TDT - Dúvidas

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: TDT - Dúvidas

Post by NFCDS »

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Boas, eu referi estas pens no meu segundo post neste thread, basicamente, tens de estacionar o carro debaixo do transmissor de monsanto, para apanhares TDT, referi o exemplo dum gajo do cacém q via o transmissor de monsanto da janela, e não conseguia apanhar nada, tem a ver com falta de antena apropriada.

Não compres em sites manhosos como esse, se queres testar entao compra na worten, vobis ou box onde podes pedir devolução do dinheiro, ou até mesmo numa loja de informática, em que pratiquem essa política de devoluções tipo worten/continente, a garantia d 2 anos não serve de nada neste site, pq vão-te mandar levar o portátil pra debaixo do transmissor da PT, pq lá é onde funciona pato-)

Se não foste a correr comprar no site, acabaste de poupar 17 euros + 4,80 de portes :D, aquele site tá feito com psicologia, diz que o aparelho custa 50 euros e tens 24 horas pra comprar com 66% de desconto mau-)

Nota: o artigo que li há um ano era acerca de pens destas sem antena, era o q havia na altura, reparei q esta tem uma antena telescópica, mas chamo a atenção para o meu primeiro post (acerca de antenas), onde já é difícil sintonizar TDT com uma antena interna de 33 euros (em forma de arco), quanto mais com isto...

Se queres TDT no computador, sugiro uma abordagem mais convencional, tipo uma pen ou placa de captura/sintonização video com entrada aerial(antena)/coaxial, onde poderás então ligar a antena colectiva do prédio, ou uma interior amplificada, não sei que modelos existem, mas alguma coisa deve haver, antigamente estas placas custavam 150 euros LOL :lol: Mas como agora é tudo digital fica muito mais barato.

Nota: Não estou a dizer que o aparelho não funciona, apenas q funciona em muito poucos locais de Portugal, sei lá, arrisco-me a atirar pro ar uma cobertura de 0,01% do território nacional, só mesmo tentando, e pra isso tens de comprar numa loja que permita devoluções de dinheiro.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Mike wrote:Olá José,

Obrigado pela informação!

Já agora o que me dizes dos testes da Deco-Proteste, são de confiança... ?

Mike 8)
Sempre às ordens Mike salut-)

Bom, em primeiro lugar eu não sou nenhum perito, aliás tenho imensas dúvidas em relação a geometrias de antenas, por isso gostava que algum gajo de engenharia do ramo de Telecomunicações, desse algumas luzes neste tópico, por exemplo em relação à dúvida do NFCDS com aquele modelo USB com 1 vareta telescópica, mas estou dentro do assunto há algum tempo (ando atento há 2 anos), pq tenho familiares de idade q adoram usar o gravador VHS, e com historial de problemas de captação do sinal da TV terrestre, situação que eu resolvi há 2 semanas, e apresentei o testemunho aqui, eu pessoalmente não vejo nem TV terrestre nem TV cabo, é tudo na net ou entao os DVD's :-)

Em relação à Deco/Proteste, sempre tive pena de não ter possibilidades para pagar a revista, que muito me interessaria, o teste a que te referes já o vi pela net em várias ocasiões, já é antigo e tinha a ver com os sintonizadores TDT mais antigos, de qualquer modo o sumário dos meus vários posts é o seguinte:

Qualquer sintonizador TDT faz o seu trabalho, e é tudo uma questão de opções para as funções extras, há quem tenha TV cabo e o compre apenas pra ler filmes dum disco USB, mas o único perigo é a antena adequada (ou falta dela) e a intensidade de sinal no local.

Uma última nota: Lá na worten tinham imensos modelos e marcas diferentes de sintonizadores TDT, inclusivé da marca mitsai e outra que não me lembro, mas está na minha lista negra por causa de anomalias em leitores DVD e afins, optei pela marca sigmatek por nenhum motivo em particular, apenas pelo preço e pelas características que me interessavam, mas são todos de má qualidade porque são baratos, são objectos descartáveis e não vale a pena perder muito tempo a pensar nisso, pq só duram 2 anos. Um dos sigmateks q comprei, quando o puxei pra fora da ficha scart na TV, a parte metálica do scart ficou lá presa, aquela merda desmanchou-se no 1º dia, mas tudo bem tirei o contorno pra fora e caguei nisso, liguei outra vez sem o contorno mas com cuidado pra não entortar os 21 pinos, estes brinquedos nao são robustos como os cabos scart dos anos 90, são uma merda, ponto final! A minha preocupação é apenas o controle remoto, que será o elo mais fraco, quando os botões não funcionarem (depois de acabar a garantia) compra-se outro.

Quem quiser um bom, que pague 150 euros, mas não conheço nenhum bom ou a esse preço :lol: Mesmo que existissem, mais vale comprar um de 30 euros a cada 2 anos q sai mais barato.
AR
Novato
Posts: 41
Joined: October 1st, 2004, 3:26 am

Re: TDT - Dúvidas

Post by AR »

Eu quando compro aparelhos novos costumo fazer sempre uma copia do sinal IV deles para o Novii remote no meu HTC. É tipo um backup, e já me safou uma vez quando o comando do receptor satélite se avariou. Em vez de pagar 25 euros por um comando original (os universais nunca faziam tudo) comprei um programavel dos chineses e usei o Novii no PDA para programar.
E por 5 ou 6 euros estes comandos chineses são bons: http://www.ebay.es/itm/Universal-Smart- ... 3f11f96be1
Põem-se no modo de aprendizagem, carrega-se no botão a programar e aponta-se o original de maneira a enviar o sinal da tecla.

Agora também tem a vantagem de não ser necessário 'obrigar' a minha avó a usar dois comandos (um para a TV e outro para o receptor de TDT). Programo uma tecla no comando chines para ligar a TV e outra para ligar o receptor de TDT. O LIDL em 2011 também vendeu por 10 euros uns programaveis já com qualidade muito boa.
Ainda vou experimentar fazer uma macro no PDA de forma a enviar o sinal de ligar a TV e o receptor de TDT na mesma tecla. Mas tenho medo que depois se não for bem apontado a minha avó pode ao ligar a TV e desligar o receptor e vice-versa e fique tudo trocado.

Quando ás pens TDT USB para o PC que se compram no ebay por 6 euros, eu tenho e funcionam bem quando ligadas á antena exterior. Se usar a antena interior que vem com a pen, tenho que pôr a antena perto da janela. E eu estou a 15km do emissor TDT. Estou-me a referir a estas pens aqui: http://www.ebay.es/itm/USB-2-0-Digital- ... 4aa64e7294
O adaptador desta pen para a antena exterior custa 1.5 euros. O feedback que tenho visto também tem sido que não são tão sensiveis como os receptores, mas também não é preciso ir para debaixo dos emissores em Monsanto para captarem. Acho que essa pen referida aqui devia estar com defeito.

Bem, mas o que vinha aqui dizer é para terem atenção ao uso que vão dar aos i-joy porque há uns 2 modelos dessa marca que aos 52 minutos perdem as legendas. Acontece com qualquer filme sempre a esses minutos, e por enquanto ainda não há update de firmware para corrigir isso.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

AR, em relação às pens TDT, as antigas não tinham qq tipo de antena ou possibilidade de entrada de antena, quando dizes que colocaste a antena interior na janela, consegues ver o retrasmissor TDT, ou tens a vista directa tapada? Será o de Monsanto?

Em relação à sugestão de copiar sinais infra-vermelhos de comandos originais para um comando unversal, porque foi preciso usar um PDA? Eu não tenho nenhum PDA, telemovel ou PC que emita ou leia sinais infra-vermelhos, não deveria ser o comando universal a receber directamente o sinal? Conheces algum comando destes que não seja chinês, e tenha alguma marca de conhecida ou que inspre confiança, seria uma boa ideia pra comprar para o meu pai talvez...

Outra pergunta, quando o tal comando chines fica sem pilhas, tens de programar tudo de novo?

Que mais conselhos podes dar acerca destas solução de copiar sinal IV?

Obrigado.
RMI
Especialista
Especialista
Posts: 1570
Joined: December 5th, 2001, 1:04 pm
Location: Portugal (mostly...)

Re: TDT - Dúvidas

Post by RMI »

Um familiar colocou-me uma questão sobre TDT à qual não sei responder: actualmente tem um televisor secundário com uma antena interior com amplificação. Essa antena funcionará com uma destas boxes externas? Terá que comprar uma antena interior própria para TDT?
A antena é deste tipo:
Image
Agradeço qualquer esclarecimento que possam prestar.
And now for something completely different...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

RMI wrote:Um familiar colocou-me uma questão sobre TDT à qual não sei responder: actualmente tem um televisor secundário com uma antena interior com amplificação. Essa antena funcionará com uma destas boxes externas? Terá que comprar uma antena interior própria para TDT?
A antena é deste tipo:
Image
Agradeço qualquer esclarecimento que possam prestar.
Esta é em forma de parabólica, que como eu referi não é a mais indicada, em casa dos meus pais, que moram em frente ao retransmissor de Monsanto, na primeira linha de prédios, não permite apanhar TDT estável, as mais indicadas são em forma de arco, conforme os 3 exemplos que sugeri no meu primeiro post. Mas testa primeiro, poderás ter a sorte de ter melhor sinal, eu por exemplo sei que se saires de Lisboa, encontras melhores sinais por exemplo no retransmissor de Montejunto, 50 km a norte, se moras ao pé desse provavelmente até uma antena interior dos anos 60 apanha TDT estável. Além de que não sei até que ponto as 4 linhas de alta tensão dos comboios da linha de sintra não estarão a degradar o sinal do restransmissor de monsanto em Lisboa.

Se o teu familiar já apanha TV analógica (pelos menos os canais UHF, em Lisboa, a RTP2, SIC e TVI) sem fantasmas e com boa qualidade, então não terá problemas, caso contrário sugiro uma em forma de arco.
AR
Novato
Posts: 41
Joined: October 1st, 2004, 3:26 am

Re: TDT - Dúvidas

Post by AR »

AR, em relação às pens TDT, as antigas não tinham qq tipo de antena ou possibilidade de entrada de antena, quando dizes que colocaste a antena interior na janela, consegues ver o retrasmissor TDT, ou tens a vista directa tapada? Será o de Monsanto?
Não conhecia essas pens antigas sem antena. Todas as que vi desde há 2 anos para cá trazem sempre uma antena pequena externa. Estou a cerca de 20km de Sintra e não tenho vista directa para o emissor de Janas nem para mais nenhum. A antena da pen que ponho á janela ou recebe o sinal TDT de Janas ou do emissor do Algueirão mais perto.
Em relação à sugestão de copiar sinais infra-vermelhos de comandos originais para um comando unversal, porque foi preciso usar um PDA? Eu não tenho nenhum PDA, telemovel ou PC que emita ou leia sinais infra-vermelhos, não deveria ser o comando universal a receber directamente o sinal? Conheces algum comando destes que não seja chinês, e tenha alguma marca de conhecida ou que inspre confiança, seria uma boa ideia pra comprar para o meu pai talvez...
Não é preciso usar o PDA. Podes programar do comando original para o outro. Só que geralmente quando o pessoal está á procura de outros comandos é porque o original já não funciona. Depois é difícil encontrar um universal que tenha as funções todas, principalmente para boxes satélite.
O PDA é o meu telemovel que já tinha, o software saquei por isso não gastei nada. E usei-o porque me permite armazenar lá comandos ilimitados e desenhar o comando. Assim posso nomear as teclas e por-lhes um texto nome real delas. Enquanto o comando funciona na perfeição fico logo com um backup para o que der e vier.
Para fazer o mesmo sem PDA/portátil ou comprava um comando muito caro tipo um kameleon, ou então só podia ter backup de meia duzia de aparelhos. O comando do lidl e este dos chineses só tem teclas para 4 aparelhos diferentes (TV, DVD, CAB, e SAT), e no PDA tenho alguns 20 comandos guardados, desde as luzes do emprego ao termoventilador da sala.
Outra pergunta, quando o tal comando chines fica sem pilhas, tens de programar tudo de novo?
Aquilo tem uma bateria de backup que eles dizem dar para 40 segundos. Mas uma vez deixaram-no cair, saltaram as pilhas e só quando eu cheguei a casa ao fim do dia é que pus as pilhas na posição certa e não precisei de programar.
Que mais conselhos podes dar acerca destas solução de copiar sinal IV? Obrigado.
O comando do LIDL tinha qualidade, mas a não ser que haja resto de stock nalgum LIDL vais ter de esperar que venha outra remessa. Não te vou recomendar nenhuma marca porque não tenho estado dentro do assunto. Procura no google por learning remote ou programmable remote e vê que marcas há. Mas os one-for-all e os da Visa costuma ser bons.

Há uns programas para instalar nos portáteis que também recebem o sinal IV, mas como tenho aquele no PDA com windows mobile nunca testei os de PC. Também há uma versão para Symbian que eu usava no meu Nokia 6600, mas não aprendia. Tinha de aprender no PDA e depois enviar o ficheiro para o Nokia.

Acho que estes comandos programáveis são uma boa solução para os velhotes, porque assim só com um comando fazem tudo. Não precisamos de programar as opções todas. Só o ligar/desligar, mudar de canal e som. Assim evitam-se historia de terror como um vizinho meu já idoso assim que lhe disse que tinha de usar os dois comandos não ficou contente. Depois quando ligou o recetor TDT, carregou no botão power muito de lado e o botão ficou preso. No comando da TV LCD Samsung ele já tinha o problema de ligar o modo de demonstração DNI (era só carregar num botão que está mal localizado por cima do volume) que dividia a imagem e mostrava umas letras que não desapareciam com o ligar/desligar.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Re: TDT - Dúvidas

Post by Grande Guru »

Uma pergunta. Mtos dos descodificadores TDT dizem que permitem gravação por USB. Estas maquinetas recebem o sinal de cabo, por forma a quem n tem boxes com capacidade de gravação pudesse passar a usar isto como gravador dos canais da ZON/MEO etc?
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: TDT - Dúvidas

Post by agorgal »

Quanto a gravar o sinal de cabo: não me parece. Tanto quanto já percebi dos vários modelos à venda, recebem apenas sinal VHF/UHF (sinal de antena) por coaxial, convertem este sinal para, consoante os modelos, vídeo composto e componentes, bem como dois canais audio, isto em sinal analógico, SD e HD 720p e 1080i (estes dois últimos apenas por componentes). E também, mantendo a característica digital, HDMI 1.3, SD e HD 720p e 1080i. Haverá modelos capazes de processar até 1080p mas não conheço nenhum. Como a única entrada é VHF/UHF, parece-me incompatível com os formatos da distribuição de sinal por cabo.
Perdoem-me os especialistas se eu, nesta generalização, cometi algum erro, mas parece que é mais ou menos isto...
Quanto à qualidade do sinal, lembro-me de algumas leituras em foruns americanos aquando da sua passagem do sinal terrestre para digital. Quem já recebia bem passou a receber melhor, quem recebia mais ou menos, aqui poderia acontecer uma de duas coisas: ou melhorava ou pura e simplesmente desaparecia. Aqui, na região do grande Porto, já vi situações absolutamente surpreendentes: instalações onde eu acharia impossível receber um sinal de qualidade terem feito a transição de uma forma perfeita e outras onde eu juraria não haver problemas e que afinal apresentaram um redondo zero... Mas apenas estou a falar de antenas interiores, amplificadas ou não, mas daquelas que se vendem em qualquer loja por 20 ou 25 euros.
Em minha casa, e porque me nego a pagar uma data de canais que não me interessam de todo, instalei um descodificador de 32€ comprado no jumbo, por sinal dos mais completos a nível de saídas, ligado a uma antena interior com alguns anos, amplificada, e a coisa funcionou perfeitamente. Mas estou a falar da Zona alta do Porto. Acreditem, antes de gastarem dinheiro tentem experimentar o equipamento de um amigo(a). Estão à venda descodificadores que têm uma qualidade miserável. O primeiro que comprei era absolutamente infuncional. Um dos problemas que surge com frequência é incompatibilidade com o formato 16:9. Ou seja, fica impossível harmonizar o 16:9 da TV com o 16:9 do descodificador, condenando a ver a imagem permanentemente distorcida... Por tudo isto eu digo: experimentem primeiro e depois comprem.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: TDT - Dúvidas

Post by Rui Santos »

Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Sykor
Novato
Posts: 36
Joined: April 11th, 2011, 11:11 am

Re: TDT - Dúvidas

Post by Sykor »

Grande Guru wrote:Uma pergunta. Mtos dos descodificadores TDT dizem que permitem gravação por USB. Estas maquinetas recebem o sinal de cabo, por forma a quem n tem boxes com capacidade de gravação pudesse passar a usar isto como gravador dos canais da ZON/MEO etc?
Não dão para isso, porque a norma que os operadores de tv paga usam é a DVB-C no caso dos por cabo, e DVB-S no caso da recepção por satelite. A TDT usa a norma DVB-T. Depois há ainda a questão de o sinal vir encriptado. Os receptores TDT só permitem a descodificação de emissões em sinal aberto.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

Algum feedback sobre os problemas durante o mês de Maio:

Parece que em algumas zonas rurais, longe das cidades, a intensidade do sinal TDT que sempre esteve suficientemente forte (com antena nova e amplificador) baixou, tipicamente de 100 para 40%, observei isto em 3 residencias, com instalações de antena exterior recentes, de 2012. A zona em questão é servida pelo retransmissor de Alenquer, mas vi notícias do mesmo acontecer no Alentejo e no Norte. Basicamente o pessoal ficou um mês sem TV.

Os problemas começaram 2 dias depois do apagão de Abril, e duraram cerca de um mês, parece que o sinal voltou aos valores normais há cerca de 10 dias atrás, pelo menos na zona de Alenquer.
cannondale20
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 388
Joined: December 26th, 2007, 1:17 pm
Location: VdC, Porto

Re: TDT - Dúvidas

Post by cannondale20 »

Gostava de saber se alguém me pode ajudar com um problema. Eu mudei-me recentemente para uma casa nova mas esta não possui uma antena exterior. Eu gostava de saber como é que eu consigo ligar a minha tv. É um LCD da LG de 2008/9 e eu queria saber se tenho k comprar um descodificador, uma antena ou ambos. Obrigado.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT - Dúvidas

Post by JoséMiguel »

cannondale20 wrote:Gostava de saber se alguém me pode ajudar com um problema. Eu mudei-me recentemente para uma casa nova mas esta não possui uma antena exterior. Eu gostava de saber como é que eu consigo ligar a minha tv. É um LCD da LG de 2008/9 e eu queria saber se tenho k comprar um descodificador, uma antena ou ambos. Obrigado.
Em relação à box TDT, tens de comprar, pois os LCD's dessa altura, tipicamente apenas suportavam MPEG2, não compatíveis com a norma MPEG4 de Portugal, mas ainda que suportassem o MPEG4, tinham um ganho de sinal muito baixo, inferior a uma box TDT. Comprei a minha LCD Samsung em Janeiro de 2009 e não suporta MPEG4.

Em relação à antena, a única maneira de usares uma antena interior é se morares até 2km de um emissor com alta potência, por exemplo a 1º linha de prédios em Benfica, a 2 km do emissor de Monsanto, e se conseguires ver a antena do trasmissor a olho nú, sem binóculos, com vista desimpedida em campo aberto.

O mais provável é precisares de uma instalação de antena exterior que ronda os 100-150 euros, tipicamente:

antena sem amplificador de mastro - 40 euros
mao de obra e peças - 30 euros
cabo coaxial - 1 euro por metro
amplificador interior - 35 euros (se necessário)

ou antena com amplificador de mastro mais cara, e nesse caso em vêsz de um amplificador interior, utiliza-se um alimentador interior de 15-20 euros que dá enregia ao amplificador de mastro.

sugestão: fala com os vizinhos daí e informa-te de um instalador que não seja careiro, pelo menos só pagas uma vez, e não tens mensalidade eterna.

Quanto à box recomendo uma que tenha interface hdmi e suporte full hd 1080p. Vais ligar a box a um LCD quem tem no mínimo 720p, a ligação por SCART dá-te cabo da qualidade da imagem. A diferença de preço é que pagas 35 euros em vez de 25 euros.

Mais dúvidas pergunta...

Ah, eu tou a assumir que é uma vivenda, se for um apartamento em 2ª mão, o que sucede é que o antigo inquilino (imbecíl) autorizou o corte do cabo de TV Terrestre original, para poupar trabalho à empresa de TV Cabo, neste caso basta chamar alguem para reparar o cabo cortado e verificar se a antena colectiva UHF do prédio está intacta e apontada na direcção certa.
Post Reply