CD: Endless River (2014) - Pink Floyd

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

CD: Endless River (2014) - Pink Floyd

Post by Lorde X »

Ando a ouvir este album em loop, no youtube, enquanto não o consigo comprar a bom preço:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... r_88va60H3

Brilhante! Felizmente os meus receios eram infundados... Tenho qeu confessar que sou fã acérrimo dos Pink Floyd, estive em 1994 no estádio de Alvalade e já fui ver mais do que uma vez, bandas tributo ao meu grupo preferido de todos os tempos (Australian Pink Floyd Show, Brit Floyd).

Tenho todos os álbuns e, inclusivamente, uma grande colecção de cds que eu apelido de floydianos pois possuem grandes influências dos Pink Floyd.

Quanto ao confronto interminável entre o David Gilmour e o Roger Waters, tenho a dizer que apesar de concordar com a pretensão do primeiro de que a sua guitarra e voz, bem como os teclados do Richard Wright, eram essenciais para a sonoridade da banda, o génio que orquestrou tudo, o verdadeiro "Pink" (e que continuou a ser plagiado pelos restantes membros após a sua saída) foi o Roger Waters.

Este álbum infelizmente mostra que os conflitos entre os principais mentores dos Pink Floyd não se encontram sanados. À importância sempre dada pelo Roger Waters às letras e aos conceitos, o David Gilmour vem, neste álbum, reafirmar aquilo que sempre disse: a música é o mais importante. E a última faixa expressa isso mesmo de uma forma literal:

"It's louder than words
This thing that we do
Louder than words
The way it unfurls
It's louder than words
The sum of our parts
The beat of our hearts
(...)"

Apesar de algo simplista a letra da última e única música cantada deste álbum, acaba por funcionar e entrar com facilidade no nosso ouvido.
Quanto às restantes, até as ouvir, tive receio de que não estivessem à altura do legado dos Pink Floyd.

Tenho de confessar que não sou grande fã do Division Bell. Gosto da forte "What do You Want From Me", da calma "Wearing the inside out" e da "Keep Talking", mas muitas das restantes são músicas demasiado indistintas, comerciais, muito Gilmourianas, não merecendo estar num álbum dos Pink Floyd.

Quanto às faixas instrumentais deste "Endless River", reciclam músicas dos Pink Floyd mais antigas, como, entre outras, a Shine on you Crazy Diamond. Mas também ninguém estava à espera que fossem inovadoras.
Ora, além de não envergonharem, são músicas que se ouvem com muito deleite e em que encontramos muitos momentos de inspiração não só do malogrado Richard Wright, do David Gilmour que volta a tocar guitarra como já há muito não o ouvia tocar (nem no insatisfatório álbum a solo "On an Island") e mesmo do Nick Mason que numa faixa volta mesmo a dar um ar da sua graça, fazendo-nos reviver um pouco o feeling do Live in Pompeei.

Mas este último álbum deixa-nos o sabor amargo da confirmação de que Pink Floyd com Roger Waters nunca mais será possível. Se durante alguns anos, após o Live 8, acalentei essa esperança, estas gravações do Richard Wright eram a última hipótese de voltarmos a ter um álbum em que colaborassem os 4...

Resta-nos a esperança de que o novo álbum do Roger Waters mantenha o nível a que sempre nos habituou e seja algo de memorável... Conhecendo-o, pretenderá mostrar nesse album, a influência e o génio que esteve por detrás dos Pink Floyd nos seus momentos mais altos...
Aguardo com grande expectativa! yes-)
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: CD: Endless River (2014) - Pink Floyd

Post by Lorde X »

19 November 2014

CHARTING THE ENDLESS RIVER

The Endless River is Number One in the album charts in: UK, Germany, France, Canada, The Netherlands, Belgium, Portugal, Hungary, Austria, Switzerland, Denmark, Norway, Ireland, New Zealand, Croatia, and Slovenia.

STOP PRESS: the album has debuted at No. 1 in a further three countries: Poland, Sweden, and the Czech Republic, while in Italy, Pink Floyd jump from No. 2 to knock local artist Vasco Rossi off the top slot. This takes the total of chart toppers to 20 countries*.

Other charts include: USA – 3; Australia – 3; Finland – 4; and Spain – 6.

*The Endless River is also the best-selling album in Romania, although there are no official charts there.
In http://www.pinkfloyd.com/news/
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Anjo
Especialista
Especialista
Posts: 1695
Joined: January 13th, 2003, 5:43 pm

Re: CD: Endless River (2014) - Pink Floyd

Post by Anjo »

Já agora,

Pink Floyd batem recordes em Portugal:
http://blitz.sapo.pt/pink-floyd-batem-r ... ete=f94495
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: CD: Endless River (2014) - Pink Floyd

Post by No Angel »

Ja ouvi e gostei, e praticamente uma bso.
Post Reply