Fargo (FX)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Fargo (FX)

Post by paupau »

Gostei bastante, uma epoca mais cerebral devido ao Vargas com verdadeiros duelos mentais com as outras personagens. Mas com grandes momentos wtf mesmo assim.
Gostei da indefinicao dos segundos finais.
Por mim pode terminar por aqui para nao esgotar a formula.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Fargo (FX)

Post by drakes »

As três temporadas estrearam aka no netlix.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Fargo (FX)

Post by nimzabo »

Acabei a segunda temporada e é talvez a melhor temporada de qualquer série que vi.
Já tinha gostado muito da primeira em especial da personagem do Billy Bob Thornton e tem o episódio de abertura que é excepcional.

Mas a segunda, apesar de nem tudo sempre bater certo, achei fantástica.
O plot é fantástico e várias das personagens também.
A Kirsten Dunst tem uma actuação para Oscar e vários outros actores estão também muito bem.
Um excelente casting, realização, música, tudo mesmo.
Achei uma espécie de Pulp Fiction das séries.
https://www.rottentomatoes.com/tv/fargo/s02
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

Eu comecei a ver esta série há uns tempos/anos e não passei do 2º ou 3º episódio - não me estava a cativar. Se calhar fiz mal ou não estava "in the mood" (sucede frequentemente), maneiras que vou fazer uma outra tentativa, logo após terminar o Westworld season 2 (de que estou a gostar quase tanto quanto a primeira época).
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Fargo (FX)

Post by paupau »

Manda para o topo da lista, dificilmente a personagem do Thorton não te vai cativar. Uma das grandes criações dos últimos anos. Se gostaste do No Country for old Man, deverás gostar da S1 do Fargo.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Fargo (FX)

Post by nimzabo »

A primeira ou a segunda temporada?
Isto é irmãos Coen...tipo Tarantino e os Safdie: criminosos, humor negro, acção... o que se gosta.
Tem a característica das temporadas serem independentes, com histórias e personagens diferentes.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Fargo (FX)

Post by paupau »

A primeira série. A personagem do Thorton é parecida com o Anton: um filósofo adepto da old ultraviolence.
A terceira época acho que perde um pouco de gás, se bem que mantendo um grande nível de qualidade.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Fargo (FX)

Post by PanterA »

A 3º foi um bocado medíocre em relação ás outras 2 que foram um estouro. E a olhar para o trailer desta nova, lá com o Chris Rock parece mauzinho que dói.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

nimzabo wrote: March 26th, 2020, 9:29 pm A primeira ou a segunda temporada?
Isto é irmãos Coen...tipo Tarantino e os Safdie: criminosos, humor negro, acção... o que se gosta.
Tem a característica das temporadas serem independentes, com histórias e personagens diferentes.
A primeira, a primeira. Vou tentar outra vez.
paupau wrote: March 26th, 2020, 9:55 pm A primeira série. A personagem do Thorton é parecida com o Anton: um filósofo adepto da old ultraviolence.
Com o Chigurh? Estou a ver que a série tentou fazer uma salada a partir de ícones Coenianos - vamos ver o que se encontra mais para lá...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

Termindo o Westworld season 2 (altamente recomendada, tal como a primeira - com mais um final "em grande" - embora com algumas "estranhezas" que me pareceram saídas fáceis, e uma aproximação à estrutura lógica de "processar dados" do Matrix) e re-começado o Fargo season 1.

Percebi porque larguei na altura a série ao segundo episódio (depois falarei sobre isto), mas resolvi insistir desta ver. Vou com cinco episódios vistos. Estou a gostar, mas não está a ser "de arromba"... Entram aqui comparações com os filmes Fargo e No Coutry for Old Men, e com uma outra série que considero mais "pedigree": o Hannibal.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4841
Joined: July 16th, 2013, 9:16 pm

Re: Fargo (FX)

Post by nimzabo »

Sugiro que não descartes a segunda temporada.
Como creio que já escrevi são independentes umas das outras, como se fossem várias séries.
É porventura superior à primeira (mesmo tendo gostado muito da primeira).
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

nimzabo wrote: March 28th, 2020, 3:06 pm Sugiro que não descartes a segunda temporada.
Como creio que já escrevi são independentes umas das outras, como se fossem várias séries.
É porventura superior à primeira (mesmo tendo gostado muito da primeira).
yes-) Vou fazê-lo.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: Fargo (FX)

Post by PanterA »

E a Kirsten Dunst tem possivelmente aqui a melhor interpretação da sua carreira.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

Primeira season despachada.

Em termos de nota, gravita entre o 5 e o 8. Tem alguns bons momentos, mas posso resumir os problemas que me levantou, e que me fizeram não apreciar a série tanto quanto desejaria, dando como exemplo duas ou três situações/pormenores:

1 - Um homem entra no quarto de hotel de outro homem para o ameaçar. Resposta do primeiro: baixa as calças, senta-se calmamente na retrete e põe-se a ler um livro (metáfora: "estou-me literalmente a cagar para ti.");
2 - Um assassino profissional mau como as cobras a conduzir um BMW VERMELHO em pleno momento de caça ao homem numa cidade remota no interior da America;
3 - Esse mesmo tipo entra num edifício que é um "centro de actividade" de uma corporação mafiosa, limpa 22 capangas, sai cá para fora sem um arranhão, e tudo nas barbas de 2 agentes do FBI, que não dão por ele.
4 -Ainda esse mesmo tipo, consegue no espaço de 1 ano desaparecer do radar, "disfarçar-se" de dentista, a exercer profissionalmente essa actividade (!!!) sem que os doentes dêem por nada... (Catch me if you Can Redux...? eh-) )

Podia continuar aqui a fazer a lista (e ia ser uma looooonga lista de pormenores que me retiraram em boa parte a imersividade que poderia ter tido), mas o que me desagradou mais, em contínuo e ao longo da season toda, foi estar a assistir ao quotidiano de uma punhado de gente sem grande inteligência, em que o humor e a continuidade narrativa derivam muitas vezes da exploração dessa falta de neurónios massificada. Aquilo que estava equilibrado no filme, aqui ganha proporções arrastadas, cansativas e... para mim, algo desmotivantes.

Tendo em conta que é um produto assente deliberadamente em personagens e situações over-the-top (não é para levar a sério, e aceitamos os excessos "artísticos" com um bónus), com muito humor negro pelo meio, e que nesse sentido poderia ser comparável a uma série como o Hannibal, estou muito mais "em casa" junto do nível de inteligência das personagens, das relações complexas e multi-camadas que se firmam entre elas, dos diálogos apurados, intelectualmente desafiantes e cheios de ironia, e da criatividade incrivelmente sórdida com que "inventa" crimes desta última. Uma série que, para terminar, nos sacia o apetite servindo-nos requintados pratos de culinária gourmet, culturalmente raros, em vez de tipos sentados na retrete...

Enfim, desculpem-me o desabafo e a comparação com um produto se calhar distante, mas não me consegui de facto abstrair de tanta coisa junta...

(Vamos então à segunda season, com os dedos cruzados atrás das costas... :-))) )
Last edited by Samwise on March 29th, 2020, 12:37 am, edited 2 times in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: Fargo (FX)

Post by Samwise »

Fartei-me de bater, e acabei por não falar dos pontos positivos.

- O primeiro encontro entre o Lester e o Malvo no Hospital é uma nudge ao Hitchcock: vejam o Strangers on a Train.

- O ponto de contacto com o Fargo versão filme :lol:

- As pragas bíblicas... :twisted: :twisted: :twisted: ... grande plano e respectiva execução!

- A piada do autógrafo no livro.

- A discussão "muda" dos dois hitmans no restaurante.

- A sequência de tiroterio no meio do blizzard - não gostei de como está filmada, nem de como decorre (não faz nenhum sentido), mas o final remete para sequência central do Insomnia, do Christopher Nolan, em que o Al Pacino baleia o colega.

- A "vingança" do Lester sobre o seu bully, e o momento em que o quadro cai da parede... :badgrin:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Post Reply