Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Psico_Mind »

Neste momento as colecções que me movem são as de livro que não vão passar de moda.. De DVD's já fui mais disso. Não sou contra a era digital.. Fica bonito na prateleira mas ocupa espaço, detiora-se.. e sejamos realistas.. daqui a 50 anos, o DVD vai estar encostado como o CD começa a estar fora casos como os leitores de CD's dos carros. A qualidade do DVD já não é satisfatória para mim agora que sei a qualidade que os novos formatos têm... Vejo sem problemas, claro.. mas já não significa o mesmo.
Last edited by Psico_Mind on September 13th, 2012, 7:12 pm, edited 1 time in total.
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by rui sousa »

Psico_Mind, o problema é que já apontam também o mesmo cenário para os livros... :(
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Psico_Mind »

rui sousa wrote:Psico_Mind, o problema é que já apontam também o mesmo cenário para os livros... :(
Infelizmente, eu sei disso :( Nos livros vejo o caso mais difícil porque eu gosto de ir para a cama ler e não me vão ver com um tablet a tentar ler um livro.. grr-) Mas sem dúvida que no futuro também haverá uma reducação de livros por pessoas que se vão habituar a ter os seus livros sacados da net.. Mas de qualquer forma, é aquilo que digo. Nunca irão passar de moda na minha estante. :)

Eu agora tenho comprado os livros usados nos leiloes.. o acordo ortográfico está a dar cabo de mim. Grr:-)
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by rui sousa »

Nem eu... aliás, ler um livro não é a mesma coisa que olhar para um ecrã, mas pronto, é as mentalidades que mudam... talvez as coisas possam atenuar, vamos a ver.

Pois, imagina quem tem de "aprender" a usar o acordo obrigatoriamente, como é o meu caso... ainda me custa e faço muita confusão, apesar de estar nisto há quase um ano.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by rui sousa »

João Vieira, eu também não sou grande adepto de fazer downloads de filmes (músicas não faço) e estimo muito a minha (pequena) coleção de 200 e poucos DVD's, mas se não fosse graças à internet, não poderia ter visto algumas pérolas do cinema que, em Portugal, não estão à venda, ou se estão, é em pior qualidade que o que se encontra online. Não mantenho os downloads no PC, vejo-os e apago-os logo (e se tiver gostado do filme, ponho na minha wishlist de DVD's) mas se não fosse a net, haveria muitos clássicos que não poderia ter visto, e muita coisa que teria perdido. É como a "pirataria televisiva" (o ato de gravar programas na box da TV). Tenho imensos filmes gravados para ver, e graças a estes sistemas (que destroem o que era tradicional, é verdade, mas a indústria também deixou que isso acontecesse) pude apanhar muita coisa que dantes me passava ao lado. Portanto, acho que nem tudo é mau...
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Psico_Mind »

rui sousa wrote:Nem eu... aliás, ler um livro não é a mesma coisa que olhar para um ecrã, mas pronto, é as mentalidades que mudam... talvez as coisas possam atenuar, vamos a ver.

Pois, imagina quem tem de "aprender" a usar o acordo obrigatoriamente, como é o meu caso... ainda me custa e faço muita confusão, apesar de estar nisto há quase um ano.
Nos filmes, música, etc eu acredito que no futuro o digital vai mesmo assumir um papel fulcral porque como o Gribi disse, para as gerações mais jovens, é tudo digital já.. Agora até as televisões já se ligam por wireless ao PC lol. Portanto, só o futuro dirá como as coisas vão ser mas se virar tudo digital não fico muito surprendido. Eu por exemplo posso alugar os filmes que quiser sem pagar mais por isso..

Mas nos livros não vejo a desaparecer por completo porque por mais evoluido que os tablets fiquem, que comparação pode haver com o papel? Estamos a viver num mundo tão obcecado com as tecnologias, smartphones, tablets e essas coisas que abdicam dum bom livro para ler um tablet??

Sim, imagino! Se eu que não sou obrigado ( estou a acabar de estudar mas estou numa engenharia, contas basicamente.. relatórios o word corrige-me tudo ) já me faz uma confusão dos diabos.. então ser obrigado. Eu deixei de comprar livros. Ando sempre a comprar tudo por leilões. É natural. %-)
Image
JoaoVieira
Novato
Posts: 46
Joined: June 12th, 2012, 12:56 am

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by JoaoVieira »

Rui sousa faço exatamente o mesmo que tu quando quero ver um filme que não tive oportunidade de ver antes também saco da net, mas assim que acabo de ver apago e se gostar do filme compro já muita gente não é assim sacam os filmes da net e pronto não compram nada e ainda acham estúpido e um gastar de dinheiro quem os compra.
JoaoVieira
Novato
Posts: 46
Joined: June 12th, 2012, 12:56 am

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by JoaoVieira »

Eu não julgo a possibilidade de fazer downloads dos filmes que queremos ver e que já não temos acesso, apenas julgo quem só faz isso sem querer comprar nada. Antigamente quando queria ver um filme ia ao clube de vídeo alugar, hoje em dia é raro os sítios onde existem ainda clubes de vídeo abertos.
superman
Fanático
Fanático
Posts: 748
Joined: September 4th, 2008, 11:43 pm
Location: Londres

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by superman »

Espero que esse tempo ainda demore a chegar porque adoro ter os DVD's.
Tenho consciência que o BR tem melhor qualidade, mas mesmo assim adoro ter os DVD's.
Sei que estamos na era digital e que provavelmente será o futuro. Só não quero esse futuro agora.
Tenho amigos meus que acham estúpido gastar dinheiro em comprar os filmes, mas é uma escolha minha da qual não tenho remorsos de o fazer.
Cada um faz aquilo que quer. E como se costuma dizer gostos é algo pessoal.

Em relação aos videoclubes a muito que o seu destino estava traçado.
Cada vez irá haver menos. E depois para mim há dois pontos aqui.
Um é o preço, pois se cada vez quiser ver um filme mais do que uma vez, estou tramado só com o valor e sendo assim mais vale comprar.
O outro que para mim vem acabar com o resto é o VOD. Aqui a pessoa pode estar no conforto da sua casa, escolher e na duvida pode ver o trailer e não ter a preocupação de ir entregar ou ter de pagar multa. Apesar de achar o serviço muito caro. Acho que este serviço vai dar a estocada final.

Em relação ao outro assunto, talvez aceite se for para tirar duvidas caso não conheça o filme para o comprar.

Tudo isto é a minha opinião, logo ninguém é obrigado a estar de acordo.
São pontos de vista que pode ser debatidos como todas as outras opiniões.
Confucio
Iniciado
Iniciado
Posts: 67
Joined: September 15th, 2007, 3:54 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Confucio »

@Psico-Mind, tablets para ler livros não é o melhor realmente. Mas num e-reader com e-ink (Kindle, Nook, Kobo, etc.) a conversa já é outra.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by elfaria »

Estive a consultar a minha bola de cristal e vi que depois do Blu-ray virão os filmes IMAX em 8K gravados em memórias flash de alta capacidade com possibilidade e zoom em grande escala e em 3D. :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Steven Spielberg Considering Using IMAX Cameras For Robopocalypse


Those who had the chance to see The Dark Knight, Mission: Impossible - Ghost Protocol and The Dark Knight Rises in IMAX know that there is some incredible potential in the format. And it's a potential that Steven Spielberg is starting to realize. In a recent interview the legendary Academy Award-winning filmmaker revealed that he is contemplating shooting his next film, an adaptation of Daniel H. Wilson's novel Robopocalypse.

Speaking with Yahoo!, Spielberg said "I'm going to do an IMAX camera test, [both] a 2 and 3D test for my next movie Robopocalypse, and I haven't decided whether I'm going to use the IMAX cameras, and I haven't decided whether it's going to be 2D or 3D yet, but I am in September going to start doing some tests." The director does have some experience in the world of 3D, having shot his last movie, The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, in the format. He has never shot a feature film using IMAX cameras.

The film is being written by Drew Goddard, who is best known for co-writing and directing The Cabin in the Woods, which came out earlier this year. It is currently slated to be released on April 25, 2014 - it was originally going to come out on July 3, 2013 - and Spielberg recently revealed that he would be interested in having Chris Hemsworth star (whether or not that will be possible due to the actor's busy schedule is unknown).

I for one would love to see Spielberg make the film in 2D with sequences in IMAX. As Brad Bird proved while making Ghotocol and flying an IMAX camera over the Burj Khalifa, there's no format that's more immersive.
Psico_Mind
Fanático
Fanático
Posts: 986
Joined: May 14th, 2004, 4:11 pm

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Psico_Mind »

Confucio wrote:@Psico-Mind, tablets para ler livros não é o melhor realmente. Mas num e-reader com e-ink (Kindle, Nook, Kobo, etc.) a conversa já é outra.
Confucio, acredito que seja mais agradável que um tablet mas mesmo assim, por hora não me conseguem convencer em trocar um livro por algo desse estilo! Considero algo aceitável como alternativa, não como prioridade ou primeira escolha!
Image
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4409
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by rui sousa »

Levantou-se esta questão no grupo facebook do fórum, e já agora, para memória futura, deixo aqui o que por lá disse.

1. - não há dúvida que o Blu-ray é superior ao DVD, quer na qualidade de imagem quer na pureza do som. Isso causa algumas vantagens, como restauros incríveis de clássicos que nunca receberam edições devidamente prestigiantes, como desvantagens: há clássicos que prefiro rever em DVD do que em bluray porque, ao passarem para esse novo formato, foram demasiado "purificados", danificando algumas das características originais do filme. Exemplo disso é a excessiva digitalização do "M", de Joseph Losey: http://www.dvdbeaver.com/.../blu-ray... ... lu-ray.htm

2. - O DVD vem num tempo em que o físico se encontra em expansão, proporcionado pelas vendas crescentes de CD's, VHS e Laserdiscs. Foi um salto gigantesco em relação a formatos anteriores de vídeo, um salto que não é assim tão grande em relação ao bluray, honestamente.

3. - Por surgirem em épocas e contextos diferentes, os 2 formatos parece que colidem nos tempos que correm, mas o DVD continua em forma por uma simples razão: a sua produção é mais barata e acessível, e grande parte dos DVDs modernos (à excepção das cópias bootleg espanholas que cá chegam aos magotes) têm qualidade superior de imagem, o máximo possível num DVD que, visto num aparelho com upscalling, torna a diferença para o bluray quase insignificante.

4. - Estamos a passar um tempo em que o físico está a "morrer". No entanto, o nicho de mercado dos coleccionadores tem sido muito bem aproveitado por editoras fantásticas, com óptimas edições em DVD e Bluray (Criterion, Arrow, BFI, etc). Não sei se continuarão a vingar por muito tempo, mas sei é que o bluray não "conquistou" tanto espaço no mercado mais mainstream e, sendo que o que rende mais no mainstream agora é downloads, VOD e streaming, não vai mesmo vingar de todo nas massas.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Cabeças »

Quem foi acompanhando este tema, sabe que eu fui um dos grandes, heróicos e últimos resistentes, mas para minha grande vergonha, já confessei há tempos ter abraçado finalmente o Dark Si... perdão, o Blu Side. :-)))

Adoro a minha colecção e os meus dvds, e continuo a achar que relativamente à maioria das edições mais antigas o dvd serve perfeitamente. Mas tudo o que são novas edições dos filmes que são especiais para mim, já só compro em bluray. Avatar, Oblivion, The Martian, Star Wars, Deadpool, 007, Batman v Superman (só para dar alguns exemplos) e tantos outros, só fazem mesmo sentido hoje em dia em bluray. salut-)
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Quando os DVDs acabarem, que fazer?

Post by Cabeças »

Ainda a propósito deste tema, o que me assusta mesmo é o eventual desaparecimento do formato físico, sejam dvds, blurays ou 4K. Espero sinceraemente que estes formatos não sejam engolidos completamente pelo universo digital. Não são muitas as pessoas que têm o gosto pelo coleccionismo, embora haja muita gente a gostar de Cinema. Mas tenho muita gente conhecida que embora goste de filmes não faz questão de os coleccionar fisicamente. E há outras pessoas para quem ver um filme uma vez apenas basta. Não sentem qualquer necessidade de ter os filmes dos realizadores que gostam, os filmes emblemáticos dos géneros que gostam mais. E depois há outras pessoas ainda que acham que quem colecciona é doido, pois podem "sacar" (detesto o termo) tudo da net.

Como desde muito cedo assumi o gosto pelo coleccionismo, tanto em termos de Literatura como de Cinema, o crescimento desmesurado dos alugueres através das operadoras, que realmente já têm uma oferta enorme (e que ajudaram a acabar com os clubes de vídeo) a meu ver potencia que muitas das pessoas que refiro no parágrafo acima, tendencialmente não comprem filmes nos formatos físicos. Já os viram, comprar para quê, é o pensamento de muita gente. Também me faz confusão, agora como aparte, haver filmes para aluguer nas operadoras que estão em hd, legendados em português, e não têm edição nacional. Um exemplo? O fabuloso "The Awakening" (2011), de NIck Murphy, com a Rebecca Hall e o Dominic West. Tenho esperado este tempo todo que saia cá a edição nacional em bluray e nada. Outro dia espreitei no videoclube da NOS... e lá estava.

O meu medo portanto é que terminem mesmo com o formato físico. Os espaços nas fnacs, wortens e afins tem vindo a reduzir-se, bem como a oferta. A janela de oportunidade para a compra também, há edições que ou se compram logo ou nunca mais se encontram.

Espero e desejo sinceramente que os formatos físicos se mantenham, para mim vai ser muito triste se um dia deixarem de fabricar suporte físico para os filmes.

Claro que teremos sempre Paris, neste caso as nossas colecções, feitas com muito esforço durante muitos anos. São um pedaço de história, São um pedaço de nós. E são um repositório de memórias.
Cabeças
Image
Post Reply