Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by Cabeças »

A Banda Desenhada foi uma das primeiras leituras que fiz, mal aprendi a ler. Na altura comecei pelas revistas de Walt Disney, que preencheram imenso o meu imaginário infantil e que eu adorei, e depois pela banda desenhada franco-belga através da revista Tintin, cuja colecção felizmente consegui terminar há já uns anos e que tem como saberão muitas dezenas de álbuns dos mais variados autores e personagens. Ao mesmo tempo, adorava também o Mundo de Aventuras, o Kalar, o Major Alvega, etc... o Batman, o Super-Homem... e mais tarde as revistas da Marvel, com todos os super-heróis.

A Banda Desenhada continua a ter uma dimensão muito importante no meu imaginário, e preencheu no passado uma parte muito importante da minha vida. A revista Tintin foi minha companheira privilegiada durante anos, a seguir à fase da Walt Disney, que também adorei.

Últimamente, tenho andado um pouco desde há uns anos para cá a tentar recuperar coisas que foram muito importantes para mim na minha infância. Ter conseguido terminar a colecção da revista Tintin foi muito importante para mim. Só o cheiro das revistas é uma viagem ao passado instantânea.

O Cinema e a Banda Desenhada para mim são universos próximos, acho impossível quem gosta de um a sério não gostar do outro também. Estou por exemplo muito curioso por ver o que vai fazer o Luc Besson com o "Valerian", que tinha histórias no Tintin que eu gostava muito. É inegável a influência que a Banda Desenhada tem no Cinema.

E vocês? Qual a importância que a Banda Desenhada teve e tem para vocês nas vossas vidas na infância, juventude e idade adulta?

É um pouco por tudo isto que referi que acho que esta nova publicação da Levoir merece ser comentada neste espaço. Aliás, já saíu o primeiro número. Confesso que não li ainda nada desta obra, apesar de já ter ouvido falar muito dela. Esta colecção, decidi mesmo fazer. Pelo que vi do primeiro volume, vale mesmo a pena. salut-)

Deixo-vos as 3 primeiras capas:

Image

Image

Image

“The greatest epic in the history of comic books” – Los Angeles Times Magazine

Como já haviamos noticiado anteriormente, a Levoir e o Público vão publicar a edição integral da série original de Sandman, escrita por Neil Gaiman.

A partir de 6 de Outubro, nas bancas, são distribuídos semalmente 11 volumes em edição de coleccionador, em capa dura, dos quais 9 inéditos em português europeu. O preço de cada volume é de 11,90€.

Eis os títulos da colecção:

1.-Prelúdios e Nocturnos
2.-Casa de Bonecas
3.-Terra do Sonho
4.-Estação das Brumas
5.-Um Jogo do Ti
6.-Fábulas e Reflexões
7.-Vidas Breves
8.-A Estalagem no Fim do Mundo
9.-As Benevolentes 1
10.-As Benevolentes 2
11.-A Vigília


http://bandasdesenhadas.com/2016/09/23/ ... irpublico/
Cabeças
Image
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

Não te vais arrepender. É de facto uma obra-prima. A forma como Neil Gaiman engloba os mitos e lendas antigos no mundo actual é brilhante. Esta coleção junto com Fables são as grandes inspiradoras da série Once Upon a Time (e muitos outros). Talvez agora já pareça um pouco dejá vu devido a ser inspiradora de muitos outros, mas vale sempre a pena ler este original. Comecei a lê-la devido a uma prenda dos meus primos do Brasil ainda no formato comics americano e não descansei enquanto não a li toda. Além da série que comprei depois em inglês no formato graphic novel, ainda adquiri o The Sandman Companion http://www.vertigocomics.com/graphic-no ... -companion que explica os bastidores da série com entrevistas e material inéditos, bem como a prequela do Sandman - The Sandman: Overture criada 20 anos depois da série. Além disso ainda adquiri os volumes de algumas personagens marcantes da série (Death e Lucifer) com sagas em separado. Já para não falar nos breves "convidados" da série como John Constantine (Hellblazer), Etrigan, a Liga da Justiça, entre outros.

A principio estranha-se um pouco porque os desenhadores são diferentes conforme cada volume e o desenho varia bastante de album para album, mas o enredo une tudo de modo espetacular. De resto Neil Gaiman quis sempre saber com antecedência quem iria o ser desenhador seguinte para adaptar a história ao estilo do desenho.

E a maneira como pequenas personagens secundárias na série de repente se tornam personagens de destaque é também brilhante. Quando começares a associar vais ter que voltar atrás e reler a série novamente para apanhar os pequenos detalhes que escaparam na primeira leitura. Além das imensas referências literárias que povoam o Sandman. só acessíveis para quem tenha uma vasta cultura literária, embora não essencial para apreciar a história.

E se quiseres variar para texto em vez de desenho, recomendo American Gods do Neil Gaiman - https://en.wikipedia.org/wiki/American_Gods um romance brilhante do mesmo género - mitos e lendas incorporados no mundo actual. Vi agora que está a ser criada uma série TV baseada no livro.

Outros livros dele incluem Stardust também adaptado ao cinema e co-argumento do MirrorMask e do Beowulf e a série da BBC Neverwhere que curiosamente deu depois origem ao livro e a uma graphic novel. Há ainda muitos outros argumentos de cinema e TV, o melhor é mesmo ver a biografia.
E não esquecer Good Omens o livro em colaboração com Terry Pratchett.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by Cabeças »

Pedro Pereira de Carvalho wrote: Outros livros dele incluem Stardust também adaptado ao cinema e co-argumento do MirrorMask e do Beowulf e a série da BBC Neverwhere que curiosamente deu depois origem ao livro e a uma graphic novel. Há ainda muitos outros argumentos de cinema e TV, o melhor é mesmo ver a biografia.
E não esquecer Good Omens o livro em colaboração com Terry Pratchett.
A MirrorMask! Adorámos esse filme aqui em casa! Não tinha feito a ligação!... e claro, o Stardust e o Beowulf... :-D

Image
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by lud81 »

Já li 3 livros do Neil Gaiman e tornou-se um autor de referência para mim. Uma excelente imaginação e humor.

Descobri Neil Gaiman há cerca de 10 anos, quando comprei Neverwhere na Fnac apenas porque gostei do título. :-))) Na altura não sabia, mas a versão do Neverwhere que comprei foi a americana. Só descobri isso há pouco tempo e então voltei a comprar o livro na Amazon, desta vez a versão "The author's prefered text" que é uma mistura da versão original inglesa e da alterada americana. Ainda não li.

Os outros livros que li foram Anansi Boys e o tal Good Omens, em parceria com Terry Pratchett. Devo dizer que Good Omens foi o que menos gostei. É engraçado, mas dos 3 que mencionei é na minha opinião o inferior. Nunca li mais nada do Pratchett, mas desconfio que Good Omens seja mais Pratchett do que Gaiman, e que seja por isso que eu gostei menos do livro. Tem partes cómicas, mas não muito. Gostei da representação dos 4 Cavaleiros do Apocalipse. yes-) E da running joke sobre o best of dos Queen. :lol: :lol:

O meu preferido foi Anansi Boys. É um livro extremamente imaginativo, tanto no conceito como na execução, e é de rir à gargalhada. Também envolve deuses e várias figuras mitológicas, o que parece ser a especialidade do homem.

Este ano , para além de voltar a comprar um "author's cut" do Neverwhere, comprei praticamente toda a bibliografia dele! Ou seja:

Stardust
American Gods
Smoke & Mirrors (short stories)
Fragile Things (short stories)
Trigger Warning (short stories)

Só me falta comprar The Ocean at the End of the Lane (outro título fantástico) e os "infantis" The Graveyard Book e Coraline.
Image
Pedro Pereira de Carvalho
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 8082
Joined: June 12th, 2001, 6:51 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by Pedro Pereira de Carvalho »

lud81 wrote:Nunca li mais nada do Pratchett, mas desconfio que Good Omens seja mais Pratchett do que Gaiman, e que seja por isso que eu gostei menos do livro. Tem partes cómicas, mas não muito. Gostei da representação dos 4 Cavaleiros do Apocalipse. yes-)

O meu preferido foi Anansi Boys. É um livro extremamente imaginativo, tanto no conceito como na execução, e é de rir à gargalhada. Também envolve deuses e várias figuras mitológicas, o que parece ser a especialidade do homem.
A parte dos 4 Cavaleiros do Apocalipse é indicada pelos 2 autores como sendo da autoria do Neil Gaiman, portanto acertastes na mouche.
O Anansi Boys é quase uma spin-off do American Gods, mas bastante mais leve. Espero que tenhas adquirido a versão do 10 aniversário do American Gods, sempre é algo mais completa.
Pedro Pereira de Carvalho - 56 anos - Lisboa
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by lud81 »

Pois, agora não tenho o livro aqui ao pé para confirmar, mas penso que tenho também o author's prefered text do American Gods.
Comprei esta edição: https://www.amazon.co.uk/American-Gods- ... rican+gods

Diz aí 2005, mas isso foi a 1a impressão, as de agora já são re-edições da Headline. E na contra capa diz que é, por isso estou confiante.
Image
O livro até tem uma entrevista com o Neil no final, tal como os outros todos.
Todos os livros do Gaiman que comprei neste ano têm este design de capa, que adoro e acho que está muito bem conseguido.
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Sandman (Neil Gaiman) - Obra completa pela Levoir

Post by Cabeças »

Um video de um fã brasileiro sobra a obra, que gostei de ver:

Cabeças
Image
Post Reply