Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

Post by kon-el »

Vou colocando aqui uns tópicos comparando 2 fases de personagens de Comics Norte-Americanos. A mesma personagem poderá aparecer em mais que um tópico com diversas fases em "combate". Quem quiser opinar caso tenha lido as mesmas, é bem vindo já que em outro fórum isto tem tido bastante sucesso.

HULK BILL MANTLO:

Image

Bill Mantlo: 1980-1985
Números: 245-313 ; Anuais: 10 a 13

O Hulk do Mantlo para mim é como o James Bond do Sean Connery, foi o primeiro que vi e por isso comparo todos os outros com ele e assim fica sempre muito complicado já que este continua a ser, para mim, o melhor Hulk de sempre. Esta versão do herói era uma muito a ver com a ideia de Jeckyl e Hyde, um monstro selvagem e burro com um alter ego calmo e inteligente a contrapor.

Mantlo começou a abordar a paixão do Golias Esmeralda pela alienígena Jarella após a morte da mesma e como ele só queria pegar no corpo dela e levar para o seu mundo tendo para isso que enfrentar para além do costumeiro Glenn Talbot o herói cósmico conhecido como Capitão Marvel. Foi assim que o autor começou também algo que iria marcar muito a sua passagem pela personagem, o constante confronto entre o Verdão e outros heróis da companhia sendo que ao longo dos 5 anos foram muitos os que trocaram socos com o monstro verde devido a desentendimentos provocados muitas vezes pela irracionalidade da personagem. Thor, Coisa, Rom, 3-D Man, X-men, Sabra e tantos outros se cruzaram no caminho deste gigante.

Desses confrontos é de realçar um contra o Surfista em que o mesmo na ânsia louca de quebrar a barreira imposta por Galactus entra em confronto com o herói na sua prancha enquanto cruzavam o espaço, chegando ao ponto de roubar toda a energia gama de Banner num esforço final para quebrar a barreira. Ele consegue mas deixando para isso um Banner inconsciente caindo para a sua morte em pleno espaço sideral. No final o herói cósmico acaba por abdicar da sua liberdade e voltar a dar um pouco da energia para salvar o humano mesmo que assim o condenasse de novo a se tornar o Hulk.

Image

O autor gostava também de mostrar que apesar da sua parte Selvagem e Destruidora, Hulk era quase uma criança por vezes e tinha momentos em que demonstrava afecto por outros ou então emitia comentários que faziam os outros pensarem mais na vida ao seu redor em territórios tão diferentes como o Japão, a União Soviética ou Médio Oriente. A história em que uma criança é morta pela discussão entre 2 facções enquanto partilhava a sua comida é algo que toca o coração de qualquer um. E ele faz sempre coisas assim como quando coloca o gigante em confronto com a heroína Sabra.

Os vilões também marcaram presença e de que forma. Mantlo usava de tudo um pouco desde personagens fantásticos como Glorian a mundanos como o Homem Absorvente passando por um quarteto de alienígenas criados pelo autor chamados U-Foes que foram usados constantemente e terminando no maior inimigo do Golias Esmeralda, o Líder.

Uma das histórias que mais gostei envolvendo vilões foi quando MODOK utilizou outro inimigo habitual do Hulk, o Abominável que na altura tinha um medo irracional do Golias Esmeralda devido às constantes derrotas que tinha nos confrontos com o mesmo e só quando percebe que o Hulk já não é selvagem é que concorda em ir combater com o nosso herói.

Isto foi uma fase importante em que após diversos acontecimentos, Banner consegue controlar a sua transformação em Hulk não ficando limitado apenas à transformação quando se enervava e ainda havia mais, conseguia manter a sua mente enquanto transformado no gigante verde. Isto levou inclusive a que todos os heróis da Marvel se unissem para pedir um perdão ao presidente numa edição histórica e memorável. O nosso herói só voltou ao seu estado "normal" selvagem após ataques constantes do vilão Pesadelo levando o Hulk a um ponto que todos os heróis que tinham pedido o seu perdão tivessem que o enfrentar e a única maneira de o controlar foi pedir ao Dr. Estranho que o enviasse para umas encruzilhadas noutra dimensão dando origem a algumas das melhores histórias do autor com a personagem.

Image

Sal Buscema foi o responsável pela arte e a mesma adequava-se ao tom selvagem e irascível que Mantlo queria implementar na personagem e isso também ajudou a que gostasse muito de toda aquela fase. A viagem pelo mundo, a fase na encruzilhada, o perdão, os confrontos com os heróis e com os vilões e as nuances da vida quer do monstro quer do humano.

Foi Mantlo que colocou de novo o Hulk Cinzento na memória dos leitores e foi o autor que colocou as sementes do pai de Banner ser um monstro que o prejudicou psicologicamente e viria a ser explorado muito mais tarde pelo outro autor presente neste tópico.

Desta fase gostei de quase tudo mas em especial da arte e de alguns momentos em que o Hulk demonstrava gostar de alguém só porque o ajudavam um pouco, como uma bebâda que nem percebia bem o que ele era ou um rapaz que partilhava a sua comida com ele.

O que menos gostei era por vezes coisas um pouco fantásticas demais como o crossover com o Rackoon ou Cactos Falantes :lol:

Image

Image

Image

Image
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

Post by kon-el »

HULK PETER DAVID:

Image

Peter David: 1987-1998
Números: 328-467 Anuais: 16 a 20

O trabalho do Peter David no Hulk foi algo que colocou o Golias Esmeralda no top de vendas da Marvel e ajudou o livro a tornar-se um mega hit. PAD aprofundou as múltiplas personalidades da personagem tendo conseguido a dada altura conjugar um pouco de cada uma num herói que estava finalmente em paz consigo mesmo.

O facto de ter tido sempre bons artistas com ele ajudou a atrair a atenção do público. De realçar a colaboração com Todd Mcfarlane que ajudou a tornar um Hulk Cinza algo comercial e atraente e depois Dale Keown que ajudou a definir a imagem do Hulk Verde inteligente e seguro de si mesmo.

Quando pegou na personagem PAD deixou a mesma ficar como cinza diminuindo a força do mesmo mas aumentando a inteligência deste e isso notou-se em confrontos como contra o Wolverine ou na cruzada efectuada em conjunto com Jones e o agente da Shield Quartermain em busca das Bombas Gamma espalhadas pelo país. Isto levou a uma fase em que PAD explorou o maior inimigo do nosso herói, o líder, que no final deu um abanão tremendo ao personagem levando o mesmo a outra faceta conhecida como Tira-Teima.

A versão cinza do Hulk era uma mais sacana e demonstrava sempre o que pensava assim como quando era selvagem. Foram memoráveis as histórias como quando encontrou uma criatura selvagem ou uma criatura que realizava os sonhos das pessoas matando as mesmas de seguida.

Image

PAD soube sempre mostrar as diferenças na psicologia da personagem conforme a fase que este atravessava. Em cinza era sacana e inteligente, como tira-teima era moralmente ambíguo e quando verde e com todas as suas personalidades reunidas era mais desligado emocionalmente dando primazia à razão e ao pensamento.

Não existiram tantos confrontos contra outros heróis mas os que existiram foram bem agradáveis como o já mencionado contra o Wolverine com a arte de Mcfarlane ou um contra um coisa mais forte que o Hulk na altura :lol: mas mesmo assim perdendo devido à inteligência e sacanice do mesmo.

Após a fase tira teima vem a que muitos consideram uma das fases mais importantes do herói, a que envolvia uma misteriosa organização conhecida como Panteão com seres super poderosos que se envolviam com os assuntos mundanos tentando resolver os mesmos por vezes a seu proveito. Uma das melhores histórias provando isso era a que envolvia encontrar uma jovem criança que provavelmente se iria tornar num novo Hitler.

Image

Sinceramente isto que me fez afastar do mesmo, ainda suportei o começo mas pouco depois dele se tornar líder do Panteão aquilo perdeu o interesse para mim. PAD começou depois a carregar mais na comédia o que até era agradável e dando alguns bons momentos quer quando a história não era totalmente cómica quer quando o era como a despedida de solteiro de Rick Jones.

O elenco secundário que PAD colocava ao redor do Hulk foi sempre interessante, primeiro era o eterno parceiro Rick e o agente Quartermain, depois o dono do casino que o empregava e a Marlo que no futuro se tornou mulher de Jones e por fim a própria Betty com a qual PAD fez fazer as pazes mais com o Monstro do que com o Banner.

As personagens antigas foram aparecendo na fase de PAD com algumas nuances, o Abominável rendeu uma bela história onde não houve confronto entre os 2 mas mesmo assim gerou um momento importante na vida de ambos, o Líder voltou a ser alguém verdadeiramente ameaçador e temível na vida de Hulk e os confrontos com "habituais" como Coisa e Wolverine traziam sempre ao cimo o passado entre essas personagens e o Golias Esmeralda.

Gostei daquele começo com o Mcfarlane e vibrei com a história das bombas e o final da mesma mas não fui fã da fase tira teima (em especial quando envolvia desenhos do Purves) e a fase Panteão foi algo cheia de altos e baixos para mim sendo que o final da fase de PAD descambou completamente entrando naquela fase 90's tão em vigor na altura.

Image

Image

Image

Image

Image
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

Post by Tojal City »

Peter David all the way. Tirando uma pequena fase pós Gary Frank de histórias menos conseguidas, quando o Adam Kubert pegou no livro como artista o livro voltou a sua grandiosidade, com uns últimos números altamente memoráveis. Grandes artistas, Todd Mcfarlane; Dale Keown, gary Frank, Mike Deodato JR e Adam Kubert e grandes histórias, como a despedida de solteiro do Rick Jones :-))) a morte de Jim Wilson de SIDA, o aparecimento do Hulk Inteligente, e claro Futuro Imperfeito e The End (ambas podem ser lidas num trade único). Quase tudo do Peter David foi bom, mesmo a fase de Las Vegas com a má arte do Jeff Purves contem grandes histórias.
Journeyman
Novato
Posts: 12
Joined: November 22nd, 2009, 12:59 am

Re: Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

Post by Journeyman »

Parabéns pelo artigo Kon-El!!!

Concordo contigo em quase tudo, também foi a partir da fase do panteão que comecei a perder interesse...já havia pouco de Hulk ali.

A altura das encruzilhadas é muito boa, a procura das bombas gama também, culminando com aquele Hulk 100 que é fantástico.

Penso que não tenhas referido mas uma das fases que mais me cativou foi quando houve a separação Banner-Hulk, com a destruição do dr Samson, e a quase destruição dos Vingadores da Costa Este e Oeste.


Um abraço!
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Hulk de Mantlo vs Hulk de PAD

Post by kon-el »

Essa é a primeira do Byrne por lá. Vai aparecer num destes em confronto com outra.
Post Reply