Westworld (HBO)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

PanterA wrote: March 28th, 2020, 9:40 pm A 3º está a demorar a convencer. Continua bom, mas não tão bom como as outras 2.
O 2º episódio tem um pormenor que achei brilhante (e que não tem, na realidade, nada a ver com a história, nem com a narrativa...). Ainda estive uns segundos a tentar perceber o que era aquela "coisa" gigantesca dentro de uma sala de testes... :mrgreen: :shock: salut-)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Westworld (HBO)

Post by PanterA »

Agora está-me a dar uma branca. Referes-te ao quê, Rehoboam?
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

PanterA wrote: April 3rd, 2020, 11:15 pm Agora está-me a dar uma branca. Referes-te ao quê, Rehoboam?
Não. Nas salas onde os técnicos testam os modelos/hosts antes de os colocarem no terreno. Que bicho estava dentro de uma dessas salas? E qual era o cenário que estavam a modelar na outra sala? :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Westworld (HBO)

Post by PanterA »

Falas dos easter eggs de Game of Thrones com os seus 2 criadores? De qualquer das maneiras ainda há pelo menos mais 2 ou 3 parques que ainda faltam mencionar. O último foi o Warworld.
Last edited by PanterA on April 4th, 2020, 4:21 am, edited 1 time in total.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

Não queres colocar isso dentro de uma caixa de spoiler? Pode ser que nem toda a gente tenha ainda lido.

Eu estava de facto a tentar não revelar o que era para quem não viu. Gostei de ser surpreendido - e outras pessoas também vão gostar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Westworld (HBO)

Post by PanterA »

Bem, não é propriamente algo novo nem spoiler visto que isso sempre foi anunciado (showrunners, HBO, etc) que era uma questão de tempo até meterem lá isso. E parece que ouviram também os fãs que tanto brincavam com essa possibilidade desde a season 1.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

Eu posso ser um espectador atípico, que não vê nem lê nada dessas coisas, mas como eu se calhar há outros... :wink:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Westworld (HBO)

Post by PanterA »

Também não gosto de ler esse tipo de noticias nem apanhar possíveis spoilers, mas isto era uma daquelas coisas que já aí anda desde 2016 e mais tarde ou mais cedo acabei por esbarrar nas noticias. È quase como meter em spoiler que o Vader é o pai do Luke, mesmo hiperbolizando um bocado a coisa.

Mas de qualquer as maneiras já meti em spoiler. :wink:
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Westworld (HBO)

Post by drakes »

Acabo de votar no imdb e dei 10 para esse episódio, Hari Seldon ficaria orgulhoso do uso da história.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

drakes wrote: April 13th, 2020, 3:15 am Acabo de votar no imdb e dei 10 para esse episódio, Hari Seldon ficaria orgulhoso do uso da história.
Episódio 4 ou episódio 5? Ainda não vi este último.

Essa referência não me era estranha, mas não me recordava de onde - tive de ir pesquisar. Do pouco que me recordo desses livros, as previsões do homem tinham validade de... milénios...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Westworld (HBO)

Post by drakes »

Samwise wrote: April 13th, 2020, 4:58 pm
drakes wrote: April 13th, 2020, 3:15 am Acabo de votar no imdb e dei 10 para esse episódio, Hari Seldon ficaria orgulhoso do uso da história.
Episódio 4 ou episódio 5? Ainda não vi este último.

Essa referência não me era estranha, mas não me recordava de onde - tive de ir pesquisar. Do pouco que me recordo desses livros, as previsões do homem tinham validade de... milénios...
O quinto episódio, sobre fundação Asimov conta sobre as duas equações, uma era para curto prazo,na de longo o analista escolhia a mais possível ou ia recalculando conforme os eventos, em westworld resolveram como escolher quais possibilidades- ler depois de assistir
forçavam determinada sequência de fatos para as pessoas (no caso do rapaz levaria ao suicídio) e identificando os que poderiam tornar o sistema (ou grupo) de forma não recomendada ao futuro pretendido, eles neutralizaram, a diferença de outras ideia como minority report é a interação com o sistema, mesmo condutas transgressoras são aceitas desde que leve a determinado futuro.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

Ainda não vi, e ainda não li o que escreveste em spoiler, mas a propósito do Asimov, e a propósito do Rehob..., esta conversa fez-me lembrar um conto dele sobre um Super Computador que os cientistas conseguiram inventar/construir e que reunia em si todo o conhecimento de todas as culturas do Universo, e logo, capacidade para responder a tudo. Na "inauguração", a primeira pergunta escolhida submetida foi: "Existe Deus?", e a máquina, após um tempo a processar, responde: "Agora existe!"... :twisted:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Westworld (HBO)

Post by Samwise »

drakes wrote: April 13th, 2020, 5:30 pm
forçavam determinada sequência de fatos para as pessoas (no caso do rapaz levaria ao suicídio) e identificando os que poderiam tornar o sistema (ou grupo) de forma não recomendada ao futuro pretendido, eles neutralizaram, a diferença de outras ideia como minority report é a interação com o sistema, mesmo condutas transgressoras são aceitas desde que leve a determinado futuro.
Concordo - Gostei dessa referência ao Minority Report, e acrescento uma referência, que complementa essa, ao A Clockwork Orange. O que é proposto no Westworld S03 é um mecanismo de controlo social para "evitar o caos civilizacional" (sic). Semelhante ao que sucedia com Projecto Ludovico aplicado aos criminosos no aCO, com a diferença de que aqui a solução é aplicada a toda a população mundial por tabela quer tenham ou não cometido crimes. E a lição moral a retirar é mais ou menos a mesma (embora não esteja esplícita no WW): se retiramos o livre arbítrio, a opção de escolha do seu destino, das suas acções, ao ser humano (mesmo que seja para evitar problemas sociais), este deixa de ser um ser humano.

Quanto ao episódio, aqui estou em desacordo contigo - apesar de alguns pormenores interessante, para mim foi dos menos bons da série toda até agora. Achei desnecessário enredo do psicotrópico GENRE (só serviu para dar "estilo" à coisa); achei as sequências de acção lentas e com pouca lógica estrutural, e achei também que naquele mundo falta toda a infraestutura institucional e política que sustenta países e povos - falta espessura ao mundo ali proposto - ou seja, acho pouco credível que depois da mensagem partilhada pela Dolores com todas a população mundial, a reação fosse logo aquela cheia de selvajaria - num estado de coisas maioritariamente civilizado, a reação seria antes de tudo .... questionar e perceber o que se estava a passar, junto das instituições de governo e autoridade - ou simplesmente recorrendo ao Google... :mrgreen: .
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Westworld (HBO)

Post by drakes »

Samwise wrote: April 14th, 2020, 12:46 am
drakes wrote: April 13th, 2020, 5:30 pm
forçavam determinada sequência de fatos para as pessoas (no caso do rapaz levaria ao suicídio) e identificando os que poderiam tornar o sistema (ou grupo) de forma não recomendada ao futuro pretendido, eles neutralizaram, a diferença de outras ideia como minority report é a interação com o sistema, mesmo condutas transgressoras são aceitas desde que leve a determinado futuro.
Concordo - Gostei dessa referência ao Minority Report, e acrescento uma referência, que complementa essa, ao A Clockwork Orange. O que é proposto no Westworld S03 é um mecanismo de controlo social para "evitar o caos civilizacional" (sic). Semelhante ao que sucedia com Projecto Ludovico aplicado aos criminosos no aCO, com a diferença de que aqui a solução é aplicada a toda a população mundial por tabela quer tenham ou não cometido crimes. E a lição moral a retirar é mais ou menos a mesma (embora não esteja esplícita no WW): se retiramos o livre arbítrio, a opção de escolha do seu destino, das suas acções, ao ser humano (mesmo que seja para evitar problemas sociais), este deixa de ser um ser humano.

Quanto ao episódio, aqui estou em desacordo contigo - apesar de alguns pormenores interessante, para mim foi dos menos bons da série toda até agora. Achei desnecessário enredo do psicotrópico GENRE (só serviu para dar "estilo" à coisa); achei as sequências de acção lentas e com pouca lógica estrutural, e achei também que naquele mundo falta toda a infraestutura institucional e política que sustenta países e povos - falta espessura ao mundo ali proposto - ou seja, acho pouco credível que depois da mensagem partilhada pela Dolores com todas a população mundial, a reação fosse logo aquela cheia de selvajaria - num estado de coisas maioritariamente civilizado, a reação seria antes de tudo .... questionar e perceber o que se estava a passar, junto das instituições de governo e autoridade - ou simplesmente recorrendo ao Google... :mrgreen: .
A mensagem partilhada pela Dolores é inspirado (ao meu ver) em v de vingança, a ideia que as pessoas ao saberem da sujeira ou perda de símbolos se revoltariam, é bem inglesa\americana a concepção, na prática não é nada assim.
Retornando ao modelo Seldon, ele se prepara e lucra do melhor forma de uma situação futura, já no de Serac, ele interfere para o modelo tenha certa direção, nisso lembra Matriz, mas diferente desse ele não deixa-o sofrer abalos, por isso tenta eliminar tudo que ameaça o que considera o resultado perfeito.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Westworld (HBO)

Post by PanterA »

Curiosamente tenho opinião contrária. Este foi o mais fraco até ao momento e falhou em toda a linha. Entraram por uma certa caracterização do caos, da maneira como envolveu e envolve o presente mas depois as explicações e motivações que vieram dali soube a muito pouco e não digno de um Westworld. Por exemplo as que estão por detrás dos irmãos, não convence particularmente e parece tirado assim de um certo cliché conhecido.
E depois todo o pace, a maneira como editaram as cenas, ou mesmo a execução de acção... nope. Desiludiu. Contudo, gostei da maneira como escolheram as 5 etapas da droga que o gajo tomou para contar aquela narrativa especifica.
Post Reply