Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Post by Lorde X »

Image

"Blakes 7" é uma série de ficção científica britânica, criada por Terry Nation (o criador dos Daleks da série Doctor Who) e produzida pela BBC
Entre 1978 e 1981 foram produzidas 4 temporadas, cada uma delas com 13 episódios de 50 minutos cada.
Foi emitida pela RTP no final da década de 70.

Link do IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0076987/?ref_=fn_al_tt_1
Link do THETVDB: http://thetvdb.com/?tab=actors&id=75565

Intro dos episódios:
Tema completo:
Trailer remasterizado da 1ª temporada:
(Atenção que muitos dos efeitos especiais deste trailer não são os que constam da série original. Mas ainda assim, escolhi-o pois a selecção de cenas pareceu-me feliz e demonstrativa do espírito da série)
Sinopse:
Roj Blake liderava a resistência contra o governo totalitário e corrupto da "Federação". Esta consegue capturá-lo mas, em vez de matá-lo, o que o tornaria um mártir, faz uma lavagem à sua mente, apagando as suas memórias e tornando-o um cidadão modelo.
Uma série de eventos leva a que Blake entre em contato com membros da resistência e recupere as memórias reprimidas.
Quando o governo descobre que a sua memória voltou, prende-o sob falsas acusações de pedofilia e condena-o a prisão na colónia penal do planeta Cygnus Alpha.
Blake é então colocado a bordo de uma nave espacial que irá transportar vários criminosos para Cygnus Alpha, conhecendo aí o talentoso ladrão Vila Restal, a piloto contrabandista Jenna Stannis, o génio informático Kerr Avon e o forte Olag Gan.
Engendra um plano para tomarem posse da nave, mas este falha, sendo vários dos prisioneiros mortos pelo cruel Sub-Comandante Raiker.
Mais tarde, a nave espacial em que o Blake viaja depara-se com uma nave alienígena abandonada, a "Liberator", dona de uma tecnologia muito avançada, sendo controlada pelo computador Zen. Blake e alguns dos prisioneiros conseguem apropriar-se da nave e fogem.
A primeira investida contra a Federação consiste na tentativa de destruição de um centro de comunicações que aquela possui no planeta Saurian Major. Lá encontram Cally, uma mulher telepata do planeta Auron, a qual passa a fazer parte da tripulação do Blake, tornando-se no seu 7º elemento (Blake, Vila, Avon, Jenna, Gan, Zen e CAlly).
A Comandante Suprema da Federação, a bela Servalan, incumbe o Comandante Travis da missão de matar Blake e capturar a nave Liberator.
Este assume essa missão com especial dedicação, já que carrega um ódio mortal ao Blake desde que devido a ele perdeu um olho e uma mão.

Tendo acabado de ver os 13 episódios da Temporada 1, tentarei nos próximos dias postar aqui o meu comentário.

Algumas capturas de ecrã:

Image

Image

Image

Image

Image

Há edição UK em DVD com legendas em inglês.

No Youtube encontram-se disponíveis todos os episódios das 4 temporadas.
Last edited by Lorde X on May 25th, 2016, 3:02 pm, edited 1 time in total.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Post by Gaspar Garção »

Cheira-me que hei-de gostar desta série, eh, eh! :roll:

Pedro, se quiseres arranjar as outras séries para mas venderes, "be my guest"! :-D
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Post by Lorde X »

Gaspar Garção wrote:Cheira-me que hei-de gostar desta série, eh, eh! :roll:
Tenho a certeza que sim Gaspar! Eu gostei mesmo muito.
Ainda não vai ser hoje que irei colocar aqui o meu comentário pois já é um pouco tarde e há muitos aspectos sobre os quais me queria debruçar.
Mas posso adiantar que esta série foi uma agradável surpresa.
Um baixo orçamento muito bem disfarçado com muita criatividade e arte.
Gosto especialmente dos uniformes dos "troopers" da Federação, como dos "Mutoids". Como também gostei bastante do design de todas as naves espaciais.
Por outro lado, são muitos os personagens marcantes, alguns deles com presença apenas em poucos ou apenas 1 episódio.

Desculpem-me os Trekkies, mas há cerca de 10 anos revi, de seguida, os 80 episódios das 3 temporadas originais da Star trek e, com algumas excepções, envelheceu muito mal. Não esteve ao nível das minhas memórias de infância.
Já a 1ª Temporada da Space 1999, bem como alguns episódios da 2ª, continuam a entusiasmar como dantes.
Da Blake 7 não conservo uma lembrança muito definida. Julgo que apenas vi um punhado de episódios já que terá sido emitida a um horário pouco nobre da RTP2. Na altura também não me prendeu como a Espaço 1999.
Mas à luz dos meus gostos actuais, considero-a superior à Star Trek original.

Mas nos próximos dias tenciono comentar certos pormenores que achei muito interessantes.
A quem está indeciso, aconselho que veja o 1º episódio (para mim o melhor da primeira série).
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Post by Lorde X »

Quanto ao baixo orçamento da série, aqui está um vídeo (incluído, como extra, no pack da 1ª temporada da ed. UK em DVD) que mostra como foram feitos os braceletes que o Blake e a sua tripulação usam para se teleportar.

Em cerca de 7 minutos vemos como é que cada um de nós pode fazer um igual:



Achei este extra mesmo muito interessante já que não fazia ideia que os tais braceletes eram basicamente feitos a partir de garrafas de plástico, papel de cartolina, botões, autocolantes e tinta... Foi mesmo muita a criatividade usada na produção desta série e como já vi suceder várias vezes, os resultados acabam por ser superiores aos obtidos quando há facilitismo derivado do dinheiro à disposição.

Também me impressionou a facilidade com que foram sendo criadas personagens sui generis, marcantes, às quais foi dada vida com excelentes interpretações de actores muito bem seleccionados.
No 2º episódio ficamos a conhecer o Sub-Comandante Raiker (interpretado pelo Leslie Schofield), um indivíduo ambicioso e sem escrúpulos que facilmente conquista o nosso desdém. Julguei que seria o vilão que constituiria a antítese do Blake nesta 1ª Temporada. Ora, para meu espanto, a sua presença na série durou apenas 2 episódios... Julguei que a dispensa deste personagem se iria revelar um erro a lamentar mais tarde. Pois bastou entrar em cena o Comandante Travis, bem como a Comandante Suprema Servalan, para eu deixar de sentir falta da presença do Raiker.
Avon é o meu personagem preferido, o qual com os seus comentários sarcásticos e certeiros acaba por assumir o papel de comic relief, a par do Vila.

Quanto ao enredo dos episódios, tenho que referir dois pontos.

Primeiro, os episódios têm 50 minutos cada, o que se traduz numa duração excessiva para a maioria das histórias. O "truque" usado pelos argumentistas reduz-se muitas vezes ao seguinte: duas linhas de enredo, simultâneas ou subsequentes. Exemplo, na primeira metade do episódio temos a nave espacial do Blake, a Liberator a ter que enfrentar certos perigos, para na segunda metade do episódio, já no seu destino, prosseguir com o objectivo traçado. Ou, em alternativa, temos que parte da tripulação está a levar a cabo uma missão num planeta, enquanto a outra parte que ficou na nave, tem de solucionar um determinado problema.
Este "desdobramento" da narrativa, de forma a encher a duração total de 50 minutos aborreceu-me um pouco. É que nem sempre as duas linhas de enredo apresentam o mesmo nível de qualidade.

Por outro lado, as minhas preferências estão mais focadas na ficção científica do que propriamente na acção e aventura. Razão pela qual um dos meus episódios preferidos da série Star Trek original é precisamente o 1º episódio piloto ("The Cage"), o tal que foi descartado pelo estúdio... Gostava bem mais que a Star Trek tivesse seguido essa linha, mais virada para a ficção científica, do que a que acabou por seguir, mais ligeira e mais comercial.
Ora, na 1ª temporada da Blakes 7 temos um pouco de tudo. Temos episódios que se aproximam mais da Space 1999, em que são suscitados temas bem interessantes da ciência. Estes são os meus preferidos. Outros há em que a tónica está na aventura, mais ao modo da Star Trek.

Dos 13 episódios, os meus preferidos são estes (ao episódio piloto dou 5 estrelas em 5, enquanto aos restantes dou 4):

1 The Way Back
2 Space Fall
3 Cygnus Alpha
5 The Web

É curioso que o 5º episódio (The Web) num site de fãs da série, de acordo com as votações dos users desse site, foi o que da 1ª série obteve nota média mais baixa... Ora, é um dos meus preferidos...

Em suma, aconselho a quem goste de séries ou filmes de ficção científica de algumas décadas atrás. Os 3 primeiros episódios apresentam uma narrativa contínua. No 4º episódio entra em cena o último dos 7 elementos da Blakes 7. A partir daí, os episódios tornam-se quase em "stand alone", embora haja uma linha de enredo, relativamente à Servalan e ao Travis, que vai sendo desenvolvida.

Se alguém conhece ou se lembra desta série, venha aqui comentar. Gostava de ler outras opiniões.

Vou tentar arranjar as restantes temporadas pois fiquei envolvido com a história e já li que irão haver novos e surpreendentes desenvolvimentos como a morte de alguns dos personagens principais.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Blakes 7 (1978-1981) - BBC

Post by JoséMiguel »

Eu adorei esta série (acho que a vi pela primeira vez no ano passado).

O obstáculo será o primeiro episódio, que é muito político e com um visual e ritmo que custa a entranhar. Mas a partir do 2ª episódio fiquei logo viciado, isto é uma saga com história em arco do estilo "Babylon 5" e "Battlestar Galactica", feita com maturidade, mas com pouco dinheiro.
Post Reply