TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by JoséMiguel »

EDIT: Este tópico correu-me mal ontem à noite porque o meu vídeo de 6 minutos demorou muito a carregar (3 ou 4 horas), possivelmente devido a ser uma filmagem minha com zapping dos canais todos da TDT espanhola, que filmei em Espanha em Julho último e que poderá ter baralhado o motor de detecção de copyright do You Tube.

Eu filmei aquilo há uns meses já a pensar em escrever este tópico, e por isso tive o cuidado de mostrar que já é possível seleccionar o idioma original de uma série ou filme, e também activar ou desactivar legendas com o botão "Subtitles" do controlo remoto de uma TV vulgar.



Mais informação: https://en.wikipedia.org/wiki/Televisio ... V_channels

Irei descrever os canais gratuitos em Espanha noutro post.

Irei falar também de uma Audição do Conselho de Administração da ANACOM que vi em Julho no canal 5 da TDT portuguesa (Canal parlamento), onde a representante da ANACOM é ouvida e questionada pelos deputados dos vários partidos do governo, sobre a história da nossa TDT e a futura abertura de concurso pelo estado de forma a serem lançados mais canais. Mas terei de ter muito cuidado quando escrever esse post, e tentar descrever o mais rigorosamente possível o que foi dito, de relevo, sem qualquer comentário da minha parte. Felizmente existe gravação vídeo dessa Audição do Conselho de Administração da ANACOM no website do Parlamento, para evitar que eu cometa alguma imprecisão.

Se alguém tiver pachorra, está aqui (tem duas horas):

comissão de cultura, comunicação, juventude e desporto - Audição do Conselho de Administração da ANACOM gravada em 14 de Julho de 2016:

http://www.canal.parlamento.pt/?cid=124 ... -da-anacom

Eu infelizmente vi isso, porque não tenho TV Cabo e estava sem acesso à internet, sendo a alternativa a vergonha dos talk-shows nos outros 3 canais (que promovem o jogo a dinheiro, com os passatempos telefónicos, aos quais os velhotes são muito vulneráveis) e acho que um programa religioso na RTP 2 ou talvez desenhos animados.

Mais tarde e noutro post diferente também queria falar do conteúdo actual dos 4 canais da TV terrestre, aí eu irei dizer muito mal da nossa Televisão e descrever o que se passou, nos últimos 15 anos. Agora é quase só concursos, telenovelas e talk-shows e a RTP1 , SIC e TVI são clones uns dos outros com conteúdo idêntico e muito mau, a meu ver. Isto não era assim nos anos 1990... mau maria... mau-) Grr:-)

Espreitem os comentários dos portugueses furiosos com a TDT portuguesa aqui: https://pplware.sapo.pt/informacao/tdt- ... -ministro/

O primeiro post acerca da TDT espanhola devo fazê-lo em breve, mas o outro acerca da audição que vi no canal parlamento vai ser díficil de fazer, porque tenho algum receio em me enganar e se calhar vou mesmo citar palavra por palavra, algumas frases pertinentes... ainda não sei como aborde a questão, mas no fundo será uma síntese de algumas questões pertinentes.

Como isto ainda vai levar algum tempo, gostava de saber a vossa opinião ou teorias sobre o conteúdo actual dos nossos canais da TDT, e o que acham da "evolução" do conteúdo dos canais gratuitos da SIC, RTP 1 e TVI nos últimos 15 anos?
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by Rui Santos »

Vou tentar resumir...

Quando a taxa de analfabetismo no país era de acima de 25% havia programas de televisão com Vitorino Nemésio
Agora com 5% é casas dos segredos e telenovelas.
Falar de evolução na nossa televisão em sinal aberto é manifestamente exagerado...

Acho que parte da cultura nacional dos anos 90 e devido à chegada tardia da TV Cabo a Portugal, passou a acreditar que o futuro era o cabo, maribando-se naqueles que não têm TV Cabo. (Por TV Cabo entenda-se como é óbvio os operadores de distribuição a operar em Portugal, Cabovisão, NOS, MEO, Vodafone) e por isso havia a televisão dos "espertos" e a televisão dos pobres.
Pena que o poder político, que obviamente só tem "esperto" ao longo dos anos, (perdoem a linguagem usada a seguir) cagar de alto nos pobres e fazer sucessivamente a asneira de vender a rede de transmissão à PT, e concessionar a TDT *a PT também. A PT dispenso comentários... pois são óbvios.

Mas hoje temos como todos saberão, a pior TDT da Europa (pelo número de canais da mesma), mais de 80% de pessoas com serviços de televisão contratado. Um autêntico exemplo de sucesso.
As 3 televisões públicas são a porcaria que são, sendo que a RTP claramente é muito melhor que as outras duas. Podia fazer muito mais sem qq dúvida, mas comparar a RTP 1/2 com as outras é demagogia pura e dura.

Não vi o debate que falas, irei tentar ver, mas sei a guerra que está a ser para colocar agora 2 (essa ENORMIDADE) canais extras na TDT... a RTPN(otícias) e a RTPM(emória)
Desde a SIC e TVI chorarem sobre quebras de audiências, ao medo da ANACOM que faltem frequências etc etc.

Entretanto temos uma televisão dos mais "espertos" ainda. Qualquer miúdo hoje com 12 anos... já só vê: 1) Séries online 2) Filmes online 3) Netflix 4) Serviços de TV contratada e sempre com opção de restart TV 5).... canais públicos.
Temos portanto um mercado onde a televisão pública se enterrou cada vez mais num nicho de mercado que é um beco sem saída. (se aumenta a qualidade baixa a audiência)

Mas isto foi tudo ao de leve. Acho é que não é necessário abrir muitos tópicos, tenho muito a comentar por aqui sobre estes temas, até porque é um tema que me apaixona e que observo com relativa paixão.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by JoséMiguel »

Obrigado pela participação Rui.

Sobre esse vídeo do Canal Parlamento, uma coisa que poderei no mínimo fazer será postar os tempos em que ocorrem algumas revelações pertinentes.

Mas como dizes, existem muitos temas para discutir acerca da televisão portuguesa. :-D Queres alterar o título do tópico para algo mais abrangente?
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by Rui Santos »

Acho que não vale a pena José Miguel.
Vou gostar de ver o video, pois é um assunto que me interessa pela hipocrisia da nossa política.

Vi agora que me esqueci do 5º Canal na TDT... o Parlamento :-))) :mrgreen:
E ainda não toquei no 16:9, no HD.... na qualidade das cameras, na qualidade dos estúdios, no tamanho dos noticiários.... etc etc.

O nome do tópico vamos vendo. Se participarmos só os dois fica: Tópico da TV do José e o Rui ;)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by No Angel »

Que dizer da nossa TDT?! É uma vergonha, provavelmente a pior da Europa, sendo que em muitos lugares do nosso pais nem dá (as pessoas apanham os canais espanhóis e não os portugueses, o que é surreal). Depois a oferta é fraca, apenas 5 canais (sendo 1 deles o do Parlamento, que só 10 pessoas devem ver), quando nos outros paises existem dezenas de canais na TDT... os canais da RTP pagos pelos contribuintes apenas são disponibilizados pelo Cabo, isto não tem sentido nenhum mau-)

Enfim, é mesmo um grande atraso. Pelo que li vão adicionar 4 canais a TDT, já vão tarde e sinceramente não é nada comparado com o que os outros paises tem... aqui em Portugal as pessoas são obrigadas a ter Cabo se quiserem uma maior oferta, o que é triste.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by JoséMiguel »

Estive agora em Espanha e vi lá um filme excelente na TDT espanhola.

O tele-filme é muito semelhante ao bom cinema soviético dos anos 60, ou ao cinema de autor do Stanley Kramer e Stanley Kubrick.

Conta a história verídica de Pilar Prades Santamaría, uma criada analfabeta que foi a última mulher a ser garrotada em Espanha, no ano de 1959.

Como sabem, em França o método de execução era a Guilhotina, nos EUA a Cadeira Eléctrica, em Portugal a forca no pelourinho, mas em Espanha era o garrote... aqui está uma cena da execução, excerto do filme que vi, que mostra o que é a morte por garrote em Espanha:



O wikipedia da última mulher executada em Espanha, a criada era analfabeta e quando acabou o açúcar, foi à dispensa e provou um frasco que lhe sabia a doce (era veneno para formigas, que era doce para atrair os insectos), que usou para colocar no café (com leite) da patroa:

https://es.wikipedia.org/wiki/Pilar_Pra ... mar%C3%ADa

A estreia da versão restaurada foi mesmo à 2 dias, "Nuevo" - "pasado lunes" (2ª Feira) 31 de Julho de 2017, eu vi a transmissão em Espanha há dois dias e já está em stream gratuito no site da RTVE, com legendas, acessível em Portugal, aqui:

http://www.rtve.es/alacarta/videos/la-h ... a/4142598/

Grande TVE, que é o oposto da pouca vergonha da RTP 1, que só passa conteúdo para atrasados mentais, aparentemente vítima de alguma corrupção da alta esfera política, ao serviço dos donos da TV Cabo, com o propósito de minar o serviço público português, de modo a intrujar o povo português a pagar para ter TV Cabo.

A própria Google, considera este tele-filme espanhol muito similar ao cinema soviético, e o You Tube sugere logo, em 1º lugar, este clip abaixo (de um filme soviético já apresentado por mim no fórum):



O cinema espanhol é considerado muito potente e de intervenção, mesmo durante a ditadura do Franco, mas eu não o consigo ver porque não está em stream no You Tube, e depois em Portugal na RTP e Cinema (quando eu era jovem) só passavam filmes espanhóis de cagada (fúteis) acerca de gays, ou de malucos, como os filmes do Pedro Almodôvar, o "director de informação da RTP" (ou quem lhe controlava os fios da marioneta) que passou os filmes do Almodôvar foi o mesmo patife que deu ordens para bloquear e censurar o cinema soviético na RTP, esse tipo não queria que o povo português pensasse muito ou questionasse as coisas.

Neste caso podemos ver este tele-filme, por ser uma produção da TVE, mas para os grande filmes de cinema não existe uma parceria como a Mosfilm e Lenfilm detêm com o You Tube, e eu não consigo aceder ao cinema espanhol.
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by drakes »

El nuevo gobierno tiene una gran patata caliente: TVE está viviendo su peor crisis interna en años

https://www.espinof.com/otros/nuevo-gob ... nterna-nos
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: TDT Espanhola vs. TDT Portuguesa

Post by JoséMiguel »

drakes wrote: June 8th, 2018, 4:04 pm El nuevo gobierno tiene una gran patata caliente: TVE está viviendo su peor crisis interna en años

https://www.espinof.com/otros/nuevo-gob ... nterna-nos
Muito obrigado por esta descoberta Drakes! yes-)

Não sabia disto e gosto de saber. :-)))
Post Reply