Ligações HDMI

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
User avatar
Rafa
Iniciado
Iniciado
Posts: 131
Joined: May 20th, 2001, 10:53 pm
Location: Portugal

Ligações HDMI

Post by Rafa »

Boas,

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na seguinte questão:
Possuo um home cinema composto por uma fonte (PS3 e leitor BR), um receptor AV e TV 3D.
A minha questão é a seguinte: queria ligar a fonte (PS3 ou leitor BR) directamente à TV por HDMI, afim de obter a melhor qualidade possível em termos de sinal, sem o intermediário em vídeo, o AV. No entanto como faço depois para obter o retorno do som HD dos discos, passando pelo meu AV? Isto é, não sei se me estou a fazer entender correctamente: neste momento tenho todas as minhas fontes ligadas ao Av por HDMI e depois o AV liga à TV também por HDMI (apenas um cabo), sendo que desta forma apenas selecciono a fonte no AV e obtenho na minha TV e colunas o vídeo em HD e e também o som HD. No entanto a minha ideia era ligar a fonte directamente à TV, evitando assim a passagem do video pelo AV, mas não consigo perceber com fazer o retorno do som (em HD também) da TV para as minhas colunas. Antigamente, quando não tínhamos o som HD, ligávamos directamente a fonte à TV e depois ligávamos a fonte ao AV por coxial ou óptico, sendo que o vídeo não tinha necessidade de passar pelo Av. Hoje em dia e com os formatos HD de som como podemos fazer?

A minha TV é a LG Oled 55EC930 / AV receiver sony STR-DH800 / PS3 ou leitor BR.

Alguém me elucida? O que estou a fazer mal, ou o que me está a escapar?

Thanks
A teclar na dvdmania desde Maio 2001
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ligações HDMI

Post by NFCDS »

A PS3, além da saída HDMI, apenas tem saída de audio digital óptica e/ou coaxial, certo? Caso pretendas efetuar o que disseste, não vais usufruir do som HD através do AV. A saída digital de audio apenas vai transformar o som HD em DTS/Dolby normal.
Relativamente ao retorno do som da TV para o teu sistema AV, tens de selecionar a entrada HDMI da TV que contém a silga ARC (Audio Return Channel).
User avatar
Rafa
Iniciado
Iniciado
Posts: 131
Joined: May 20th, 2001, 10:53 pm
Location: Portugal

Re: Ligações HDMI

Post by Rafa »

Boas,

Antes de mais, obrigado pela tua resposta NFCDS.
Exactamente, o meu problema é esse mesmo, visto que apenas tenho saídas ópticas ou coxiais para saída de som das fontes, nunca irei obter o som em HD. E o meu problema é esse mesmo: como fazer para conseguir o som HD no meu sitema de AV/colunas, ligando diretamente a fonte à TV??? Ou pura e simplesmente não dá e terei sempre de ligar a fonte ao AV e depois ligar o AV à TV para assim usufruir do video e som HD? É que era precisamente isso que pretendia evitar, isto é, não queria que o vídeo passasse pelo AV... Ou na realidade não sofro qualquer perda de qualidade no sinal de vídeo ao passar pelo AV?
Quanto ao ARC já estive a ler sobre isso e na realidade, dizem, que não é 100% confiável e que por vezes o som não é em HD (o que retorna da TV). Ou isto não corresponde à verdade?

Muito obrigado.
A teclar na dvdmania desde Maio 2001
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ligações HDMI

Post by NFCDS »

Rafa, eu tenho o meu AV ligado por HDMI a um leitor de DVD e um leitor de BD. Eu não noto diferença nenhuma nem perda de qualidade quando a imagem está a ser projectada através do meu PJ (Optoma), por isso, acho que esse "problema" não existe. Mas nada como fazer o "teste do"algodão", ligas a PS3 diretamente à TV e depois ligas a PS3 através do AV... :-)))
No que diz respeito ao som, o que tu pretendes não é possível com a PS3. Apenas com um leitor de bluray com as saídas de som incorporadas é que consegues usufruir do som HD, porque irias ligar diretamente o 5.1 do leitor ao AV e o HDMI à TV.
Quanto ao ARC, ele retorna o som da TV para o AV mas depende do canal que está a emitir o som (se é estéreo ou digital ou HD). Mas nunca experimentei na minha TV da sala porque o meu AV está na sala de cinema.
User avatar
Rafa
Iniciado
Iniciado
Posts: 131
Joined: May 20th, 2001, 10:53 pm
Location: Portugal

Re: Ligações HDMI

Post by Rafa »

Boas,

Em relação à ligação PS3/BR à TV é isso que vou fazer e vou testar.
Em relação ao som, como referes, na realidade, se tivesse um leitor BR com saídas de som incorporadas (RCA?) conseguiria obter som HD no AV? Mas neste caso apenas 5.1 não é?, para usufruir do 7.1 já teria de ter um leitor com 7 saídas mais 1 (woofer), correcto? E as ligações do leitor ao AV seriam feitas através de ligações RCA?
Quanto ao ARC, exacto, foi isso que tinha percebido. Mas sendo assim, imagina que estou a ler um BR com DTS 7.1 HD através da minha PS3 ou leitor ligado directamente à TV por HDMI, e depois tenho um cabo HDMI ligado na entrada/saída ARC da TV e ligado no AV, irei conseguir descodificar o 7.1 HD original proveniente do meu disco no meu AV?

Peço desculpa por todas estas questões, mas na realidade gostaria de esclarecer esta situação para poder usufruir ao "máximo" (em termos de imagem e som) do meu sistema home cinema.

Muito obrigado
A teclar na dvdmania desde Maio 2001
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ligações HDMI

Post by NFCDS »

Rafa wrote:Em relação ao som, como referes, na realidade, se tivesse um leitor BR com saídas de som incorporadas (RCA?) conseguiria obter som HD no AV? Mas neste caso apenas 5.1 não é?, para usufruir do 7.1 já teria de ter um leitor com 7 saídas mais 1 (woofer), correcto? E as ligações do leitor ao AV seriam feitas através de ligações RCA?
Sim, a tudo.
Rafa wrote:Mas sendo assim, imagina que estou a ler um BR com DTS 7.1 HD através da minha PS3 ou leitor ligado directamente à TV por HDMI, e depois tenho um cabo HDMI ligado na entrada/saída ARC da TV e ligado no AV, irei conseguir descodificar o 7.1 HD original proveniente do meu disco no meu AV?
Nunca testei, mas julgo que seja possível obter o som HD através de um leitor bluray com as RCA ligadas ao AV. Mas ficas com uma montanha de fios atrás do móvel. A principal vantagem do HDMI é puderes usar todas as potencialidades dos aparelhos HD (leitor, AV e TV) num único cabo (neste caso dois).

Keep it simple:

BR/PS3 -> HDMI -> AV -> HDMI -> TV (ARC)
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Ligações HDMI

Post by agorgal »

Viva
A sua preocupação sobre a perda de qualidade pela passagem do sinal vídeo das fontes para a TV via receptor AV, na minha opinião, não tem razão de existir. O sinal é (uma vez que as ligações entre equipamentos são por HDMI) é digital duma ponta à outra do percurso (claro que com equipamentos/circuitos vídeo de muito baixa qualidade pode haver alguma degradação mas de uma forma geral não há) .
No que ao áudio diz respeito, é verdade que as linhas ópticas ou coaxiais não têm capacidade para passar formatos HD. Os conteúdos HD áudio ou passam por HDMI ou são descodificados na fonte (leitor BR) e passam pelas saídas analógicas (RCA) da fonte para o receptor AV.
Post Reply