The Exorcist - 2016

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

The Exorcist - 2016

Post by Samwise »

Chamou-me a atenção este artigo que saiu no Expresso a propósito desta série:
Ressurreição

Tem 88 anos o homem que há 45 escreveu uma das obras mais emblemáticas da chamada literatura de terror; o homem é William Peter Blatty e a obra é “O Exorcista”. Sobre o primeiro diga-se ter nascido em Nova Iorque no primeiro mês de 1928, filho de emigrantes libaneses que viram na sedutora América a possibilidade de um futuro risonho. Ficaram-se pela possibilidade, uma vez que a família, desfeita quando Blatty tinha seis anos (o pai saiu de casa para não mais voltar) foi obrigada a superar com esforço as dificuldades naturais da súbita falta de rumo. Pagar a renda não era fácil e o jovem Blatty, acompanhado pela mui católica mãe, foi obrigado a mudar de casa mais vezes que o desejável.

E, no entanto, as contrariedades não impediram a educação de um petiz com um talento inegável para o mundo académico: primeiro numa escola jesuíta e depois na Universidade de Georgetown, ambas frequentadas graças à merecida generosidade das bolsas de estudo que logrou conquistar. Já na Universidade George Washington, obteve a licenciatura em Literatura Inglesa, provavelmente não fazendo ideia que dela própria faria parte. Antes disso, foi relações públicas, vendeu aspiradores e conduziu camiões carregados de cerveja, entre outros trabalhos que foi encontrando.

Cumpriu o serviço militar na Força Aérea e as letras com a sua assinatura só surgiram a sério depois de várias experiências (bem sucedidas a nível da crítica, diga-se) em romances satíricos ao longo da década de 60 do século passado.

Tudo evoluiria quando William Peter Blatty travou conhecimento com o genial realizador Blake Edwards. A parceria revela os talentos de Blatty como argumentista, assinando os textos de “Um Tiro no Escuro” (1964), “O Que Fizeste na Guerra, Paizinho?” (1966) ou “Minha Adorável Espia” (1970). Mas o mais curioso de tudo isto é que o registo de comédia que tornaria Blatty conhecido entre o público e a crítica norte-americanos daria lugar aos antípodas do género quando, em 1971, a editora Harper & Row publica... “O Exorcista”.

A luta entre o Bem e o Mal, centrada na figura da jovem Regan, possuída por uma força demoníaca que afasta progressivamente qualquer explicação científica para a sua sintomatologia, foi um êxito imediato entre público e crítica, não apenas nos Estados Unidos mas um pouco por todo o mundo. A transposição do livro para o cinema, escassos dois anos depois da publicação, potenciou drasticamente o sucesso de Blatty.

Muito ficará a dever-se ao argumento do próprio, mas também ao notável e inesquecível trabalho de realização de William Friedkin, que tornou “O Exorcista” no “filme mais assustador de sempre”. A frase serviu de promoção ao filme e conquistou depois, por mérito próprio, a categoria de legenda definitiva de um filme a todos os títulos notável.

Ora, a boa notícia de 1971, adaptada ao cinema em 1973, é agora retomada em 2016. Porque a Fox decidiu levar ao pequeno ecrã uma nova versão de “O Exorcista”, “inspirada” na obra de William Peter Blatty. Estreada no passado dia 23 de setembro, posso garantir que os dois primeiros episódios (que aqui vivamente se recomendam) não defraudam as expectativas dos corações que bateram forte quando souberam deste “update” do romance de Blatty e, sobretudo, do filme de Friedkin. Porque as personagens estão devidamente caracterizadas, porque a narrativa é sólida e cuidada, porque o “seriado” (como lhe chamariam os brasileiros) respeita a história original, nela se baseia e sobre ela lança várias piscadelas de olho e, sobretudo, porque é um trabalho sério, que não pretende ser um “remake” suscetível de sucumbir à tentação da cópia facilmente caricaturável e, por isso mesmo, condenável.

Num tempo em que as séries ditas de terror se baseiam em adolescentes a correr na floresta ou em cabanas ou casas abandonadas, é verdadeiramente compensador assistir a um novo produto televisivo que honra um legado muito difícil de igualar. Por último, manifestar a minha surpresa pessoal por um elenco que desconhecia na sua grande maioria e onde, lamentavelmente, não consigo encontrar razão para a escolha de Geena Davis num papel de inequívoco destaque. Mas, enfim... não se podendo ter tudo, demos graças pelo que temos e pelo que é esta amostra do que ainda pode vir da visão de Jeremy Slater da icónica obra de William Peter Blatty. Como diz o último capítulo do livro (pelo menos na versão portuguesa de que disponho, gasta por várias leituras), “que até vós chegue o meu clamor”. É uma citação do Ritual Romano e pode chegar para exorcizar todas as versões que, quer no cinema, quer na televisão, têm tentado igual o que é inigualável há 45 anos.
http://www.imdb.com/title/tt5368542/?ref_=nv_sr_1


Já alguém viu algum episódio?

Mais dia menos dia vou pegar nisto.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Exorcist - 2016

Post by Cabeças »

yes-)

Gostei bastante dos trailers que vi e as criticas que li são bastante favoráveis!
Cabeças
Image
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by DarkAvenger »

Por acaso não me está a puxar muito.
Estou a seguir o Outcast, com a mesma temática, e estou a gostar muito (também estou a seguir os comics, à semelhança do que estou a fazer com o The Walking Dead). Não sei se me apetece ver mais uma série sobre exorcismos... :D
Talvez pegue nela quando acabar a primeira parte da nova temporada do The Walking Dead...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by Samwise »

Já vi dois episódios.

Até agora estou a gostar. Parece uma boa série, para além de uma modernização/homenagem ao filme original (embora a meu ver não esteja ao mesmo nível no que concerne à criação e densidade da atmosfera/ambiente de tensão - havia qualquer coisa limite no filme do Friedkin que até agora não foi alcançado em mais nenhuma obra sobre exorcismos - das que vi, pelo menos).

Penso que vai agradar bastante aos adeptos do género.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: The Exorcist - 2016

Post by Helldr »

Samwise wrote:havia qualquer coisa limite no filme do Friedkin que até agora não foi alcançado em mais nenhuma obra sobre exorcismos
Exactamente o que eu acho. Digo mais, nunca foi alcançado em mais nenhum filme de terror.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by waltsouza »

Helldr wrote:
Exactamente o que eu acho. Digo mais, nunca foi alcançado em mais nenhum filme de terror.
Concordo em parte, em filmes sobre exorcismos, tens toda a razão, já vi bastantes e até hoje não vi nenhum que lhe fizesse frente, que fosse tão ou mais assustador. Mas se estivermos a falar do género do terror no seu todo (e com todos os seus sub-géneros) dizer que o Exorcista foi o filme que mais tentou passar os limites, já me parece um esticar de corda em demasia, isto falando por mim, claro, e por tudo aquilo que eu já vi no cinema de terror. Não têm nenhum ponto de relação mas por exemplo "Martyrs" de Pascal Laugier (portanto, estou a referir-me á versão original francesa), em termos sanguinários, e até psicológicos, vai a um extremo que pode perfeitamente tornar desconfortável a sua visualização, até para quem está habituado a ver terror. Se existe filme que tenta ultrapassar os limites (e limites esses que se têm vindo a alterar no tempo), um desses filmes foi "Martyrs".

Não são de sub-géneros parecidos mas o "Exorcista" ao pé de "Martyrs" é um filme para crianças. Quem já o viu, saberá a que me refiro. E existem mais exemplos. Isto se estivermos a falar de filmes que tentam ultrapassar (certos) limites. Também já passaram mais de 4 décadas, muita coisa mudou no cinema de terror desde da década de 70, e isso terá inveitavelmente que ser levado em conta.

Mas se estivermos estritamente a falar de filmes sobre exorcismos/possessões, o "Exorcista" continua, passados 43 anos, a ocupar o trono, sem rival, até ver.
Samwise wrote:havia qualquer coisa limite no filme do Friedkin que até agora não foi alcançado em mais nenhuma obra sobre exorcismos
Portanto, concordo em pleno com o Samwise. :wink:
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Exorcist - 2016

Post by Cabeças »

Também voto no Exorcista como uma obra maior do género, uma referência absolutamente incontornável e um dos filmes mais "fortes" realizados até hoje. salut-)

E as coisas têm que ser vistas em contexto. Na altura, quando estreou em 1973 (a 26 de Dezembro faz 43 anos que foi exibido pela primeira vez), foi pura e simplesmente uma bomba! O que acho absolutamente espantoso é o efeito que continua a ter ainda hoje, mesmo com muitos anos já de público habituado a CGI e a milhares de filmes de Terror que se passaram depois dele. O que quero dizer, é que penso que, apesar de terem sido feitos alguns filmes do género muito bons, acho que nenhum daqui a 43 anos vai ser lembrado como o Exorcista continuará a ser, estou convencido, ainda nessa altura. É o "pai" de todos os filmes de Terror modernos! salut-)

Sei que não é grande indicador, mas por exemplo o Martyrs tem 7,1 na imdb.. e o "velhinho" Exorcista continua com 8! :badgrin:

Recomendo uma edição que comprei há uns meses, a edição bluray do 40º aniversário... tem 3 discos e o último tem cerca de 30 minutos com o William Peter Blatty a falar sobre o filme e aqueles tempos. A voz dele assustou-me um bocado também...

Image

https://www.amazon.co.uk/Exorcist-40th- ... e+exorcist

"Meeeeerrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnn!...."
Cabeças
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by waltsouza »

Cabeças wrote: Sei que não é grande indicador, mas por exemplo o Martyrs tem 7,1 na imdb.. e o "velhinho" Exorcista continua com 8! :badgrin:
Eu entendo perfeitamente o teor dessa frase, sobretudo porque deixaste no fim um elucidativo :badgrin: mas de qualquer forma isso que disseste rebate-se facilmente. Mesmo por ser um filme de "digestão muito complicada", e que pode deixar arrasada emocionalmente uma pessoa no fim, é natural que não seja um filme para toda a gente (mesmo para fãs de terror), e mesmo perante todas as adversidades, "Martyrs" consegue chegar aos 7 (no IMDB). É obra. :-)))

Gostava de ver esse filme outra vez mas estou a tentar ganhar coragem. oops:)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7308
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: The Exorcist - 2016

Post by Cabeças »

waltsouza wrote:
Cabeças wrote: Sei que não é grande indicador, mas por exemplo o Martyrs tem 7,1 na imdb.. e o "velhinho" Exorcista continua com 8! :badgrin:
Eu entendo perfeitamente o teor dessa frase, sobretudo porque deixaste no fim um elucidativo :badgrin: mas de qualquer forma isso que disseste rebate-se facilmente. Mesmo por ser um filme de "digestão muito complicada" e que pode deixar arrasada emocionalmente uma pessoa no fim, é natural que não seja um filme para toda a gente (mesmo para fãs de terror), e mesmo perante todas as adversidades, "Martyrs" consegue chegar aos 7 (no IMDB). É obra. :-)))

Gostava de ver esse filme outra vez mas estou a tentar ganhar coragem. oops:)
Hum...

- Martyrs: 60 mil na imdb dão uma média de 7,1
- The Exorcist: 287 mil dão uma média de 8

Por acaso acho que o facto de o Martyrs ser apreciado por um nicho até o ajuda a aumentar o score... há muito menos gente a apreciar, mas todos os que votam gostam e votam alto. Se só votassem 10 e todos dessem 9, tinha 9! As médias são um bocado enganadoras, tem que se ver também o número de votantes... e neste exemplo parece-me que, quer pela pontuação quer pelo número de votantes, o Exorcista ganha por um K.O. avassalador! :badgrin:

De qualquer modo, também entendo o que referes, claro. Ainda não vi o Martyrs, mas já me disseram que também é muito forte. Mas pelo que li, não é mesmo o meu tipo de Terror, que para mim é apenas tudo o que tenha a haver com sobrenatural. Malta a cortar-se toda uns aos outros para mim não é terror, e não aprecio... Mas compreendo e respeito quem goste, claro.
Cabeças
Image
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by waltsouza »

Cabeças wrote:
De qualquer modo, também entendo o que referes, claro. Ainda não vi o Martyrs, mas já me disseram que também é muito forte. Mas pelo que li, não é mesmo o meu tipo de Terror, que para mim é apenas tudo o que tenha a haver com sobrenatural. Malta a cortar-se toda uns aos outros para mim não é terror, e não aprecio... Mas compreendo e respeito quem goste, claro.
Acredita que "Martyrs" vale muito mais, e vai muito para além do gore que apresenta. Se ainda não viste o filme não queria desvender-te em demasia mas podes ter a certeza que a experiência que "Martyrs" te proporciona não se fica apenas pela violência explícita, vai muito para além disso. E mais não posso dizer. Não vou dizer que tive pesadelos com o filme mas não nego que me marcou profudamente. É desconcertante. É chocante. É arrasante. Levei vários "estalos, murros e encontrões" durante o filme, no fim sentia-me cansado, por dentro. #-)

A partir desse dia passei a olhar para o cinema de terror como havendo "Martyrs" e os outros, tal a força do abanão que levei. E eu já vários filmes da "nouvelle vague" do cinema de terror francês mais extremo mas nada se compara a "Martyrs".
Helldr
Fanático
Fanático
Posts: 520
Joined: July 24th, 2012, 8:24 am

Re: The Exorcist - 2016

Post by Helldr »

Pois, isso de impressionar através de tortura e muito sangue acho que se consegue facilmente. O que é difícil é criar aquele ambiente claustrofóbico em que quase se sente a presença do mal e se cria um mal estar incrível. E não podemos esquecer o que é dito por uma criança de 12-13 anos e o que ela faz com o cruxifixo por exemplo, o que continua a ser completamente inesperado e transgressor até para os dias de hoje. Isto é a minha opinião, não a tenho como uma verdade absoluta, mas o que é certo é que o filme sempre me fez sentir desconfortável (o que para mim é pior do que me impressionar ou chocar). Acho que o seu segredo, além da maneira como é brilhantemente filmado, é começar como um drama que nos envolve e achamos credível e que de repente nos cospe na cara! E aquela imagem em contraluz do padre parado em frente à casa é simplesmente icónica.
Last edited by Helldr on October 18th, 2016, 2:21 pm, edited 1 time in total.
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by waltsouza »

Helldr wrote:Pois, isso de impressionar através de tortura e muito sangue acho que se consegue facilmente. O que é difícil é criar aquele ambiente claustrofóbico em que quase se sente a presença do mal e se cria um mau estar incrível. E não podemos esquecer o que é dito por uma criança de 12-13 anos e o que ela faz com o cruxifixo por exemplo, o que continua a ser completamente inesperado e transgressor até para os dias de hoje. Isto é a minha opinião, não a tenho como uma verdade absoluta, mas o que é certo é que o filme sempre me fez sentir desconfortável (o que para mim é pior do que impressionado ou chocado). Acho que o seu segredo, além da maneira como é brilhantemente filmado, é começar como um drama que nos envolve e achamos credível e que de repente nos cospe na cara! E aquela imagem em contraluz do padre parado em frente à casa é simplesmente icónica.
O Exorcista sendo um filme que lida com a religião tem logo um handicap para algumas pessoas. Ou tu acreditas naquilo (de alguma forma), ou podes passar o filme a rir, não consegues levar aquilo a sério. Suponho que diversos ateus e pessoas não crentes em Deus (e na religião católica) se tenham divertido imenso a ver o "Exorcista", mas não pelos motivos que o filme nos tenta apresentar. Eu não sou uma dessas pessoas, eu tenho imenso respeito pelo filme de Friedkin , e tenho ainda mais respeito pela religião católica, e pelos exorcismos, mas é preciso tu acreditares. Senão nada feito.

Já "Martyrs" vai ao extremo mas não só da violência, é um filme em termos psicológicos muito forte. É certo que utiliza em boa parte essa violência para nos poder atingir de outras formas, mas se formos a ver, o mesmo acontece com o "Exorcista", se não existisse Pazuzu, se aqueles exorcismos também visualmente fortes, com o uso de contornos de ossos e de cabeça, com vómitos, levitações e outros, não fossem como são, e a que Regan se sujeita, mais de metade da força do filme perdia-se certamente pelo caminho.
Last edited by waltsouza on October 18th, 2016, 12:09 pm, edited 1 time in total.
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by DarkAvenger »

Chegaram a ver o remake americano do Martyrs?
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
User avatar
waltsouza
Moderador
Posts: 3698
Joined: March 19th, 2005, 8:26 am
Location: Sobreda, Terra dos cães e dos gatos
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by waltsouza »

DarkAvenger wrote:Chegaram a ver o remake americano do Martyrs?

Ainda não, e será que vale a pena? Já li que fica a milhas do filme francês. E digamos que a fasquia já estava muito elevada no primeiro filme.
Deve ser mais um daqueles filmes que só aparece para viver à conta do filme original.

Da mesma forma não veria com bons olhos um remake do "Exorcista" a não ser que tentassem ir mais além, tentassem algo de novo, de chocante, e que fosse ousado o suficiente para poder surpreender. Mas tendo em conta que eu acho que isso é uma tarefa complicada, não é impossível mas deve ser tramado, em tentar melhorar o Exorcista de 1973, é bom que se fiquem por séries, como esta. :-)))
User avatar
DarkAvenger
Fanático
Fanático
Posts: 960
Joined: March 27th, 2001, 1:16 pm
Location: S. João do Estoril, Portugal
Contact:

Re: The Exorcist - 2016

Post by DarkAvenger »

Eu não tenho qualquer interesse em vê-lo mas fiquei curioso se o tinhas visto.
Eu vi o orginal no MotelX há uns anos atrás e adorei. Mas não o tornei a ver. Vou ver se o arranjo...
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Post Reply