Ainda sou do tempo.. dos Guns N' Roses

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Ainda sou do tempo.. dos Guns N' Roses

Post by kon-el »

Image

O Liceu era um local onde se começava a ouvir muita música que nunca tínhamos escutado, que abríamos os nossos horizontes a nível musical e na década de 80 apareciam bandas que, com o seu repertório e o seu carisma, dominavam os pátios da escola e assim contagiavam toda uma geração. Guns N' Roses tomaram de assalto os adolescentes dessa década e os lenços no pulso, os calções de ganga e os Ténis All-Star começaram a aparecer em todos os liceus nos corpos dos adolescentes que queriam ficar mais parecidos com a banda Norte-Americana.

Foi em 1985 que o vocalista Axl Rose, os guitarristas Slash e Izzy Stradlin, o baixista Duff McKagan e o baterista Steven Adler formaram a banda que em 1987 lançava um álbum que vendeu mais de 28 Milhões de cópias no mundo inteiro. "Appetite for Destruction" chegou a número 1 do top de vendas e muito graças ao mega hit "Sweet Child of Mine" (que ainda hoje é o meu toque de telemóvel), que ajudou o disco a bater o recorde de álbum de estreia mais vendido dos Estados Unidos com 18 Milhões de unidades colocando a banda no mapa mundial.

Este é o grupo que ajudou a revitalizar o género do Rock n Roll, numa altura que o pop metal e o dance music dominavam o panorama musical, e eram apelidados de "A banda mais perigosa do mundo" para além de compararem a energia transmitida pelo grupo, àquela que há alguns anos era transmitida pelos Rolling Stones. Não foi por isso de estranhar que em 2012, o primeiro ano onde podiam ser nomeados, foram indicados para o Hall of Fame do Rock n Roll com todo o seu lineup original e ainda Reed e Matt Sorum.


Image

O carisma de Axl e de Slash saltavam para fora do palco, a sua forma de estar e de vestir eram bastantes sui generis mesmo para a década que se vivia, e era a química que transparecia deles os dois que ajudava a que todos vibrassem com a mesma e com aquela aura de Bad Boys que exalava das suas interpretações. O primeiro single da banda, "Welcome to the Jungle", começou a conquistar lentamente a atenção dos fãs de Rock e após um ano do álbum já ter sido lançado, iniciou a banda na Televisão com o clip a ser mostrado constantemente na MTV e abrindo assim caminho para o segundo single da banda, o "Sweet Child of Mine" cujo riff inicial viciou o pessoal e conquistou tudo e todos. O mais engraçado é saber que Slash odiava a música e considerava ela a mais fraca das que já tinham escrito, no entanto foi o maior sucesso da banda e a sua única música a chegar ao #1.

A banda foi contratada para as aberturas de shows dos Iron Maiden e dos Aerosmith, e a dada altura já eram tão grandes que numa ocasião a revista Rolling Stones apareceu para escrever um artigo sobre os Aerosmith e quem acabou na capa foram os Guns N' Roses. "November Rain", uma balada do álbum "Use your Illusion", foi um dos videoclips mais caros de sempre assim como os que a banda criou para as músicas "Don't Cry" e "Estranged". A tour para promover estes álbuns duplos do Use Your Illusion, é ainda hoje recordista de ser a tour mais longa de toda a história do Rock e é recordada por marcar uma década e pelos constantes escândalos que aconteceram.

O incidente em St. Louis ficou legendário e ajudou a mostrar o carácter e o temperamento de Axl Rose quando este salta do palco para cima de um fã que estava a filmar o espectáculo sem autorização, e depois quando volta ao palco decide abandoná-lo ajudando a que começasse um motim que feriu centenas de pessoas e levou a que o vocalista da banda fosse acusado em tribunal. Outra característica dessa tourné era a de que Slash levava a cabo uma cover do tema do filme "Godfather" com a sua guitarra, algo que ainda hoje é muito apreciado pela qualidade técnica da execução deste exímio guitarrista.

Os problemas com as drogas e álcool levaram a que a banda fosse perdendo alguns dos seus membros que não queriam embarcar nesses vícios, e problemas com o feitio de Axl e a sua constante mania de entrar tarde em palco levaram a mais problemas com o público dos concertos. Numa tour em conjunto com os Metallica, a banda contribuiu de novo para que um motim se iniciasse e levou a outra banda a afirmar que tinham aprendido com os Guns como não se comportar em palco e o que não deviam fazer como um grupo de rock perante uma audiência que os queria ver e aplaudir.

Foi uma banda de sucessos e polémicas, de guerras com outras bandas (como a que os envolveu contra os Nirvana), de grandes músicas de rock e de conflitos internos que levaram a que a banda chegasse ao fim no começo da década de 90. Apesar disso tudo, é impossível alguém falar de bandas marcantes de Rock N Roll e não mencionar esta banda e os seus integrantes. A k7 que eu tinha com o "Sweet Child of Mine", Knockin on Heavens Door", "Don't Cry" e "Patience" era tocada ad eternum e tive que gravar várias cópias por causa do estado em que a fita ficava de tanto tocar no meu walkman.

Texto meu retirado de http://aindasoudotempo.blogspot.pt/





JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ainda sou do tempo.. dos Guns N' Roses

Post by JoséMiguel »

Kon-el, gostei de ler este excelente artigo, embora nunca tenha sido fã dos Guns.

Mas gostei ainda mais do blog "Ainda sou do tempo..". yes-)

É o teu blog pessoal?

Tens de começar a partilhar aqui no DVD Mania os teus textos.

Por exemplo aquele post da série portuguesa "Os melhores anos", tens de partilhar na secção de TV, para eu ir lá comentar e explicar o que achei, na altura (1990-1991) acerca da professora de inglês da turma do 9º ano, interpretada pela Alexandra Lencastre pato-) :badgrin: :p :-) :o :-P :oops:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Ainda sou do tempo.. dos Guns N' Roses

Post by Rui Santos »

Kon-El grande blog, bons textos com boas recordações.

Devias ter uma opção para subscrever o blog com o Google. (Usei o outro serviço que lá está, mas não sei se me envia email sempre que tens novos posts)

Tenho ideia de já teres posto por aqui o texto dos kalkitos.

Deste-me tb a ideia de criar uma pequena área de blogs, onde se poderiam partilhar os vossos blogs caso o queiram.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: Ainda sou do tempo.. dos Guns N' Roses

Post by No Angel »

Sou fa dos Guns, embora nao sejam propriamente do meu tempo... ja agora, lançavam era um novo album :-)))
Post Reply