iPad e (a falta) do leitor de DVD

Questões relacionadas com o equipamento DVD para PC.
Post Reply
mbastos
Novato
Posts: 5
Joined: January 27th, 2010, 4:59 pm

iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by mbastos »

Boas.

Sendo um dos "maluquinhos" da Apple, devo dizer que fiquei imensamente desiludido com o facto do Ipad não trazer um leitor para DVD. Seria o mínimo exigível (mais até do que a webcam, que também falta...), depois de tanto se terem gabado das excepcionais capacidades do aparelho para reproduzir vídeo.

A verdade é que isto levanta uma questão importante: a Apple simplesmente não se esqueceu de meter lá o leitor de DVD, foi uma decisão tomada em consciência. Porque o fizeram? Será que a Apple quer obrigar as pessoas e consumir vídeo de outra forma? Ou será que a Apple não tem interesse no formato DVD e uma das próximas versões do Ipad virá com, sei lá, leitor de Blue-Ray?

O que acham?

Cumps,
Mbastos
Giribi
Fanático
Fanático
Posts: 791
Joined: January 29th, 2001, 1:09 am
Location: Lisboa

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by Giribi »

Acho que não vai ter leitor de coisa nenhuma. Enfiar um leitor de dvd/blu-ray, mesmo sendo slot-in iria aumentar o peso e espessura do aparelho, afastando-o do conceito de portabilidade que ostenta.

Para além disso, a ideia é ler conteúdos por streaming wireless, que poderão render bastante dinheiro á Apple em acordos de exclusividade.

Foi totalmente um decisão consciente.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by Skywatcher »

Já para não falar no sorvedouro de bateria que seria um leitor óptico.

Era um bocado contraproducente estarem a optimizar os chipzinhos todos para "quase não gastar" energia e depois "estragar" tudo com um leitor óptico.

E parece-me ser um dispositivo claramente virado para outro tipo de filosofia de input/output, nomeadamente em rede, ainda mais que o Macbook air. Este nem tampouco tem USB ou memory cards.

Vejo o iPad como um terminal de rede. Uma "extensão" wireless do PC de casa que podes levar contigo para a sala, WC ou para a rua. Mas apenas com a parte do ecrã.
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by DyingSun »

mbastos wrote:Sendo um dos "maluquinhos" da Apple[...]
...mas que claramente não entende a sua filosofia (nem o que é o iPad). :wink:

Se já nem muitos notebooks possuem drives ópticas (pelo menos de base)... :roll:
The "physical" is dead! (por muito que me desagrade, como coleccionador)

Merge topics, please.
mbastos
Novato
Posts: 5
Joined: January 27th, 2010, 4:59 pm

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by mbastos »

Skywatcher wrote: Vejo o iPad como um terminal de rede. Uma "extensão" wireless do PC de casa que podes levar contigo para a sala, WC ou para a rua. Mas apenas com a parte do ecrã.
Isso é um ponto de vista que nunca me tinha passado pela ideia, mas que tem toda a lógica.
DyingSun wrote:...mas que claramente não entende a sua filosofia (nem o que é o iPad).
É correcto, não percebo a filosofia da Apple e acho que nunca alcancei esse conceito :) Quando digo que sou "maluquinho" da Apple refiro-me ao velho duelo windows vs mac, já que desde que comecei a usar Mac (tenho um macbook) rendi-me à sua superioridade.

Porque de resto, aparelhos tipo Iphone e Ipad n me dizem absolutamente nada e pessoalmente considero-os inúteis para as minhas necessidades, apesar de obviamente lhes reconhecer os devidos méritos. A minha curiosidade prende-se com o caminho que a Apple está a seguir e ao modo como se mexe no mercado, e como o Ipad me pareceu um aparelho para consumo de conteúdo multimédia achei que fazia todo o sentido existir um leitor de DVD, mas já me foi aqui explicado e muito bem que há bons motivos para ele não existir ;)
User avatar
DyingSun
Especialista
Especialista
Posts: 1552
Joined: September 24th, 2004, 4:52 pm

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by DyingSun »

Skywatcher wrote:Vejo o iPad como um terminal de rede. Uma "extensão" wireless do PC de casa que podes levar contigo para a sala, WC ou para a rua. Mas apenas com a parte do ecrã.
Percebo onde queres chegar, mas acho-a uma visão bastante redutora (e susceptível de más interpretações). O iPad é autónomo, da mesma forma que um iPhone o é. Não dependem de um PC para rigorosamente nada, a não ser para os respectivos backups e transferência de conteúdos naquele armazenados.
mbastos wrote:É correcto, não percebo a filosofia da Apple e acho que nunca alcancei esse conceito :) Quando digo que sou "maluquinho" da Apple refiro-me ao velho duelo windows vs mac, já que desde que comecei a usar Mac (tenho um macbook) rendi-me à sua superioridade.
Não foi um comentário depreciativo, atenção! E se és um utilizador Mac tão consciente da superioridade da experiência, já entendes mais do que muitos. :wink:
mbastos wrote:Porque de resto, aparelhos tipo Iphone e Ipad n me dizem absolutamente nada e pessoalmente considero-os inúteis para as minhas necessidades, apesar de obviamente lhes reconhecer os devidos méritos.
Não sei a que necessidades te referes, mas já lhes deste uma oportunidade (ao iPhone, em concreto)? Talvez te surpreendas!
mbastos
Novato
Posts: 5
Joined: January 27th, 2010, 4:59 pm

Re: iPad e (a falta) do leitor de DVD

Post by mbastos »

DyingSun wrote:Não sei a que necessidades te referes, mas já lhes deste uma oportunidade (ao iPhone, em concreto)? Talvez te surpreendas!
É verdade que não dei ao iPhone a devida oportunidade, mas isso é porque nunca me entusiasmou, embora já tenha explorado funcionalidades e potencialidades em iphones de amigos e confesso que algumas vezes até fiquei surpreendido. Mas sempre achei que era um aparelho sobre-valorizado, e que custava mais do que aquilo que realmente vale. Mas lá está, telemóveis nunca foram coisa que me despertasse interesse, por isso a minha opinião sobre o iphone pode estar a ser um pouco "parcial" por pertencer a uma categoria de aparelhos que nunca me entusiasmou. E além disso ainda não estou rendido ao multi-touch, continuo a achar que um ponteiro de rato e um cursor com setinhas ajudam imenso num interface :) mas terei mesmo de me render porque tá visto que o futuro pertence ao touch-screen

Agora, gostava mesmo era do um mac book dos novinhos :D
Post Reply