O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Novidades, lançamentos e características das edições no nosso país.

Moderator: Pedro Pereira de Carvalho

User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Cabeças »

Vivam,

Esta é uma das últimas edições nacionais que me fez conseguiu fazer voltar a sentir o encantamento dos primeiros tempos, relativamente à compra de um dvd. :-D Não só por ser um filme dos Estúdios Ghibli, como por ser uma edição a meu ver muito bem conseguida em termos estéticos. E ainda por cima, com dois dvds! yes-)

Acho a capa lindíssima, e a contracapa também muito bem conseguida! (Embora não aprecie a banda superior com a menção aos 30 anos dos Estúdios, acho que estraga um bocado a capa).

Image

Image

Os próprios rótulos dos discos, estão a meu ver esteticamente impecáveis, ligando muito bem com a capa!

Image

Esta foi uma das razões pelas quais achei que fazia sentido abrir um tópico para esta edição. A outra razão, tem a ver com o facto de ter havido já comentários de outros utilizadores noutro tópico, o que acho mostra que o aparecimento desta edição foi notada! Coloco aqui alguns dos comentários que referi, pois penso que faz todo o sentido que aqui estejam também, no tópico dedicado à edição:
neotheone wrote:Já recebi hoje o DVD d' O Conto da Princesa Kaguya e devo dizer que estou de queixo caído. É uma edição de 2 discos sendo que o segundo disco é o documentário Reino de Sonho e Fantasia (113 m) que passou este ano no festival Monstra :shock:
"Tendo tido acesso quase total ao interior dos estúdios, a cineasta internacionalmente aclamada Mami Sunada (Death of a Japanese Salesman) segue as pessoas-chave dos estúdios Ghibli – o director e realizador Hayao Miyazaki, o produtor Toshio Suzuki e o elusivo “outro” director e realizador Isao Takahata – no decorrer de um ano atarefado, enquanto se apressam para completar os seus dois filmes tão esperados. O resultante documentário em formato de longa-metragem oferece um olhar único sobre o funcionamento interno de um dos estúdios de animação mais celebrados no mundo, e um retrato íntimo dos sonhos, paixão e dedicação que se aproximam da loucura."
Fonte: http://monstrafestival.com/japao/(...)
David2015 wrote:(...)Comprei a "Princesa Kaguya" numa boa edição de 2 DVDs. Só não comprei "As Asas do Vento" porque já tinha comprado a edição espanhola, uma vez que achei que já não iam lançar o filme em Portugal, devido à perda dos direitos de distribuição por parte da LNK/films4you. Esta edição da "Princesa Kaguya" está ótima, traz no disco bónus um documentário sobre o estúdio Ghibli; inédito creio eu. O único reparo vai para a falta de qualidade na impressão da capa do filme, de fraca qualidade (que agora parece ser moda, da Lusomundo à Prisvídeo...). Só faltava uma boa impressão de capa e uma capa de cartão a cobrir a edição para tornar a edição 5 estrelas. De qualquer forma a editora está de parabéns pelos lançamentos do estúdio Ghibli. Mais um esforço e ficaria equiparável à New Age que editou "A Viagem de Chihiro", "O Túmulo dos Pirilampos" e "O Castelo Andante" em excelentes edições. (...)
Gostava de acrescentar ainda três notas, relativamente a este lançamento:

Relativamente à edição em si, apesar de como já referi saudar o seu aparecimento, tenho também muita pena por duas coisas: primeiro, não terem adicionado uma slipcase! E por não incluírem também um folheto interior! Estas duas coisas contribuíam nos velhos tempos para uma classe em termos de qualidade que hoje é realmente rara de encontrar. A melhor edição nacional dos estúdios Ghibli que saíu até hoje para mim foi inquestionavelmente A Viagem de Chihiro! E foi também para mim indubitavelmente um dos melhores filmes dos Estúdios Ghibli! De Miyazaki-San, claro!

Quanto ao disco de extras, embora seja interessante, penso que teria feito muito mais sentido que tivesse sido incluído no filme As Asas do Vento, também lançado pela Outsider. Com efeito, as referências nas quase duas horas de documentário (01.53) à Princesa Kaguya são mínimas, nem sei se chegarão a 2 minutos, se tanto! As duas horas são a acompanhar o dia-a-dia nos Estúdios Ghibli, e bastante parte desse tempo é precisamente dedicado ao filme As Asas do Vento, que é terminado enquanto o documentário foi feito, pelo menos segundo nos fazem crer. Mais uma razão para mim para terem colocado este documentário como extra desse filme, e não deste.

E já agora, para prevenir alguma possível decepção, aviso-vos que não gostei particularmente do documentário em si. Sou um tipo calmo, mas achei realmente secante. A diferença de sensibilidades ocidental/asiática pelo menos para mim ficou bem expressa neste documentário. A coisa arrasta-se. Vemos o Miyazaki-San de avental branco a subir e descer escadas e a dizer pouco mais do que banalidades, enquanto os funcionários basicamente lhe fazem vénias e parecem achar piada a toda e qualquer coisa que o mestre-fumador diga ou faça.... sim, porque o homem fuma, oh amigos meus! E de que maneira! Achei curioso fazerem ginástica no trabalho, irem para o telhado olhar o pôr-do-sol... e depois o Miyazaki empestar tudo de fumo no local do trabalho... Fornecem alguns elementos sobre os primeiros tempos de colaboração dos fundadores, mas teria muito mais sentido para mim terem feito um documentário realmente sobre os Estúdios, fazendo uma retroespectiva de todos os filmes!

De quem gostei mais... foi da gata! :-)

Não gostei também nem achei grande sentido à auto-exposição que o Goro-San (filho do Miyazaki) faz, ao questionar-se sobre se teria capacidades para o trabalho! Nem achei piada nenhuma a alguns comentários a que toda a gente parece achar imensa graça... fiquei com a impressão que diga o mestre o que disser, todos se riem e fazem vénias, o que é para mim extremamente cansativo e um péssimo indicador da artificialidade e sabujice que se vive em termos laborais. Ao que parece, lá ainda mais do que cá.

Por último, independentemente das minhas notas sobre o documentário, saúdo também a Outsider por estas duas edições (O Conto da Princesa Kaguya e As Asas do Vento). Penso que são este tipo de edições que ajudam a que os coleccionadores como eu mantenham a vontade de continuar a coleccionar filmes, e podem também segundo espero ajudar a seduzir as gerações mais jovens a ganharem gosto por terem os filmes numa estante em vez de terem ficheiros num computador. Espero que continuem a editar cá estes filmes, e se possível com slipcase!

Já agora, falei apenas da edição em si, razão fundamental do tópico e do documentário, porque ainda não vi o filme.

Abraço para todos!
Cabeças
Image
Gaspar Garção
Especialista
Especialista
Posts: 1234
Joined: January 17th, 2010, 1:30 pm
Location: Portalegre

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Gaspar Garção »

Vi o filme aqui em Portalegre, numa extensão da Monstra, e embora algum público tenha achado que era demasiado longo, eu achei-o fascinante e uma grande adição à obra deste mestre (e também diferente em relação ao habitual no estúdio Gibhli, em termos de desenho e de ritmo, e só por isso já valia a pena).

Definitivamente a comprar e a rever um dia destes!
Na baliza Jackson, defesa com Scorsese, Coppola, Spielberg e Eastwood. No meio campo, Ridley Scott, Wes Anderson, Pollack e Carpenter. Avançados, Woody, e solto nas alas Tarkovsky. Suplentes: Bunuel, Fellini, Kurosawa, Visconti, Antonioni, Lynch e Burton.
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2136
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by neotheone »

Infelizmente João concordo com praticamente tudo que disseste sobre este documentário. Só ontem é que tive oportunidade de o ver e fiquei muito desapontado! Nunca me passou se quer pela cabeça que iriam desperdiçar uma oportunidade destas de acompanhar estes dois mestres no final da sua carreira num documentário tão fraco de conteúdo. Enfim não me vou alongar porque tocaste em todos os pontos cruciais.
Também concordo com o que dizes sobre o facto de que este documentário devia ter vindo antes com a edição de As Asas do Vento mas imagino que talvez isso tenha sido mais uma questão interna de timing na preparação do material pois não faz sentido de outra maneira. De qualquer modo estou muito feliz que tenham incluído o documentário pois noutros países vai ser lançado à parte e nesse aspecto saímos a ganhar...
O filme é muito bom, já o tinha visto em Março numa versão em alta definição mas fui vê-lo cá ao cinema no último dia de exibição para apoiar a iniciativa e mais uma vez no final do filme estava maravilhado. Tornou-se imediatamente num dos meus favoritos.
volc0mizado
Novato
Posts: 35
Joined: April 26th, 2010, 8:05 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by volc0mizado »

Que boa notícia haver uma editora a pegar novamente nos filmes do estúdio Ghibli. Pelo que vi agora no facebook da editora, é para continuar.
Pessoalmente, sou bastante recente nestas aventuras e nunca tinha adquirido nenhum da colecção antes desta última promoção, e acabei por já não ir bem a tempo de adquirir um grande número a baixo preço. Depois disso, pelo menos por onde vou passando de vez em quando, não mais os tenho visto. Ainda consegui adquirir alguns outros em segunda mão, mas já há algum tempo que tinha perdido a esperança de nos próximos tempos conseguir encontrá-los novamente nas bancas. É sempre bom voltar a ver filmes como estes comercializados para quem, assim como eu, já vem atrasado, e não teve a sorte de os apanhar primeiro a bom preço, e depois a preço nenhum.
Já agora, aproveito a oportunidade para perguntar se alguém os tem visto por aí. Por exemplo, o Túmulo dos Pirilampos vai-se vendo bastante bem até, mas a Arrietty, que até há pouco tempo não me preocupei em adquirir e até é da mesma editora, não tenho encontrado. Cheguei a encontrá-la algumas vezes no El Corte Inglés mas na última vez que lá passei já não encontrava o habitual mini-cantinho reservado à Ghibli. Os da LNK, ao que parece, é para esquecer, certo?
Se se confirmar o lançamento, vai ser uma alegria para muita gente yes-)

Ora bolas, podia ter escrito isto nos DVDs da Semana! Não precisava de ter ido ao facebook da editora, já percebi :p
daan999
Iniciado
Iniciado
Posts: 143
Joined: February 26th, 2004, 11:13 am
Location: Portugal

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by daan999 »

Que boa notícia pois cada vez há menos edições de jeito para o nosso mercado. Vou comprar.
Fundanense
Novato
Posts: 4
Joined: March 9th, 2021, 9:32 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Fundanense »

Boa noite a todos! Estou à procura da edição especial deste filme para completar a minha coleção Ghibli! Alguém tem ou sabe onde posso adquiri-la?
daan999
Iniciado
Iniciado
Posts: 143
Joined: February 26th, 2004, 11:13 am
Location: Portugal

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by daan999 »

Vai ser difícil. Está ainda à venda mas é a edição normal. Talvez nalgum daqueles sites de venda de usados.

Boa sorte
Fundanense
Novato
Posts: 4
Joined: March 9th, 2021, 9:32 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Fundanense »

daan999 wrote: March 9th, 2021, 10:06 pm Vai ser difícil. Está ainda à venda mas é a edição normal. Talvez nalgum daqueles sites de venda de usados.

Boa sorte
Obrigado! Tenho estado atento, mas até ver nada...complicado encontrar estas edições, passados 6 anos :-(
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by TheLimey »

Fundanense wrote: March 10th, 2021, 1:08 am
daan999 wrote: March 9th, 2021, 10:06 pm Vai ser difícil. Está ainda à venda mas é a edição normal. Talvez nalgum daqueles sites de venda de usados.

Boa sorte
Obrigado! Tenho estado atento, mas até ver nada...complicado encontrar estas edições, passados 6 anos :-(
Viva!

Experimenta contactar diretamente a Outsider Films e pergunta se ainda têm stock.

https://outsiderfilmsblog.wordpress.com/
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by mansildv »

Parece que estás com sorte, segundo o site da fnac há um exemplar na loja do Chiado yes-)

https://www.fnac.pt/O-Conto-da-Princesa ... odutos&t=p

Basta acederes a "Ver disponibilidade em loja" e procurar por "Chiado" yes-)

Podes sempre pedir para enviarem de uma loja para outra.
Fundanense
Novato
Posts: 4
Joined: March 9th, 2021, 9:32 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Fundanense »

TheLimey wrote: March 10th, 2021, 9:00 pm
Fundanense wrote: March 10th, 2021, 1:08 am
daan999 wrote: March 9th, 2021, 10:06 pm Vai ser difícil. Está ainda à venda mas é a edição normal. Talvez nalgum daqueles sites de venda de usados.

Boa sorte
Obrigado! Tenho estado atento, mas até ver nada...complicado encontrar estas edições, passados 6 anos :-(
Viva!

Experimenta contactar diretamente a Outsider Films e pergunta se ainda têm stock.

https://outsiderfilmsblog.wordpress.com/
Muito obrigado pela ajuda! Acabei de enviar e-mail a perguntar!
Fundanense
Novato
Posts: 4
Joined: March 9th, 2021, 9:32 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Fundanense »

mansildv wrote: March 10th, 2021, 10:37 pm Parece que estás com sorte, segundo o site da fnac há um exemplar na loja do Chiado yes-)

https://www.fnac.pt/O-Conto-da-Princesa ... odutos&t=p

Basta acederes a "Ver disponibilidade em loja" e procurar por "Chiado" yes-)

Podes sempre pedir para enviarem de uma loja para outra.
Olha, desta não estava à espera! Muito obrigado! Vou ver se consigo fazer chegar a uma loja mais próxima de mim!
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by mansildv »

Fundanense wrote: March 10th, 2021, 10:40 pm
mansildv wrote: March 10th, 2021, 10:37 pm Parece que estás com sorte, segundo o site da fnac há um exemplar na loja do Chiado yes-)

https://www.fnac.pt/O-Conto-da-Princesa ... odutos&t=p

Basta acederes a "Ver disponibilidade em loja" e procurar por "Chiado" yes-)

Podes sempre pedir para enviarem de uma loja para outra.
Olha, desta não estava à espera! Muito obrigado! Vou ver se consigo fazer chegar a uma loja mais próxima de mim!
yes-)
Fazem isso sem problema, e recebes na loja em 4 ou 5 dias yes-)
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7311
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by Cabeças »

Eu não teria muitas expectativas, acontece-me várias vezes isso... só um disponível, vou lá e afinal é erro de stock.

A última vez foi há muito pouco tempo, com "O Menino Selvagem" do Truffaut... fui lá de propósito e afinal era erro de stock. E o pior é que não rectificam, ainda continua como disponivel na loja do Chiado no site.
Cabeças
Image
TheLimey
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 442
Joined: March 18th, 2020, 11:39 pm

Re: O Conto da Princesa Kaguya (2013) - Isao Takahata

Post by TheLimey »

Cabeças wrote: March 13th, 2021, 4:35 pm Eu não teria muitas expectativas, acontece-me várias vezes isso... só um disponível, vou lá e afinal é erro de stock.

A última vez foi há muito pouco tempo, com "O Menino Selvagem" do Truffaut... fui lá de propósito e afinal era erro de stock. E o pior é que não rectificam, ainda continua como disponivel na loja do Chiado no site.
Infelizmente, isso também já me aconteceu algumas vezes. Quando o site da Fnac indica que só está disponível um exemplar em loja, quase sempre é erro de stock.
Post Reply