Nostalgia

Tópicos considerados como património informativo são conservados aqui, apenas para consulta.
Post Reply
alan_smithee
Especialista
Especialista
Posts: 1251
Joined: June 17th, 2003, 12:45 am
Location: Lisboa/Sintra

Nostalgia

Post by alan_smithee »

Mais do que um forúm sobre Dvd e Televisão, acho que se podia chamar este forúm de “Forúm Nostalgia”.
Por isso coloco aqui este texto, que acho particularmente bem escrito e nostálgico.

Texto retirado do site Central Comics, escrito por Kon-El

“Saudações,

Como muitos sabem, tenho tado desde dia 30 de janeiro de cama incapacitado e apesar de não estar completamente reestabelecido decidi tentar completar este post devido aos pedidos constantes no IRC a partir do momento que disse que estava a fazer o mesmo. Estando de cama das poucas coisas que se pode fazer é ver TV, Dvd's e k7's de video, e nessa situação acabei por ver muita coisa antiga que ainda tenho em k7's, outras que adquiri em dvd e vendo a tv que dá hoje em dia não foi raro o dia em que minha memória viajou muito. Vamos a isso então:

As minhas primeiras k7's consistiam em séries de carne e osso e isso fez recordar como antigamente quase todos os genéricos eram fantásticos e suas músicas fáceis de decorar. As séries de ficção científica por exemplo:


Esta era uma das minhas predilectas Captain Power and the Soldiers of the Future era algo bastante divertido, uma tropa de elite em que os soldados possuíam armaduras com poderes proporcionavam aventuras fenomenais. Dava normalmente aos sábados á tarde quase sempre depois de outra série que era a V Batalha Final série essa que nos mostrava como seria se os extra terrestres se infiltrassem na terra. Esta série tinha o bónus para nós miúdos de mostrar que os Aliens eram lagartos e comiam ratos, o que a bem dizer era super cool.

As séries de carne e osso eram algo que nós não dispensavamos mesmo em miúdos, afinal quase todas elas eram "boas" e bastante interessantes, sendo que os manda chuvas do canal 1 até colocavam as mesmas ou no meio dos desenhos animados ou antes e depois dos mesmos cativando com isso a nossa atenção. Lembro-me ao sábado de manhã de darem séries como Bonanza, Lassie, Benjie e o menos famoso das séries dos cães que era o Cão Vagabundo aquele pastor alemão que andava pelas estradas fora do seu país a ajudar tudo e todos. Se formos a ver era a versão canina do Michael Landon actor que nas suas séries fazia sempre questão de apregoar o "ajuda o próximo" seja na série Uma Casa na Pradaria seja com o famoso Anjo na Terra.

Não pensem que nós ficávamos só pelas séries estrangeiras. Não siree, as portuguesas também nos satisfaziam. O maior expoente seria com certeza Duarte e Companhia a série de detectives à portuguesa com os vilões mais engraçados de sempre, sendo que na parte do Humor Herman José era o rei e senhor com séries como O Tal Canal, Humor de Perdição, Crime na Pensão Estrelinha, Casino Royale entre tantos outros que nos davam a conhecer personagens que fariam parte do nosso dia a dia. Ele era o que nos trazia quase sempre o Hermanias de final de ano, era quase sempre ele o último artista no mítico Natal dos Hospitais.

Este programa fazia parte do trio de programas que faziam reunir a família toda uma vez por ano para ver os mesmos, os outros dois eram O Festival da Canção onde cada momento da votação era motivo de nervos e o fantástico Jogos Sem Fronteiras onde Amadora e Santarém eram sempre os nossos motivos de orgulho e o nome Eládio Clímaco destoava. Nessa altura também abundavam os programas com prémios que eram quase todos bastante divertidos, tínhamos o Palavra Puxa Palavra com o António Sala, o Casa Cheia que teve uma mão cheia de apresentadores onde se destacou no começo o Carlos Ribeiro, os programas do Fialho Gouveia, ainda o Jogo de Cartas, o Arca de Noé, o Preço Certo, o famoso 1,2,3[/b] do começo com o Carlos Cruz e sua Bota Botilde, tendo ainda como destaque o engenheiro agrónomo que ganhava quase sempre, os momentos de humor com, primeiro Herman José até eles se chatearem e depois o famoso Zé da Quinquilha representado pelo Carlos Cunha o qual as ideias ainda iam no ar e já ele as apanhava.

Entre os programas que davam pelo meio dos nossos programas favoritos pode se apontar ainda o Ponto por Ponto do Raúl Durão, o Bom Dia que trouxe pela primeira vez a culinária e a ginástica à ribalta da TV, saltando da culinária para os programas infantis tinhamos o Manuel Luís Goucha com o seu dominical Come a papa Sebastião que antecedia os penosos 70x7, Eucaristia Dominical e Tv Rural. Não dá para esquecer (por muito que tente) os programas especiais do Luís Pereira de Sousa com os seus Festa na Feira Popular. Tínhamos ainda ao sábado o 7 Folhas o programa que nos dizia o que íamos ver durante a semana, o fantástico Agora Escolha uma das poucas razões que nos fazia mudar para o 2º canal e ainda por exemplo o Totobola que fazia pouco sentido mas todas as quartas ele lá estava. Na parte da animação antes do Lecas tinhamos pessoas como o Vasco Granja ou o Avô Cantigas.

O Canal 1 também dava atenção ao cinema e nós sabíamos com o que contar. Quarta feira era dia de Lotação Esgotada onde davam todos os grandes filmes, sempre com um cartoon dos looney tunes antes desse filme. Sextas feiras pela noite dentro tínhamos a Última Sessão que dava quase sempre filmes de terror e ao Domingo à tarde era dia de Sessão da Tarde sempre antes do Clube Disney do Júlio Isidro com cartoons giros e um robô dos Sugus. A noite também era dos cartoons seja com o Pepe Legal seja com o Vitinho pela voz do Paulo de Carvalho.

Nas novelas o brasil ainda era rei pelo nosso país ,sendo as excepções a Vila Faia e a Palavras Cruzadas com o galâ dos galâs Tozé Martinho que logo depois foi um dos Homens de segurança juntamente com Nicolau Breyner que fazia aqueles programas de humor "e o pirata sou eu", mas pelo Brasil lembro-me de rir a bom rir com a Sassaricando, o Roque Santeiro, o Sassá Mutema, o Vamp, o Top Model que atenuavam a novela em si devido aos brilhantes momentos de humor pelo meio. Já agora em humor do Brasil vinha também o Viva o Gordo.

Nas séries canal 1 apanhou boleia num dos melhores períodos da Televisão e assim víamos séries como: Dallas, Dinastia, Crime disse ela, Perry Mason, Jovens Heróis de Shao-lin, Kung-fu, Hercule Poirot, Buck Rogers, Espaço 1999, Star Trek, 3 Duques, Justiceiro, Macgyver, Guilherme Tell, Robin Hood, Super Avózinha, Guerra dos Mundos, Miami Vice, Tropical Band, Familias as direitas, Alf, Soldados da Fortuna, Modelo e Detective, Fugitivo, Missão Impossível, Superboy, Super-Homem, Hulk, Lei e Ordem, Hill Street Blues, Magnum PI, Doogie Howser o menino médico, Cheers, Eight is Enough, Fame, Quem Sai aos Seus, Barco do Amor, A vida continua, Taxi, Perfeitos estranhos (Balki), Dear John, Allo Allo, Black Adder, Monthy Phytons, Jerry Lewis Show, Marretas, William Tell, Yes Prime Minister, Manimal, Agatha Christie, Mr Bean, Galactica, Goldie Girls, Chefe mas Pouco, Verão Azul, Sítio do Pica Pau Amarelo, Tarzan, Mascarilha, Zorro, o Cavalo Negro, Raízes, Casa da Irene, Automan, Ilha da Fantasia, Bevery Hills, Marés Vivas, Sherlock Holmes, Big Foot, Get Smart, Benny Hill, Murphy Brown, Mala de Cartão, Araponga e tantas outras.

E quanto aos cartoons? Já todos sabem como eu sou "barra" nesse assunto e também esses deixam muitas, muitas saudades. Desde os portugueses Rua Sésamo, Amigos do Gaspar e Árvore dos patafúrdios passando pelo também tuga natalício onde aparecia sempre um porco espinho à procura de casa até os britênicos Vento nos Salgueiros. Claro que o melhor vinha lá de fora, tínhamos a Clémentine aquela miúda francesa paralílitica que viajava no tempo, o brilhante Danger Mouse super hilariante, o Conde Patácula, o Plastic Man e tantos outros como: Transformers, Gi Joe, Rag Dolls, Superamigos, Superboy, Super-homem, Homem-Aranha, Spiderman and amazing friends, Garfield, Garfield and friends, Aquaman, Muppet Babies, Pantera cor de rosa, os filhos da pantera cor de rosa, Centuriões, C.O.P.S, Capitão Harlock, Tsubasa, Dome, Thundercats, Charlie Brown, Peanuts, Lucky Luke, Rantaplan, Thunderbirds, Biskits, Oviedo, Alice no Pais das Maravilhas, Dartacão, Dartagnan, Tom Sawyer, Bocas, Capitain Planet, Tartarugas Ninja, Willye Fogg, O urso Tau Tau, Babar, Ursinhos carinhosos, Duck Tales, Disney, Moranguinhos, Meu Pequeno Ponei, Supermouse, Abelha Maia, Vicky, Calimero, Hello Kitty, Carrie, Candy Candy, Conan rapaz do futuro, Conan, He-Man, She-ra, Bravestarr, Cidade de Ouro, David o Gnomo, Marsupilami, Era uma vez no corpo humano, Era uma vez no espaço, Marco, Heidi, Pica Pau, Flinstones, Simpsons, Flinstones Babies, Thundarr o bárbaro, Scooby doo, Herculoids, Tor, Jabberjaw e muitos outros.

Fico por aqui para não ficar ainda mais testamento e porque isto tem sido feito aos poucos conforme me posso sentar e escrever sem tar deitado na cama. Para não estragar os mais novos aqui meto de uma assentada as séries que as tv privadas nos trouxeram e deixaram também saudades:

Cosby show, Imortais, Family Matters, Early Edition, Pretender, Picket Fences, X-Files, Parker Lewis, Já tocou, Profiler, Terra Conflito final, Seinfeld, Prince de Bel Air, Xena, Nanny, Charmed, Frasier, Just Shoot me, Mad About you, Dragon Ball Z, Ren e Stimpy, Nunca digas Banzai, Gladiadores Americanos, Fort Boyard e muitos outros.”



Eu acrescentaria que só faltou mesmo mencionar a Quinta Dimensão (The Twilight Zone). [:)]


um abraço
User avatar
Chloê
Fanático
Fanático
Posts: 730
Joined: June 25th, 2004, 3:23 pm
Location: Vila Franca de Xira

Post by Chloê »

Grandes tempos estes!!

A verdade é que apesar de agora termos muito mais opções de escolha, no tempo em que apenas tinhamos dois canais a televisão tinha uma certa magia, qualquer coisa especial nos programas que nos marcaram até hoje.



*********************************************************************************************
A minha singela Colecção: http://www.intervocative.com/dvdcollect ... lapalmeiro
Oluap
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 275
Joined: January 16th, 2004, 10:37 pm
Location: Lisboa - Portugal

Post by Oluap »

Aproveito esta onda de nostalgia para acrescentar umas séries fenomenais do Dennis Potter que passaram no Canal 2 que passo a citar:
Pennies From Heaven (c/ Bob Hoskins)
The Singing Detective
Lipstick on your Collar (c/ Ewan McGregor)

Penso que não foram as únicas que passaram na televisão mas lembro-me especialmente destas.
Para minha admiração nunca li neste forum alguma menção às séries em questão que eu considero das mais refrescantes que passaram no pequeno ecrã.

http://img68.photobucket.com/albums/v206/Oluap/
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

Já aqui o referi uma vez, mas neste link estão muitas das séries referidas nos posts...
http://www.geocities.com/seriestv2001/

Quanto ao Detective Cantor já aqui foi referido... ando à de um top que foi feito para verificar...

Rui Santos - 34 Anos - Lisboa
Last edited by Rui Santos on July 18th, 2004, 11:26 pm, edited 2 times in total.
Miguel T
Fanático
Fanático
Posts: 580
Joined: May 3rd, 2003, 10:34 am
Location: Carcavelos
Contact:

Post by Miguel T »

e ia eu a guiar o meu carro tranquilamente, a pensar na vidinha, quando sem mais nem menos me veio à cabeça...
Tornicotim, tornicotão! Aqui está o Saltitão!

está aqui alguem a quem isto diga alguma coisa? algum cota como eu????[:o)]

http://www.dvdprofiler.com/mycollection ... Miguel%20T
kon-el
Especialista
Especialista
Posts: 1024
Joined: August 9th, 2007, 7:07 pm

Re: Nostalgia

Post by kon-el »

Epa lol agora que vi isto.. já nem me lembrava deste texto..
Post Reply