Que BD andam a ler?

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Que BD andam a ler?

Post by kon-el »

Para o pessoal ir comentando o que anda a ler relacionado com a BD que andam a ler. Neste momento estou a devorar o Complete Epic do BONE do Jeff Smith, ainda vou no começo e até agora tenho gostado bastante da arte e a história ainda está a ganhar ritmo por isso não consigo opinar muito sobre a mesma. Acho que está uma boa construção de personagens no entanto.

Image

Entretanto ando numa de nostalgia e a devorar uns quantos dos meus milhares de formatinhos, eis os últimos.

Image

A editora Abril decidiu utilizar a sua revista Superalmanaque Marvel para publicar uma saga que atingiu várias revistas da Marvel, a Guerra do Alto Evolucionário. Foram as edições #6 e #7, cada uma com 196 páginas (se bem que se cada revista tinha 64 páginas no original e cada revista da Abril trazia 6 :lol:), que nos deram a conhecer algo que envolveu quase todo o universo da editora apesar de não ao mesmo tempo, cada capítulo abordava uma personagem ou grupo interagindo com o Alto Evolucionário mas nunca todos ao mesmo tempo à lá Guerras Secretas ou Crise. Esta saga percorreu as edições Anuais da editora.

A primeira edição trouxe X-Factor, Justiceiro, Surfista Prateado, Novos Mutantes e Quarteto Fantástico enquanto que na edição seguinte os protagonistas foram X-Men, 2 episódios com o Aranha e 2 com os Vingadores da Costa oeste culminando com um capítulo só com os Vingadores (se bem que uma formação muito peculiar).

Image

O conceito básico era de que o Alto Evolucionário queria "purificar" a Terra, esterilizando todos aqueles que ele achava que estavam a atrasar a evolução da espécie humana e assim ajudar a mesma a atingir um novo patamar. Por alto é o que precisávamos saber para lermos estas revistas, logicamente que esse caminho iria esbarrar em alguns heróis e esses não iriam gostar muito desta conversa toda.

A saga começa com uma história do grupo mutante X-Factor de Louise Simonson em que utilizavam os seus uniformes coloridos com um X e em que o Fera era humano mas não podia utilizar sua força senão ia perdendo o seu cérebro. Eles ajudam a salvar o povo Toupeiróide enquanto que o Alto Evolucionário observa acompanhado pelo vilão Apocalipse que tinha ido tomar satisfações do mesmo devido a este plano. A arte não é a melhor, e o episódio serve basicamente para entender a complexidade do plano do vilão e para que servem os heróis.

De seguida podemos observar o Justiceiro de Mike Baron em que a arte de Mark Teixeira casa perfeitamente com o look urbano e realista de alguém que persegue traficantes de droga. Este capítulo está bem organizado porque exceptuando o ataque das forças do AE (que querem expurgar todas as drogas e traficantes de modo a ajudar a purificação da raça humana), a história toda é feita como se se tratasse de uma normal do nosso vingador urbano. É das melhores da saga toda devido a isso mesmo.

A saga dá um passo para o plano cósmico com a entrada em cena do Surfista Prateado numa história desenhada por Joe Staton que tem como bónus a intervenção dos Eternos e em especial o regresso do Super Skrull e assim o regresso de um Skrull que podia alterar a sua forma (na altura o Império estava impedido disso). Quando os Eternos capturam tanto o Surfista como o skrull de modo a estudarem a sua genética para ajudarem o AE a saber como fazer, e o que não fazer, uma raça perfeita, o mesmo reage contra isso e ajuda o alienígena a escapar de modo a ajudar a sua raça a voltar às suas origens.

Voltamos a ver o nome de Louise Simonson no capítulo seguinte com a presença dos Novos Mutantes (na fase que Magneto tomava conta da mesma e pertencia também ao clube do Inferno) e de novo acompanhada com uma arte não muito agradável. Curiosamente aqui existe também perigo de vida de outros (sendo a principal a Magma capturada pelo AE para estudar sua genética) e os nossos heróis contra a vontade de Magneto partem para ajudar a mesma.

Image

Aqui conhecemos mais umas personagens ligadas ao AE em especial o seu braço direito que era muito sanguinário e ajudava a entender que toda aquela guerra partia também de sua forma de encarar os planos do AE. De realçar na história um upgrade nos poderes de Dani Moonstar que passa a produzir miragens que se tornam reais e só desaparecem quando a mesma invoca outras.

A história envolvendo o Aranha é produzida por Michelinie e Bagley e apesar da presença de Demolidor, Speedball e um Rei do Crime a mostrar toda a sua força a mesma é fraca e transparece uma total "fiz isto só para acompanhar a saga" por parte do autor. Resvala entre uma história normal do Aracnídeo e uma necessidade de colocar lá pistas sobre o AE que aqui é alguém de novo a combater as drogas.

O primeiro volume termina com uma história do Quarteto de Englehart com 2 coisas, um em versão espiguda e outro feminina, o Tocha e a crystalis como membros da equipa. Aqui a guerra dá-se a conhecer de uma forma mais intensa já que existe mesmo uma batalha entre forças do AE e um exército de Inumanos na Lua, sendo que o Quarteto parte em ajuda dos mesmos e ainda encara com um Vigia que aproveitando o facto da batalha ser ali tem uma pequena conversa com o AE.

Aqui Englehart prova como se pode aproveitar uma saga e mesmo assim avançar na storyline da equipa promovendo a saída da inumana da equipa no final da história.

Image

O 2º volume começa com uma história do Aranha escrita por Steve Gerber que é um pouco melhor que a de Michelinie e mostra o AE a tentar perceber um pouco melhor o que é o pantano onde se encontra o Homem-Coisa e também uma personagem com poderes que não passa de uma humana "possuída" por uma alienígena. A arte não é má e dá-nos também ideias do que se passava com o Aranha na altura em que Peter se encontrava em tourné a promover o seu livro de fotografias e em que o seu casamento com MJ estava com a força toda.

Os X-Men da Austrália protagonizam um dos melhores capítulos, se não mesmo o melhor, da saga toda. Dá para percebermos todas as nuances daquela formação e do que está acontecendo com a equipa, dá para percebermos as intenções do AE já que o mesmo aparece mais tempo do que nos outros capítulos assim como outros membros da sua equipa que provam que existem intenções malignas dentro da sua organização, e dá ainda para solucionar um problema que existia com a Terra Selvagem e com o vilão Terminus. Tudo isto com uma arte agradável de Arthur Adams.

E eis que aproveitando a presença na terra selvagem surge a participação dos Vingadores da Costa Oeste que na altura estavam divididos em 2 grupos :lol: sendo que um era composto por 3 heróis :lol: Harpia (que se queria separar do Gavião), Tigresa e Cavaleiro da Lua. Os 2 capítulos são passados no mesmo local mas em espaços diferentes sendo inteligados no final com a destruição da base do AE naquele local. Os capítulos com os Vingadores da Costa Oeste abordam toda a organização do vilão e como existem aqueles que apenas cumprem ordens, aqueles que pensam que estão a fazer o bem e outros que são mesmo malignos e querem aproveitar para dominar o mundo.

Image

Voltamos a ter o cabeça de teia como protagonista e desta vez a acompanhar a arte do Bagley está a escrita de Gerry Conway e por isso quem melhor que ele para introduzir uma variante bem pessoal, a volta de Gwen Stacy. Ou melhor de um clone que não era bem um clone :lol: era uma mulher em quem Jackal tinha injectado um virus genético que mudou a aparência da mesma para alguém igualzinho à Gwen, e depois foi só introduzir as memórias da mesma e voilá.

Outro destaque é a aparição de umas crianças que estão a ser treinadas para serem Deuses. Elas voltaram a aparecer em alguma história Marvel? Não me recordo mais de as ver.

Por fim Walter Simonson e Mark Bright são encarregados de encerrarem a saga com uma equipa dos Vingadores apesar de não ter nada a ver com os Vingadores a não ser o facto de ou já terem sido membros ou estarem na reserva. Depois de um alerta máximo dado por Jocasta aparecem as personagens do Capitão América (na altura só Capitão), Fera (aqui na sua forma animal e bem humorada :lol:), Hulk Tira teimas, Hércules com armadura :lol: e o Falcão. São estes que derrotam o AE e estragam tudo utilizando o cliché de sobrecarregar a energia de modo a fazer explodir tudo. Com isso também fizeram com que o seu companheiro Hércules "morresse".

A saga lê-se bem mas tem situações muito confusas e não é das melhores sagas "anuais" que as editoras produziram.

Nota 4 em 10.

Image

Image

Image

Image
Wickedbug
Especialista
Especialista
Posts: 1349
Joined: December 26th, 2005, 10:28 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by Wickedbug »

Bone é magnífico, não te vais arrepender Kon-el

PS: Existe um tópico semelhante a este no Geral que talvez deva ser movido para aqui.
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Que BD andam a ler?

Post by Rui Santos »

Acho que o movi agora, vê o último post da secção.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Giribi
Fanático
Fanático
Posts: 791
Joined: January 29th, 2001, 1:09 am
Location: Lisboa

Re: Que BD andam a ler?

Post by Giribi »

Li comics durante vários anos na minha juventude, mas cansei-me porque as anos passavam, e as personagens nem por isso.

Só recentemente voltei a seguir um comic com regularidade e foi o The Walkind Dead, agora adaptado à televisão, e é para mim, o melhor que já li até hoje. Recomendo.
Pelo amor de Deus, que nunca façam um remake, prequel, sequel, reboot, whatever do Blade Runner, e nem sou católico...
Update: Ridley Scott, estás oficialmente na minha shitlist!
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by paupau »

Comprei os dois volumes de Scott Pilgrim que foram lançados em português, e achei espectacular. Super divertido, um olhar nostálgico à juventude, pareceu-me um blankets com estética e confrontos de beat'em up dos anos 80. Aconselho.

Comprei os dois do Dragon Ball, mas ainda não li. Isto lançado há dez anos, tinha criado um mercado novo para a manga em Portugal. Assim não faço ideia se está a resultar. Se calhar daqui a dez anos lançam Death Note ou Naruto em português.

Também comprei o Astro Boy vol2. Ligeiramente datado, mas Tezuka em português é imprescindível para mim. Espero que não se fiquem por aqui e lançem coisas como Buddha ou Adolf.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Que BD andam a ler?

Post by katorio »

Pelo que tenho ouvido, a manga do Dragon Ball está bastante boa, isto em termos de respeitar o material original (que era um dos maiores medos que existiam).

Tirando um ou outro pequeno erro, foi mesmo uma grande surpresa a qualidade. Até ao nível da qualidade de imagem e do próprio papel usado, tem-se comentado que até está melhores que as edições existentes lá fora (UK e USA).

E depois não é censurada! (outro dos medos que existiam).

Ainda não comprei nenhum volume, porque andei a estourar o meu orçamento para livros na manga de Fullmetal Alchemist, mas assim que possa, os volumes do DB e o Astro Boy tenho que comprar. Quanto mais não seja para dar o meu contributo para que se aposte mais neste segmento em Portugal.

Concordo com o paupau, se tivesse sido há uns anos atrás, no auge do DB, isto tinha tudo para dar sucesso e impulsionar o mercado de manga em Portugal...mas em vez disso só houve uma edição de qualidade inferior da Planeta Agostini.


Aproveitando o tópico, e já que falei nisso, acabei recentemente de ler a manga de Fullmetal Alchemist. Acção, bom enredo, personagens com carisma (até mesmo os secundários), comédia não exagerada e nos momentos certos, enfim... recomendado a todos os níveis!

Infelizmente, apenas foram lançados em inglês ainda 23 volumes, o 24 sai em Janeiro e são 27 no total. Eu já ia no 20 quando me apercebi disso pelo que fui obrigado a sacar os restantes 4... Não dava mesmo para esperar para ver o final da manga, ainda mais quando já estava ali na recta final.

Mas assim que sair vou comprar os restantes para a terminar a colecção, porque vale mesmo muito a pena.
Image
_RaDiOaCtIvE_
Especialista
Especialista
Posts: 1803
Joined: July 18th, 2010, 11:10 am
Location: Aveiro

Re: Que BD andam a ler?

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Onde posso comprar a manga do Dragon Ball?
Image
Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
ImageImage
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by paupau »

Em qualquer livraria terá isso, é um lançamento da Asa com boa tiragem.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
katorio
Fanático
Fanático
Posts: 794
Joined: January 17th, 2009, 11:37 pm
Location: Albufeira

Re: Que BD andam a ler?

Post by katorio »

Só uma dica... as mangas de DB custam 9,60€. Na Wook, na Bertrand Online e na Fnac (online ou física, mas com o cartão de aderente) passam a custar 8,64€.

Por exemplo se fores a uma Bertrand física, só consegues a 9,60€.

Já agora, saíram os 2 primeiros volumes, mas o 3º já está em pré-venda, sai ainda este mês salvo erro.

Esta semana na Wook houve a promo (que já acabou) de descontos na compra de 1, 2 ou 3 livros...chegava a ficar a 7€ e qq coisa cada livro...estive para aproveitar e encomendar, mas como no fim do mês vou viajar e todos os trocos ajudam....lol
Image
Wickedbug
Especialista
Especialista
Posts: 1349
Joined: December 26th, 2005, 10:28 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by Wickedbug »

Rui Santos wrote:Acho que o movi agora, vê o último post da secção.
Rui já nem me lembrava desse que de facto também pertence a esta secção.

No entanto o que me referia é este: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=7&t=39582
Image
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Que BD andam a ler?

Post by Rui Santos »

Feito.
Depois apago estes posts.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Re: Que BD andam a ler?

Post by Argaroth01 »

Ando numa de releituras:

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Mensalmente sigo estes:

Image

Image


Sei que muita gente criticou e não gostou de "Final Crisis" mas para mim, em termos de mega-eventos, é o melhor que já li. A epopeia do super-herói por excelência. E toda a história que vai dar a "Batman R.I.P." está muito bem conseguida. Quanto a "The Unwritten" considero esse o melhor título a sair actualmente.
DanielAntero
Novato
Posts: 28
Joined: November 4th, 2008, 2:56 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by DanielAntero »

Estou a ler, finalmente, o último capítulo do 100 Bullets.

Devia ser adaptada para televisão, de preferência pela HBO...
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by kon-el »

Image

Superamigos foi uma das revistas mais interessantes da editora Abril podendo se comparar talvez com a Superaventuras Marvel dessa editora. A revista era uma fusão das revistas Heróis em Acção e Batman e durou 44 edições até dar lugar à nova revista Liga da Justiça.

Hoje reli as edições #40 a #44, as últimas da mesma e que se concentraram basicamente no final da Liga da Justiça Detroit e nas ligações à saga da altura, Lendas nomeadamente com a personagem Nuclear e a Tropa dos Lanternas Verdes.

Começo pela edição #40 porque ela contém o 1º capítulo da saga conduzida por JM DeMatteis e Luke McDonnel (sigh) onde mostram que devido aos acontecimentos provocados pela saga Lendas, a formação da Liga da Justiça decide suspender as suas operações mas são atacados pelo professor Ivo que envia andróides com a intenção de matar os integrantes da equipa conseguindo isso com sucesso matando logo na 1ª edição o herói Vibro com uma morte até digna e dramática.

Para completar a revista uma história a solo da Estelar conhecendo melhor o nosso mundo e os problemas que afligem países envolvidos em guerras civis e uma de BYRNE com o Superman e os Homens Metálicos. Ambas medianas a resvalar o mau mas a revista iria corrigir isso nas edições seguintes.

Image

Na edição seguinte começa a preparação para a estreia da revista Liga da Justiça mostrando uma história de um dos futuros integrantes, o Besouro Azul numa boa história onde enfrenta Cronos e onde a mesma é interligada com Lendas e também mostrando uma das personagens que vai integrar a revista, o Nuclear.

Nesta história, também ligada a Lendas, vemos a estreia da personagem Parasita e o trabalho que este vilão dá ao nosso herói. Uma história interessante e complexa já que para além da acção toda planta as sementes dos problemas entre Ronnie e o Professor, de descobrirem a identidade do herói e para além de Lendas ainda se aprofunda um futuro plot da personagem com membros da polícia com a qual colabora.

Na continuação da saga "Morte à Liga da Justiça Detroit" o alvo é a Cigana que escapa porque Ivo no fundo não quer matar uma criança inocente e o andróide tem esse sentimento e cumpre-o. Acho a explicação boa e má ao mesmo tempo por isso aceito-a mas não acho muita piada à história. A arte não ajuda nada também.

Image

A capa desta edição é fenomenal mostrando o que iríamos encontrar lá entro, o confronto entre os Sovietes Supremos e a Tropa dos Lanternas Verdes em uma história cheia de impacto político (Englehart logicamente com a arte de Staton) e que mostra como apesar das boas intenções quase se inicia a 3ª Guerra Mundial. História interessantes apesar de não gostar de todos aqueles membros, gosto muito do conflito todo entre Kilowogg e os outros por causa do interesse dele pelo sistema Socialista.

Mais uma história do Nuclear de Ostrander que nos entretém o suficiente para querermos continuar a ler sobre a personagem já que esta quase mata o seu adversário mostrando um lado mais sombrio e sanguinário.

Na história da Liga a vítima desta vez é Gládio que tem uma morte bastante heróica e é emocionante a parte em que Ajax o encontra já desfeito e este pede para ele o levar para casa para morrer lá. Toda a carga dramática característica de DeMatteis encontra-se ali em toda a sua glória.

Quase a chegar ao fim da vida desta revista, na edição #43 temos o final da saga da Liga da Justiça onde a mesa é dissolvida pelo afastamento dos restantes membros que sobreviveram numa história que até encerra bem um dos períodos mais odiados pelos fãs em termos de formação de equipa. A história envolvendo o Nuclear é mais fraca mas importante porque aborda as questões da identidade secreta do herói, que é descoberto pela namorada, e a sua relação com o Professor que está a morrer sem que Ronnie soubesse.

O melhor da revista é mesmo a TLV com um Guy Gardner endoidecido atacando a União Soviética e combatendo os Sovietes Supremos e Kilowogg que descobre que o governo desse país queria matar outros Lanternas por não concordarem com as suas políticas. A história fica dramática porque acaba com Kilowogg a lutar contra o Soviete que era seu amigo e só termina com a morte dele.

Image

A revista termina com a estreia de uma nova equipa, o Esquadrão Suicida, que iria também pertencer à nova revista Liga da Justiça. Ali vemos logo o básico dessa equipa, ser composta por criminosos e ter ali pessoas com diversos problemas psicológicos. É uma excelente primeira edição já que nos dá a conhecer os "heróis", os vilões e os seus adversários logo ali no começo de tudo. Infelizmente as 2 últimas histórias de Nuclear e Tropa de Lanternas Verdes não são as melhores a recordar... basta dizer que envolve a Tropa drogada por Gardner combatendo ilusões provocadas por um Lanterna Bêbado...

No geral lê-se bem as revistas em especial pela estreia do Parasita, as mortes de Gládio e Vibro e as 2 dos Lanternas na Rússia. Aconselho estas histórias que menciono enquanto que as outras lê-se muito "na diagonal".

Image

Image

Image
Wickedbug
Especialista
Especialista
Posts: 1349
Joined: December 26th, 2005, 10:28 pm

Re: Que BD andam a ler?

Post by Wickedbug »

Image

Sleeper de Ed Brubaker e Sean Philips

Da mesma dupla de Criminal mais uma espectacular obra num registo noir mas desta vez num universo onde super-herois existem.

A história de um agente infiltrado numa organização criminosa com tudo o que isso implica para a sua própria personalidade.
Image
Post Reply