Provocaçãozinha de Criswell

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
maldoror
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 328
Joined: October 30th, 2001, 5:25 pm
Location: Coimbra

Post by maldoror »

Eu não pago €€ por uma revista, para ler artigos de pessoas que escrevem sobre um filme, que sabem menos, e nem procuram saber mais, sobre os filmes que eu.
É uma questão de profissionalismo e até de respeito para quem paga a revista.
Não pretendo que o crítico conheça tudo quanto é trivia, mas saber pelo menos se o filme é original ou um remake parece-me básico.
É obrigação de quem escreve saber um pouco mais sobre os filmes que quem lê, senão para quê gastar o dinheiro na revista? E hoje em dia há muitas mais fontes de informação mais credíveis e baratas...

|os meus DVDs | o meu Top 20|
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

É por isso que há pessoas que compram revistas, e pessoas que só vêm na internet.
É por isso que há revistas para cinéfilos e revistas para o público em geral.
É por isso que quem gosta compra, e, quem não gosta, nao compra.
Acho as criticas cosntrutivas positivas, mas, sinceramente, e pelas razoes apontadas acima.. não percebo o porquê desta animosidade que por aqui aparece ciclicamente... [?][xx(]

Um abraço,

P.S. - Maldoror, esta resposta não é especificamente para ti. è sobre o tom em que estas discussão estava a começar a ir, e que é invariavelmente, igual àquela em que as anteriores caíram...


http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher
palmm
Iniciado
Iniciado
Posts: 80
Joined: December 3rd, 2002, 7:18 pm

Post by palmm »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Miguel T</i>
<br />Palmm

Quanto à analise do DVD, esqueceu-se de referir o óbvio: qualquer colaborador da revista faria um muito melhor trabalho[:)]

<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

É capaz de ter razão. Se calhar, o melhor mesmo é afastar-me. :-)

Paulo Morais

Paulo M. Morais
DVD-Review
Miguel T
Fanático
Fanático
Posts: 580
Joined: May 3rd, 2003, 10:34 am
Location: Carcavelos
Contact:

Post by Miguel T »

Não acho que seja uma questão de animosidade. Sou leitor mais ou menos regular da revista, o que me dá (caso fosse necessário) todo o direito de me sentir incomodado com eventuais falhas.
Quem escreve e publica uma revista assume implicita e explicitamente um compromisso de qualidade para com os seus leitores.
Custa-me a compreender como é possivel escrever artigos sobre um tema sem fazer um minimo de pesquisa - sobretudo quando, com a internet, pesquisar um tema custa dois ou três cliques e demora 30 segundos.
Ninguém é obrigado a comprar a revista, mas quem a comprar tem o direito de esperar uma informação com um minimo de rigor.

Ou por outras palavras e para ser concreto, o Palmm e a DVDreview não têm a obrigação de ter visto o "I soliti ignoti" nem de fazer a critica a esse dvd. Mas parece-me ser do mais elementar dos profissionalismos o referir, na análise do DVD dos Gangsters Falhados, que se trata de um remake (com o consequente cuidado na repartição dos méritos) e o verificar que outras obras os realizadores já fizeram (a IMDB refere duas longas metragens antes do Collinwood).



http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Miguel%20T
Miguel T
Fanático
Fanático
Posts: 580
Joined: May 3rd, 2003, 10:34 am
Location: Carcavelos
Contact:

Post by Miguel T »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Miguel T</i>
<br />Palmm

Quanto à analise do DVD, esqueceu-se de referir o óbvio: qualquer colaborador da revista faria um muito melhor trabalho[:)]

<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

As minhas desculpas se a minha frase foi pouco clara e deu a entender, de alguma forma, um ataque ou insulto pessoal[:I][:o)][:(]

quis aqui fazer um pouco de humor, dentro do espirito "presunção e àgua benta, cada qual toma a que quer", dizendo que, caso a revista precisasse de uma critica ao DVD "I soliti ignoti", qualquer colaborador da revista seria capaz de o fazer muito melhor do que eu - e que, por delicadeza, o Paulo se tinha abstido de o referir.

Mais uma vez as minhas desculpas. Como leitor da revista tenho todo o direito de exprimir eventuais desagrados, mas nunca o de ser indelicado.

http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Miguel%20T
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Miguel T</i>
<br />Não acho que seja uma questão de animosidade. Sou leitor mais ou menos regular da revista, o que me dá (caso fosse necessário) todo o direito de me sentir incomodado com eventuais falhas.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Óbvio Miguel, nem tão pouco disse nada em contrário.
Alias, referi as criticas construtivas, como acho que foi a tua. Disseste o que te desagradava, disseste o porquê, e, mais importante que tudo, deste sugestões e informações, nao te limitaste a falar mal. Até te ofereceste para trabalhar... [:D]

Um abraço,


http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher
maldoror
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 328
Joined: October 30th, 2001, 5:25 pm
Location: Coimbra

Post by maldoror »

Ok, Skywather, acabaste de confirmar então que "a resposta" era especificamente para mim... sou eu o das críticas "destrutivas"...
Mas qual é o problema? Isto é um fórum, não é suposto as pessoas se exprimirem livremente? Acho que não insultei ninguém!
Vocês são muito sensíveis! Pensei que as pessoas podiam confrontar ideias sem problemas...
É suposto só andarmos aqui todos a concordar com tudo, ainda assim alguém não se ofenda?
Francamente...

|os meus DVDs | o meu Top 20|
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

A resposta não era especificamente para ti.
A resposta era em relação ao tom que a discussão estava a começar a levar, que era a mesma das outras anteriores. Calhaste desta vez de seres tu a escrever, mas resposta era em relação à "direcção" da resposta, que já por muitas vezes "castrou" outras discussões..
Ou seja, uns falam mal, e os outros dizem que assim é que está muito bem, e quem diz mal nao sabe do que fala. Era a enésima discussão destas, em que no fim cada um vai para o seu canto irredutível, com a opiniao de que é impossível discutir com o "outro".
Seria mais uma discussão repetida das que não leva a nada.

No caso específico da DVDReview já perdi a conta ao número de vezes que as pessoas disseram que há melhores fontes de informação/mais completas/mais actuais. E que não gostam do estilo de alguns colaboradores, e que deviam focar mais X ou Y, e que.. e que...
E em que o responsável (actualmente o Paulo Morais), vem dizer que a revista é para o publico alvo X e não para o Y, e que tem constrangimentos no acesso à informação porque as editoras nacionais sao o que a gente sabe, e porque a revista tem que esytar pronta nao sei quanto tempo antes da saída, e que estão a fazer um esforço e estão a melhorar muito e que já isto e que já aquilo.
Ou seja, novidades... nada.

Quero eu com isto dizer que não se deve criticar o que está mal, ou interferir com a liberdade de alguém? Nunca.

Viste que concordei com a crítica do Miguel, que, no essencial, queria dizer o mesmo.
Agora, chegar e dizer que ha melhores fontes e mais baratas que a DVDReview, e que não têm respeito pelos leitores... é apenas um "here we go again" de outros tópicos passados. É um dirigir a discussão para cair num molde já batido e em que já sabemos no que acaba. Não há novidades.
Daí essas razões que apontas a mim me terem merecido o comentário do "quem quer compra, quem não quer, nao compra".

Quanto a criticar/opinar situações particulares, indicando o que acham que devia ser corrigido. Aí acho que é um dever nosso enquanto leitores e acho que o pessoal da revista até agradece. No 1º tópico sobre a DVDReview fiz criticas que nunca mais me calava, mas sempre em relação a coisas concretas e com sugestões.

Não me parece que tenha nada que ver com liberdade de expressar ideias frontalmente, nem nada que se assemelhe, por isso creio que levaste as minhas palavras completamente no sentido errado.

Um abraço,


http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Skywatcher
palmm
Iniciado
Iniciado
Posts: 80
Joined: December 3rd, 2002, 7:18 pm

Post by palmm »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by maldoror</i>
<br />Ok, Skywather, acabaste de confirmar então que "a resposta" era especificamente para mim... sou eu o das críticas "destrutivas"...
Mas qual é o problema? Isto é um fórum, não é suposto as pessoas se exprimirem livremente? Acho que não insultei ninguém!
Vocês são muito sensíveis! Pensei que as pessoas podiam confrontar ideias sem problemas...
É suposto só andarmos aqui todos a concordar com tudo, ainda assim alguém não se ofenda?
Francamente...
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

A ver se exponho, definitivamente, o meu ponto de vista sobre esta questão das críticas. Como todos bem sabem, a DVD Review sempre foi uma revista altamente atacada e criticada nestes foruns, sendo raras as mensagens positivas. O mesmo, por exemplo, não acontece nas mensagens dos leitores que chegam até nós por correio, embora muitas delas também incluam críticas. Mas são mensagens positivas, de esperança por que façamos um trabalho cada vez melhor, e não mensagens destrutivas como algumas que leio por aqui.

Há pessoas que apenas se "incomodam" para escrever mal, esmiuçando a revista de lés a lés, para encontrar defeitos, por menores que sejam, e apontá-los. Como bem disse o Skywatcher, nós agradecemos que apontem defeitos, erros, novos caminhos. Mas gostamos principalmente de quem o faz porque deseja o bem da revista. Porque gosta da revista e pretende que ela seja melhor. É uma atitude bem diferente de quem escreve as suas críticas enquanto range os dentes, como se dissesse "agora é que vos apanhei, seus malandros!!!". Sempre houve aqui mensagens de teor negativo em que se nota que as pessoas têm muito gozo em encontrar defeitos. Ficam contentes que a revista tenha erros para poderem falar mal.

É este tipo de atitude que eu rotulo de negativa e que, a meu ver, não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com liberdade de opinião. Tem é a ver com um modo de estar na vida, onde se privilegia a corrosão, a destruição, em vez de atitudes amigáveis e construtivas. Há leitores que, na sua sede de ataque, na sua avidez por encontrar defeitos, provavelmente se assemelham aos seus próprios chefes (para quem os tenha), que, quem sabe, tanto costumam criticar...

Aqui na DVD Review sempre tentámos escutar as críticas e opiniões divergentes. Mas quando elas surgem eivadas de uma terrível acidez (por vezes detecto mesmo um ódio de estimação), elas são imensamente mais danosas do que vantajosas. Tudo porque somos humanos e nos esforçamos muito e, todos os dias o comprovamos, não somos infalíveis. Temos é pena que alguns leitores da DVD Review, em vez de estarem ao nosso lado e nos incitarem de forma positiva a sermos melhores, prefiram estar do outro lado da barricada, como franco-atiradores, sempre prontos a disparar para matar. Quem sabe se um dia destes não acabam mesmo por gritar vitória. Até parece que já ouço algumas rolhas de champanhe a saltar...

Cumprimentos a todos
Paulo Morais
maldoror
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 328
Joined: October 30th, 2001, 5:25 pm
Location: Coimbra

Post by maldoror »

Ora bem, eu quando falei foi como alguém que, confesso, só comprei a revista uma vez e fiquei um pouco desiludido pela pouca profundidade da generalidade da revista. Sinceramente, não acho que seja uma má revista, apenas acho que podiam aprofundar um pouco mais os assuntos.
É um pouco frustrante que a esmagadora maioria dos media portugueses (principalmente radios e alguns jornais) que "falam" sobre dvds não façam verdadeira crítica sobre dvds e se limitem a "publicitar catálogos de editoras". A DVDReview pareceu-me que vai mais para além disso, mas esperava um pouco mais.
Quando comprei a revista não estava à espera de ler os Cahiers du Cinema ou a Sight and Sound, mas parece-me que podia (devia) haver um maior esforço por parte dos colaboradores da revista para ir um pouco mais além. A pecha apontada pelo Miguel T é apenas um exemplo, mas não deixa de ser pertinente. Se existem outras fontes de informação para os leitores, elas também existem para os colaboradores da revista, que penso que deveriam usá-las, a bem da qualidade da revista.
Um dia destes vou comprar outra vez, pode ser que entretanto melhore. Espero que sim, pois a revista faz falta neste país.

|os meus DVDs | o meu Top 20|
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2501
Joined: June 20th, 2002, 10:25 pm

Post by daffyduck »

já agora,

comprei a revista hoje e gostei, foi a terceira vez que comprei e acho que está a melhorar (a entrado do ricardo e do cinedie ajudou muito).

A apontar apenas duas coisas:

já foi dito aqui - recomedarem o GONY ainda por cima numa rubrica que se chama "70 prendas perfeitas". Aquilo deperfeito (o dvd da prisvideo) não tem nada.
Outra coisa que calhou mal foi a análise ao daredevil e ao X-men 2. Até ta tudo bem feito, mas como foram pessoas diferentes, chega ao fim e o x-men 2 tem exactamente a mesma pontuação quer no filme quer na edição que o daredevil. Ora, acho que para 99% das pessoas lúcidas que viram os dois, o x-men 2 é de longe melhor. (acredito que para os dois criticos também) Daí que para servir de comparação (eles estão lado a lado na revista) devia ser o mesmo crítico.
Calhou mal...

De resto parabéns...


_______________________
A bargain is something you don't need at a price you can't resist

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
Cinedie
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 413
Joined: January 28th, 2001, 12:32 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Cinedie »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by daffyduck</i>
<br />
Ora, acho que para 99% das pessoas lúcidas que viram os dois, o x-men 2 é de longe melhor. (acredito que para os dois criticos também) Daí que para servir de comparação (eles estão lado a lado na revista) devia ser o mesmo crítico.
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Essa é uma questão complicada (e editorial, pelo que não vou aprofundá-la), mas, em última análise, para que se pudesse fazer comparações mais "justas", teria de ser uma única pessoa a escrever todos os textos da revista. Acho que entrávamos outra vez na entediante discussão sobre a pretensa objectividade da crítica.

Quanto às críticas a "falhas" acho que tem saltado à vista que o tom das mesmas tem sido um bocado desproporcionado. Erros toda a gente comete e não me lembro de ninguém dizer que é "uma vergonha", por exemplo, que alguém no Público tenha escrito há uns meses atrás que o novo filme do Kitano era um regresso ao cinema de yakuzas. Não se exigiria certamente conhecer os 26 filmes da série Zatoichi, mas acho que quem escreveu o texto devia ter uma ideia sobre o pano de fundo da história.

Sim, detestei o <b>Daredevil</b> [:)]

--
Luis Canau
luis at canau net
http://www.cinedie.com http://www.asia.cinedie.com
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

ja agora cinedie o que achas do recente zatoichi (do "beat" takeshi)??

" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." by Robert De Niro in Taxi Driver
daffyduck
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2501
Joined: June 20th, 2002, 10:25 pm

Post by daffyduck »

claro que é complicado, por isso é que disse "calhou mal". porque é exactamente isso que aconteceu.

Fossem outros titulos quaisquer e não havia problema. Mas são dois titulos da Marvel. Imaginem alguém que adora a Marvel e quer comprar um filme. Qual vai comoprar depois de ler as duas criticas lado a lado na revista?
à primeira vista são idênticos em qualidade, quando na realidade não o são. Acho que neste caso, tinha sido melhor que fosse o mesmo critico a fazer as duas análises, porque são titulos muio semelhantes, na mesma edição. Se fosse na seguinte já não se colocava a questão. Porque como eu disse as análises estão bem feitas e eu ao lê-las fiquei com a nítida sensação que ambos preferem o x-men 2...


_______________________
A bargain is something you don't need at a price you can't resist

George Costanza: Jerry, just remember, it's not a lie if you believe it.
George Costanza: I have a bad feeling that whenever a lesbian looks at me they think "That's why I'm not a heterosexual!"
George Costanza: Do you ever get down on your knees and thank God you know me and have access to my dementia?
palmm
Iniciado
Iniciado
Posts: 80
Joined: December 3rd, 2002, 7:18 pm

Post by palmm »

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Verdana, Arial, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by daffyduck</i>
<br />
Imaginem alguém que adora a Marvel e quer comprar um filme. Qual vai comoprar depois de ler as duas criticas lado a lado na revista?
à primeira vista são idênticos em qualidade, quando na realidade não o são. Acho que neste caso, tinha sido melhor que fosse o mesmo critico a fazer as duas análises, porque são titulos muio semelhantes, na mesma edição. Se fosse na seguinte já não se colocava a questão. Porque como eu disse as análises estão bem feitas e eu ao lê-las fiquei com a nítida sensação que ambos preferem o x-men 2...
<hr height="1" noshade id="quote"></blockquote id="quote"></font id="quote">

Epá... eu não tenho culpa que o Canau só tenha dado 3 ao filme! ;-)
E coitado do crítico que apanhasse com esses dois DVDs para o mesmo mês... cerca de 14 horas de visionamento para escrever duas páginas?!? E ainda dizem que esta "profissão" é só rosas... :-)

Paulo Morais
Post Reply