Livros do Stephen King

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
NunoMeireles
Novato
Posts: 19
Joined: January 21st, 2017, 8:46 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by NunoMeireles »

Cabeças wrote:
Olá Nuno,

Estes do Talismã conseguem-se encontrar com alguma frequência no mercado de usados...
Tenho que andar atento. Online só encontro uma pessoa a vender e pede 27€ :shock:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

NunoMeireles wrote:
Cabeças wrote:
Olá Nuno,

Estes do Talismã conseguem-se encontrar com alguma frequência no mercado de usados...
Tenho que andar atento. Online só encontro uma pessoa a vender e pede 27€ :shock:
Estão mesmo muito caros... entre 5 e 7 cada livro é o preço "normal" no Coisas e no OLX...
Cabeças
Image
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by neotheone »

Cabeças wrote: February 3rd, 2017, 12:52 pm E tenho a indicação de que o próximo livro do Stephen King a ser publicado pela Bertrand será o primeiro da trilogia de Bill Hogdes:

Para mim, um novo lançamento do Stephen é sempre uma boa notícia... venha a trilogia! :-D

... e já agora também a parte final da saga Dark Tower! :-)
O ultimo livro da saga Torre Negra deve sair já em Março, pelo menos foi essa a informação que a Bertrand me deu.

Fico contente por saber do lançamento do Mr. Mercedes mas acho que perdem então uma boa oportunidade de lançar o It pois este ano estreia o filme nos cinemas http://www.imdb.com/title/tt1396484/reference

Entretanto acabei de ler O Caçador de Sonhos e fiquei desiludido, tem uma história e personagens interessantes mas alonga-se muito nas suas várias sub-histórias e acaba por ser um bocado aborrecido. Depois de ler o livro vi o filme e arrependi-me logo de o ter feito pois é mesmo muito mau :lol:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

neotheone wrote: February 6th, 2017, 3:19 pm
Cabeças wrote: February 3rd, 2017, 12:52 pm E tenho a indicação de que o próximo livro do Stephen King a ser publicado pela Bertrand será o primeiro da trilogia de Bill Hogdes:

Para mim, um novo lançamento do Stephen é sempre uma boa notícia... venha a trilogia! :-D

... e já agora também a parte final da saga Dark Tower! :-)
O ultimo livro da saga Torre Negra deve sair já em Março, pelo menos foi essa a informação que a Bertrand me deu.

Fico contente por saber do lançamento do Mr. Mercedes mas acho que perdem então uma boa oportunidade de lançar o It pois este ano estreia o filme nos cinemas http://www.imdb.com/title/tt1396484/reference

Entretanto acabei de ler O Caçador de Sonhos e fiquei desiludido, tem uma história e personagens interessantes mas alonga-se muito nas suas várias sub-histórias e acaba por ser um bocado aborrecido. Depois de ler o livro vi o filme e arrependi-me logo de o ter feito pois é mesmo muito mau :lol:
Também fico muito contente por irem publicar o último livro que falta da saga daTorre Negra! yes-)

E já que vão publicar o Mr. Mercedes, ficava também muito contente se publicassem a trilogia toda do Bill Hodges também este ano!...

Quanto ao Dreamcatcher, eu tenho o livro mas ainda não o li... terminei ontem mesmo o "IT" e agora tenciono acabar o "Bazaar of Bad Dreams", de que até estava a gostar bastante. Quanto ao filme adaptado na obra do Dreamcatcher, eu até gostei do filme, apesar de ser um bocado nojento de mais para o meu gosto. Mas a amizade entre eles está bem apresentada, a meu ver. Possivelmente comigo vai ser ao contrário... vou gostar imenso do livro, pois os livros são sempre muito mais ricos do que os filmes.

Quanto ao célebre "divagar" de que acusam por vezes o Stephen King... por mim ele pode divagar à vontade... para mim não é chato, é como passear pela mansão de Rose Red, pelos jardins... entretêm-me, acompanha-me, gosto imenso, e tenho sempre a sensação de estar em casa! salut-)
Cabeças
Image
NunoMeireles
Novato
Posts: 19
Joined: January 21st, 2017, 8:46 pm

Re: Livros do Stephen King

Post by NunoMeireles »

Novas aquisições:

https://ibb.co/mcHqdv

Já consegui arranjar as Cúpulas e A Hora do Vampiro a um preço simpático.

Alguém tem interesse nesta edição de "O Homem do Colorado"?

https://ibb.co/dMKxQa
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

"IT" (1986)

Post by Cabeças »

Image

Este foi um dos livros mais fantásticos que li até agora do Stephen King. É uma obra maior, onde o autor ao longo de 1367 páginas (nesta edição da Hodder) demonstra exemplarmente porque razão é uma referência absoluta em termos literários, com praticamente 400 milhões de livros vendidos em cerca de 40 países, dezenas de filmes baseados em obras suas, e um fenómeno de culto incontornável dentro do género Fantástico/Terror.

Ao longo do livro, acompanhamos a vida e a amizade entre Bill "Gago", Ritchie, Stan Uris, Beverly Marsh, Ben Hanscom, Mike Hanlon e Eddie Kaspbrak. A cidade onde tudo se passa, é Derry, que Stephen King já referiu ser uma versão imaginária de Bangor (onde vive), situada no Maine, USA.

Derry é uma cidade estranha, onde acontecem coisas estranhas. O grupo de jovens mencionado torna-se amigo, depois do irmão mais novo de um deles ter sido morto em circunstâncias muito peculiares e de começarem a perceber que por detrás da aparente normalidade de Derry, se oculta um Mal antigo, que renasce a cada 27 anos, e que costuma apresentar sob várias formas, sendo a mais usual a de um palhaço chamado Pennywise. Juntos, decidem enfrentar o Mal e quebrar definitivamente o ciclo de terror, tendo havido um primeiro confronto onde as coisas não ficaram definitivamente resolvidas. Mas o Grupo tinha feito a promessa de voltar a Derry, caso Pennywise voltasse, e 27 anos depois assistimos ao reencontro de todos já adultos, à batalha final por Derry e sobretudo pela sanidade mental de todos e pela esperança de poderem vir a ter ainda uma vida normal.

Stephen King mostra-nos Derry de tal modo que é como se passássemos também a ser moradores/visitantes da cidade. O enredo que aproxima as crianças em termos de amizade e vivências, é um pouco como uma janela para o passado da infãncia de quase todos nós, no tempo da pureza das primeiras amizades que pensávamos iriam durar a vida inteira. Ou pelo menos, o Verão inteiro, o que na altura era quase a mesma coisa.

Durante a leitura, por vezes acompanhamos as aventuras do Grupo em 1958 e em 1985 paralelamente, o que é muito interessante e ajuda a consolidar os elos entre o Passado e o Presente, além de enriquecer imenso a leitura em termos de entusiasmo e interesse.

É um livro que ao terminar, me fez sentir umas saudades enormes do Grupo, de cada um deles. Tal como da minha infância, e das minhas primeiras amizades. Acho que dizer isto, é dos maiores elogios que se podem fazer a um livro.
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Tenho de ler esse livro. Mas tendo tu demorado mais ou menos 2 meses a lê-lo, acho que eu vou demorar uns 4 ou 5... Que foi mais ou menos o que o The Stand me ocupou, se bem me lembro, que é um livro do mesmo tamanho. Não que eu leia devagar, mas leio pouco tempo por dia.

Actualmente estou a ler um livro que, não sendo dele, tem um elo de ligação. É o clássico Lord of the Flies de William Golding, que King diz ser um dos seus livros preferidos e uma das suas influências. Já vou mais ou menos a meio e realmente consigo ver as influências. É um livro sobre um grupo de miúdos que tem de sobreviver numa ilha deserta depois do avião em que seguiam se ter despenhado. O livro não menciona adultos, nem o que lhes poderá ter acontecido, nem sequer mostra os seus corpos ou destroços do avião... Não sei se não haverá por aqui algo "mais" que só se descobrirá no final.

A influência em King realmente é notória, na forma como retrata um grupo de pessoas e o que tem de fazer para sobreviver. Vemos líderes natos a surgirem e os seus antagonistas, há o nerd/geek que sofre algum bullying, etc. E isto apenas com crianças, de forma implacável e realista. O retrato de um grupo de pessoas a sobreviver a alguma calamidade é uma das trademarks de King. E o retrato de crianças, de forma implacável, também.
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Em relação ao IT, que a par do The Stand considero a melhor obra do autor, queria destacar o trabalho gigantesco, e verdadeiramente eficaz, de contextualização geográfica, histórica e social feito sobre a cidade imaginária de Derry, e que confere um polimento de autenticidade a algo que é completamente inventado. Está ao nível, ou mesmo acima, do que já li de melhor em romances históricos em que os locais e os eventos são na sua maioria reais.

Derry neste livro é como se fosse uma personagem, de tal forma nos é descrita. Parece que até já vivemos nela, e que às tantas estamos a ver a rua, o parque, o centro onde passámos na semana passada - tudo descrito de forma visual muito clara e "verídica", sendo que o factor tempo (a acção alterna entre duas datas separadas por três décadas) acrescenta a dinâmica necessária para que as recordações das personagens se tornem também nossas.

Este, a meu ver, é o factor que coloca este livro acima de tudo o que o King já escreveu. Uma boa parte da força na criação de personagens, e da sua história, está fundada nesta contextualização brilhante.

Ao contrário do que sucede no The Stand, onde reconheço que há muita "palha", aqui as 1300 páginas têm um preenchimento narrativo necessário e determinante.
Last edited by Samwise on February 9th, 2017, 11:29 am, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

Há quase 10 anos, escrevi um artigo sobre o livro, logo após a leitura:

https://orgialiteraria.wordpress.com/2007/02/13/it/
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Samwise wrote: February 9th, 2017, 11:29 am Há quase 10 anos, escrevi um artigo sobre o livro, logo após a leitura:

https://orgialiteraria.wordpress.com/2007/02/13/it/
Gostei e fico com vontade de ler. yes-)
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

Promete... :-)))

Image
Cabeças
Image
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Cabeças wrote: February 11th, 2017, 9:38 pm Promete... :-)))
Image
Já tenho Mr Mercedes e Finders Keepers, edições paperback da Hodder. End of Watch sai em paperback da Hodder dia 4 de Maio, para completar a trilogia.

https://www.amazon.co.uk/d/cka/Mr-Merce ... KGKZ0FCZGQ
https://www.amazon.co.uk/Finders-Keeper ... 2GFZJ1ATVE
https://www.amazon.co.uk/End-Watch-Step ... KGKZ0FCZGQ


A propósito dos vossos comentários e também do filme que sairá no final deste ano, por enquanto estou muito decidido a pegar no IT quando terminar o Lord of the Flies. :-)
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

lud81 wrote: February 13th, 2017, 2:24 pm A propósito dos vossos comentários e também do filme que sairá no final deste ano, por enquanto estou muito decidido a pegar no IT quando terminar o Lord of the Flies. :-)
Tens todo o meu apoio moral. :mrgreen:

(e como fã do King, não te podes dar ao luxo de ignorar o IT)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by lud81 »

Conforme prometido, já comecei a ler. Vou em 160 páginas, ainda não acabei completamente o capítulo Six Phone Calls, mas já estou completamente absorvido pelo magnífico storytelling do King. King is king!

Samwise wrote: February 9th, 2017, 11:13 am Ao contrário do que sucede no The Stand, onde reconheço que há muita "palha", aqui as 1300 páginas têm um preenchimento narrativo necessário e determinante.
Aqui depende do se considera palha. Concordo que o King é um supremo contador de histórias, e eu gosto muito de ler o estilo bastante fluído dele, é como se estivesse a falar connosco directamente, mas It, uma pessoa menos fan poderia dizer que tem palha sim senhor. Quando é palha apresentada assim, eu adoro, pois é mesmo fluído, mas que a tem, tem. King é conhecido por repetir-se imenso, martelar um assunto até à exaustão. Isso para mim é uma qualidade, mas pode ser visto como um tique irritante, lá está, por alguém menos fan.

Eu acho que o martelamento é bom, até porque num livro de 1400 páginas ajuda a interiorizar as coisas, ajuda a conhecer melhor os personagens e as suas motivações, as suas vidas, as suas opções. E é um artifício narrativo. Eu considero quase como a rima num poema. Ele às tantas volta ao "refrão".

Um exemplo desta qualidade são os subtítulos de cada um dos seis telefonemas nesse capítulo que ainda estou a acabar.
1. Stanley Uris takes a bath
2. Richie Tozier takes a powder
3. Ben Hanscom takes a drink
4. Eddie Kaspbrak takes his medicine
5. Beverly Rogan takes a whupping
6. Bill Denbrough takes time out

A unificação dos títulos pode parecer simples, mas é uma das coisas que eu admiro em King. É uma espécie de rima.
E a ousadia de apresentar o 5 do ponto de vista, não dela, mas dele, um wife beater, desconstruir o processo mental dele, a raiva a aparecer e a crescer, as lembranças do passado dele, não dela. E o título é também um pouco jocoso, no seguimento dos outros.

Um grande contador de histórias, considero-me com sorte de viver no mesmo tempo em que King escreve. :-)
Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by Samwise »

lud81 wrote: February 22nd, 2017, 2:54 pm Conforme prometido, já comecei a ler. Vou em 160 páginas, ainda não acabei completamente o capítulo Six Phone Calls, mas já estou completamente absorvido pelo magnífico storytelling do King. King is king!
A nível de storytelling, esse é mesmo o melhor que li dele.

Ainda bem que estás a gostar. E que ainda tens mil página de prazer pela frente. :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply