Conferir todos os filmes!

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Conferir todos os filmes!

Post by Cabeças »

Vivam,

Estou a confirmar todos os filmes que tenho, a revê-los todos para confirmar o estado dos discos e o lugar certo nas prateleiras para ficar tudo certinho na folha de Excel... tenho para todo o fim-de-semana! :-)))

Por acaso é um trabalho que gosto de fazer, é bom rever todos os filmes que tenho novamente e lembrar-me de muitas coisas associadas às compras e aos primeiros tempos da colecção. E fica tudo certinho, fico a saber onde está cada filme! Com o tempo, por cuidado que tenha, começam sempre a haver "fugitivos" que não sei onde prateleira foram parar, o que é muito chato. A tendência para o caos, a segunda lei da termodinâmica é infalível. É preciso um esforço continuado para manter as coisas em ordem!

Alguém aqui costuma fazer isto? Sabem exactamente, já com milhares de filmes, onde está cada um deles?... Pelo menos em que prateleira está? :-)))
Cabeças
Image
Anjo
Especialista
Especialista
Posts: 1695
Joined: January 13th, 2003, 5:43 pm

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Anjo »

Eu tenho-os ordenados por ordem alfabética do título original em prateleiras de estantes billy. De tempos a tempos lá tenho de fazer uma revisão, principalmente porque a chavalada tem um prazer enorme em deixar tudo fora do sítio.
Salgueiro
Fanático
Fanático
Posts: 883
Joined: November 24th, 2006, 10:47 pm
Location: Porto

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Salgueiro »

Nas várias estantes tenho a minha colecção dividida por: Cinema Americano, Cinema Europeu, Cinema Asiático, Cinema Médio Oriente e Cinema Sul-Americano. Depois dentro de cada um separo por países e alguns por realizador ou género como é o caso de filmes de guerra, terror ou western.
Tenho toda a minha colecção listada no imdb mas não a posição onde se encontram nas estantes. Isso está tudo na minha cabeça e sei exactamente onde estão todos os meus filmes. São perto de 4000.
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
Schwarz
Fanático
Fanático
Posts: 521
Joined: March 28th, 2009, 3:31 pm
Location: Lisboa

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Schwarz »

Este vai ser o meu próximo projecto até ao final do ano.
Investir numas estantes, ordenar os filmes e actualizar a lista!

Já agora uma questão para quem colecciona DVD e Blu-rays: misturam tudo ou cada formato tem o seu próprio espaço?
Até aqui tenho-os separados e não sei como farei no futuro espaço.
Newbie1
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 331
Joined: May 18th, 2003, 10:15 pm
Location: Braga

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Newbie1 »

Olá,

é um tópico bem pensado. Eu não tenho muitos dvds como alguns coleccionadores daqui, mas tenho-os todos listados também num ficheiro excell. Assim sei onde estão.
Cumprimentos.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Cabeças »

Schwarz wrote: August 19th, 2017, 1:34 pm (...)
Já agora uma questão para quem colecciona DVD e Blu-rays: misturam tudo ou cada formato tem o seu próprio espaço?
Até aqui tenho-os separados e não sei como farei no futuro espaço.
Todos separados, prateleiras próprias para os blurays. Tudo junto fica muito inestético por causa dos diferentes formatos.
Cabeças
Image
rrocha
Especialista
Especialista
Posts: 1518
Joined: August 15th, 2008, 10:20 pm
Location: PORTO

Re: Conferir todos os filmes!

Post by rrocha »

Bom tema para se discutir, como muitos sabem o meu último ano foi recheado de muitas peripécias, felizmente ultrapassadas mas que me obrigaram a andar com a colecção às costas. Neste momento estou onde deveria estar de onde nunca deveria ter saído de regresso à minha legítima casa por direito. Mas isso são outras contas que nem deveriam ser chamadas para aqui mas que também não as considero segredo de estado ou segredo de justiça como tal são situações que na vida de qualquer um de nós pode acontecer. Tudo isto a propósito da minha ausência com regularidade aqui no fórum, nos vídeos e um dos motivos da criação do grupo no Facebook não tendo sido o único foi a forma que encontrei de continuar a estar em contacto com todos os meus amigos desta brincadeira. Tive da parte do Rui administrador do fórum uma excelente compreensão e mais do que isso cooperação. Ele tem da minha parte total acordo em utilizar vídeos, fotos e informações que considere úteis aqui para o fórum. Fico aliás muito satisfeito em verificar que o grupo apesar de ter pouco mais de 6 meses tem mais de 260 membros muitos deles oriundos do fórum e tem uma actividade praticamente diária, pois o seu grande objectivo é dar notícias sobre lançamentos, promoções, compras em grupo, Música, action - figures etc. Penso que algum receio que pudesse existir quanto ao espaço de cada um, penso que hoje isso já não se coloca. Os fóruns têm o seu espaço, a sua função e os grupos nas redes sociais têm outra. Finalmente falando daquilo que queria falar pois como tenho toda a minha colecção encaixotada e as obras no meu espaço vão começar em Setembro vou ter uma oportunidade soberana para fazer aquilo que o João está a fazer. Como vocês sabem a minha colecção é extensa tenho por vezes 5 ou 6 edições diferentes e formatos diferentes de cada saga ou filme. Como devem calcular já tentei várias formas de arquivo e todas elas tinham vantagens e desvantagens. Definitivamente optei por catalogar a colecção no programa MyMovies Pro e nas estantes vou arquivar por géneros. Criar um espaço Ficção, animação, Terror, comédia, Acção, Aventura , Séries TV etc depois
esses espaços criar sub - grupos à volta de certos filmes. Estou a pensar fazer alguns vídeos sobre a construção de tudo isto.... Desculpem o longo texto, mas os fóruns são mesmo para isto.... :-D
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Rui Santos »

Interessante tema de tópico, e ainda bem que falas da tua página por aqui, certamente disponível para quem nela queira participar.

Mas on-topic :)
Tenho nas notas do meu telefone, uma permanente que me diz para fazer o que começaste agora a fazer Cabeças.
Curiosamente passei por uma fase da vida algo desmazelada, em que deixei de catalogar tudo do DVDProfiler. Essa fase foi acima de tudo por em casa ter um Mac e me ter cansado de emular Windows apenas para o DVDProfiler. Apesar de ter portátil da empresa com Windows nunca me apeteceu colocar por lá a coleção para assim ter de a manter nele...
Dito isto tudo se foi baralhando. E como fui comprando pouca coisa... Era gerivel, e os duplicados acidentais... Foram só 1/2.

Mas mais recentemente decidi voltar ao clássico Excel, e catalogar todos os livros com isbn, autor, nome, e local onde anda, guardados.
Tenho de fazer isso para os DVDs /BRs pois aí o universo é maior, mas só depois de acabar o primeiro projecto.

Os jogos tenho mantido super atualizado com uma app de Telemóvel/Tablet que uso e recomendo. Collector. São os que são menos (uns 500)

Ordem...
Livros caos, tentativamente por autores.
Dvds/Br sistema próprio, que normalmente funciona bem. Defeito... Depende da minha memória. Mas já consegui que as minhas filhas usassem e colocassem tentativamente no mesmo local.
Jogos, por plataforma, mas as muitas Collector editions andam por todo o lado até em caixotes para as proteger, pois o espaço é cada vez menor para tanta coisa.

Maior orgulho, já tenho uma filha que tem prazer em organizar tudo comigo, e quando quero ajuda já não é um trabalho a solo.

Excelente tópico :) voltar ao mesmo em setembro a ver se já consegui completar alguns dos objectivos.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

No início tinha uma folha de cálculo com os DVDs, depois passei ao DVDProfiler e quando passaram a só aceitar as edições base sem poder colocar capas nacionais. desisti. Neste momento está caótico com DVDs espalhado pela casa toda desde debaixo da cama, armários, caixas, etc. Tenho uma muita vaga organização por título alfabético, mas na maioria das vezes tenho de perder montes de tempo à procura de um determinado filme. Duplicados acho que só tive 1 ou 2.
Nos livros está algo mais organizado, por temas e coleções (aprecio imenso séries de livros, um normalmente não me satisfaz). De qualquer modo também um pouco caótico por causa da falta de espaço, mas sei quase sempre onde tenho os livros que quero reler.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Conferir todos os filmes!

Post by mansildv »

Neste momento tenho apenas tudo devidamente arrumado em prateleiras, mas não tenho nada organizado e só sei onde estão alguns filmes, normalmente tenho de procurar bastante :lol: É difícil organizar a colecção com a constante entrada de novos filmes.
Relativamente aos diferentes formatos, como tenho poucos BDs, e começo a ter pouco espaço, vou arrumando onde encontro uma abertura!
Quando tiver oportunidade vou organizar tudo por temáticas, alguns países e por determinados realizadores ou actores.
advdgeek
Fanático
Fanático
Posts: 860
Joined: December 28th, 2008, 9:37 pm

Re: Conferir todos os filmes!

Post by advdgeek »

Eu pessoalmente gosto de agrupar os filmes nos determinados géneros sempre que possível, mas muitas vezes com a entrada constante de novos itens na coleção isso nem sempre é fácil. Logo, acabo por conseguir uma organização minha, muito própria, onde só eu me entendo :p por exemplo, tenho três prateleiras só com filmes de terror, mas depois tenho uma prateleira onde misturo fantasia e filmes infantis, e outra onde misturo filmes de guerra com thrillers de ação. Tenho ainda algumas prateleiras onde exponho algumas edições especiais que não combinam com o resto dos DVDs, como é o caso da edição do telefone do Get Smart ou a caixa da Múmia. No geral, consigo facilmente encontrar aquilo que procuro, mas não é automático. E também tenho esse hábito de, volta e meia, conferir os discos para ver se continua tudo nos conformes, uma vez que a humidade e muitas vezes a fraca qualidade de alguns discos faz com que estes se deterioriem sem darmos conta...
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Conferir todos os filmes!

Post by hsintra »

Pois, também tenho que fazer o que o amigo Cabeças está a fazer...mas...não tenho tempo.
Com a colecção espalhada por duas casas (Nazaré e Tomar), a precisar urgentemente de Billy's novas, a minha "Maria" a "ameaçar-me" com expulsão de casa se a colecção crescer muito mais, falta de um sítio próprio (ainda não consegui organizar as coisas em casa dos meus pais na Nazaré), e, acima de tudo, com o recente nascimento do meu segundo filho...é uma situação que vai ficar adiada por mais uns tempos.
Felizmente tenho tudo catalogado numa folha de Excel...sempre que compro um dvd/blu-ray, vai directamente para a folha de Excel. Apesar de a mesma ainda não estar totalmente organizada (vou acrescentando apenas os títulos, e depois, com tempo, ponho o resto da informação), pelo menos, evita a que compre duplicados (a minha boa memória visual também ajuda).
Precisava de umas boas centenas de euros para comprar mais umas Billy's e organizar tudo em casa dos meus pais (sítio onde tenho bom espaço)...mas prioridades são prioridades, e os filhos vêm primeiro (quer em tempo, quer financeiramente)...veremos como correm os próximos tempos...
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Conferir todos os filmes!

Post by rui sousa »

Ontem tive umas mudanças no meu quarto, que me levaram a transferir a minha colecção de um armário para outro. Como era tarde e estava cansado, não tive cuidado na ordem... terei de, com calma, organizar à minha maneira, e completar a folha de excel em que deixei de mexer há um ano!
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Rui Santos »

Bom ver que mais do que a organização o que nos une é a paixão pelos filme que vamos comprando :)

Ainda recentemente comentei acerca da edição nacional da Teoria de Tudo, que tendo visto o filme no cinema, e estando numa promoção Fnac neste fim de semana que passou... tinha dúvidas de já o ter comprado.
Sem dúvida que o Excel é a melhor solução, guardando uma cópia sincronizada numa cloud à vossa escolha.
Dvdprofiler e afins devem funcional como complemento.
Relembro que o Dvdprofiler permite exportar para XML que depois pode ser aberto no excel. É um add-on interessante que pelos menos à dois anos funcionava bem.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Conferir todos os filmes!

Post by Cabeças »

Eu cá prossigo o esforço hercúleo de conferir e arrumar mais de 3500 filmes... mas é algo que faço com agrado, é bom ver todas as capas novamente.

Ainda só vou a 20%, está a demorar muito mais do que pensava.

Em cerca de 700 filmes todavia, já encontrei 13 com as tais "manchas". o-( Sempre foi algo que me preocupou. Os das duas primeiras seasons dos Ficheiros Secretos já sabia, os outros não. Deixo a lista abaixo:

A CASA ASSOMBRADA
EXORCISTA - A VERSÃO NUNCA ANTES VISTA EDIÇÃO ESPECIAL 2 DISCOS
EXORCISTA 3
NIGH OF THE DEMONS 2
NIGH OF THE DEMONS 3
O FEITIÇO
O REI DOS GAZETEIROS
POLTERGEIST
REVELAÇÕES - O FIM DOS TEMPOS
RITUAL
SERVIÇO DE URGÊNCIAS SEASON 12
X-FILES SEASON 1
X-FILES SEASON 2


Não são do tipo do dvd (As Crónicas de Riddick) que eu tive, o único caso claro de dvd-rot, em que o dvd ficou completamente inutilizado, paracia que lhe tinham deitado um produto abrasivo para cima. São aquelas manchas que com água e sabão saem, mas depois voltam a aparecer. De qualquer maneira é muito chato e preocupante e mais uma vez sinto a necessidade e a vontade de pensar em fazer backups. O pior é que estaríamos a falar de mais de 20 terabytes pelas contas que fiz e relativamente aos blurays nem drive tenho.

Sugiro que se quiserem dêem uma olhadela se tiverem alguma destas edições. Eu quando terminar coloco aqui a lista de todos os dvds que tiverem as tais manchas.

Mas sinceramente acho importante a conferência do estado dos discos, e mais tarde ou mais cedo pensar em fazer um backup. São muitos milhares de euros, são já 20 anos de colecção e é importante garantir que ficamos com os filmes. Acho que faz todo o sentido um backup. O pior é mesmo o investimento que se tem que fazer... o-(
Cabeças
Image
Post Reply