Ajuda para livros sobre Ficção Científica

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
hoklik2

Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by hoklik2 »

Devido á minha crescente paixão por Ficção Científica e Terror, gostaria que me dessem alguns conselhos sobre que livros comprar para melhor me dedicar a este assunto.

No que toca a Terror já tenho dois debaixo de olho (mais sugestões são sempre bem vindas), o The Filmmaker's Book of the Dead e o Monsters in the Movies do John Landis.

Mas para ficção científica é que ando mais perdido...
Apesar de já não ser novato no género, gostaria de algumas sugestões que me levassem mais ao fundo da questão, especialmente numa das minhas décadas preferidas para o género, como foram os anos 50 (com tantos clássicos como o War of the Worlds, Creature from the Black Lagoon, Forbidden Planet, Invasion of the Body Snatchers, This Island Earth,...).

Um grande obrigado!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Lorde X »

hoklik2 wrote:Devido á minha crescente paixão por Ficção Científica e Terror, gostaria que me dessem alguns conselhos sobre que livros comprar para melhor me dedicar a este assunto.

No que toca a Terror já tenho dois debaixo de olho (mais sugestões são sempre bem vindas), o The Filmmaker's Book of the Dead e o Monsters in the Movies do John Landis.

Mas para ficção científica é que ando mais perdido...
Apesar de já não ser novato no género, gostaria de algumas sugestões que me levassem mais ao fundo da questão, especialmente numa das minhas décadas preferidas para o género, como foram os anos 50 (com tantos clássicos como o War of the Worlds, Creature from the Black Lagoon, Forbidden Planet, Invasion of the Body Snatchers, This Island Earth,...).

Um grande obrigado!
Um que encomendei há pouco tempo, mas que ainda não recebi, por isso não sei se vai cumprir as expectativas:

Radio Times Guide to Science Fiction, de 2001. Em 2004 ou 2005 comprei o Radio Times Guide anual e fiquei bem impressionado com ele. Neste tipo de guias normalmente procuro encontrar filmes que não conheço e que posso vir a gostar.

Sobre Cinema de Ficção científica estou a gostar muito de 2 que estou a ler:

The Greatest Sci-fi Movies Never Made - sabias que o I am Legend esteve para ser realizado pelo Ridley Scott que esteve um ou 2 anos a desenvolver ideias (brilhantes) em pré produção?

The Worst Movies of All Time: Or, What Were They Thinking? -Tem uma secção para os maus filmes de FC dos anos 50, que é muito interessante.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Cabeças »

hoklik2 wrote: Devido á minha crescente paixão por Ficção Científica e Terror, gostaria que me dessem alguns conselhos sobre que livros comprar para melhor me dedicar a este assunto.
...
Mas para ficção científica é que ando mais perdido...
Apesar de já não ser novato no género, gostaria de algumas sugestões que me levassem mais ao fundo da questão, especialmente numa das minhas décadas preferidas para o género, como foram os anos 50 (com tantos clássicos como o War of the Worlds, Creature from the Black Lagoon, Forbidden Planet, Invasion of the Body Snatchers, This Island Earth,...).

Um grande obrigado!
Viva,

Já deves conhecer, mas pode ser que te tenha passado despercebida a Colecção Argonauta... como?-) São 552 livros de Ficção Científica, do melhor que foi publicado até hoje, dos autores mais consagrados e a maior parte precisamente nas melhores décadas...

Se não viste, vê o link "Colecção Argonauta" por baixo da minha assinatura.

Abraço
Cabeças
Image
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Evil_Djinn »

Na área do terror tens o mestre HP Lovecraft: http://www.sitelovecraft.com/
Na ficção cientifica, tens o mestre também Philip K. Dick: http://www.philipkdick.com/
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Samwise »

É impressão minha ou o hoklik2 estava a referir-se a livros sobre os géneros, e não livros dentros dos géneros? :-D

E no que concerne a cinema, certo?

(infelizmente não te posso ajudar - nunca li nada nesses moldes sobre os dois géneros que apontas)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Evil_Djinn
Fanático
Fanático
Posts: 614
Joined: November 28th, 2006, 1:40 pm

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Evil_Djinn »

Samwise wrote:É impressão minha ou o hoklik2 estava a referir-se a livros sobre os géneros, e não livros dentros dos géneros? :-D

E no que concerne a cinema, certo?

(infelizmente não te posso ajudar - nunca li nada nesses moldes sobre os dois géneros que apontas)

Talvez tenho interpretado mal a pergunta, ainda assim tanto o Lovecraft como o Philip K. Dick tiveram as suas obras adptadas ao cinema.
hoklik2

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by hoklik2 »

Lorde X wrote:
Um que encomendei há pouco tempo, mas que ainda não recebi, por isso não sei se vai cumprir as expectativas:

Radio Times Guide to Science Fiction, de 2001. Em 2004 ou 2005 comprei o Radio Times Guide anual e fiquei bem impressionado com ele. Neste tipo de guias normalmente procuro encontrar filmes que não conheço e que posso vir a gostar.

Sobre Cinema de Ficção científica estou a gostar muito de 2 que estou a ler:

The Greatest Sci-fi Movies Never Made - sabias que o I am Legend esteve para ser realizado pelo Ridley Scott que esteve um ou 2 anos a desenvolver ideias (brilhantes) em pré produção?

The Worst Movies of All Time: Or, What Were They Thinking? -Tem uma secção para os maus filmes de FC dos anos 50, que é muito interessante.
Fiquei interessado nos dois e já os adicionei ao cesto na Amazon. :-)))
Cabeças wrote:
Viva,

Já deves conhecer, mas pode ser que te tenha passado despercebida a Colecção Argonauta... como?-) São 552 livros de Ficção Científica, do melhor que foi publicado até hoje, dos autores mais consagrados e a maior parte precisamente nas melhores décadas...

Se não viste, vê o link "Colecção Argonauta" por baixo da minha assinatura.

Abraço
Já conhecia e já pensei em comprar alguns volumes, mas ao saber que não iria conseguir completar toda a colecção abandonei a ideia.
Por curiosidade qual é o número do "Who Goes There?" do John W.Campbell Jr.?
Evil_Djinn wrote:Na área do terror tens o mestre HP Lovecraft: http://www.sitelovecraft.com/
Na ficção cientifica, tens o mestre também Philip K. Dick: http://www.philipkdick.com/
Já tenho aqui um do Lovecraft para ler (At the Mountain of Madness) e ando á caça dos filmes do Stuart Gordon (já tenho aqui o Dagon).
Do Phillip K.Dick também já tenho alguns para comprar e ia começar pelas colectâneas de "short stories".

Mas estou aberto a mais sugestões!
Samwise wrote:É impressão minha ou o hoklik2 estava a referir-se a livros sobre os géneros, e não livros dentros dos géneros? :-D

E no que concerne a cinema, certo?

(infelizmente não te posso ajudar - nunca li nada nesses moldes sobre os dois géneros que apontas)
Sim, o meu objectivo eram livros sobre os géneros (se alguém tiver sugestões, força!).
Mas mesmo assim já tive umas óptimas indicações em livros dentro dos géneros e por isso agradeço na mesma!

yes-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Cabeças »

hoklik2 wrote:
Cabeças wrote:
Viva,

Já deves conhecer, mas pode ser que te tenha passado despercebida a Colecção Argonauta... como?-) São 552 livros de Ficção Científica, do melhor que foi publicado até hoje, dos autores mais consagrados e a maior parte precisamente nas melhores décadas...

Se não viste, vê o link "Colecção Argonauta" por baixo da minha assinatura.

Abraço
Já conhecia e já pensei em comprar alguns volumes, mas ao saber que não iria conseguir completar toda a colecção abandonei a ideia.
Por curiosidade qual é o número do "Who Goes There?" do John W.Campbell Jr.?

Viva,

Humm... tu é que sabes, mas para mim não faz assim muito sentido deixar de ter conhecimento de belíssimas obras só porque não podes ter a colecção toda!!! Num exemplo obviamente absurdo pelo excesso, é um pouco como se eu resolvesse não ver mais nenhum filme porque jamais vou conseguir ver todos os filmes feitos até hoje... :-))) Não deixes que o teu gosto pelo coleccionismo te impeça de leres os livros, sugiro eu!

Quanto ao título que referes, não o encontrei numa pesquisa transversal nem me lembro dele na Colecção Argonauta. Poderá ser um conto incluído nalguma colectânea? Tens a certeza que foi editado pela Argonauta?
Last edited by Cabeças on March 28th, 2012, 7:15 pm, edited 1 time in total.
Cabeças
Image
hoklik2

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by hoklik2 »

Vou seguir o teu conselho e pensar em "conseguir o maior número possível de livros da colecção Argonauta" como próximo investimento.
Fiz essa pergunta a pensar que tinha saído o livro "Who Goes There?" e não apenas o conto que dá o nome ao livro.

No tópico do "remake" do The Thing (palavras do Argaroth01): Para quem não saiba e tenha curiosidade em ler, o conto de John W. Campbell que deu origem a ambos os filmes, "Who Goes There ?", está publicado em português na colecção Argonauta de bolso, n.º 327, a colectânea "O Que Será o Futuro " de Isaac Asimov (começa na pág. 73)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Cabeças »

hoklik2 wrote:Vou seguir o teu conselho e pensar em "conseguir o maior número possível de livros da colecção Argonauta" como próximo investimento.
Fiz essa pergunta a pensar que tinha saído o livro "Who Goes There?" e não apenas o conto que dá o nome ao livro.

No tópico do "remake" do The Thing (palavras do Argaroth01): Para quem não saiba e tenha curiosidade em ler, o conto de John W. Campbell que deu origem a ambos os filmes, "Who Goes There ?", está publicado em português na colecção Argonauta de bolso, n.º 327, a colectânea "O Que Será o Futuro " de Isaac Asimov (começa na pág. 73)
Fico contente, vais encetar uma viagem que penso será muito agradável! :-D

Tens aqui os autores mais publicados:

Autores com 10 ou mais títulos entre todas as 562 as edições, incluindo obras escritas sob pseudônimo:

Clifford D. Simak: 33
Robert Heinlein: 31
A. E. van Vogt: 22
Brian Aldiss: 18
James Blish: 17
Frederik Pohl: 17
Ray Bradbury: 16
Philip José Farmer: 16
Anne McCaffrey: 16
Isaac Asimov: 15
Philip K. Dick: 14
Murray Leinster: 13
Gordon R. Dickison: 13
Bob Shaw: 13
Poul Anderson: 11
Arthur C. Clarke: 10


E a informação toda generalista mais importante, incluindo uma lista das obras, mesmo o nº 130-A, que não vem nas listas oficiais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Colec%C3%A ... _Argonauta
Cabeças
Image
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by JoséMiguel »

Recomendo a "Viagem Fantástica 2", que foi escrito for um cientista, que após ter visto o FILME "A viagem fantástica" e ter achado uma palhaçada, do ponto de vista científico, escreveu uma sequela de acordo com as leis da física.

Na verdade este foi o único livro de ficção científica que li :roll: . Prefiro filmes, mas já li foram muitos livros de divulgação científica.

De qualquer modo achei bom o livro e a história.

No prefácio o autor explica que convida a indústria cinematográfica a fazer um filme com o livro dele, mas até agora nada...
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Recomendo a "Viagem Fantástica 2", que foi escrito for um cientista, que após ter visto o FILME "A viagem fantástica" e ter achado uma palhaçada, do ponto de vista científico, escreveu uma sequela de acordo com as leis da física.

De qualquer modo achei bom o livro e a história.

No prefácio o autor explica que convida a indústria cinematográfica a fazer um filme com o livro dele, mas até agora nada...
Assino por baixo (mesmo que não tenha achado o filme uma palhaçada) - é um bom livro do Asimov, que, à semelhança daquilo que o Alquimista diz do John Carter, é capaz de ser facilmente confundido com uma obra manhosa, apostada em aproveitar um nome sonante para lançar um produto comercial e enganar uns quantos incautos. Pelo contrário, engana é quem pensar desta forma.

Ainda é capaz de se encontrar por aí à venda em alguns alfarrabistas (acho...).
Na verdade este foi o único livro de ficção científica que li :roll: . Prefiro filmes, mas já li foram muitos livros de divulgação científica.
:-))) Pá, tens de dar um jeito nisso. :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by JoséMiguel »

Samwise,

Atenção que nem o autor (era o Isimov? não me lembrava :-) ) nem eu achamos o filme em si palhaçada, repara que eu disse palhaçada *vírgula* mas do ponto de vista científico.

O livro foi uma prenda de anos quando eu tinha 18 anos, eu na altura andava a ler "A breve história do tempo", "A seta do Tempo", "A quarta dimensão" e "Subtil é o Senhor - Vida e pensamento de Albert Einstein", este útimo nem após ter feito todas as cadeiras de matemática de engenharia, consigo acompanhar, tão lá símbolos matemáticos misteriosos que desconheço, o livro recria o raciocionio de Einstein durante a dedução das 2 teorias de relatividade, e o gajo inventou uma matemática própria chamada de "notação de Einstein" que consiste em comprimir equações, que é areia demais pra minha camioneta, mas o livro tem também a biografia dele, que foi a parte que acompanhei :-))) .

Existem livros de Sci-Fi que sempre me intrigaram, mas não tenho pachorra pra ler :-( Nunca tive... Continuo à espera que façam filmes :oops:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by Samwise »

JoséMiguel wrote:Samwise,

Atenção que nem o autor (era o Isimov? não me lembrava :-) ) nem eu achamos o filme em si palhaçada, repara que eu disse palhaçada *vírgula* mas do ponto de vista científico.
Certo. :oops:

Ainda assim, palhaçada é a última coisa em que dá para pensar enquanto estamos a ver os anticorpos a atacarem a Rachel Welsh... :twisted:
O livro foi uma prenda de anos quando eu tinha 18 anos, eu na altura andava a ler "A breve história do tempo", "A seta do Tempo", "A quarta dimensão" e "Subtil é o Senhor - Vida e pensamento de Albert Einstein", este útimo nem após ter feito todas as cadeiras de matemática de engenharia, consigo acompanhar, tão lá símbolos matemáticos misteriosos que desconheço, o livro recria o raciocionio de Einstein durante a dedução das 2 teorias de relatividade, e o gajo inventou uma matemática própria chamada de "notação de Einstein" que consiste em comprimir equações, que é areia demais pra minha camioneta, mas o livro tem também a biografia dele, que foi a parte que acompanhei :-))) .

Existem livros de Sci-Fi que sempre me intrigaram, mas não tenho pachorra pra ler :-( Nunca tive... Continuo à espera que façam filmes :oops:
O risco que corres é nunca chegares a ver as adaptações dos livros que pretendes. Primeiro porque não se fazem adaptações de tudo o que é livros de FC (pelo contrário, são infinitamente mais os que não são adaptados do que o contrário), e depois porque as obras mais sumarentas são potencialmente as menos interessantes em termos de exploração comercial (custam muito dinheiro e interessam pouco ao vulgar cidadão que gosta de ver entretenimento no cinema)...

Já agora, que livros são esses que te "intrigam"?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Ajuda para livros sobre Ficção Científica

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote:Já agora, que livros são esses que te "intrigam"?
Eram aqueles que eu lia a contra-capa nas livrarias (e via a ilustração) e que sugeriam civilizações muito avançadas, com grandes metrópoles e alta tecnologia, e claro com dilemas morais e desafios científicos à altura, com custo de produção cinematográfica proibitivo na altura em que não havia tantos efeitos especiais a computador como é hoje.

No entanto hoje contento-me em rever séries e filmes sci-fi a preto e branco dos anos 50, espalhados pela net, e que contam com grandes interpretações dos actores da altura, já não tenho tanto aquela vontade de ver cidades com redomas e carros voadores e prefiro os actores de antigamente, nomeadamente as seguintes séries:





Post Reply