The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2119
Joined: May 28th, 2008, 8:22 pm

The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Post by neotheone »

Image

Image
Image

- Data de estreia na Netflix Portugal: 14 de Maio de 2021

- Titulo Português: A Mulher à Janela
Anna Fox (Amy Adams) sente-se mais segura quando observa o mundo pela sua janela. Até que a família Russell se muda para o outro lado da rua e ela testemunha algo inimaginável. Agora, a questão é... o que aconteceu de verdade?
Com Amy Adams, Gary Oldman e Julianne Moore.
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Post by José »

Nota prévia: Li o livro no qual o filme se baseia, há uns anitos. É daquelas leituras trashy, bastante genéricas e que se despacham num par de horas mortiças. Acima de tudo, ficou-me a impressão da pressa com que o livro queria impingir reviravoltas artificiais para gerar shock value e ir disfarçando a sua pobreza literária.

Chegados ao filme, o resultado é mais ou menos igual, não se foge nada do padrão qualitativo. Nada é aprofundado, não se dá tempo para sentir o peso de nada (nem mesmo no caso das supostas revelações bombásticas) e Joe Wright, o realizador, parece apenas preocupado em mostrar o best of das passagens mais impactantes do livro.

Um conselho para a minha querida Amy Adams: nos próximos tempos, quando te baterem à porta a oferecer projectos com a chancela da Netflix, tu não atendes, finges que não estás em casa. Nem sequer te deixes ser vista à janela, mulher de Deus!
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 6267
Joined: February 19th, 2009, 9:07 pm
Contact:

Re: The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Post by Samwise »

José wrote: May 17th, 2021, 10:19 am Um conselho para a minha querida Amy Adams: nos próximos tempos, quando te baterem à porta a oferecer projectos com a chancela da Netflix, tu não atendes, finges que não estás em casa. Nem sequer te deixes ser vista à janela, mulher de Deus!
Ainda não vi o filme - não estou com grande vontade - mas creio que o problema aqui não terá sido a Netflix. Dadas as características do projecto e da personagem em si, as pessoas, e provavelmente os valores envolvidos, um papel principal destes seria à partida sempre aliciante para uma actriz como a Amy.

O que me faz mais confusão é a trajectória do Joe Wright, que tem sido sempre a descer - e cada vez mais a descer. Começou com estrondo: dois filmes que roçam a perfeição, grandes adaptações de obras literárias de estatuto (gosto muito dos dois, por razões diferentes), mas a partir daí "quebrou"... o Anna Karenina, com matéria prima da boa, já saiu em larga medida "furado", e depois disso... é o que se vê. :roll:
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Post by José »

Samwise wrote: May 21st, 2021, 10:45 am
José wrote: May 17th, 2021, 10:19 am Um conselho para a minha querida Amy Adams: nos próximos tempos, quando te baterem à porta a oferecer projectos com a chancela da Netflix, tu não atendes, finges que não estás em casa. Nem sequer te deixes ser vista à janela, mulher de Deus!
Ainda não vi o filme - não estou com grande vontade - mas creio que o problema aqui não terá sido a Netflix. Dadas as características do projecto e da personagem em si, as pessoas, e provavelmente os valores envolvidos, um papel principal destes seria à partida sempre aliciante para uma actriz como a Amy.

O que me faz mais confusão é a trajectória do Joe Wright, que tem sido sempre a descer - e cada vez mais a descer. Começou com estrondo: dois filmes que roçam a perfeição, grandes adaptações de obras literárias de estatuto (gosto muito dos dois, por razões diferentes), mas a partir daí "quebrou"... o Anna Karenina, com matéria prima da boa, já saiu em larga medida "furado", e depois disso... é o que se vê. :roll:
Eu sei que o problema não é da responsabilidade da Netflix, estava só a brincar. Quanto ao Joe Wright, subscrevo.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 477
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: The Woman in the Window (2021) - Joe Wright

Post by Helder Fialho »

Samwise wrote: May 21st, 2021, 10:45 am O que me faz mais confusão é a trajectória do Joe Wright, que tem sido sempre a descer - e cada vez mais a descer. Começou com estrondo: dois filmes que roçam a perfeição, grandes adaptações de obras literárias de estatuto (gosto muito dos dois, por razões diferentes), mas a partir daí "quebrou"... o Anna Karenina, com matéria prima da boa, já saiu em larga medida "furado", e depois disso... é o que se vê. :roll:

Tudo verdade e, infelizmente, não vai melhorar. Vai estrear outro filme dele ainda este ano (previsto para o dia de Natal). Cyrano, adaptação do musical de 2018 que é, já de si, uma adaptação da peça de Edmond Rostand. Se o Joe Wright fosse adaptar a peça, como já foi feito anteriormente - e de forma magistral - pelo Jean-Paul Rappeneau, eu ficava descansado (e entusiasmado) mas, como ele vai ao musical, prevejo o pior. Com a excepção do Les Misérables, não gosto quando fazem musicais a partir de obras literárias. O filme do musical do Les Misérables é um desastre mas o musical do West End é bom.
A isto acresce que o actor que vai ter o papel do Cyrano é o Peter Dinklage (Tyrion Lannister do Game of Thrones) que também faz de Cyrano no musical, a argumentista do filme do musical, Erica Schmidt, é a mulher do Peter que, coincidência das coincidências, é a encenadora do próprio musical. :roll: Para além disso, a actriz que vai ter o papel da Roxanne é a companheira actual do Joe Wright e eu acho que ela não tem "estofo" para fazer a Roxanne. O Joe meteu-a no filme pelo simples facto de ela namorar com ele e pronto. Este próximo projecto do Joe Wright parece uma coisa combinada num jantar entre amigos com o filme a beneficiar do name recognition do Peter Dinklage que vai atrair os americanos para verem o filme por causa de ele ter tido o papel que teve no Game of Thrones, bem como arrecadar quase 500 milhões de dólares como o desastre do filme do musical do Les Misérables e pôr-se a jeito para os Óscares.
Uma vez que o Peter é anão, duvido que a angústia e o tormento do Cyrano por não agradar à Roxanne se deva ao nariz. Acho que isto tem tudo para correr bem. O filme pode vir a fazer muito dinheiro mas vai ser uma m****. :roll: Receio que o Joe Wright esteja a trilhar o mesmo caminho do Tom Hooper em que, por cada dois filmes bons, depois tem 4 ou 5 que não valem nada.
Post Reply