Livros do Stephen King

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

Ena! yes-) Mais um, não fazia ideia que ia ser lançado.

E no próximo dia 12 temos a edição da Bertrand do "Dr. Sono"!

Faltam-me cerca de 100 páginas para terminar o "Skeleton Crew", depois coloco aqui uma resenha, como costumo fazer.
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

Gostei desta entrevista do Stephen King, contida e calma, sobre algumas questões relacionadas com o processo da escrita e sobre a trilogia de Bill Hodges, que espero que a Bertrand publique cá.

Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Livros do Stephen King: "Skeleton Crew" (1985)

Post by Cabeças »

Image

Mais um livro terminado, uma antologia de contos escrita em 1985 e ainda sem edição nacional. Em inglês, demoro sempre mais um bocado a ler, tenho que estar muito mais concentrado e pesquisar alguns termos que não me são familiares. Todavia, acabo sempre com a sensação gratificante de, como diz o Samwise, estar a "ouvir" a voz do autor. Gostei francamente desta colectânea, que tem histórias muito boas, uma delas "The Mist", que deu origem à adaptação cinematográfica de Frank Darabont que é já praticamente um filme de culto no género.

Deixo-vos como de costume uns resumos breves, para terem uma ideia geral. Para mim não há spoilers, pelo menos como eu os entendo, mas como penso que diria Sephen King... estão por vossa conta e risco! :badgrin:

* Introdution (Pág. 1)
Como é hábito na maioria das suas obras, Stephen King oferece-nos uma introdução, que aprecio sempre muito ler. Nesta, começa por contar um episódio muito giro que se passou entre ele e um amigo que o aborreceu tentando desmerecer o seu trabalho relativamente aos contos, em termos de rentabilidade. Depois dá-nos as verdadeiras razões da necessidade que sente em escrever, e embora claro admita que o dinheiro que ganha é muito agradável, diz-nos as verdadeiras razões de continuar a escrever histórias curtas. E agradece, como sempre, ao "Constant Reader", o que é sempre muito agradável de ler.

* The Mist (Pág. 10)
Esta história teve em 2007 uma adaptação para Cinema com bastante sucesso, sob a direcção do realizador Frank Darabont, que nos ofereceu um filme conhecido por ter um dos finais mais infames da história do Cinema. O conto tem um final diferente, que sinceramente prefiro. As dimensões cinematográficas e literárias para mim são sobretudo uma componente lúdica, de modo que sempre que possível evito filmes ou livros que me façam sentir mal no final. Para isso já basta a vida, que é como um filme que acaba sempre mal, pois no final morrem sempre todos...
O conto versa sobre o aparecimento de uma neblina misteriosa que traz diversos monstros escondidos. Várias pessoas ficam presas num pequeno supermercado, e vamos acompanhando as diversas personagens nas suas tentativas de fuga e nas dificuldades que começam a aparecer em termos de relacionamento.

* Here There Be Tigers (Pág. 191)
Um conto curto, de apenas sete páginas, mas de que gostei bastante. Charles é um garoto que está na aula e sente necessidade de ir à casa-de-banho. Miss Bird, a professora, é autoritária e gosta de o humilhar e ele sente-me muito envergonhado por isso suceder, sobretudo na presença de Cathy, a rapariga de quem gosta. Depois de o envergonhar, a professora acaba por o autorizar a ir. Mas quando Charles chega à casa-de-banho, encontra lá um tigre.

* The Monkey (Pág. 198)
Um conto estranho e assustador sobre algo que seria supostamente um brinquedo, um pequeno macaco tocador de pratos. No entanto, este "brinquedo" aterrorizou Hal Shelburn quando era criança, pela sua estranheza e pelas coincidências estranhas que sucediam quando da sua presença. Felizmente que Hal conseguiu ver-se livre dele na altura. Mas agora, muitos anos depois, ,o macaco voltou e é a vez de Petey, o filho de Hal, achar também que algo de muito estranho se passa com o brinquedo.

* Cain Rose Up (Pág. 250)
Uma história estranha, sobre Garrish, o aluno de uma Universidade que resolve adquirir uma espingarda, barricar-se, e calmamente começar a disparar sobre os alunos do campus. Este conto tem pontos de contacto com o conto intitulado "Rage", escrito em 1966 e publicado apenas em 1977, mandado retirar do mercado por Stephen King após o atentado de Heath High School em 1997, onde encontraram uma cópia da obra no cacifo do responsável pelo tiroteio, o aluno Michael Carneal. O conto deu-me a sensação de ser uma introdução apenas. Termina quando estamos à espera do desenvolvimento.

* Mrs. Todd Shortcut (Pág. 259)
Um conto de que gostei imenso. É ao mesmo tempo uma história de amor e um conto sobre viagens no tempo. Numa pequena localidade, um caseiro apaixona-se pela esposa do proprietário, de um modo delicado e quase contemplativo. Ela por seu turno, devido ao prazer que tem em conduzir, descobre um modo de viajar no tempo muito original. É uma história delicada e encantadora, com um toque de sobrenatural que aumenta a magia que sentimos ao lê-lo.

* The Jaunt (Pág. 296)
Esta é uma boa história de ficção-científica. Uma família embarca numa viagem que envolve teleportação, enquanto o pai conta aos filhos a investigação que tornou possível este tipo de transporte. Mas, como todos os que gostamos de ficção-científica sabemos, por vezes as coisas podem não correr bem com o teleporte.

* The Wedding Gig (Pág. 332)
Neste conto também não encontrei nada de sobrenatural. Se o conto anterior é de ficção-científica, este pareceu-me um policial interessante. Mas não posso considerá-lo um grande conto. Basicamente acompanhamos uma banda de jazz que é convidada para tocar numa festa de casamento da irmã de um mafioso, que tem a particularidade de ser gordíssima. A actuação corre bem. Tudo o resto, nem por isso.

* Paranoid: A Chant (Pág. 353)
Cinco páginas de um texto absolutamente delirante, que traçam em termos gerais os pensamentos e alucinações diárias de um esquizofrénico paranóico com manias de perseguição. Há uma conexão com a saga Dark Tower, relativa à descrição de um "homem escuro e sem rosto".

* The Raft (Pág. 358)
Este é mais um conto muito forte de Stephen King. Dois casais de jovens decidem ir até a uma praia isolada e nadar até uma jangada ancorada, que está afastada da margem. Ao chegarem lá, apercebem-se de que há qualquer coisa na água. É um auténtico conto de terror, cheio de suspense e bastante dramático.

* Word Processor of the Gods (Pág. 399)
Um conto muito bonito de Stephen King, que apreciei bastante. Conta a história de um homem com uma relação problemática com a mulher e com o filho, e da sua amizade paternal com o sobrinho, filho de um irmão alcoólico e de uma antiga namorada sua. Acontece um acidente dramático à família do irmão, mas ele tem um presente do sobrinho que ainda não abriu...

* The Man Who Would Not Shake Hands (Pág. 426)
Um conto de terror "à antiga", tendo por base um homem que, devido a uma maldição que lhe lançaram na Índia, não pode tocar com as mãos em ninguém. Mas no fundo a história é sobre um tempo especial da juventude, companheirismo, jogos de cartas e um velho que pode ser muito mais idoso do que quer parecer.

* Beachworld (Pág. 452)
Este é um conto que considero mais de ficção-científica do que de horror. Uma nave com dois tripulantes vai parar a um planeta que parece ser um deserto sem fim. O problema é que, segundo descobrem, o único ser vivo inteligente é... a areia. O que não quer dizer que seja amigável.

* The Reaper's Image (Pág. 477)
Uma história de mistério com um toque de sobrenatural. Carlin e Spangler procuram o espelho de Delver, um espelho muito antigo, que possui uma história de eventos trágicos relativamente a quem olha para ele. E encontram-no.

* Nona (Pág. 488)
Novamente um conto bastante forte, onde acompanhamos as memórias de um rapaz e o seu tempo presente com uma namorada estranha. Juntos partilharão um caminho de amor e violência sempre com a presença de uma componente sobrenatural. Este conto tem tanto de nostálgico e de encantador como de estranheza e horror.

* For Owen (Pág. 536)
Este não é um propriamente um "conto", mas sim duas páginas de texto escrito em prosa poética, que parece ter saído de um sonho, e onde Stephen King partilha connosco um momento passado quando acompanhava o seu filho Owen à escola.. É claramente um dos textos de Stephen King que convém ler na língua original.

* Survivor Type (Pág. 538)
Para mim este é um dos contos mais arrepiantes e "gore" de Stephen King. Um cirurgião sem muitos escrúpulos vai parar depois de um naufrágio a uma pequena ilha deserta sem absolutamente nada para comer. Em breve se começa a interrogar sobre a possibilidade de comer pedaços do seu próprio corpo enquanto espera por ajuda.

* Uncle Ottos's Truck (Pág. 568)
Uma história de terror que achei verdadeiramente fabulosa. Assistimos à amizade e parceria de dois sócios em tempos antigos, que faziam o que fosse preciso para garantir os seus lucros. Há em pano d fundo uma história de traição, crime, vingança e loucura. E um camião enorme, que acaba por ser uma das principais personagens do conto.

* Morning Deliveries - Milkman #1 (Pág. 592)
Um estranho leiteiro chamado Spike, numa cidade que parece construída segundo o modelo do sonho americano típico, faz as suas entregas. Por vezes com alguns brindes exóticos.

* Big Wheels: A Tale of the Laundry Game - Milkman #2 (Pág. 599)
Voltamos neste conto a encontrar Spike, embora esta história tenha outras personagens principais. Dois amigos bebem, conduzem perigosamente e acabam por encontrar um outro amigo de um deles. Tudo acabará bastante mal, mas não para Spike.

* Gramma (Pág. 619)
O pequeno George fica sozinho a tomar conta da Avó, que é doente, cega, está acamada, e tem mais de 100 quilos. George sempre teve medo dela. Haverá razões para isso? O que pode correr mal?

* The Ballad of the Flexible Bullet (Pág. 663)
É muito raro suceder-me com Stephen King, mas francamente não consegui apreciar este conto. Em termos gerais acompanhamos uma festa com vários casais, onde um editor conta um episódio da sua vida, referindo que ao tentar ajudar um escritor que estava a entrar numa espiral de loucura, deu por si a começar a sentir, ver, e acreditar nas mesmas coisas que ele. A questão subjacente é a de que se estariam mesmo a ficar loucos.

* The Reach (Pág. 733)
"Do you love?" - Esta frase pode ler-se na página anterior à do índice, no início do livro. Só se percebe a ligação a este conto quando se chega aqui, ao final da obra. A personagem principal é Stella, que viveu toda a vida na ilha de Goat, separada do continente por um braço de mar. Tem uma vida cheia de memórias, e tem também um cancro em fase terminal. Resolve então, com mais de 90 anos, atravessar a água congelada que a separa do continente, fazendo a viagem que nunca fez na sua vida. Esta é uma história muito bela e muito nostálgica sobre memórias, saudades do passado e dos que já partiram, e sobre se de algum modo eles ainda permanecem, e ainda nos amam.

* Notes (Pág. 762)
Nas notas finais, Stephen King relata-nos algo que gosto sempre imenso de ler, contando-nos o contexto que esteve na origem de vários contos deste livro. Nomeadamente os contos "The Mist", "Here There Be Tigers", "The Monkey", "Mrs. Todd Shortcut", "The Jaunt", "The Raft", "Survivor Type", "Uncle Otto's Truck", e "The Reach". Termina despedindo-se, como se tivéssemos chegado ao final de uma viagem. O que corresponde à verdade.


http://livrosdostephenking.blogspot.pt/
Last edited by Cabeças on October 16th, 2016, 12:59 pm, edited 3 times in total.
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

Saiu hoje :-D

Image Image

Last edited by Cabeças on October 16th, 2016, 1:53 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

A Bertrand está sempre em grande!
Estive hoje em 2 e nenhuma o tinha à venda...

Entretanto tenho andado a recuperar uma série deles que ainda não tinha e já consegui comprar o Meia Noite e Quatro, a Metade Sombria, todos da Torre Negra, Carrie e o Salem's Lot.

Por agora estou a ler o Terror, que vai ter série de TV em 2017 e quando terminar estou inclinado para ler o Carrie.
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

DarkAvenger wrote:A Bertrand está sempre em grande!
Estive hoje em 2 e nenhuma o tinha à venda...

Entretanto tenho andado a recuperar uma série deles que ainda não tinha e já consegui comprar o Meia Noite e Quatro, a Metade Sombria, todos da Torre Negra, Carrie e o Salem's Lot.

Por agora estou a ler o Terror, que vai ter série de TV em 2017 e quando terminar estou inclinado para ler o Carrie.
Eu estive na Bertrand da Avenida de Roma hoje ao final da manhã e também não tinham. Como sou muito chato quanto não cumprem compromissos referi que tinham anunciado que saía hoje e a colaboradora foi ao sistema e disse que pelo que via apenas as lojas do Norte tinham recebido hoje... :-(

Boas compras... já tens o Meia-Noite e Dois (a primeira parte)?
E da Torre Negra ainda falta sair o último pela Bertrand, intitulado mesmo "A Torre Negra". Compraste edição inglesa?

Esse "Terror" de que falas é qual?...
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

Não nos cruzamos por pouco! Também estive nessa e depois fui à do Campo Pequeno... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O Terror é composto por dois livros da Saída de Emergência:

http://www.saidadeemergencia.com/produt ... 7%A7%A7%A7

http://www.saidadeemergencia.com/produt ... 7%A7%A7%A7

Baseado numa histórica verídica (mas com uma dose de fantasia e terror) sobre a expedição que procurava a passagem do noroeste, no ártico, que, supostamente ligaria o oceano atlântico ao pacífico. Estou a adorar! Tem um toque de The Thing Carpenter... :-D
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

DarkAvenger wrote:Não nos cruzamos por pouco! Também estive nessa e depois fui à do Campo Pequeno... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Já estava hoje de manhã na Bertrand do Monumental. yes-)

19.90 preço de venda. Para mim é uma das edições mais bonitas da colecção. salut-)
Cabeças
Image
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Livros do Stephen King: "Revival" (2014)

Post by Cabeças »

Image Image

Mais um livro "forte" do Stephen King, que apreciei imenso! Este é mesmo uma história de horror. Na minha opinião, daria um excelente argumento para um filme, e não me admirava se fizessem mais uma adaptação cinematográfica desta obra. é um daqueles livros onde, como é hábito no autor, a "viagem" é um prazer enorme.

A capacidade de desenvolvimento das personagens e o interesse e empatia que nos faz sentir por elas é uma característica recorrente da escrita de Stephen King, e esta obra é mais uma em que essa experiência é nítida. Em termos gerais, acompanhamos a história de vida de Jamie Morton, com 6 anos de idade no início da obra. Ele desenvolve um amor quase paternal por um Reverendo que vai exercer para a pequena cidade onde Jamie vive com a família, e acompanha as experiências que este costuma fazer com electricidade, para fins recreativos. Mas o Reverendo sobre uma grande infelicidade em termos pessoais, e abandona a Fé. Jamie também passa por diversas vicissitudes, mas encontrará o Referendo várias vezes ao longo da vida.

O romance em si, é uma longa espiral descendente na direcção de um horror de características a meu ver mais clássicas do que é usual encontrar em Stephen King. Fez-me lembrar nalgumas alturas Poe. E fez-me recordar também um filme intitulado "Cigarette Burns", de John Carpenter. Não que o que se passa tenha algo a ver com as referências que menciono, mas sim por algumas sensações que este livro transmite. Pela minha parte, é mais uma grande obra de Stephen King, que de certo modo se reinventa e mantém a originalidade e a riqueza na construção e desenvolvimento das personagens e da história. Altamente recomendado.

Nota: O livro tem uma referência ao parque "Joyland", pormenor que achei delicioso. Quem conhece a obra de Stephen King, sabe que há referências cruzadas entre os vários livros, como se de certo modo todos fizessem parte de uma história maior, que vamos descobrindo enquanto mergulhamos mais fundo na obra.
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

Estou curioso para ler este também.
Adorei o texto da contracapa!

Entretanto tenho andado a recuperar algumas edições que me tinham escapado e já estou a ficar com a colecção maior... :-D :-D :-D

Image
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

DarkAvenger wrote:
Entretanto tenho andado a recuperar algumas edições que me tinham escapado e já estou a ficar com a colecção maior... :-D :-D :-D
Ena, também tens a 1ª edição do "Turno da Noite"! yes-)

Uma vez na universidade, há cerca de 20 anos e depois de uma conversa na aula sobre a obra do Stephen King, caí na asneira de emprestar esse livro ao professor. Ele depois na outra aula a seguir disse-me que lho tinham roubado, mas não teve a atenção de me comprar outro. E eu feito parvo não lhe disse que ficava então à espera que comprasse um e mo desse! Grr:-) Ainda hoje me lembro disso e fico sempre irritadíssimo, sobretudo comigo próprio. Desde já há muitos uns anos que não empresto absolutamente nada a ninguém. Claro que também não peço nada emprestado.

Não descansei enquanto não recuperei essa edição! Tenho-a e tenho também a nova... o texto é precisamente o mesmo, mas prefiro a capa da antiga de longe. Foi dos livros que mais me deu prazer comprar desde sempre.

Image

Eu sinceramente tenho alguns em inglês do King, uns 6 ou 7, mas tenho-os vindo a substituir pelas edições nacionais da Bertrand. Gosto de conseguir ler em inglês, mas cansa-me um bocado e demoro mais tempo. A colecção da Bertrand seduziu-me completamente! Espero que agora no final deste ano lancem "A Torre Negra", o último que falta da saga Dark Tower, e que depois continuem o bom trabalho relativamente às obras todas que faltam. É mais do que tempo de termos a edição nacional do "IT" e o "The Stand", entre muitas outras! Embora me chateie quando penso que quase de certeza lançarão as obras "partidas ao meio" para facturarem mais, prática que que acho absolutamente detestável.

A edição do "Dr. Sono" é uma das mais bonitas da colecção para mim! salut-)

Apenas acho que nesta colecção, a fonte é demasiado suave. Preferia um preto ligeiramente mais carregado.
Last edited by Cabeças on October 18th, 2016, 12:09 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

Por acaso reparei que o papel parece ter menor gramagem e a capa a mesma coisa. O livro é demasiado maleável para o meu gosto. Não notas-te isso, face aos últimos que têm saido?

Eu tenho péssimo hábito de emprestar livros, dvd e cd. E fico sempre arrependido quando empresto, principalmente os livros. Tenho muito cuidado para não dobrar as lombadas e quando me devolvem vêm num estado lastimável. Uma vez emprestei a minha colecção do Lord of the Rings e ia tendo um ataque quando me devolveram... Agora evito emprestar e quando empresto acabo por fazer um discurso sobre tudo aquilo que não quero ver quando me devolverem o que vou emprestar...

Outra pergunta. Já leste o The Shining? Em caso negativo, vais ler o Doctor Sleep antes, baseado no filme, ou vais querer ler o primeiro livro?
Eu não me apetece estar a ler o Doctor sem ler o Shining que até penso já ter lido há uns bons 20 anos, mas não me consigo recordar de nada porque o filme abafou o livro (caso raro).
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

DarkAvenger wrote:Por acaso reparei que o papel parece ter menor gramagem e a capa a mesma coisa. O livro é demasiado maleável para o meu gosto. Não notas-te isso, face aos últimos que têm saido?
Estive agora mesmo a comparar o "Carrie" com o "Dr. Sono", e apesar de não ter uma balança que me permita confirmar, parece-me que o "Carrie" (516 Pg) será mais pesado do que o "Dr. Sono" (577 Pg). O papel é também sem dúvida mais amarelado, prefiro a leitura no "Carrie". Não me admirava nada que tivessem diminuído a gramagem. E ler letras desmaiadas, embora depois de umas páginas se note menos, causa desconforto inicialmente. E irritação, pois é triste optarem por estas estratégias só para ganharem mais uns trocos.
DarkAvenger wrote:Eu tenho péssimo hábito de emprestar livros, dvd e cd. E fico sempre arrependido quando empresto, principalmente os livros. Tenho muito cuidado para não dobrar as lombadas e quando me devolvem vêm num estado lastimável. Uma vez emprestei a minha colecção do Lord of the Rings e ia tendo um ataque quando me devolveram... Agora evito emprestar e quando empresto acabo por fazer um discurso sobre tudo aquilo que não quero ver quando me devolverem o que vou emprestar...
Isso é algo com que terminei definitivamente. Aliás aviso logo as pessoas que não empresto nada, para evitar situações de algum constrangimento. Acho espantoso quando me dizem, a maior parte das vezes sem sequer ter grande confiança, coisas como "podias emprestar uns filmes", ou "tens que emprestar uns filmes" (esta então do "tens" tira-me do sério), ou "tens tantos, podias emprestar alguns". Bah! As coisas custam muito a conseguir, pelo menos a mim custaram-me, e embora adore partilhar conhecimento, pura e simplesmente não empresto nada. Tem-me poupado muitas chatices. Isso que dizes de te devolverem as coisas em mau estado, também passei por isso quando era novo, há uns 30 anos... e era quando devolviam. Uma vez emprestei um livro da Argonauta, o nº 2, "O Estranho Mundo de Kilsona" a um amigo, que teve a lata de escrever o nome dele na segunda página quando uma vez fui a casa dele, vi o livro na estante e lhe peguei e lhe perguntei se já o tinha lido e se mo podia devolver! Essa então nunca me esqueci. E gosto de ter as minhas coisas comigo. Uma pessoa começa a emprestar, e nunca mais tem as coisas todas. É lamentável. E é lamentável para mim a facilidade com que as pessoas pedem, como se tivéssemos a obrigação de emprestar fosse o que fosse só porque temos. Também é espantoso o pouco cuidado que têm com as coisas, e como se esquecem facilmente de devolver. Para mim não, definitivamente, não passo por isso. Como referi, aviso geralmente logo que não empresto nada, tem-me evitado situações desagradáveis. E pensem o que quiserem, estou-me a marimbar. Estou farto de gente aproveitadora. Já chega o que se tem que aguentar nos empregos, acho que a nossa casa e as nossas coisas são espaço sagrado.
DarkAvenger wrote:Outra pergunta. Já leste o The Shining? Em caso negativo, vais ler o Doctor Sleep antes, baseado no filme, ou vais querer ler o primeiro livro?
Eu não me apetece estar a ler o Doctor sem ler o Shining que até penso já ter lido há uns bons 20 anos, mas não me consigo recordar de nada porque o filme abafou o livro (caso raro).
Li o "Shining" há poucos meses, tenho a edição de capa dura do Círculo de Leitores. Há realmente algumas diferenças em relação ao filme, e embora tenha adorado o filme, para mim são coisas separadas, uma é a visão do Kubrick, outra é a obra original do Stephen King. Gostei muito de ler o livro, e acho que se aprecia mais o "Doutor Sono" lendo o "Shining" primeiro. Também não é muito grande, lê-se depressa. Não é que haja muitos pontos de contacto para além do Danny, mas sempre há alguns (há sobretudo um muito bonito no final do livro) e acho que se aprecia mais o "Doutor Sono" (já o li) lendo primeiro o "Shining", sinceramente. :-D
Last edited by Cabeças on October 18th, 2016, 12:45 pm, edited 5 times in total.
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: Livros do Stephen King

Post by DarkAvenger »

A minha edição é da Pendulo e separada em dois volumes... grr-)
Mas vou ter de ler essa porque já não consigo arranjar outra. Pelo menos rapidamente...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Livros do Stephen King

Post by Cabeças »

DarkAvenger wrote:A minha edição é da Pendulo e separada em dois volumes... grr-)
Mas vou ter de ler essa porque já não consigo arranjar outra. Pelo menos rapidamente...
Não sei qual é essa edição que falas, mas olha que uma má tradução pode dar cabo de um livro. Eu tinha uma edição pequenina em capa vermelha de que me desfiz. Quando a comparei com a edição da Bertrand, parecia que estava a ler outro livro... o-( era má demais.

As traduções da Bertrand, sinceramente gosto delas. São aliás iguais às do Círculo de Leitores, o texto é precisamente o mesmo.

É esta:

https://www.olx.pt/anuncio/the-shining- ... b348ac5cc8
Cabeças
Image
Post Reply