Carlos, rey emperador (2015-2016) - RTVE La 1

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Carlos, rey emperador (2015-2016) - RTVE La 1

Post by JoséMiguel »

- Reservado para futura ficha técnica com ajuda do moderador JRibeiro -

Nota: Eu se calhar vou perder tanto tempo a tentar apresentar a série, que nem tenho tempo para a ficha técnica. Eu não tenho TV Cabo, e por isso nem sequer entendo bem a nomenclatura dos tópicos desta secção do fórum, mas sei que esta série passou na TV Cabo de Portugal num tal canal chamado "SIC Caras" (não sei que canal será esse).

Eu vi isto em streaming (HD com legendas em espanhol) no site oficial da RTVE aqui: http://www.rtve.es/alacarta/videos/carl ... 5/3286864/

wikipedia em espanhol e inglês:

https://es.wikipedia.org/wiki/Carlos,_rey_emperador
https://en.wikipedia.org/wiki/Carlos,_rey_emperador
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Carlos, rey emperador (2015-2016) - RTVE La 1

Post by JoséMiguel »

A minha primeira impressão

Image

Meus amigos, isto é algo de revolucionário na história do cinema e televisão. Esta série espanhola corresponde a um filme longo com 20 horas de duração, em que pela primeira vez se faz a inter-ligação de acontecimentos históricos europeus no século XVI, que que até hoje foram retratados isoladamente, quer no cinema, quer nos livros de História do ensino secundário.

Neste vasto tabuleiro de xadrez, todas as peças são importantes, desde o Rei Dom Manuel I de Portugal...

Image

...que oferece ajuda financeira ao primeiro efectivo Rei de Espanha, Dom Carlos I, que foi o primeiro Rei espanhol a governar ambas as coroas de "Castela e Leão" e "Aragão", os dois últimos reinos espanhóis separados. É com a chegada desse rei a Espanha que surge o momento misterioso, nunca explicado nos livros de História do ensino secundário português geral, em que desaparecem os reinos de Aragão, Catalunha, Castela, Leão, Navarra e Granada, e de repente aparece um país chamado "Espanha" a fazer fronteira com Portugal.

A filha do Rei Dom Manuel I de Portugal casou-se com o Rei Dom Carlos I de Espanha, e na imagem seguinte podemos ver a entrega da princesa portuguesa, no marco da fronteira entre Portugal e "Castela e Leão", conforme mandavam as regras diplomáticas europeias:

Image

...onde a princesa portuguesa era recebida pela dama da corte espanhola com maior grau de nobreza:

Image

Em paralelo com os acontecimentos na Europa, é mostrada a inter-ligação com o Novo Mundo, e na imagem seguinte vemos o último imperador do Império Azteca, "Montezuma II" a examinar uma espada espanhola feita de metal, pois os sul-americanos usavam espadas de pedra "Obsidian" e não possuíam as tecnologias europeias da Idade do Bronze e do Ferro.

Image

Este Rei Dom Carlos I, além de herdar as coroas de todos os reinos ibéricos, excepto Portugal, conseguiu manipular as eleições para imperador do Sacro Império Romano, que foi uma região esquisita da europa central (Checoslováquia, Alemanha, Hungria e afins) em que o imperador era eleito entre os candidatos dos outros reinos normais como Portugal, Espanha, França ou Inglaterra, por quem conseguisse oferecer maior suborno aos príncipes eleitores, ou em contra-partida contratasse mercenários assassinos, para cercar os príncipes eleitores no momento do voto, como foi o caso aqui do Dom Carlos I, que paga a mercenários para cercar o candidato alemão...

Image

...e assim torna-se também imperador dessa tal região esquisita "Sacro Império Romano", que faz fronteira com o império turco, que já capturou a Hungria e que faz cerco a Viena (e onde apenas o reino do vovóide Drácula na Roménia escapou à invasão otomana, conforme as tácticas de terror já faladas nas minhas análises dos respectivos filmes históricos romenos).

Esta série é muito fascinante, mas acontece tanta coisa que é preciso estar sempre com muita atenção a ver isto. A série tem muitas imperfeições de que falarei noutra altura, mas isto é claramente material pioneiro e revolucionário, a nível de televisão ou cinema. Por agora fica esta minha primeira impressão.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Carlos, rey emperador (2015-2016) - RTVE La 1

Post by JoséMiguel »

Eu ainda queria editar um pouco a mensagem anterior, pois escrevi aquilo muito a correr e acho até coloquei lá (à toa sem pensar) um comentário inapropriado que queria eliminar, mas agradeço a quem reparou nisso e o fez por mim, pois não devia mesmo ter escrito aquilo.

Uma dúvida importante que eu tinha era saber o nome português do "Sacro Império Romano Germânico", que só descobri agora na página oficial da série no site do canal "SIC caras":

http://siccaras.sapo.pt/programas/2016- ... -Imperador

Ontem à noite não estava a conseguir descobrir o nome português desse império, porque a página do wikipedia estava escrita em português brasileiro e o nome podia não ser igual em Portugal e no Brasil, por isso usei o nome espanhol, que terei de corrigir.

Em relação à versão portuguesa, ela ainda está em exibição, mas começou em Junho e já deve estar perto do episódio 17 (são 17 episódios ao todo). Este canal "SIC Caras" é um canal exclusivo da empresa NOS. Ainda verifiquei se os episódios estariam gratuitos online com legendas portuguesas, mas a "SIC Caras" infelizmente não é a RTVE... Pode ser que algum cliente da empresa NOS até tenha lá os episódios todos na box, sei lá.

Outra coisa que eu quero melhorar é eu ter chamado de "esquisito" esse tal império, porque quero perceber melhor esse conceito dos príncipes eleitores de que eu desconhecia e de que se fala aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacro_Imp ... os_Romanos

Acho que se calhar os subornos dos "eleitores" por parte dos candidatos não se tratavam de corrupção e eram antes uma tradição bem vista, não percebo... :-? Tenho de ler o artigo principal com mais calma...

Eu não aconselho os interessados em ver a série a lerem muito sobre história (por exemplo o artigo no wikipedia acerca da figura central do Rei Dom Carlos I) antes de verem a série. A mim ainda me faltam ver os dois últimos episódios e só depois disso é que eu irei aprofundar alguma matéria que me interesse no wikipedia. Neste momento só queria entender melhor a situação no momento em que a série arranca, para poder fazer uma apresentação melhor do que a que escrevi acima à pressa. Acho que vou colocar lá este mapa, porque não é nenhum "spoiler":

Image

...e explicar as cores da legenda, eu ainda nem fui ver porque motivo o Reino de Aragão, a vermelho, tem possessões em Itália no instante em que a série arrancou, e estou confuso desde o 1º episódio, eu era um mau aluno a História no 8º ano, mas neste caso nem sei se isso foi ensinado no 8º ano de escolaridade. Os espanhóis já devem saber todos isso... :roll:
Post Reply