Blu-ray TV 4K

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
joaoespiga
Novato
Posts: 1
Joined: February 4th, 2015, 10:01 pm

Blu-ray TV 4K

Post by joaoespiga »

Olá, acho que este é o sitio ideal para obter ajuda.
Sou um amante da sétima arte e no início deste ano resolvi começar a minha coleção de filmes. Comprei um Blu-ray Disc para ver se de facto devia investir no blu-ray ou se comprava o DVD. A qualidade do blu-ray Disc agradou-me e comorei um Blu-ray 3D player. Entretanto agora surgiu-me a oportunidade de no próximo mês comprar uma televisão onde pudesse aproveitar ao máximo a qualidade do blu-ray visto que a minha já é um pouco antiga. Estava a pensar em conprar uma TV 4K visto que é a qualidade máxima, no entanto vi uma notícia acerca do lançamento do 4K Blu-ray Disc e fiquei um pouco confuso e com algumas dúvidas.
-Devo continuar a comprar os Blu-Rays com 1080p?
-O meu player não faz upscale para 4K, a televisão 4K faz esse upscale?
-Com o lançamento dos 4K Blu-rays, será que vão ser deixados os Blu-rays normais?

Obrigado!
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Blu-ray TV 4K

Post by Tojal City »

Não te preocupes com filmes 4k, pois o futuro tecnológico é tudo menos certo. Quanto a este no formato físico, na minha óptica, que sempre suportei o formato físico, este está condenado a mercado nicho.
4k será a longo prazo (longo, em Portugal) um formato que explodirá por formato streaming. Com as mudanças legislativas a nível europeu que deverão ocorrer em breve relativamente ao mercado digital, empresas como Netflix e outras poderão finalmente ter sinal verde para negociarem os direitos de filmes da mesma forma para todos os países. Novos métodos de compressão como h.265, vp9 da Google, Perseus entre outras irão permitir as empresas emitirem videos 4k com bitrates de 25 megas ou menos com a mesma ou superior qualidade de um Blu-ray atual.
Assim, respondendo as tuas questões.

-Devo continuar a comprar os Blu-Rays com 1080p?

Não vejo porque não. Blu-Ray mesmo a a 1080p tem um melhor bitrate que qualquer video stream a 4k do mercado actualmente. E sonoramente a melhor performace. Eu penso que ainda vão demorar uns bons 5 anos (em Portugal bem mais) até o mercado digital se ajustar visualmente e sonoramente a performace e experiência do Blu-Ray. E ao contrário do DVD, o upscale de Blu-Ray 2k para uma TV 4k é quase imperceptível de um filme filmado nativamente em 4k.

-O meu player não faz upscale para 4K, a televisão 4K faz esse upscale?

Sim a TV faz este upscale

-Com o lançamento dos 4K Blu-rays, será que vão ser deixados os Blu-rays normais

Não. Mas eu acho que vão ambos morrer a médio-longo prazo. Em certos países, como cá, o Blu-Ray nunca se impôs como o DVD ou o VHS e o Blu-Ray já existe a 8 anos. Possivelmente o futuro irá reservar um formato nicho de Bd´s 4k para coleccionares e pouco mais.
User avatar
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2227
Joined: October 28th, 2005, 11:09 am
Location: Na melhor Margem do Tejo

Re: Blu-ray TV 4K

Post by NFCDS »

Quer dizer que tenho peças de museu lá em casa...?

Nunca aderi a streamings, nem downloads (legais ou "ilegais"), nem nada parecido. Quer dizer que estou em vias de extinção? o-(
80sbuff
Iniciado
Iniciado
Posts: 57
Joined: September 16th, 2009, 11:15 pm
Location: Almada

Re: Blu-ray TV 4K

Post by 80sbuff »

Excelente resposta Tojal City.
BurnCycle
Fanático
Fanático
Posts: 721
Joined: March 4th, 2008, 12:13 am
Location: Trofa, Águeda, Aveiro, Portugal, ...
Contact:

Re: Blu-ray TV 4K

Post by BurnCycle »

Este artigo está bastante interessante no ponto de situação sobre o assunto.
De realçar que o formato físico por cá pode adquirir alguma dimensão devido ao parar da expansão da fibra óptica em Portugal. (Sem fibra, streaming de 4k não será viável)
Post Reply