Blu-Rays Universal

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Blu-Rays Universal

Post by Tojal City »

A Universal já não lança filmes por cá em Blu-Ray? O curioso é que os filmes saem lá fora com legendas em PT de Portugal e cá não. Mais um caso, Bad Neighbours.
O mercado dos filmes em Portugal cada vez mais condenado a morte.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Blu-Rays Universal

Post by elfaria »

Bom talvez a tecnologia BD se esteja a apróximar da obsolência e o motivo seja este: ?

http://www.cnet.com/news/4k-blu-ray-dis ... ing-media/


A questão que me preocupa é: Serão os Bd 4k compatíveis com os leitores atuais?
Quanto ao mercado português PT é demasiado pequeno para interessar às grandes editoras (2000 exemplares em média por título editado) E já o fato de se darem ao "trabalho" de incluirem legendas pt/pt ou mesmo pt/br nas outras edições já não é mau de todo. eh-)
Sérgio Dias
Novato
Posts: 25
Joined: October 10th, 2009, 12:54 pm
Contact:

Re: Blu-Rays Universal

Post by Sérgio Dias »

O grande problema em Portugal é que o Blu-ray nunca chegou a pegar ao contrário dos restantes países europeus (culpa, em grande parte, das editoras que nunca promoveram em força o novo formato). A culpa não é do 4k porque desde que o Blu-ray saiu para o mercado, nunca houve uma grande oferta de títulos no nosso país.

Isto acontece porque simplesmente a maioria das pessoas ainda não se importam muito com a qualidade dos filmes por isso o DVD serve-lhes perfeitamente. Não tendo mercado, as editoras não editam os filmes (apesar de só terem de mandar vir o disco de lá fora e de traduzir o papel das especificações).

Quem sai prejudicado de tudo isto são pessoas como eu para quem a qualidade imagem/som faz toda a diferença. Por vezes temos a sorte de encontrar os filmes com legendas PT-PT no mercado europeu, mas esse casos têm se tornado cada vez mais raros.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4907
Joined: April 6th, 2002, 5:23 pm
Location: Tojal..duh

Re: Blu-Rays Universal

Post by Tojal City »

Vou ser honesto, sou sócio dos poucos video-clubes que ainda existem em Portugal, cineteka, mas este estão condenados a morte infelizmente. Só alugo Bd´s, DVD´s não alugo por razões técnicas. Um ficheiro MKV apresenta qualidade muito superior audio e visual a um DVD do mesmo tamanho. (são os tempos em que vivemos)

No dia em que não puder alugar filmes BD em Portugal é o dia que encaminho para os meios ilícitos. É vergonhoso os valores que se cobra por um VOD HD altamente comprimido.

A responsabilidade em Portugal da destruição do mercado caseiro do filmes não pode somente ser apontado à pirataria, as editoras têm de assumir sua cota parte da responsabilização.

Não souberam se adaptar aos tempos, continuam a cobrar caro a compra de filmes físicos e o aluguer de filmes via digital; enquanto um sistema de netflix não surgir, enquanto não baixarem os custos dos VOD, enquanto não melhorarem tecnicamente os serviço de distribuição digital (VOD e payperviem estilo TVCINES - no mínimo teriam que ter a qualidade audio e visual de um ficheiro MKV 720p), o mercado vai se destruindo aos poucos.
elfaria
Fanático
Fanático
Posts: 944
Joined: January 8th, 2011, 11:50 pm

Re: Blu-Rays Universal

Post by elfaria »

Pessoalmente só investi em BDs de grandes cássicos (são à volta de uns 50 títulos) em grande parte comprados fora a preços porreirinhos e quase todos com legendas PT/PT mas se forem PT/BR não rejeito e os resto são DVDs (uns 600) que adquiri desde 2000 até agora. E vou continuara assim pois o 4K vai demorar um tempo até que seja acessível ao público menos endinheirado do qual infelizmente faço parte (como aconteceu com os plasmas) . A oferta BD nacional é escassa pois a venda também lhe é proporcional e não acho que tenham que ser as editoras a promover os novos formatos (embora a Disney e algumas outra Majores o tenham feito com trailers que passavam sobretudo nas TVs fullHD expostas nas lojas. O preço médio de 29.90€ é caro mas edições tão reduzidas não tem muita margem de lucro. Lá fora compra-se bem mais barato mesmo com portes e Vat, basta aguardar 2 ou 3 meses após o lançamento. O pior é quando tem de vir de fora da Europa e passam pela alfandega mas não havendo cá só pagando ou "sacando". O VOB e o aluguer físico para mim não são opção pois gosto de possuir as coisas (oh precious my precious :) ). Netflix só para ver coisas indisponíveis noutra opção e porque o serviço não é caro mas a Netflix parece não estar muito interessada neste pequeno país assim como os editores brasileiros que vendem a 30 reais (10 euros ) e depois cobram 90 reais de portes para a europa. Vão roubar para Rondónia. O resto, para quem anda nisto a algum tempo está nas entrelinhas eh-)
Last edited by elfaria on September 10th, 2014, 8:17 pm, edited 1 time in total.
EnyGmaTiK
Especialista
Especialista
Posts: 1413
Joined: February 5th, 2001, 12:17 am
Location: Portugal

Re: Blu-Rays Universal

Post by EnyGmaTiK »

Ainda existe mercado DVD/BD em Portugal? Pelo que vejo nas lojas as oferta é paupérrima e pela amostra disponível nota-se um desprezo atroz pelo consumidor. Parece que já nem se esforçam. E os preços!? :shock:

Já vou com uma colecção de 1200+ BD e não tenho uma única edição PT, aliás não compro nada em Portugal desde 2006/2007.
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Blu-Rays Universal

Post by agorgal »

@ EnyGmaTiK

Como quer que haja oferta de DVD/BD nas lojas se pouca gente compra?
Não encontro desprezo pelos consumidores... simplesmente não encontro consumidores.
Num país com um mercado tão pequeno como o nosso, a pirataria e as aquisições na Amazon e correlativas são absolutamente demolidoras para a dinâmica da distribuição.
São suas as palavras:
"Já vou com uma colecção de 1200+ BD e não tenho uma única edição PT, aliás não compro nada em Portugal desde 2006/2007"
De que está à espera? Que a Fnac tenha 10.000 títulos que só consegue vender a preço de saldo e com prejuízo?
Claro que não são apenas estas as razões para a pobreza do mercado do audiovisual no país. Mas acredite que estas têm um peso nessa pobreza bem maior do que as políticas erradas de preços das distribudoras, os "timings" de lançamento e alguma incompetência/ignorância dos revendedores mais a evidente diminuição do poder de compra de largas camadas de consumidores.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Blu-Rays Universal

Post by Lorde X »

agorgal wrote: Como quer que haja oferta de DVD/BD nas lojas se pouca gente compra?
Não encontro desprezo pelos consumidores... simplesmente não encontro consumidores.
Totalmente de acordo. E não é apenas devido a sermos um país pequeno o que se traduz num mercado pequeno. Nem também devido à diminuição do poder de compra dos consumidores. O nível cultural médio dos portugueses é baixo... Já tenho lido que noutros países as vendas de Blu-Rays tem aumentado. Custa-me olhar para os nossos vizinhos e ver a carrada de novidades que saem todos os meses...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Blu-Rays Universal

Post by paupau »

A universal e a pior editora de BD's: nova moda sd blu ray.
Reparem no ultimo blu dos queen que aparece um rectangulo azul na capa.
Lendo atras sd blu ray e upscale de material sd. Gato por lebre total! E ja tem varios lancamentos/ anuncios.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Blu-Rays Universal

Post by agorgal »

SD Blu ray - Não se trata de vender gato por lebre mas sim de oferecer (vender...) em suporte blu ray, (consequentemente com menor compressão e com áudio de muito melhor qualidade, eventualmente HD ou "lossless") programas que, originalmente, foram registados em vídeo (SD) e como tal, não passíveis de serem transferidos para 1080p.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Blu-Rays Universal

Post by paupau »

Hum desconfio muito dessas "ofertas". A parte audio acredito, mas na imagem sera assim tao diferente de ver o dvd com o upscale?
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
agorgal
Novato
Posts: 29
Joined: August 19th, 2011, 1:15 am

Re: Blu-Rays Universal

Post by agorgal »

A uma menor compressão corresponde um melhoria na qualidade da imagem (definição e cor) tornando o "upscale" também um pouco melhor. Registo a "sinceridade" das editoras em identificar claramente que a fonte da imagem é SD. É também verdade que algumas (poucas mas existem) edições em Blu Ray foram (no início do formato) feitas a partir de masters SD com "upscale" na edição e vendidas como 1080p e tal não é mencionado. Isso sim, é enganar o comprador. Penso que actualmente isso já não acontecerá.

É um problema semelhante às muito badaladas edições Blu Ray 4K actualmente à venda e que, no meu entender, induzem em erro o comprador. O "transfer" de película para suporte digital em resolução 4K já é feito à vários anos mas recentemente tornou-se moda assinalar esse facto na capa do disco, reeditando-se o mesmo filme em Blu Ray mas agora assinalado como "mastered in 4K", levando os mais distraídos ou desconhecedores destas tecnologias a adquirirem o produto sem se aperceberem que estão a comprar um banal Blu Ray 1080p. Há quem note alguma melhoria na qualidade da imagem mas a haver (e não nego que o haja), ela já poderia estar na versão anterior. Entre outras tenho a edição do filme "Yellow Submarine" em que a menção da masterização em 4K é mencionada em letras pequenas, na contracapa, apenas como indicação para a qualidade desta sem que, da leitura, alguém possa mesmo que distraidamente, extrair a ideia de ser um Blu Ray 4K. Esta edição, por acaso ou não, é da Universal...

Posto tudo isto, longe de mim defender de unhas e dentes as políticas das editoras, bem pelo contrário. Mas a realidade é que o consumidor de produtos audiovisuais também não ajuda a que exista um mercado fluído e transparente. Diria que todos temos alguma culpa pelo caminho que esta industria está a seguir.
Perdemos todos, aqueles que como eu gostam de, a exemplo dos livros, ter as estantes cheias de filmes originais e perdem os comerciantes de rua porque as suas vendas diminuem ao ponto de desistirem de oferecer estes produtos.
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2064
Joined: September 19th, 2003, 1:27 pm
Location: Moonbase Alpha

Re: Blu-Rays Universal

Post by Lorde X »

agorgal wrote: É um problema semelhante às muito badaladas edições Blu Ray 4K actualmente à venda e que, no meu entender, induzem em erro o comprador. O "transfer" de película para suporte digital em resolução 4K já é feito à vários anos mas recentemente tornou-se moda assinalar esse facto na capa do disco, reeditando-se o mesmo filme em Blu Ray mas agora assinalado como "mastered in 4K", levando os mais distraídos ou desconhecedores destas tecnologias a adquirirem o produto sem se aperceberem que estão a comprar um banal Blu Ray 1080p.
Tanto que a maioria nem sabe que já há alguns anos que existe um Bluray masterizado em resolução de 8K: o Baraka, o qual tem uma imagem simplesmente perfeita... A mais impressionante que já vi num Blu-Ray. Mas claro que a resolução continua a ser a resolução 2K de um Bluray: 1920x1080.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Post Reply