Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
brz
Novato
Posts: 4
Joined: January 28th, 2014, 3:52 pm

Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by brz »

Peço a ajuda de alguém conhecedor, e relato a situação:

Não sendo um apreciador da imagem digital das TVs usei até se tornar irreparável uma TV CRT com excelente imagem, e que me servia para o que pretendo: vizualizar a minha coleção de DVDs e ter os 4 canais de TV por antena. Avariado o aparelho, desloquei-me a uma loja e comprei uma SONY KDL-47W805. Instalei o equipamento e, após um dia inteiro a acertar a qualidade da imagem, verifiquei o seguinte:
A imagem dos DVD, lidos na PS3 e com ligação por cabo HDMI, é muito má. A imagem dos canais de TV, através de antena instalada no edifício onde resido é péssima. No dia seguinte, pensando que a TV estava avariada, desloquei-me à loja Worten para entregar o aparelho. Na loja (no laboratório e na restante loja) demonstraram-me, utilizando o aparelho que eu tinha adquirido e outros que estavam em exposição, que não havia avaria e que o facto é este:
Devido à dimensão do equipamento (47") e à resolução do mesmo, para conseguir ver os canais de TV com qualidade, o sinal de TV terá que ser de maior intensidade e para isso, se quiser ter imagem de TV com qualidade, terei que contratar um serviço de TV pago. Relativamente à péssima qualidade de imagem dos DVD: não há nada a fazer, porque o sinal e a correspondente qualidade de imagem gerada a partir dos DVD não são suficientes para que a TV disponibilize uma imagem com qualidade (tendo em conta a dimensão do ecrã e a resolução do mesmo).
Peço conselho: como posso voltar a ver filmes, a partir de DVD, numa TV digital com a qualidade que tinha na CRT ? A partir de que dimensão de ecrã o sinal gerado pelos DVD já não permite ter uma qualidade de imagem normal? Com que televisão digital posso ver os 4 canais, através de um sinal de tv por antena, não tendo assim que contratar um serviço de TV pago ?
Devo deixar de comprar DVDs porque, com o surgimento de TVs com maior definição, o sinal obtido a partir do DVD já não será suficiente para ver um filme com uma qualidade de imagem "normal"? Resultado: devolvi a TV e neste momento ando à procura de uma CRT usada. Alguém me ajude s.f.f.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by elfaria »

A opção por adquirir uma CRT usada é bastante questionável pois as que existem já terão muitas horas de funcionamento e um tempo de vida útil bastante reduzido. A aquisição de uma LED ou mesmo um plasma apenas HD ready agora obsoletos parece quase inevitável a médio longo prazo e a imagem TDT quando a TV estiver regulada regulada para 720p é bastante aceitável. No que se refere aos DVDs a solução passará talvez por adquirir um leitor de blu ray económico (60/80 euros) mas que tenha um bom "UpScale" (a PS3 não tem upscale). Os Philips não são maus nem caros na entrada de gama claro (Há em linhas gerais,o Upscale é um software que permite aumentar artificialmente a qualidade da resolução de DVDs comuns e deixar as imagens em Digital Video Disk de certo modo comparáveis às imagens reproduzidas por discos e players blu-ray). Eu também não sou adepto de se adquirir o ultimo grito em tecnologia UHDTV-4K ou OLED pois a norma broadcast em uso pelas estações de sinal aberto ainda não responde às potencialidades destes equipamentos e os mesmos tem ainda preços proibitivos para os cidadãos comuns mas há decisões quase inevitáveis. Espero ter ajudado e boa sorte na escolha seja ela qual for. :mrgreen:
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by NFCDS »

Na minha opinião, estás a virar costas à actual tecnologia (nem estou a falar do futuro que são as OLEDs) e queres viver no passado. Perante a tua opção (devolução da TV), não há muitas escolhas a fazer. Boa sorte na tua procura da CRT.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by Cabeças »

Viva,

Também acho que no momento actual, não faz sinceramente sentido estar a investir em CRT. Quanto muito, a compra de um HD Ready, para não sentir tanto a falta de qualidade de imagem, e como foi referido, a compra de um leitor que faça upscale.

Os dvds mais antigos e com pior imagem, vejo-os no pc... :-)))

Mas para ver dvds com a imagem como dvd ser e blu-rays... é bom ter um HD.

Custa-me a crer que quem vá por exemplo ao Corte Inglês e veja os novos ecrãs 4K tenha saudades dos crts...
Cabeças
Image
brz
Novato
Posts: 4
Joined: January 28th, 2014, 3:52 pm

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by brz »

Caríssimos,

Problema resolvido: recebi ontem em casa uma PHILIPS Mod. Matchline Widescreen 32PW9528, nova (em caixa selada) que comprei numa loja na zona de Odivelas, por 350€. Modelo topo de gama da Philips há cerca de 10 anos e que custava 1500€ . Tem uma qualidade de imagem e som excelentes e que deixam a quilómetros de distancia qualquer modelo atual LED 32" que custe 350€. Posso continuar a ver a minha coleção de DVD com a qualidade a que estou habituado e não tenho que pagar uma subscrição de TV paga para ver 20 minutos de TV por dia - o grande negocio das telecomunicações - com os novos equipamentos o serviço de televisão mínimo, para o qual já pagamos uma taxa mensalmente na conta da eletricidade, e que deveria ser gratuito, tem obrigatoriamente que ser pago (mínimo de 180€/ano para 10 canais básicos, na PT). No dia em recebi a TV estava a Vodafone a instalar fibra optica no meu edifício, sem que ninguém que aqui reside tenha subscrito qualquer serviço - há que preparar o terreno para a colheita...
Agradecimentos aos 3 intervenientes:
Elfaria: muito obrigado pelo esclarecimento técnico, e pela ajuda (vi uma demonstração de leitura com upscale e não fiquei convencido).
NFCDS: Obrigado pela sorte desejada. Não estou a virar costas ao passado, se assim fosse não teria inicialmente comprado a Sony. Não gosto de ser obrigado a gastar dinheiro em algo de que não necessito e que me obriguem a deitar ao lixo, por imposições de mercado e estratégias de ladrão, algo que continua ter a utilidade e a corresponder ao que pretendo.
Cabeças: Para mim ver filmes em PC, seria uma falta de respeito para com algumas obras da 9ª arte. Ainda para mais que já as vi em sala, e sou espectador regular da Cinemateca. Se deixarem de fazer lançamentos em DVD e passarem a lançar tudo em BluRay, e não apenas filmes "espectaculo", eu passo a comprar tudo em BR.
Bem haja a todos.
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by NFCDS »

brz wrote:NFCDS: Obrigado pela sorte desejada. Não estou a virar costas ao passado, se assim fosse não teria inicialmente comprado a Sony. Não gosto de ser obrigado a gastar dinheiro em algo de que não necessito e que me obriguem a deitar ao lixo, por imposições de mercado e estratégias de ladrão, algo que continua ter a utilidade e a corresponder ao que pretendo.
Assim sendo, não vejo necessidade em teres uma PS3, não vais usufruir nem metade das potencialidades dessa máquina... bastava uma PS2 ligada por componentes à Philips.
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by Cabeças »

brz wrote: Cabeças: Para mim ver filmes em PC, seria uma falta de respeito para com algumas obras da 9ª arte. Ainda para mais que já as vi em sala, e sou espectador regular da Cinemateca. Se deixarem de fazer lançamentos em DVD e passarem a lançar tudo em BluRay, e não apenas filmes "espectaculo", eu passo a comprar tudo em BR.
Bem haja a todos.
Humm... há algum contra senso, na minha opinião, relativamente ao que dizes. Convém que os filmes sejam vistos na melhor qualidade possível, e relativamente a filmes antigos em dvd com qualidade vhs... acredita que ficam com muito melhor aspecto no ecrã de um pc (ou numa tv antiga) do que num ecrã full hd, daí eu ter dito o que disse.

Essa parte da falta de respeito relativamente aos filmes por os ver em pc... não compreendo bem a que te referes, mas penso que fui claro no exemplo que dei no parágrafo anterior. Prefiro ver filmes com péssima qualidade no pc do que no meu full HD. Ficam melhor, muito melhor. Não vejo onde está a falta de respeito. aliás também vejo filmes à noite, de madrugada no meu smartphone. Também é falta de respeito? :-)))
Cabeças
Image
brz
Novato
Posts: 4
Joined: January 28th, 2014, 3:52 pm

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by brz »

NFCDS wrote:
brz wrote:NFCDS: Obrigado pela sorte desejada. Não estou a virar costas ao passado, se assim fosse não teria inicialmente comprado a Sony. Não gosto de ser obrigado a gastar dinheiro em algo de que não necessito e que me obriguem a deitar ao lixo, por imposições de mercado e estratégias de ladrão, algo que continua ter a utilidade e a corresponder ao que pretendo.
Assim sendo, não vejo necessidade em teres uma PS3, não vais usufruir nem metade das potencialidades dessa máquina... bastava uma PS2 ligada por componentes à Philips.

A PS3 é para o meu filho jogar.
brz
Novato
Posts: 4
Joined: January 28th, 2014, 3:52 pm

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by brz »

Cabeças wrote:
brz wrote: Cabeças: Para mim ver filmes em PC, seria uma falta de respeito para com algumas obras da 9ª arte. Ainda para mais que já as vi em sala, e sou espectador regular da Cinemateca. Se deixarem de fazer lançamentos em DVD e passarem a lançar tudo em BluRay, e não apenas filmes "espectaculo", eu passo a comprar tudo em BR.
Bem haja a todos.
Humm... há algum contra senso, na minha opinião, relativamente ao que dizes. Convém que os filmes sejam vistos na melhor qualidade possível, e relativamente a filmes antigos em dvd com qualidade vhs... acredita que ficam com muito melhor aspecto no ecrã de um pc (ou numa tv antiga) do que num ecrã full hd, daí eu ter dito o que disse.

Essa parte da falta de respeito relativamente aos filmes por os ver em pc... não compreendo bem a que te referes, mas penso que fui claro no exemplo que dei no parágrafo anterior. Prefiro ver filmes com péssima qualidade no pc do que no meu full HD. Ficam melhor, muito melhor. Não vejo onde está a falta de respeito. aliás também vejo filmes à noite, de madrugada no meu smartphone. Também é falta de respeito? :-)))
Durante 10 anos fui profissional de fotografia e há 25 que sou amador. Há certos aspetos num filme, como a relação da camera com a luz, que procuro usufruir na visualização do filme, na forma mais fiel possível à imagem original e ao que seria visto em exibição em sala. Ver filmes em ecrãs de PC ou em tablet não permite apreciar esses detalhes. Por vezes vejo filmes no youtube, mas apenas em casos em que nunca vi antes esse filme e porque não existe outra forma de ter acesso ao mesmo. Concordo contigo no aspeto em que há que adequar o mais possível o suporte de que dispomos (neste caso edições DVD) ao dispositivo de visualização - foi o que fiz ao comprar uma TV CRT.
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by agorgal »

Durante muitos anos considerei a televisão o pior meio para ver filmes. Só o cinema me satisfazia. O VHS nunca me seduziu nem os grandes ecrãns CRT. Todo o ecrã de tv que tivesse mais de 20 polegadas só poderia ser visto (por mim...) a 4 metros ou mais de distância. Uma distância menor e só "apreciava" a desgraçada falta de definição... O formato DVD veio melhorar um pouco a coisa mas não o suficiente para me levar a comprar um CRT de 20 polegadas. Até que apareceu a alta definição. Os primeiros conteúdos foram retirados da internet, ainda não havia blu-ray/hd-dvd. Finalmente já via com prazer uma projecção num ecrã de 3 metros de base, inicialmente em 720p e um pouco mais tarde em 1080p. Surgiram então os suportes em alta definição (hd-dvd e blu-ray). E começaram a ser reeditados os grandes clássicos do cinema nestes formatos. Foi com imenso prazer que, finalmente, pude rever filmes como "Blade Runner", "Laranja Mecânica", "2001 - Odisseia no Espaço", "West Side Story", "O Padrinho", etc., etc., etc., agora sentado num confortável sofá e no sossego da sala. Mesmo os dvd's, se feito o "upscale" por equipamento competente, ganharam nova vida.
Não, não se trata de me render às fantasias dos fabricantes de equipamento. Trata-se sim de um enorme salto qualitativo que permitiu que tenhamos, em nossas casas, acesso a tudo isso que descreve: a qualidade da imagem, a luz que o realizador quis mostrar, as subtilezas das cores, dos jogos de penumbra, o grão do suporte fotográfico, fantásticos "preto e branco" e por ai fora.
Teve azar com a televisão Sony... muito provavelmente ligações (cabos e tipo de sinal) erradas e equipamento a montante desajustado. E assim passou ao lado do que para mim foi uma revelação (revolução): que se pode ter cinema a sério em casa sem gastar uma fortuna...
JRibeiro
Moderador
Posts: 2206
Joined: November 5th, 2008, 7:58 pm

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by JRibeiro »

Devias ter comprado um plasma, lidam muito melhor com conteúdos SD que os LEDs/LCDs, tenho alguns DVDs que no meu plasma parecem HD.
‎"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."
User avatar
António Barbosa
Novato
Posts: 44
Joined: October 6th, 2013, 8:19 am
Location: Gandra/Paredes/Porto
Contact:

Re: Ajuda - Que TV comprar para ver DVD ?

Post by António Barbosa »

Boas

A solução imediata passa por comprar um leitor de Blu Ray que faça um bom up scaling dos teus DVD's. O meu Sony S4100 faz um e excelente trabalho. Para além disso ficas pronto para os Blu Ray.

Cumprimentos
As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá.
MIB - Man in Bike

Samsung E40F6400
Sony S-4100
Onkyo TX-NR515 7.1
Post Reply