Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Post by Cabeças »

Vivam meus caros,

Estou profundamente desapontado com a experiência que tive ao alugar um filme na NOS, a minha operadora actual. Eu venho da era dos videoclubes, onde vi milhares de filmes nos últimos 30 anos, até que há uns meses fechou o meu de sempre, que era segundo penso também o último de Lisboa. Acho que há ainda a Cineteca, mas não sou cliente, fica muito longe de minha casa.

Em termos de contexto, eu francamente detesto as operadoras todas. Têm para mim tudo o que é mau relativamente aos monopólios, praticando preços perfeitamente abusivos face à média dos rendimentos nacionais. E chateia-me à brava ter montes de canais bloqueados, passarem montes de coisas repetidas, etc. Os "pacotes" obrigatórios não são mais do que um esquema para fazerem as pessoas pagarem um balúrdio por coisas que não precisam nem exploram totalmente. Mas alguém vê os tais cento e tal canais?!... O fim do sinal analógico não foi mais do que um pretexto para um novo negócio que veio enriquecer brutalmente os mesmos de sempre à custa de explorar os cidadãos à bruta. Basta comparar a oferta do nosso TDT com o espanhol, para ver a miséria costumada que por cá temos. Sim, nos "pacotes" e as boxes claro que a qualidade melhorou e a oferta também. Mas caramba, com grandes custos para as pessoas! Além de que ajudaram em termos de filmes de aluguer a matar os videoclubes. Claro que aqui as culpadas também foram as pessoas que começaram a alugar nas operadoras.

Para terem uma ideia, eu no videoclube alugava filmes actualmente por 24 horas por 2,50. Filmes novos, os mais antigos eram a 2,00 ou a 1,50. Ontem e depois de estar uns dias sem computador (ontem à noite inclusive), resolvi experimentar olhar para o "videoclube" e acabei por alugar os "Mestres da Ilusão 2" (que a propósito achei uma banhada de filme). Bom, o tal "HD" que vinha anunciado é realmente diferente do HD que me proporcionam os meus blurays, sinceramente. Que porcaria de imagem. Mais comparável ao dvd, sem dúvida. Pensava que por HD hoje em dia queriam dizer 1920 por 1080, mas para a NOS, HD é capaz de ainda ser 720 por 576.. além de haver "tremeliques" de vez em quando e outros acidentes de percurso, como por exemplo depois de uma pausa a imagem em vez de recomeçar começar a fazer fast forward. Além disso, paguei 4,49! Praticamente o dobro que pagava no meu saudoso videoclube. Ah... tal, dizem que tenho o filme disponível por 48 horas (wtf?) - isso é para quê? Alguém vê o mesmo filme3 ou 4 vezes seguidas, ainda por cima se for uma porcaria de filme? E mesmo que não seja? Para que preciso eu do filme disponível 48 horas? E convenhamos, 4,49 pelo aluguer de um filme, não será uma roubalheira?! Para mim é. Por esse preço, prefiro então ir ao Cinema! evil-)

De modo que foi uma vez e não se irá repetir nunca mais. Tenho felizmente uma colecção grande, tenho sempre muitos filmes para ver e prefiro esperar uns meses e depois comprar um filme que goste, do que estar a dar dinheiro a empresas que não têm de todo o meu respeito. Era o bom dos videoclubes.. podiamos ver filmes e decidir se depois os comprávamos se gostássemos. A estes preços de aluguer pelas operadoras, já nem os quero ver. Cada vez compreendo mais as razões dos que recorrem a métodos alternativos de visionamento. As operadoras que vão roubar para a estrada. Que saudades dos clubes de vídeo!!!

Além do mais a NOS trata os clientes de um modo vergonhoso em termos de edições. Se ainda não repararam, vejam a edição steelbook nacional da Dory, (que é da NOS e tem um disco 2D apenas e lugar para 3 discos na caixa, é inacreditável - nem tentaram "disfarçar" fazendo ao menos uma caixa de um disco só, tal é a lata!) e a edição espanhola que com a mesma caixa traz o mesmo disco 2D, o disco 3D e ainda um disco de extras!!!

Daqui a uns meses acaba o meu período de fidelização com a NOS e passo para a Vodafone. Uma empresa que trata assim os clientes não me merece ter como cliente.

E tenho uma saudades enormes dos clubes de vídeo!!! salut-)
Cabeças
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Post by rui sousa »

Só tive uma experiência com videoclubes de operadoras e foi porque a Vodafone decidiu oferecer, por um dia, o aluger do Argo (tinha acabado de sair no home-video, creio). Pareceu-me estar a ver um filme no HD manhoso dos canais de cabo. Nunca quis dar dinheiro a esses serviços porque já sei como tudo funciona e como é grande a falta de respeito pelos consumidores que estes serviços têm, que acham que todos os clientes são palermas o suficiente para pagarem balúrdios por estes alugueres e não se sentirem enganados pelo preço e qualidade do serviço... grr-)

Quanto à questão dos cento e tal canais: agora começou um serviço novo chamado NOWO (creio que da antiga Cabovisão) que permite escolher os canais que a pessoa quer ter... não sei se alguém tem mas fiquei curioso com a ideia. Continuo a ter Vodafone, mas raramente vejo televisão. Compro os filmes, alguns descarrego da internet ou porque cá existem edições espanholas pseudo-pirateadas para as quais não vou dar o meu dinheiro (custa muito resistir e por raríssimas vezes acabei por cair na tentação e arrepender-me), ou porque não existem edições de jeito, ou porque não apanho os filmes que quero ver nos milhentos canais que tenho... é assim. :-?
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Post by rui sousa »

Falando em VOD, vale a pena referir que hoje abriu no nosso país um serviço de streaming e VOD, com um excelente catálogo e um preço acessível (ou 6,95€ por mês para aceder a todos os filmes, ou alugando separadamente), chamado Filmin.

www.filmin.pt
Telmo R.
Fanático
Fanático
Posts: 628
Joined: January 20th, 2007, 11:39 am
Contact:

Re: Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Post by Telmo R. »

os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
rrocha
Especialista
Especialista
Posts: 1518
Joined: August 15th, 2008, 10:20 pm
Location: PORTO

Re: Aluguer filmes operadoras vs antigos videoclubes

Post by rrocha »

João , como eu te compreendo , ainda recentemente comentei isso num outro post aqui no fórum.A qualidade do VOD não é a mesma de um Blu-ray. Além da imagem em muitos filmes ser um upscalling para HD existe outro grande problema que é o som , é vergonhoso nos dias de hoje emitirem em simples estéreo.Nesse aspecto a Netflix dá banho.Quanto aos nossos amigos da NOS sou cliente deles desde o tempo da TVcabo e cheguei ao limite da paciência, está semana rescindi unilateralmente o contrato com eles por justa causa. Em termos técnicos e só falo nesse aspecto pois os preços são todos muito semelhantes optei pela MEO que aparentemente me dará mais garantias de um bom serviço TV e Internet. O grande calcanhar de aquiles da NOS são os Routers miseráveis e o facto da fibra ficar à porta de casa, ou seja dentro de casa és servido via coaxial e isso amigo faz toda a diferença quer nas velocidades de internet e estabilidade do sinal bem como na qualidade de imagem nas TVs principalmente quando temos TVs" exigentes" ou por serem grandes ou por serem 4K etc.
Já agora para quem tiver interesse em saber rescindi o contrato ao abrigo de um artigo qualquer da Anacom o qual todos os contratos efectuados à distância têm que ser assinados pelo cliente , a maioria das vezes não o são, eles enganaram-me com a fidelização levaram agora com o pau de marmeleiro abaixo oops:)
Post Reply