A última série que viram... (ou andam a ver...)

Discussão de Séries de TV, Operadores, tudo o que seja relacionado com a caixa mágica.

Moderator: JRibeiro

Post Reply
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

PanterA wrote: May 8th, 2017, 9:37 pm Gostaste de The OA? Deve ter sido uma das coisas mais estúpidas, mesquinhas e non-senses que me lembro de ter visto. Péssima até dizer chega.
Eu gostei do The OA até cerca de metade do último episódio (ou seja, 95% da duração da série :mrgreen: ), e admito que o final desta season (aparentemente vai haver uma segunda) me desiludiu imensamente. Não é só a questão da "estupidez", é também a questão do "afinal era tudo..." e de tudo o que isso representa de insultuoso para a própria personagem central. Cheguei até a gostar bastante do desenvolvimento narrativo e da invulgaridade da intriga. Tudo acaba por ficar em cheque com aquele final miserável.

A actriz principal, a simpática e fascinante Brit Marling, que também é argumentista, tem sido uma das "revelações" recentes no campo da FC, e num circuito mais indie/alternativo, mas o que é certo é que tudo o que vi dela até agora se tem saldado em semi-desilusões. Promete muito ao início, mas no final acaba por ser tudo um saco cheio de nada, em que a componente de FC é praticamente inexistente. Isto sucede nesta série, e no I Dream e no Another Earth.

Pode-se dizer que "foi bom enquanto durou"... :-))) :-))) :-)))
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

PanterA wrote: May 9th, 2017, 6:41 am Querem ver algo perfeito? Dêem uma vista de olhos em American Gods ou The Handmaid's Tale.
Quando terminar o John Adams, que ando a ver às pinguinhas (continua absolutamente top notch... de cada vez que o Adams, o Thomas Jefferson e o Benjamin Franklin se encontram na mesma sala, aquilo é uma festa!!!) , vou pegar no The Handmaid's Tale, e mais tarde na outra.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

Tentaram-nos dar uma narrativa que não consegue ter lógica nem ponta por onde se pegue. Por mais ficção que aquilo seja, todo o suspension of disbelief, toda a maneira que nos tentaram impingir aquela filosofia da treta, todas as referências e simbolismos eram transmitidos para putos de 5 anos, todas aquelas danças tive que as puxar à frente por serem demasiadas patéticas... epah sem comentários mesmo. Foi tudo tão mau que nem sequer dá vontade de pensar naquilo que se viu, e acabar com menos ou mais cliffhanger é praticamente igual ao litro. Basicamente é esquecer e passar à frente.

Sendo um tudo um gajo com uns gostos e qualidade de escrita/pensamento acima da média, nunca pensei que alguma vez conseguias dar um 7/10 a esta "coisa". :p
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Sendo um tudo um gajo com uns gostos e qualidade de escrita/pensamento acima da média, nunca pensei que alguma vez conseguias dar um 7/10 a esta "coisa". :p
Ahahaha!!!! Vou tomar isso como um elogio (porque na realidade é o que é :wink: ), mas não sem apontar o enorme problema subjacente a este género de argumentação, com falácia implícita ao dobrar do "mas".

Quando associas uma qualidade de alguém a um acto que consideras errado/idiota/atrasado mental (utilizando a "terminologia" do José Miguel), estás a pressupor que apenas há uma visão correcta sobre a forma como esse acto foi efectuado, e consequentemente que a tua visão, a única que "está certa" sobre a forma de encarar o objecto em análise, deve prevalecer. Como já todos estamos bem fartos de debater por aqui, com mais ou menos teimosia e resistência (com destaque para o gaulês irredutível de nome José Asterix Miguel), na arte e no entretenimento não há regras objectivas (nem uma) segundo as quais todas as pessoas possam "avaliar imparcialmente" uma obra. A arte e o entretenimento pressupõem a parcialidade, o ponto de vista subjectivo, o olhar do observador segundo aquilo que compõe a sua personalidade em conjunto com aquilo que adquiriu através da sua experiência acumulada e retida (colocada a bom uso). Não pode haver dois olhares iguais sobre uma mesma obra (como de resto há, por exemplo, na matemática), sob pena de então não se estar a falar nem de arte nem de entretenimento.

Dito isto, apesar de discordar fortemente do teu comentário e avaliação acerca do Prometheus, não faz sentido para mim dizer que "não sei como consegues achar que o filme vale 8.5, porque para mim não chega ao 4". Aceito com perfeita normalidade que haja visões tão díspares sobre qualquer obra. É suposto ser assim.

Aquilo que vi e gostei no The OA pode aproximar-se e até coincidir com a tua apreciação. Ou não. Ou ainda, pode aproximar-te nalguns aspectos e afastar-se noutros e etc etc.

Resumindo, as nossas opiniões aproximam-se quanto aos últimos minutos da série. No resto, não. :twisted:

O importante, segundo o meu ponto de vista, é encontrar uma forma de debate e partilha de ideias através da qual possamos enriquecer a nossa visão sobre tais obras de arte/entretenimento. Encontrar na visão alheia perspectivas que influenciem, complementem, aumentem, etc, a nossa própria visão, e que nos permitam consequentemente desfrutar de outras formas, até então inusitadas, dos objectos à nossa frente. E esse é um dos campos em que considero a "arte" dos críticos fundamental - no alargar dos nossos horizontes de... "gosto".
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

Por acaso estava-me só a meter contigo, daí o smile. Contudo, daquilo que fui lendo dos teus posts aka gostos se tivesse que adivinhar The OA seria uma daquelas coisas que terias detestado à força toda.

Quanto ao Prometheus, não sei se alguma vez discutimos o filme, mas tenho todo o prazer em o fazer. A cada visualização gosto cada vez mais dele. :-)
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

PanterA wrote: May 10th, 2017, 7:26 pm Quanto ao Prometheus, não sei se alguma vez discutimos o filme, mas tenho todo o prazer em o fazer. A cada visualização gosto cada vez mais dele. :-)
Um com o outro directamente não, mas ambos comentámos extensamente o filme, naquilo que deve ser também o tópico com mais posts dedicados a uma única obra aqui no fórum: viewtopic.php?f=11&t=43216

Não me lembrava já de o que tinha escrito na altura e fico algo surpreendido por ter dado na altura um 6 ao filme como sentido agregado de gosto. Acho que desde então a minha opinião sobre o filme foi apodrecendo aos poucos, com a entropia. :mrgreen:

Curioso ou não, estou sem vontade nenhuma de ver o Covenant. :-?
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

Nada melhor que rever o filme e meter as ideias em dia para o Covenant que estreia dentro de 15 dias. Just saying. :mrgreen:
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by Samwise »

Talvez não seja má ideia, mas pode suceder que ainda fique com menos vontade de ver o dois (ou o seis, conforme a série de contagem...) :mrgreen:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2575
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by drakes »

Finalizei riverdale, inspirada em Archie, que começou antes da atual safra de bons lançamentos, é um dos melhores seriados "teens", das atuações destaque para brasileira Camila Mendes (Veronica), Madelaine Petsch (Cheryl Blossom), Lili Reinhart (Betty) que tem altos e baixos, mas em um mostrando o lado escuro...ficou ótima, o problema dela é a expressão quando faz compreensiva.

Image

K.J. Apa, archie, eu acho que vai piorando junto com o roteiro que lembra algumas partes de twin peaks e Freaks and Geeks com a expansão do drama para núcleo adulto de apoio, as histórias desses ficam muito soltas, assim como outros acontecimentos que se sucedem e ninguém explica o ocorrido...mesmo assim vale a pena indicar pelo menos para sobrinhos e sobrinhas...
DigitalDesperado
Fanático
Fanático
Posts: 845
Joined: November 6th, 2006, 7:53 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by DigitalDesperado »

GLOW - Netflix
Vi a primeira season num dia, o que não é dificil visto tratarem-se de 10 episódios de meia hora.
Uma lufada de ar fresco. Por muito que goste da "Guerra dos Tronos", "The Walking Dead" ou "Into the Badlands", foi óptimo ver uma história simultaneamente realista e surreal acerca de um grupo de mulheres que se lançaram na criação de um programa de wrestling feminino em 1985 - Gorgeous Ladies Of Wrestling. Hilariante, dramático e apaixonante, é o melhor que vi em TV este ano.
Com excelentes interpretações, das quais destaco a Alison Brie e o espectacular Marc Maron, que eu não conhecia, aconselho vivamente esta pérola aos saudosistas dos anos 80 e do wrestling, e a todos os que gostam de ficção invulgar bem escrita, realizada e interpretada.
A primeira season é auto contida, com principio, meio e fim, mas deixando suficientes "pontas" para justificar uma continuação que, espero bem, se venha a concretizar.
Ah, e a banda sonora, então...https://open.spotify.com/user/121952978 ... uBuj4w39CO
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

A série vale praticamente por algum comic relief engraçado, o tal ambiente anos 80 com algumas boas músicas escolhidas da época. O resto, com a parte do wrestling, acaba por ter uma certa piada mas desperdiçaram bastante potencial para algo com bases brutais, sem estarem constantemente a viverem da nostalgia. Daquelas que se come bem com um sorriso nos lábios.

Btw, a maneira como venderam a Alison Brie no primeiro episódio é puro marketing genius.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4407
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by rui sousa »

Um Mundo Catita - que série genial, como nunca se fez antes nem depois na TV portuguesa. E já tem 10 anos!
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by paupau »

Vi a S5 do Orange is the New Black - Depois de uma s4 que recuperou um bocado, mais uma época de desperdício puro, um único story arc basicamente, inúmeros subplots irrealistas, infantis mesmo. Enfim, entretém bem pelo ensemble que consegue sacar dois ou três bons momentos de genuína emoção em cada episódio, mas no global isto já deu o que tinha a dar. No formato usual de um por semana já tinha bazado há muito.

F is for Family S2 - Esta série estou a ver que é bastante desconhecida pois não a vejo referida muitas vezes. Neste tipo de séries de animação parece-me superior a outras muito mais populares. Gostei bastante desta época, mesmo com o maior Deus Ex Machina que vi em anos.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by technicolor »

.
Unsere Mütter, Unsere Väter /Filhos da Guerra na RTP2

https://www.rtp.pt/programa/tv/p34645

Começou hoje (são seis episódios) e a impressão com que fiquei foi bastante positiva. Reconstituição de época fabulosa, do melhor que já vi mas não só. Série muito polémica... https://espalhafactos.com/2017/08/13/fi ... rato-nazi/

Quem tiver curiosidade... o trailer com legendas em inglês



---ou episódio de hoje completo em https://www.rtp.pt/play/p3782/filhos-da-guerra

A legendagem da RTP peca por algumas imprecisões... mas nada de muito grave.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2701
Joined: February 21st, 2012, 12:14 am
Location: Viseu

Re: A última série que viram... (ou andam a ver...)

Post by PanterA »

Já a tinha visto é e super recomendada.
Post Reply