Que andam a ler?

O que andam a ler? O Que andam a ouvir? Fórum para discussão das outras artes que não a sétima.
Música, Dança, Pintura, Escultura, Literatura e o Teatro
Post Reply
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Que andam a ler?

Post by nimzabo »

Estou a ler o Chernobyl do Serhii Plokhy, passei a metade, depois de já ter lido o 'Meia Noite' e o 'Vozes'.
É bom também. Talvez não tão bom como os outros, que são excepcionais, mas ainda assim bom.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Rui Santos »

Acabei de ler a autobiografia de Bruce Springsteen e partilho convosco a minha review do goodreads
Um livro longo, que se lê muito bem. Está bem escrito, permite conhecer melhor "the boss", conta muita coisa que não se sabe, ficamos a compreender melhor como os "ídolos" são apenas pessoas normais.
Bruce tem a coragem de expor as suas fraquezas, de uma forma crua e direta.

Mas no fim... acaba por ficar um certo sabor a que podia ter ido mais longe, considerando que estamos a falar de Bruce Springsteen e do que ele tem para contar... , podia por exemplo ter muito mais fotos, mais referências a momentos marcantes, falar de questões políticas de forma mais profunda (é conhecido o seu envolvimento na política desde há muitos anos).

Recomendado, para fans de Bruce... e voltei a ouvir algumas das suas extraordinárias canções.


"We're gonna get to that place
Where we really want to go, and we'll walk in the sun
But till then, tramps like us
Baby, we were born to run"


4 / 5
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Que andam a ler?

Post by nimzabo »

Também já li.
Surpreendeu-me ele ter sido sempre músico.
Imaginava-o a ter um passado de operário numa qualquer fábrica.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Rui Santos »

nimzabo wrote: August 24th, 2021, 10:29 am Também já li.
Surpreendeu-me ele ter sido sempre músico.
Imaginava-o a ter um passado de operário numa qualquer fábrica.
Acredito, pelo físico dele, e por algumas canções...
Mas eu depois de o conhecer com o Born in USA... comecei a ouvir os albuns anteriores dele... que adorei logo na minha adolescência.
Mas adoro o Tunnel of Love... É um album diferente mas adoro-o.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Que andam a ler?

Post by nimzabo »

Estou a dobrar página 200 do Auto de fé e para já estou 'a babar-me' com o livro.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by rui sousa »

Andei a ler "O Sr. Wilder e Eu", o novo romance do Jonathan Coe que fala sobre a rodagem de "O Segredo de Fedora", de Billy Wilder. É um deleite, principalmente para quem gostar do realizador, porque vai apanhar as referências todas. Desconhecia a obsessão de Coe com Wilder e principalmente com "A Vida Íntima de Sherlock Holmes". Um belo livro.
Strangelove
Fanático
Fanático
Posts: 735
Joined: May 3rd, 2007, 1:27 pm

Re: Que andam a ler?

Post by Strangelove »

rui sousa wrote: March 29th, 2022, 5:50 pm Andei a ler "O Sr. Wilder e Eu", o novo romance do Jonathan Coe que fala sobre a rodagem de "O Segredo de Fedora", de Billy Wilder. É um deleite, principalmente para quem gostar do realizador, porque vai apanhar as referências todas. Desconhecia a obsessão de Coe com Wilder e principalmente com "A Vida Íntima de Sherlock Holmes". Um belo livro.
Obrigado por esta dica.
Outro obcecado do Wilder sou eu!
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Que andam a ler?

Post by Luis.Manuel »

A propósito do outro tópico sobre o filme "Tinker Tailor Soldier Spy" e das actividades dos homens do Circus/ MI6 (os verdeiros não os da ficção) talvez seja de referir que no "verão quente" de 1975 eles também andaram muito atarefados por cá, pois após a revolução de Abril de 1974 a DGS (vulgo Pide) foi obviamente extinta (os seus protegidos da AGINTER PRESS também deram a sola para a América do Sul) e Portugal tornou-se assim numa plataforma da espionagem mundial onde actuavam sem quaisqueres limitações agentes do KGB (a principal preocupação do nosso mais antigo aliado), da STASI da Alemanha de Oriental, cubanos da DGI, (os agentes soviéticos sabe-se lá como como?-) terão "desviado" muitos documentos dos arquivos da Pide para Moscovo), e obviamente também gente da CIA dado Portugal ser membroda NATO (com Frank Carlucci a fingir que era embaixador saint-) pois na verdade tinha vindo ocupar o posto por indicação de Vernon Walters, vice-diretor da CIA na altura), da Mossad israelita, do já referido MI6 e sabe-se lá quem mais (dos franceses do SDECE, dos vizinhos espanhóis da DGS naturalmente, dos alemães ocidentais da BDN, dos sul-africanos da BOSS naturalmente preocupados com a independência de Angola e Moçambique, dos chineses do então CCI, etc., etc.) . Os serviços secretos britânicos e os israelitas participaram então, a pedido dos portugueses, como aliados que eram, na criação/formação de um pequeno serviço de informações nacional (num quadro de situação de emergência com o objectivo de recolher e fornecer informação estratégica credível destinada a apoiar a tomada de decisões pelo poder político): A "discreta" e extinta DINFO (Direcção de Informações 1974 -1997) dirigida e muito bem, ao que se diz, pelo Comandante Pedro Serradas Duarte que fez o possível e o impossível por vigiar os movimentos dos agentes dos países "amigos da onça" em cooperação com os serviços de outros países amigos (mais confiáveis ?). Toda (bom... boa parte de) essa história está contada neste livro (abaixo) escrito por quem viveu esses tempos, que li no verão passado e achei interessante ;-)

Image

E por coincidência, em 1978, quando a efervescência política em Portugal começava a acalmar, a BBC escolheu o nosso país para rodar parte da versão televisiva de "A Toupeira / Tinker Tailor Soldier Spy" que no original de le Carré se desenrola num outro local do mundo mais exótico e bem mais distante da Europa. Obviamente que vários outros filmes de espionagem tiveram rodagem cá, inclusive o conhecido " A Casa da Rússia" também baseado num romance de le Carré, portanto nada de especial ou quase nada :-? https://pt.m.wikipedia.org/wiki/For%C3% ... 5_de_Abril
Bom, terá sido certamente mera coincidência, ou então com intenção de usar isso como factor promocional da série no mercado mundial dado o protagonismo que o nosso "jardim à beira mar plantado" (e agitado) tinha então nos principais órgãos de comunicação social do mundo inteiro.
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Que andam a ler?

Post by Luis.Manuel »

Leituras de Primavera/Verão.
Por detrás de um bom filme está muitas vezes um belo livro.

Image
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

R.I.P. Cormac McCarthy... o-(

Comecei a ler a obra porventura mais autobiográfica dele:

Image
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Que andam a ler?

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: June 16th, 2023, 6:54 pm R.I.P. Cormac McCarthy... o-(
Já tinha conhecimento da morte dele; com apenas 6 livros lidos (A Estrada, o Meridiano, a trilogia da fronteira e o Este País não é para Velhos) tornou-se logo um dos do meu top10 de escritores americanos favoritos
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: June 17th, 2023, 4:28 pm
Samwise wrote: June 16th, 2023, 6:54 pm R.I.P. Cormac McCarthy... o-(
Já tinha conhecimento da morte dele; com apenas 6 livros lidos (A Estrada, o Meridiano, a trilogia da fronteira e o Este País não é para Velhos) tornou-se logo um dos do meu top10 de escritores americanos favoritos
Este vai ser o meu 5º do Cormac. Li: Blood Meridian, The Road, All the Pretty Horses e Child of God.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Que andam a ler?

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: June 19th, 2023, 7:46 pm
Luis.Manuel wrote: June 17th, 2023, 4:28 pm
Samwise wrote: June 16th, 2023, 6:54 pm R.I.P. Cormac McCarthy... o-(
Já tinha conhecimento da morte dele; com apenas 6 livros lidos (A Estrada, o Meridiano, a trilogia da fronteira e o Este País não é para Velhos) tornou-se logo um dos do meu top10 de escritores americanos favoritos
Este vai ser o meu 5º do Cormac. Li: Blood Meridian, The Road, All the Pretty Horses e Child of God.
Viva, esse "Filho de Deus" ainda não li. Qual é a tua opinião sobre?

Tenho, para começar a ler brevemente, a pentalogia do Christian Jacq sobre Ramsés. Mas quero intercalar cada volume com outras coisas diferentes para não saturar.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Que andam a ler?

Post by Samwise »

Luis.Manuel wrote: June 22nd, 2023, 10:43 am Viva, esse "Filho de Deus" ainda não li. Qual é a tua opinião sobre?

Tenho, para começar a ler brevemente, a pentalogia do Christian Jacq sobre Ramsés. Mas quero intercalar cada volume com outras coisas diferentes para não saturar.
Até agora não li nada do Cormac que me tenha desiludido; pelo contrário, foi tudo grande literatura. Este é daqueles autores que de facto tem uma "voz" única, um estilo de prosa própria, ao fim de pouco tempo facilmente reconhecível, e que o coloca à margem de todos os outros. Dito isto, o Child of God foi o livro dele que menos apreciei - é tão cru e árido quanto o Meridiano de Sangue (para mim o seu Magnun Opus), mas com um escopo bem mais fechado - está centrado numa única personagem, não tem a abrangência épica do outro, e é de uma frieza glacial. Não há zonas de conforto nem personagens ou eventos "agradáveis" onde nos apoiarmos, e funciona como uma espécie de ensaio niilista, muito perturbador, sobre determinadas franjas sociais. É pesado.

Como não és novo perante a leitura deste autor, não tenho de te prevenir sobre o que poderás encontrar (praticamente todas as pessoas que conheço e que tentaram ler o Meridiano de Sangue desistiram após primeiro quarto do livro...) - e então este Child of God faz parte dos mesmo muito sombrios. Se é para intercalar numa outra leitura e servir de "descanso", não sei ser vai servir esse propósito.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Luis.Manuel
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 401
Joined: January 13th, 2022, 8:09 am

Re: Que andam a ler?

Post by Luis.Manuel »

Samwise wrote: June 24th, 2023, 9:51 am
Luis.Manuel wrote: June 22nd, 2023, 10:43 am Viva, esse "Filho de Deus" ainda não li. Qual é a tua opinião sobre?

Tenho, para começar a ler brevemente, a pentalogia do Christian Jacq sobre Ramsés. Mas quero intercalar cada volume com outras coisas diferentes para não saturar.
Até agora não li nada do Cormac que me tenha desiludido; pelo contrário, foi tudo grande literatura. Este é daqueles autores que de facto tem uma "voz" única, um estilo de prosa própria, ao fim de pouco tempo facilmente reconhecível, e que o coloca à margem de todos os outros. Dito isto, o Child of God foi o livro dele que menos apreciei - é tão cru e árido quanto o Meridiano de Sangue (para mim o seu Magnun Opus), mas com um escopo bem mais fechado - está centrado numa única personagem, não tem a abrangência épica do outro, e é de uma frieza glacial. Não há zonas de conforto nem personagens ou eventos "agradáveis" onde nos apoiarmos, e funciona como uma espécie de ensaio niilista, muito perturbador, sobre determinadas franjas sociais. É pesado.

Como não és novo perante a leitura deste autor, não tenho de te prevenir sobre o que poderás encontrar (praticamente todas as pessoas que conheço e que tentaram ler o Meridiano de Sangue desistiram após primeiro quarto do livro...) - e então este Child of God faz parte dos mesmo muito sombrios. Se é para intercalar numa outra leitura e servir de "descanso", não sei ser vai servir esse propósito.
Obrigado Samwise pela tua informação. Como o Meridiano de Sangue foi o primeiro livro que li dele e gostei imenso vou avançar para este, até porque a escrita Cormac McCarthy "contrasta" bastante com a do Christian Jacq. E depois a obra de Cormac também não é assim tão vasta (romances) e metade dela já a li. salut-)
Post Reply