Commodore 64

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
Post Reply
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Commodore 64

Post by Rui Santos »

Noutro dia em conversa com o HSintra, descobri que havia algo que eu não era o único. A paixão pelo Commodore 64 (aka C64 ; CBM64)
Decidi por isso abrir este tópico, para que mais utilizadores discutam esta grande máquina dos anos 80, e desconhecida por muitos em Portugal.

Este post depois editarei com informações sobre a máquina.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Commodore 64

Post by Rui Santos »

hsintra wrote: August 28th, 2017, 2:57 pm Por aqui a história é semelhante...andei anos afastado destas lides, primeiro tive um velho e saudoso Commodore 64 (muitas e muitas boas horas passadas nesse "maquinão"), depois uma Sega Megadrive, passei para o PC, Sega Dreamcast e por fim PS2. Depois o tempo disponível reduziu significativamente e abandonei completamente esse universo...até recentemente...

Rui Santos wrote: October 5th, 2017, 7:31 pm Não te sabia um "amante" de Commodore 64...
Sabes qual o meu nick online certo? Rob Hubbard deve-te dizer algo :mrgreen:
Temos de abrir um tópico só para este assunto para partilhar memórias, experiência e me explicares como raio em Portugal foste ficar com o C64. Cá quase toda a gente só fala de Spectrum...
Eu fui um pouco diferente... Spectrum, C64, C64 com Disk Drive, Amiga, PC, Saturn, Playstation... e a partir dai todas.

Depois cá voltarei, mas vou abrir um tópico do Commodore 64 para partilharmos memórias.
Wizzball, Defender of the Crown, Revs, Commando, Barbarian, Summer Games, Winter Games, Last Ninja, Batman... sei lá que computador genial. Para o ano sai um C64 mini estou tentado...

hsintra wrote: October 16th, 2017, 2:43 pm Fã incondicional do Commodore 64...e que se explica por uma razão bem simples...nasci na Alemanha, e quando os meus pais voltaram para Portugal em 1988, vim literalmente com o meu Commodore 64 debaixo do braço :-)))
Era dos poucos (aliás, não conhecia mais ninguém) que em 1988 tinha um C64 com um Floppy 1541...quase só tinha disquetes (largas dezenas cheias de jogos), e só meia dúzia de cassetes. os meus contactos na Alemanha lá me iam enviando uma vez por outra alguns disquetes carregadas de jogos.
Ron Hubbard, o mestre do SID...grandes sons...o do International Karate era fabuloso ;-)

Nos inícios dos anos 90 ainda cheguei a trocar alguns jogos, principalmente através da secção de computadores do Correio da Manhã aos domingos (revista que tinha como bónus as páginas centrais :lol: )...às tantas ainda cheguei a trocar coisas contigo.

Com mais tempo, abrir um tópico só para o C64 seria fabuloso...tanta nostalgia. Winter Games, Summer Games I & II, California Games (quase todos os "Games" da Epyx), Barbarians I & II, Decathlon (que me destruiu vários joysticks), Defender of the Crown, Microprose Soccer, Jumpman, Elite, etc etc...e o meu preferido de sempre (muitas muitas horas até o chegar ao fim...o que era complicado num jogo do C64) Giana Sisters...sério, tanta nostalgia...

Sim, parece que o mini C64 está confirmado...esse não me escapa, ainda por cima com um Joystick Quickshot...muito bom. O meu velhinho C64 ainda está algures no sótão...há dois anos atrás tentei ligá-lo, e funcionava...agora nem sei, mas tenho que ver.

Opá, a SNES mini passou-me um bocado ao lado (era mais fã de Megadrive)...nem sei se compre. Entretanto, com um Rasberry Pi, montei um sistema Retropie, e até ver, tem-me enchido as medidas (muitas horas de Cadillacs & Dinossaurs), tendo centenas de ROMs da SNES (entre muitas outras plataformas) :-)))
Pequena correção HSintra. Rob Hubbard e não Ron Hubbard. O Ron é o cientologista, não faz música, dá música :twisted:
O Mini C64 tenho de pensar nele. Vou esperar por reviews...
Tenho C64 emulado na Xbox original, no PC, no Mac, no RetroPie.... só pelo saudosismo.
O meu C64 está numa caixa na casa dos meus pais. Acho que ainda funciona, o meu é o C64C (o segundo modelo, não é o Breadbin castanho escuro)
Também tive uma drive C1541 que não sei onde anda, mas as cassetes anda lá por casa ainda. As disketes...? não sei.

Tenho um CD com quase todos os jogos do C64... e sei que há dezenas de sites que me fazem a felicidade.
Eu como já contei, comprei por influência de um amigo meu que morava na Av. Roma, Jorge que tinha um irmão Luis e ia muito a casa deles.
Por influência deles, acabo por comprar o C64 porque aquele som me maravilhou para sempre. Tinha o meu spectrum, e devia desconfiar que por causa disso me iria tornar um gamer para a vida toda.

Jornais só comprava a Capital à sexta com o suplemento dos jogos (acho que era anterior à página de jogos do Correio da Manhã), e via religiosamente o Ponto por Ponto com o Paulo Dimas. (há por ai uma entrevista dele no youtube que é gira de ver)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Commodore 64

Post by Rui Santos »

Faço-te a proposta de falarmos de dois / três jogos de cada vez


The Great Giana Sisters(1987)
Claro que joguei também quase todos os que falas, começando pelo teu "favorito".
Joguei dezenas de horas a isso, claro que o meu jogo tinha logo um crack para vidas infinitas (é preciso lembrar para esta geração mais nova que não havia saves em muitos dos jogos, e que tal acaba por surgir no C64, com os saves na Disk Drive que rarissimos jogos permitiam).



Primeira curiosidade, é um jogo rarissimo pois a Nintendo conseguiu em tribunal impedir a sua venda por ser claramente um clone de Super Mario.
Na minha opinião é um jogo melhor que o Super Mario Bros Original da NES (notem que era o único Super Mario ainda saído nessa altura)
Super Mario Bros GamePlay (em spoiler pois este tópico é C64)
Entretanto na pesquisa que fiz... encontro...
History

The Great Giana Sisters was programmed by Armin Gessert, with graphics by Manfred Trenz and a soundtrack composed by Chris Hülsbeck under the label of Time Warp Production Inc.. The first original game version was released in 1987 on Commodore 64.[3] Shortly after, it was released on Amiga, Amstrad CPC, Atari ST and MSX2. The license is currently held by Black Forest Games,[4] who have developed the modern sequel Giana Sisters: Twisted Dreams.
Alleged lawsuit

According to several urban legends, Nintendo opened a lawsuit case against Time Warp Productions and Rainbow Arts, because Nintendo saw a direct copyright infringement to its new game Super Mario Bros. But in fact, there has never been such a lawsuit. Neither Nintendo, nor the German programmers claim to be privy to any lawsuits. This myth was created shortly after the game was taken out of stores. Nintendo itself later admitted to have influenced the stop of sales directly, as it did already before with other games.[5]

Several factors influenced the stop of the sales of the game, including conspicuous similarities: the general gameplay and the first level of The Great Giana Sisters is nearly identical in layout to the first stage found in Nintendo's Super Mario Bros. The immediate similarity to Super Mario Bros. ensured that The Great Giana Sisters was quickly noticed by both the public and the video game industry itself. Nintendo urged the makers of The Great Giana Sisters to withdraw the game from sale, arguing that it was obvious copyright infringement. Time Warp Productions and Rainbow Arts immediately stopped the production and, at the same time, the game began vanishing from the stores.[5][6][7] The difficulty in obtaining copies of the game has led to them being sought out as collector's items.[8][9]
in: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Great_Giana_Sisters
Outros links: https://www.c64-wiki.com/wiki/The_Great_Giana_Sisters
Mais um mito que morre :mrgreen:
Adorei o jogo, nunca o deverei ter terminado, lembro-me da música brilhante do Chris Hülsbeck, e das horas passadas a jogar a dois jogadores com o meu irmão e primos.
Vejam as músicas nesta play list.
https://www.youtube.com/watch?v=1TbM1U8 ... 73D14DDA6C

Outra coisa fascinante, é que é um jogo de uma era em que os jogos eram feitos por duas / três pessoas, impressionante quando se compara com os jogos de hoje em dia em que há estudios com 500 pessoas... e por vezes mais quando necessitam de acelerar passo para o lançamento.


O meu jogo do dia:
Paradroid (1985)
Adorava este jogo, é um jogo estranho em que começamos com a nave 001 e temos de tentar controlar/eliminar todas as naves de um piso (e no fim de uma nave que é composta por vários pisos)


Quando encontramos um robot de nível superior tentamos tomar posse dele através de uma sistema interessante, em que o robot menor joga uma especia de jogo de cores com o robot superior, mas tem menos slots para disparar. Veja o video que se percebe.

E subindo degrau a degrau íamos tendo robots com tiros, com ultrasons.
Jogo de um só autor... tinha um gameplay excelente e era altamente viciante pois era justo. Sentiamos sempre que podíamos subir degrau a degrau.
Teve depois um remaster para o Amiga o Paradroid 90 (também muito bom)
E não havia nada de semelhante no Spectrum.

A última vez que o joguei foi na Wii quando esteve disponibilizado na Virtua Console (hoje já não está) e em emulador na minha PSP. Que vicio ainda passados 32 anos.
https://en.wikipedia.org/wiki/Paradroid
https://www.c64-wiki.com/wiki/Paradroid
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
hsintra
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 446
Joined: November 15th, 2005, 6:12 pm
Location: Nazaré, Portugal

Re: Commodore 64

Post by hsintra »

Opá, hoje estou sem tempo, e a cair para o lado com sono (o filhote de 3 meses não deixou dormir, e a filhota de 4 anos não ajudou à festa), e não vou conseguir fazer o texto que gostaria de fazer.

Ah sim, é Rob Hubbard...ando mesmo a dormir em pé #-)

Sem grandes textos...os quais ficam prometidos para outros dias...aqui ficam três jogos que me agarraram bastante ao C64:








E sim, o Giana Sisters cheguei ao fim sem cheats ;-)
Para mim também era bem superior ao Super Mario.
Na Alemanha (tinha uns 9-10 anos, mas lembro-me bem) houve bastante polémica à volta do jogo, pelos motivos que mencionaste, tanto que, quem tivesse uma cópia do jogo (já nem falo do original), era rei...eu tinha em diskette :-)))
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Commodore 64

Post by Rui Santos »

Falando de alguns jogos que colocaste.
Joguei todos :mrgreen:

Bruce Lee era um jogo bem dificil. Vi agora o vídeo que colocas, e parece muito mais fácil do que é na realidade. É um jogo meio parecido com Manic Miner ou Jet Set Willy. Gostei, mas não me lembro de o ter jogado muito tempo pela dificuldade.

Internetioonal Karate + (IK+), era o melhor beat em up da geração. Melhor mesmo que o já excelente The Way of Exploding First.
Este tinha a vantagem de poder jogar dois contra o computador ou um contra o outro. Tinha também momentos muito cómicos, como colocar os bonecos a baixar as calças, e acho que havia uma combinação qualquer que colocava o sol a por-se. Foi o jogo de porrada que mais joguei no C64, mais tarde batido pelo Virtua Fighter 2 na Saturn.

Winter Games
Só consegui jogar isto quando comprei a drive de disquetes, pois só assim se conseguiam jogar em condições. (fazia loadings sempre que carregávamos uma das das disciplinas)
Falando dos eventos... Perdi horas com o Biathlon até perceber como se jogava. A parte dos tiros era dificil, e só depois percebi que tinha de controlar a pulsação, Patinagem artistica :) ainda me lembro de chatear o meu irmão quando saia um duplo, Saltos de sky era top, pois era fácil... só tinha de se dominar o telemark, Corridas de patinagem era fantástico, pois era muito melhor que o simples abanar do comando tudo tinha de ser muito sincronizado, Bobsleight era simples mas divertido.
Passei dezenas de tarde como meu irmão, quer com o Winter Games, quer com o Summer Games I e II, e com California Games e World Games.
Não sei qual gostava mais, mas o mais parvo é que provavelmente hoje se os jogasse de novo, e e o meu irmão saberíamos jogar ainda muitas das disciplinas.

Grandes memórias que aqui trouxeste.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Commodore 64

Post by JRibeiro »

O meu primeiro computador foi um Commodore Amiga 500.

Estes e muito outros efeitos foram feitos por computadores Commodores Amiga ligados em rede há cerca de 23/24 anos

‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Commodore 64

Post by JoséMiguel »

Rui Santos wrote: October 18th, 2017, 12:43 am Noutro dia em conversa com o HSintra, descobri que havia algo que eu não era o único. A paixão pelo Commodore 64 (aka C64 ; CBM64)
Decidi por isso abrir este tópico, para que mais utilizadores discutam esta grande máquina dos anos 80, e desconhecida por muitos em Portugal.

Este post depois editarei com informações sobre a máquina.
Eu tinha o ZX Spectrum 128k +2 (38.500$00), que o meu pai lá me comprou em Julho de 1988, depois de anos de diferentes tácticas de persuasão tentadas por mim em vão. :-( Ele só se convenceu a comprar-me um Spectrum, quando um amigo meu muito pobre, filho de porteira trouxe o Timex 2048 dele a minha casa, eu hoje entendo a posição dele, porque nos anos 1940 ele (e todos os outros meninos) ia descalço para a escola na cidade do Barreiro e não tinha casa de banho nem luz eléctrica. Para piorar a situação, a minha avó paterna um dia fez greve na fábrica onde trabalhava e foi identificada pela PIDE, que a impediu de voltar a trabalhar porque sempre que ela ia a uma entrevista de emprego, os donos da empresa conferiam a ficha da PIDE e não lhe podiam dar trabalho (ela estava "blacklisted" pela PIDE, como castigo por ter feito greve).

Sempre que eu pedia algum brinquedo ao meu pai, ele não entendia a minha geração "que se queixava de barriga cheia e com sapatos nos pés", e dizia-me que os brinquedos dele eram um olho de peixe seco, que usava como berlinde ou então andar a correr com um arame na mão a empurrar um pneu velho. Foi mesmo muito difícil o meu pai comprar-me esse ZX Spectrum e eu só estava a pedir a versão barata "48k +" de 24.500$00 mais o gravador de cassetes externo de 3.500$00.

Se eu lhe pedisse um Commodore C64 ou um Commodore Amiga, ele expulsava-me de casa! :o :lol:

O Commodore C64, Amiga, Atari ST, MSX eram máquinas que todos os meninos portugueses conheciam, porque as contra-capas das casseste de Spectrum, tinham lá screenshots muito bonitos das versões dessas máquinas todas.

A maioria dos meninos tinham o Spectrum, apenas por ser o mais barato, mas todos tinham inveja de qualquer outra máquina, só olhando para os gráficos dos screenshots da contra-capa das cassetes. Isto é válido para toda a Europa Ocidental. O Commodore Amiga era o Santo Graal.

Nos tempos de hoje, a consola mais cara do mundo tem um preço inferior ao salário mínimo nacional, mas nos anos 80 as coisas não eram assim e por exemplo um PC IBM custava logo o ordenado de um ano todo! Escrevo isto também para a juventude do fórum ficar com a ideia.

Por acaso tinha um colega na escola e outro vizinho com Commodore C64 e mais tarde poderei contar aqui uma ou outra história caricata.

A moral da história é que a maioria do pessoal (Inglaterra ou Portugal) tinha Spectrum por ser mais barato, mas toda a gente sabia que o Spectrum era a pior máquina de todas. :-)

No entanto como o Spectrum não funcionava fisicamente nos EUA (tensão eléctrica de 115V - 60 Hz e sistema de TV NTSC), julgo que o Commodore C64 é muito mais conhecido por lá, devido à não concorrência do ZX Spectrum. Numa loja portuguesa de jogos, quantas tinham cassetes de Commodore? :o
Post Reply