

nope...pcm nao e um formato hd pois ate poderias ter sinal hd via pcm (6 saidas analogicas com o leitor a descodificar) como podes ter pcm sem ser hd, ve o pcm como uma forma de transporte....
acho q estas a confundir tudo, se ligares via digital (coaxial ou optico) e colocares um bd 3d em dts hd por ex, ele passa automaticamente para dts "normal" portanto vais poder ouvir na mesma todos os bds 3d!
Don't knock masturbation, it's sex with someone you love. "Woody Allen"
Image
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Lorde X »

shiseido wrote:nope...pcm nao e um formato hd pois ate poderias ter sinal hd via pcm (6 saidas analogicas com o leitor a descodificar) como podes ter pcm sem ser hd, ve o pcm como uma forma de transporte....
acho q estas a confundir tudo, se ligares via digital (coaxial ou optico) e colocares um bd 3d em dts hd por ex, ele passa automaticamente para dts "normal" portanto vais poder ouvir na mesma todos os bds 3d!
Isso não tinha percebido, obrigado! :wink:
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Grande Guru »

O PCM é a pista de áudio "pura", ou seja, sem qualquer tipo de compressão. Infelizmente, como foi dito, os blu-ray de hoje em dia praticamente (ou até mesmo a totalidade) n trazem pistas PCM.
jart
Novato
Posts: 34
Joined: January 4th, 2008, 11:40 am

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by jart »

PCM por coaxial ou óptico só mesmo stereo, nunca multicanal...

PCM multicanal 5.1 ou 7.1 (ou MPCM) só com HDMI.
TV Samsung UE46ES7000 + Zon IRIS + Sony BDP-S790 + Onkyo TX-SR606 + KEF 1005.2 Black
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by Grande Guru »

Podes ter PCM multicanal por RCA se for o leitor a descodificar o sinal.
FMiguel
Iniciado
Iniciado
Posts: 59
Joined: April 25th, 2013, 10:17 pm

Re: Cabo óptico ou HDMI para audio HD?

Post by FMiguel »

Não fui eu a colocar a pergunta, mas a resposta também me esta a servir. Já fiquei esclarecido
obrigado salut-)
Post Reply