The Outer Limits (1995-2002)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

The Outer Limits (1995-2002)

Post by JoséMiguel »

Image

Esta é uma série canadiana de luxo, vencedora de 16 prémios, incluindo as categorias de interpretação e bandas sonoras originais. Possui um total de 154 episódios, cada qual uma short story, com grande rigor científico, e livre da censura da televisão norte-americana.

Esta série passou em Portugal, na Televisão Pública (RTP2 ou TVI, não me recordo), por volta de 2003, na versão original, tal como no Canadá. Nos EUA foi de imediato editada e censurada.

O espírito da série segue o raciocínio da série original dos anos 60 e do Twilight Zone, de utilizar temas da ficção científica como pretexto, para colocar os personagens perante situações extremamente tensas e dramáticas, confrontados com as mais díficeis escolhas. Nalgumas histórias existe o clássico volte-face (twist) no final, mas algumas são tão fortes por si só, em que esta técnica não é utilizada.

Ao contrário das outras séries de antologia, esta prima pelo rigor científico, sem perder nada do encanto da storytelling, twist, impacto emocional e filosófico.

O leque de actores é muitíssimo variado, e por exemplo um dos episódios conta com o mítico Charlton Heston, no papel de juíz chefe do supremo tribunal, numa era futura, a julgar um viajante do tempo, apresento review desse episódio (Final Appeal), com uma imagem dele no tribunal.

Especial destaque para alguns episódios que irei apresentar e comentar aqui:

A) Manifest Destiny. Técnica de cinematografia revolucionária, inspirada pelos mestres do cinema da era soviética, na qual constroem o interior completo de uma nave espacial, e o cameraman é um dos oficiais médicos, que com a sua camera de capacete olha para todo o lado, numa filmagem imersiva e pioneira.

B) Breaking Point. Viagens no tempo e paradoxos, em linha com livros de divulgação científica de Stephen Hawking e companhia.

C) In The Blood. Único exemplo na televisão/cinema do campo de Higgs, só este ano confirmado pela ciência. Episódio referido em fóruns internacionais de Física.

Esta série deve ser encarada como uma colecção de mini-filmes de 45 minutos, é de longe a minha série de ficção científica preferida, e de seguida deixo reviews individuais aos meus episódios preferidos. Aos fãs de boa sci-fi, aconselho a não irem atrás de modas e de novidades, e vejam antes isto. :-D
Last edited by JoséMiguel on December 21st, 2012, 5:34 am, edited 2 times in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Decompression

Post by JoséMiguel »

Título: Decompression
Data: 30/06/2000
Ordem: S06E13
Temas: Estado Totalitário; Censura na Internet; Viagem no Tempo; História Alternativa; Acidente de Aviação; Eleições Políticas; Efeito Borboleta.
Premissa: Um candidato às eleições presidenciais é contactado por uma viajante do futuro, e é avisado de que foi alterada a linha do tempo, e que na nova linha temporal, o avião onde o candidato viaja foi atingido por um relâmpago, o que irá causar uma explosão no instante da aterragem, com morte de todos os ocupantes.

Image Image

Comentários: Este episódio deve ser visto duas vezes, para apreciar as nuances da mensagem política que o argumentista pretende transmitir. Basicamente a história estava a antecipar as questões da privacidade/liberdade na internet, que são agora temas quentes. Este tema não é aparente na primeira vez que se vê o episódio.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Tribunal

Post by JoséMiguel »

Título: Tribunal
Data: 14/05/1999
Ordem: S05E12
Temas: Holocausto; Viagem no Tempo; História Alternativa; Crimes de Guerra.
Premissa: Esta história alterna entre dois períodos, no passado a acção desenrola-se no ambiente grotesco do campo de concentração de Birkenau, em ambiente sombrio estilo Lista de Schindler, ao som de uma melodia de violino de arrepiar, devo referir que esta banda sonora ganhou um prémio. No presente um caçador de nazis finalmente descobre o kommandant do campo, que matou a família dele mas não tem provas para o levar a julgamento...

Image Image
Image Image

Comentários: Este episódio é considerado um dos melhores, e foi inspirado por acontecimentos pessoais na história do argumentista.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Think Like A Dinossaur

Post by JoséMiguel »

Título: Think Like A Dinossaur
Data: 15/06/2001
Ordem: S07E08
Temas: Tele-transporte; Extra-terrestres; Base Lunar.
Premissa: Num futuro distante, os humanos viajam para outro planeta, através de uma tecnologia de tele-transporte, que coloca o corpo em stasis, recria uma cópia da pessoa no outro planeta, e depois destrói o corpo original. Quando o viajante regressa, o processo repete-se. Na estação lunar conjunta, o único funcionário humano, um cientista detentor de múltiplos doutoramentos em física avançada, tem como única tarefa carregar no botão que destrói a versão da pessoa original.
O problema surge quando ocorre uma falha de comunicação na confirmação do teletransporte bem sucedido, sendo o processo suspenso, e a rapariga é acordada. Mais tarde sabe-se que a cópia da rapariga chegou ao destino, e por isso a versão original dela terá de morrer.

Image

Image

Comentários: Este episódio é muito pesado, e verdadeiramente dramático. É um consenso geral dos físicos, que se um dia conseguirmos transportar um ser vivo, estaremos a copiá-lo e a pessoa original morre, este episódio analisa as consequências éticas e filosóficas do conceito científico de tele-transporte. É um verdadeiro exemplo de "hard sci-fi" ou ficção científica pura e dura.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

The Vaccine

Post by JoséMiguel »

Título: The Vaccine
Data: 03/04/1998
Ordem: S04E11
Temas: Apocalipse; Vacina; Epidemia; Últimos Sobreviventes Humanos; Hospital.
Premissa: Uma médica e um grupo de pacientes, estavam sob quarentena, e por isso protegidos, quando um vírus arrasou a população da Terra. Num último esforço, é criada uma vacina, mas não chega para todos, e a médica terá de decidir quem vive e quem morre.

Image

Image

Image

Image

Image

Comentários: Não me ocorre nada de especial para dizer sobre este episódio, apenas que gostei dele.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dark Matters

Post by JoséMiguel »

Título: Dark Matters
Data: 02/06/1995
Ordem: S01E12
Temas: Matéria Negra; Extra-terrestres; Fantasmas; Alma; Além; Naves Espaciais.
Premissa: Uma nave espacial é aprisionada numa deformação do espaço-tempo, que se curva sobre si própria. Nesta zona encontram duas outras naves à deriva, uma terrestre e outra de origem alienígena.

Image

Image

Image

Image

Comentários: Excelente episódio, mas acho que as naves espaciais e a ficção científica são para disfarçar, pois a história está fortemente subordinada ao misticismo, o que não reduz em nada a qualidade da parte sci-fi espacial. Tecnicamente o episódio está muito bem feito, não quero adiantar mais, para não estragar o impacto da história, espero pelo menos ter deixado intrigado quem ainda não viu isto.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

A New Life

Post by JoséMiguel »

Título: A New Life
Data: 30/03/2001
Ordem: S07E03
Temas: Extra-terrestres; Seita; Devoção Cega; Fanatismo Religioso.
Premissa: Um grupo de pessoas decide trocar o stress da vida cidadina, aderindo a uma pequena comunidade religiosa, que estabelece uma comunidade puritana, numa zona remota.

Image

Image

Image

Image

Comentários: Este episódio é daqueles deprimentes... A história é bastante perturbadora e negra, mas é um excelente episódio, não quero adiantar mais detalhes...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Manifest Destiny

Post by JoséMiguel »

Título: Manifest Destiny
Data: 11/02/2000
Ordem: S06E04
Temas: Conquistadores; Extra-terrestres; Formas de Vida Exóticas; Naves Espaciais; Fernando Cortés; Ideologia Política Americana de interferência externa (Manifest Destiny); Perspectiva da 1ª Pessoa; Cenário envolvente.
Nota Técnica Especial: Este episódio possui uma técnica de filmagem pioneira, na primeira pessoa, na qual o cameraman é um dos actores, em ambiente totalmente fechado e circunscrito pelos corredores e paredes do cenário geometricamente completo e detalhado da nave espacial, ou seja, não existe a meia parede de cenário nem a equipa de filmagem típica, com o realizador sentado na cadeirinha, e os técnicos a operarem câmeras e microfones girafa; Em vez disso os actores andam à solta dentro do cenário, e um deles tem um headset com câmera.
Premissa: A Nave UFS Mercury, atraca com o couraçado UFS Rhesos, em resposta a um pedido de socorro. A acção é filmada/vista através da câmera no headset do oficial médico. Logo no início, ao encontrarem a nave deserta, acedem aos registos dos tripulantes, onde é explicado que o couraçado (couraçado é a tradução portuguesa para battleship, demorei imensos anos a descobrir isto, e os oficiais da marinha portuguesa nunca sabem traduzir) UFS Rhesos, procedeu às normas em vigor, de devastar o planeta com armas biológicas de aniquilação total de toda a flora e fauna, em caso de indícios de "fauna feroz", o que inclui civilizações humanóides inteligentes, pois o objectivo é a mineralização dos recursos geológicos. Ainda durante os momentos de abertura do episódio, são mostrados os registos finais do diário de bordo, com referências ao conquistador espanhol Fernando Cortés.
Esta é apenas a premissa inicial, pois o rumo deste episódio irá lidar com outros temas...

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Comentários: Ui Ui Ui! Excelente episódio, se fosse mais longo seria um filme de culto, isto é a versão séria e adulta do que o filme "Event Horizon" tentou ser, filme esse que infelizmente cai na categoria da magia/fantasia/fantochada, mas é apenas a minha opinião claro, faço referência a esse filme, porque quem gosta dele, ficará intrigado e poderá querer ver este episódio. Mas, verdade seja dita, são histórias diferentes e abordagens cinematográficas diferentes, apenas direi mais uma coisa sobre o filme, e agora em completa oposição a este episódio, que tem a ver com o título "Horizonte de Acontecimentos", termo da Teoria Relatividade Geral de Einstein, que concerne a distância em redor da singularidade do buraco negro, a partir da qual a velocidade de escape é maior ou igual à velocidade da luz, e por isso nenhuma informação pode escapar do que se encontra além deste "véu de censura cósmica" (termo técnico genuíno, não é poesia) para dentro do nosso universo.
O problema deste título é que se trata de publicidade enganosa, que nada tem haver com a história do filme, e serve apenas para vender umas quantas cópias ao pessoal das ciências, que foi enganado, ou seja "Event Horizon" era apenas o nome da nave espacial, que podia ser também "Colher de Pau", "Pífaro", "Chiça Penico", "Chapéu de Côco", etc.

Agora que estabeleci as típicas tácticas javardolas comerciais indecentes de Hollywood, irei dar início à minha opinião sobre este episódio, que é o oposto dessas jogadas, começando exactamente pelo título, que ao contrário do "Event Horizon", não engana o espectador, mas pelo contrário enriquece fortemente a história.

"Manifest Destiny" é o equivalente dos Estados Unidos da América da Jihad Islâmica, é um termo e conceito idiológico político, que defende que os EUA têm o dever de policiar o mundo, algumas instâncias em que este termo foi invocado oficialmente pelos presidentes dos EUA, foram a expansão para oeste e genocídio dos índios; o ataque ao méxico; participação na 1ª Guerra Mundial; e mais recentemente foi invocado por George W. Bush para atacar o Iraque.

Curiosamente este episódio foi emitido no ano 2000, antes do atentado de 11 de setembro e os eventos subsequentes no Afeganistão e Iraque, estou a chamar a atenção para o título do episódio, porque este termo não é muito conhecido em Portugal, e porque enriquece/complementa a história, de modo a entender a mensagem que o autor pretendia passar.

Por outro lado, a história em si, irá seguir um rumo que envolve um conceito exótico, de vida extra-terrestre, no verdadeiro espírito do que o Carl Sagan tentou mostrar na série Cosmos, que é completamente original, perfeitamente bizarro, mas ao mesmo tempo faz sentido cientificamente, o que considero brilhante e me deixou encantado.

Finalmente, o forte deste episódio não é a história, mas sim a técnica pioneira de filmagem em 1ª pessoa em conjunto com o cenário fechado completo, com o actor/cameraman a passear pelos corredores da nave, simplesmente brilhante! Adorei!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Breaking Point

Post by JoséMiguel »

Título: Breaking Point
Data: 18/02/2000
Ordem: S06E05
Temas: Viagem no Tempo; Destino; "Paradoxo do Avô"; Cientista.
Premissa: Um cientista testa a sua máquina do tempo, viajando 2 dias para o futuro, quando abre a porta do laboratório, encontra um colega que lhe avisa que a polícia anda atrás dele, de seguida foge do edifício e vai para casa.
Quando chega a casa vê uma versão dele a fugir, e encontra a mulher dele morta no chão. :hum:

Image

Image

Image

Image

Comentários: Finalmente a adaptação cinematrográfica dos conceitos de viagem no tempo e paradoxos idealizados pelos cientistas de renome, tais como Stephen Hawking, Rudy Rucker, Peter Coveney, Roger Highfield, etc. autores de livros de divulgação científica, tais como "Breve História do Tempo", "A 4º Dimensão", "A Seta do Tempo" e afins.

Esta abordagem séria e científica tem um preço, nomeadamente este episódio é um dos mais fracos e entediantes da série, mas para quem tiver paciência para o acompanhar, terá como recompensa um dos melhores desfechos, que já vi até hoje. Esta história tem um fim triste, melodramático e brutal, completamente chocante e imprevisível...
Garanto que ninguém irá conseguir antecipar o final!

Em conclusão, o episódio apenas funciona porque o tele-espectador fica altamente curioso e intrigado pelo início da história, sendo a parte do meio entediante, mas tendo um final épico que valerá a pena.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

In The Blood

Post by JoséMiguel »

Título: In The Blood
Data: 06/07/2001
Ordem: S07E11
Temas: Bosão de Higgs; Tecido do Espaço-Tempo; 4ª Dimensão; Vortíce; Teoria M; Naves Espaciais.
Premissa: A bordo da primeira nave a explorar um vórtice extra-dimensional, uma astrofísica, de descendência índia Navarro, apoia-se nos ensinamentos da avó dela, acerca de crenças índias, para fazer sentido das implicações filosóficas e existenciais das descobertas científicas, que são observadas na extensão no nosso próprio universo, na sua parte extra-dimensional.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Comentários: Este episódio é representativo de algumas qualidades desta série, neste caso em particular é dada uma lição e uma bofetada na cara, ao grande Star Trek, e mostra o que seria possível. Enquanto fã das séries Star Trek, posso dizer que este episódio do Outer Limits é superior, em efeitos especiais, tecnologia utilizada (vejam o screenshot do monitor transparente), credibilidade dos actores, argumento, e de ciência em geral.

Não me lembrava do nome do episódio e fiz uma pesquisa no google, fui ter a um fórum de física, onde estavam a discutir o campo de Higgs, e deram este episódio como o único exemplo cinematográfico, que refere a teoria.

Este episódio faz um esforço para fazer verdadeira ficção científica contemporânea, reparem que a teoria da relatividade e mecânica quântica têm ambas mais de 100 anos, é por isso agradável ver ficção com base em ciência de ponta dos últimos 20 anos.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Dead Man's Switch

Post by JoséMiguel »

Título: Dead Man's Switch
Data: 04/04/1997
Ordem: S03E13
Temas: 1º Contacto; Bunker; Invasão Alienígena; M.A.D. (Aniquilação Mútua Assegurada); Solidão; Fim da humanidade.
Premissa: Numa era contemporânea, perante a aproximação de uma armada alienígena, é decidido inteligar todos os mísseis nucleares do mundo, apontados ao nosso próprio planeta, como último trunfo de negociação com os extra-terrestres.
A história acompanha um soldado, que está isolado num dos 5 bunkers, espalhados pelo mundo, que partilha a responsabilidade de adiar a despoletação desta arma do dia de juízo final.

Image

Image

Comentários: O título do episódio traduz-se como "A alavanca do homem morto", que se trata de um sistema utilizado pelos motoristas dos comboios de metropolitano, que faz a travagem do comboio, caso o motorista páre de fazer pressão no pedal.
Neste episódio este sistema consiste em 5 pessoas, em 5 bunkers, cada 1 com a possibilidade de travar o lançamento simultâneo de todo o arsenal nuclear mundial, e assim "lixando" os aliens que pretendem invadir a Terra, na premissa de que "Se a Terra não é nossa, então damos cabo de tudo!"

Trata-se de uma excelente história, com argumento muito original, com toda a qualidade desta série, não posso adiantar mais detalhes, para não estragar a história, mas julgo que esta premissa, fala por si só.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Trial By Fire

Post by JoséMiguel »

Título: Trial By Fire
Data: 01/03/1996
Ordem: S02E09
Temas: 1º Contacto; Bunker; Invasão Alienígena; Diplomacia.
Premissa: O recém eleito presidente dos EUA, na noite da sua vitória eleitoral, é levado para um bunker, onde é informado que foi detectada a aproximação de uma armada extraterrestre...

Image

Image

Comentários: Ora bem, o filme "Independence Day" é um episódio da Rua Sésamo, feito para crianças, quando comparado com isto. :lol:

Essas super-produções de Hollywood são um perigo, porque filmes como o "Independence Day" dão má imagem ao género ficção científica, que de científica não têm nada, mas enganam o espectador incauto, que não se apercebe que está a assistir aos marretas no espaço, e o Will Smith não é mais do que o sapo Cocas.

Ora bem, este episódio "Trial By Fire" é um episódio humilde, de baixo orçamento, passado quase todo num bunker, mas não deixa de ser brutal, e entra logo a matar.

Basicamente o presidente americano está tramado, e não sabe para que lado se há-de virar... o general do pentágono quer que ele arme mísseis nucleares, a mulher dele pede para ele ter calma, a frança e china entram em alerta máximo, os russos ameaçam atacar os americanos, se estes tentarem algum acordo com os aliens... É brutal este episódio! yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

The Human Factor

Post by JoséMiguel »

Título: The Human Factor
Data: 11/01/2002
Ordem: S07E21
Temas: Base Lunar; Inteligência Artificial; Apocalipse; Andróide.
Premissa: No ano 2059 é construída uma base na lua Ganimedes, com o objectivo de a terraformar, num esforço conjunto de cientistas, apologistas da paz e entendimento, pertencentes a ambas as coligações de super-estados hostis, em clima de guerra fria, entre a aliança oriental e o ocidente.
A certa altura, o andróide "Link", inicia a auto-destruição da base, com a justificação, de que a humanidade ainda é imatura, e que só não destruíram a Terra, porque não têm mais lado nenhum para ir... e por isso não pode permitir que a humanidade se expanda para além do sistema solar.
O personagem principal, para ganhar tempo, enquanto os colegas tentam desactivar o mainframe da base, pede ao "Link" para jogar um último jogo de xadrez...

Image

Image

Comentários: Um episódio bonito e filosófico, que faz homenagem ao filme "2001".

Ambos os actores principais são brilhantes, nos seus papeis de humanidade vs. lógica.

Parece-me ser o episódio mais trágico e triste da série...
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Final Appeal

Post by JoséMiguel »

Título: Final Appeal
Data: 03/09/2000
Ordem: S06E21-22
Temas: Julgamento, Viajante do Tempo; Apocalipse; Ética do Método Científico vs. Dogma Religioso; Ética vs. Moral, Sobrevivência, Viabilidade ou Extinção da Humanidade; Várias Questões Filosóficas.
Premissa: No ano 2076, numa sociedade que sobreviveu à 3ª Guerra Mundial, e baniu a ciência/tecnologia, de forma a evitar uma 4ª Guerra, a protagonista Theresa Givens, cientista do presente (ano 2000) inventora da 1ª máquina do tempo, foi condenada à morte por tentar introduzir tecnologia nessa sociedade futurista, que regrediu à era pré-industrial.
A acção inicia-se na sessão de apelo a esta sentença, no supremo tribunal da capital Washington D.C.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Comentários: O Final Appeal, é um episódio duplo, de final de temporada, que recorre a imagens e ideias de outros episódios anteriores, mas não interpretem isto mal, pois aqui não se trata de encher chouriço com sequências de outros episódios, com o objectivo de poupar dinheiro. Pelo contrário, além de contratarem um elenco mítico de luxo, para preencher os 5 papéis de juízes do supremo tribunal, que consiste em grande actores e actrizes, com uma extensa carreira na televisão/cinema, as sequências aproveitadas de outros episódios têm muito curta duração, e servem para enriquecer este episódio, que cruza vários conceitos dos tais episódios e aborda múltiplas questões de forma transversal, no fundo é feita uma análise filosófica, de forma inteligente, a uma multitude de temas e questões, que apenas seria possível com acesso ao tal material à disposição da equipa do Outer Limits.

O conceito utilizado aqui é vanguardista e revolucionário, o raciocínio dos argumentistas foi o seguinte: Ora bem, já temos uma catrefada de histórias soltas que abordam temas profundos, que tal cruzar essas ideias todas, e colocar o Charlton Heston no papel de juíz do supremo tribunal, com o tema na mesa nada menos do que a extinção da humanidade?

Nesta história a cientista Theresa, viajou para o futuro e viu a humanidade extinta por um vírus, sem tecnologia médica para curar a doença, e por isso tentou impedir esse destino, tentando reintroduzer o método científico numa sociadade pós-guerra, que baniu a ciência, e por esse crime foi condenada à morte.

Mais tarde,a meio da sessão de tribunal, aparece um colega dela, que também viajou no tempo, que diz que já tentou alterar a linha temporal várias vezes, mas em todas assistiu à extinção da humanidade, por um motivo ou outro.

Este episódio não é um dos melhores, é bastante fraco a nível de entretenimento, mas é o mais ambicioso e rico na quantidade de grandes questões filosóficas.

São de realçar as grandes interpretações dos actores, durante a sessão do tribunal.
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: In The Blood

Post by JRibeiro »

JoséMiguel wrote:Título: In The Blood
Data: 06/07/2001
Ordem: S07E11
Temas: Bosão de Higgs; Tecido do Espaço-Tempo; 4ª Dimensão; Vortíce; Teoria M; Naves Espaciais.
Premissa: A bordo da primeira nave a explorar um vórtice extra-dimensional, uma astrofísica, de descendência índia Navarro, apoia-se nos ensinamentos da avó dela, acerca de crenças índias, para fazer sentido das implicações filosóficas e existenciais das descobertas científicas, que são observadas na extensão no nosso próprio universo, na sua parte extra-dimensional.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Comentários: Este episódio é representativo de algumas qualidades desta série, neste caso em particular é dada uma lição e uma bofetada na cara, ao grande Star Trek, e mostra o que seria possível. Enquanto fã das séries Star Trek, posso dizer que este episódio do Outer Limits é superior, em efeitos especiais, tecnologia utilizada (vejam o screenshot do monitor transparente), credibilidade dos actores, argumento, e de ciência em geral.

Não me lembrava do nome do episódio e fiz uma pesquisa no google, fui ter a um fórum de física, onde estavam a discutir o campo de Higgs, e deram este episódio como o único exemplo cinematográfico, que refere a teoria.

Este episódio faz um esforço para fazer verdadeira ficção científica contemporânea, reparem que a teoria da relatividade e mecânica quântica têm ambas mais de 100 anos, é por isso agradável ver ficção com base em ciência de ponta dos últimos 20 anos.

Isto é fraquito em termos de qualidade de F/X e de valores de produção comparando com os episódios de Enterprise, não tem nada a ver. Mesmo Voyager e DS9 parecem ter melhores F/X e valores de produção.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
Post Reply