PanterA wrote: ↑March 5th, 2017, 6:09 pm
Está visto. Gostei, mas admito que pudesse gostar mais. Principalmente pela forma brutal como começou.
Desta vez estamos concordantes.
Gostei bastante mais do início do que do fim (os "factos narrativos" finais pareceram-me uma grande fantochada...
)
Isto basicamente é com estar a jogar Assassins Creeds. Sem tirar nem por. Mas o auge da série é mesmo o acting e o ambiente criado. Só isso dá-nos logo uma completa imersão naquela época de uma forma extraordinária. Quantos aos elementos sobrenaturais que se falava muito, eu sinceramente em momento algum fiquei com essa ideia nem percebo como chegaram a tal conclusão. Desde o inicio que vi os episódios sem pensar minimamente em tal contexto.
Não conheço nada do
Assassin's Creed, pelo que não tenho referências para comparar, quanto ao resto, o ponto forte é realmente a recriação da época e a imersão numa atmosfera densa e negra que a série consegue criar - a fotografia e o controlo da luz estão mesmo soberbos (ainda vou capturar uns
screenshots para partilhar aqui). Há cenários que me fazem lembrar os ambientes sociais soturnos do Dickens. De resto é o Tom Hardy naquilo que sabe fazer de melhor, e ainda que não me convença totalmente enquanto actor versátil, aqui aparece num papel muito adequado ao seu estilo de representação.
Em relação aos elemento sobrenaturais, os primeiros episódios sugerem umas quantas pistas que depois não se confirmam na totalidade (as imagens de uma mulher que parece uma feiticeira tipo voodoo, as vozes do além e o morto que se levanta, o facto de ele saber uma série de informações que seriam impossíveis de obter sem recorrer a mecanismos "extra-terrenos", em particular sobre o pai, etc)... alguns destes elementos depois têm uma explicação lógica, mas não todos. No final fica no ar uma certa ideia de que ele domina rituais que aprendeu nas selvas de África que não são explicados pela "ciência"...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71
in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva