[HQ Gold] Groo, The Wanderer

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

[HQ Gold] Groo, The Wanderer

Post by kon-el »

Image

No final da década de 70 o artista Sérgio Aragonés tinha a ideia de publicar uma personagem que era uma paródia aos bárbaros violentos com espada que estavam em voga a dada altura. Como o artista queria ficar com os direitos sobre a sua criação, demorou a encontrar uma casa e a primeira foi na companhia Eclipse como uma história secundária numa das suas revistas. No começo a personagem ainda não era retratada como alguém "super" burro e até demonstrava alguma inteligência ao criar armadilhas e isso foi mostrado nas suas histórias publicas em Pacific e Eclipse, 2 editoras já falidas.

Image

Eis então que através de aquele que viria a ser o seu colaborador de longa data, Mark Evanier, chega-se a um acordo com a linha da Marvel: Epic Comics para aquela que seria a maior run da personagem, 120 edições. Aqui já começaram a surgir todas as personagens que marcariam a vida deste bárbaro bem como a sua estupidez, ingenuidade e agressividade.

Existiram desde sempre diversos convites para existir crossover com outras personagens mar Aragones/Evanier sempre responderam "um crossover com outra personagem acabaria na 1ª página, 1º Groo conheceria a sua personagem e depois Groo a mataria. Fim".

Mais tarde a Epic faliu também (há uma piada privada dos autores sobre a maldição de Groo) e foi então tempo de a Image pegar no autor e publicar histórias da personagem. Sinceramente foram poucos números mas dos melhores de Groo, foram histórias fantásticas e memoráveis aliadas a um excelente tratamento dado à revista em aspecto de papel, cores e letras.

Mas como sempre Groo mudaria de casa e veio a se instalar na Dark Horse onde ainda se encontra alternando mini séries inéditas com TPB's que compilam material antigo da Marvel ou mesmo o da DH.

No Brasil teve direito a uma revista em formato americano que teve algum sucesso e como acontecia com a revista MAD Brasileira por vezes as piadas em Português tinham mais humor do que as em Inglês.

Image

É das poucas personagens que tenho tudo o que foi publicado. Tenho as edições da Pacific e Epic compradas em Leilões, tenho tudo da Marvel e da Dark Horse, Image e editora Abril e inclusive os tpb's que republicam coisas como os Chronicles ou os "ordem alfabética" da DH. Ainda hoje faz-me rir seja com histórias antigas como quando comanda algo que não se percebe se é um barco ou uma ilha, ou quando recusa uma recompensa porque acha que todos são feios e o queijo derretido é mau quando era óbvio que era uma maldição, passando por histórias mais recentes como a do Homem mais Inteligente do Mundo ou de Death e Taxes.

Dos secundários adoro o trovador com o seu alaúde a ser desenhado sempre de forma diferente, do conquistador/ditador com problemas de fala e das bruxas. Rufferto, o seu cão leal, também tem os seus momentos e ultimamente tem sempre direito à sua tira que possui alguma piada. Quem mais curte este bárbaro?

Image

Image

Image

Image
Spawn
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 184
Joined: January 5th, 2003, 6:00 pm
Location: Funchal

Re: [HQ Gold] Groo, The Wanderer

Post by Spawn »

Bom artigo, parabéns yes-)

Também gosto muito de ler Groo. Dos 15 TPB publicados com as compilações dos comics regulares falta-me cinco e ainda tenho quatro TPB de mini séries, isto tudo em ingles.
Funchal - Madeira
Post Reply