Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Post by JoséMiguel »

Image
Laredo, 22 de Agosto de 1496. Uma frota parte com destino a Flandres. O seu objectivo é conduzir a infanta Joana à corte de Bruxelas, onde contrairá matrimónio com aquele que mais tarde será conhecido por Filipe, o Formoso. O encontro é fulgurante. Basta um olhar para nascer entre os dois uma atracção e um desejo incontroláveis. Esquecem as obrigações políticas e abandonam-se aos sentimentos. No entanto, o destino reserva-lhes outros planos. A morte dos irmãos mais velhos e da rainha Isabel, a Católica, convertem a infanta Joana em rainha de Castela e herdeira da coroa de Aragão. Estes acontecimentos provocam duas batalhas: uma política — entre as nobrezas flamenga e castelhana — e outra, muito mais dolorosa, que Juana trava no leito conjugal. Enquanto Joana ama incondicionalmente Filipe, ele engana-a e atraiçoa-a.

in Jornal Público, vide https://cinecartaz.publico.pt/Filme/78464/
https://en.wikipedia.org/wiki/Joanna_of_Castile
https://en.wikipedia.org/wiki/Mad_Love_(2001_film)

Trailer meu censurado pela Google (You Tube) devido a fanatismo e fundamentalismo religioso, por parte de dois funcionários corruptos e mentalmente doentes, após denúncia religiosa proveniente de um cidadão fanático religioso e maluco, aceite por um supervisor igualmente maluco e após recurso oficial escrito por mim, e rejeitado por outro funcionário corrupto e doente, que viola as regras do You Tube, em nome de Deus, para proibir o meu vídeo que é legítimo e não viola nenhuma regra oficial. Re-upload no Vimeo:



Image

O Filme

Image

Esta é uma obra cinematográfica do falecido realizador espanhol Vicente Aranda...

Image
Vicente Aranda Ezquerra (Spanish: [biˈθente aɾanˈða eθˈkera]; 9 November 1926 – 26 May 2015) was a Spanish film director, screenwriter and producer.[1]

Due to his refined and personal style, he was one of the most renowned Spanish filmmakers. He started as a founding member of the Barcelona School of Film and became known for bringing contemporary Spanish novels to life on the big screen. Aranda was also noted for exploring difficult social issues and variations on the theme of desire while using the codes of melodrama.

Love as uncontrollable passion, eroticism and cruelty are constant themes in his filmography. The frank examination of sexuality is one of the trademarks of his work, as seen in his most internationally successful film: Amantes (1990) (Lovers).

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Vicente_Aranda
Eu tenho grande admiração por este cineasta, já falei dele aqui no fórum em diversas ocasiões e criei tópico para o excelente filme dele "Carmen" aqui viewtopic.php?f=11&t=49925&p=613810.

Esta obra, cujo trailer que eu criei foi banido e proibido pela empresa norte-americana Google, foi feita com o apoio do Concelho da Europa, e de instituições governamentais de Portugal e Espanha, temos aqui um choque entre a Liberdade Moral Ibérica (e europeia em geral) e o fanatismo religioso do povo e empresas norte-americanas:

Image

Image

Image

Estamos perante um caso do You Tube faltar ao respeito aos governos de Portugal e Espanha, que apoiaram o filme, ao não vigiar os seus funcionários fanáticos religiosos lá da Indonésia, Índia e outros países socialmente atrasados, que bloquearam o meu trailer, que não tem nada de mal. Os donos americanos da Google contratam mão de obra barata na região à volta da Indochina, para fiscalizar denúncias sexuais de vídeos, mas esquecem-se que nesses países a pornografia e o erotismo são criminalizados e por isso esses funcionários cresceram em países onde sofreram lavagem ao cérebro, e depois proíbem injustamente o meu trailer deste filme.

Image

Agora que já desabafei e refilei contra a injustiça por parte da Google, falarei do filme.

A Rainha espanhola Joana viveu no tempo dos Descobrimentos portugueses, e só por isso este filme já teria interesse no nosso país, pela encenação da época das Descobertas, mas além disso o filme foca a hipocrisia da Nobreza e do Clero na Europa do Renascimento, onde um Papa ou um Rei podia ter sexo com "gajas boas", pois estava acima da lei dos homens e da lei do Deus Cristão.

Image

A palavra-chave desta época dos Descobrimentos é a Hipocrisia com letra grande, onde os Papas tinham amantes e davam Bulas a dividir o mundo entre Portugal e Espanha, para "espalhar a fé cristã", numa subversão dos ensinamentos morais do Jesus Cristo deles, pela ganância do poder e dinheiro.

No Japão medieval as amantes dos reis eram chamadas de concubinas, mas ao menos nesse país isso era legal. Contudo na Europa era ilegal e imoral (sacrilégio religioso) um Rei ter uma amante (consorte), mas claro os monarcas europeus eram uns hipócritas que apenas utilizavam a religião cristã como arma e ferramenta para manipular as massas do povo, e eles davam a bela da queca com as "gajas mais boas do Reino", a toda a hora.

Image

A Rainha Joana tem o cognome Louca porque não aceitou que o rei marido dela tivesse amantes. Ela ficava furiosa, protestava e fazia cenas, numa época quando era esperado que as mulheres aceitassem que os homens tinham amantes. Esta Rainha é muito conhecida em Espanha, onde o seu exemplo foi usado pelas mães, durante a Ditadura Franquista, onde em 1970 diziam às filhas casadas com um marido que tinha amantes, "fica quietinha e não refiles, porque senão acabas como a Juana La Loca".

Image

"El nacionalcatolicismo es la denominación con la que se conoce una de las señas de identidad ideológica del franquismo, el régimen dictatorial con el que Francisco Franco gobernó España entre 1939 y 1975" (https://es.wikipedia.org/wiki/Nacionalcatolicismo)

Esta rainha Joana dos séculos XV-XVI é uma espécie de anárquica ou revolucionária equiparada a uma guerrilheira espanhola catalã do século XX, que de espingarda ao ombro exige igualdade de direitos à mulher... (vide https://es.wikipedia.org/wiki/Anarquismo_en_Espa%C3%B1a)

Image

Assim, este é um filme feminista anti-fascista, anti-clero, anti-monárquico, etc. que denuncia a subjugação das mulheres na Espanha de 1500 e na Espanha de 1970. Esta rainha é muito conhecida em Espanha e eu considero que este filme foi muito bem conseguido.

Da minha parte recomendo vivamente esta obra, que deverá ser acompanhada do filme "Carmen" do mesmo realizador, ambos os trabalhos com enorme qualidade técnica cinematográfica, e com argumentos inteligentes de luxo.

Image
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2576
Joined: June 10th, 2015, 11:44 pm

Re: Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Post by drakes »

Juana la Loca (2001)
http://www.imdb.com/title/tt0270480/

Muito bom filme histórico sobre um personagem que sempre se pula pelo menos AKA, que passa da mãe Isabel para o filho de Joana, Carlos I e depois Felipe II, apesar de mostrar mais o lado paixão dela da para notar que todos quiseram tirar ela querendo a coroa, inclusive seu pai.

Imdb carrancudo, 6,7, eu ira para 7,5.

Bem fazendo um pequeno adendo ao comentário antigo,s o filme também mostra ao meu ver como a riqueza era dissipada em projetos pessoais, mesmo Castella tendo "as cortes" que seriam um freio e um contrapeso as decisões das Coroa.

Edit: sobre censura e youtube, é mais fácil sofre-la por causa das leis europeias e agora a americana, inclusive alguns canais terão problema se o algoritmo considera-lo canal com audiência significativa infantil.
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Post by Helder Fialho »

É um grande filme, sem dúvida. A Juana foi uma figura histórica muito curiosa e complexa e o Vicente Aranda foi (é) um dos grandes realizadores espanhóis.

Tinha saudades das tuas recomendações de filmes, JoséMiguel. Bem-vindo de volta! :-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Post by JoséMiguel »

Helder Fialho wrote: December 5th, 2019, 6:45 pm É um grande filme, sem dúvida. A Juana foi uma figura histórica muito curiosa e complexa e o Vicente Aranda foi (é) um dos grandes realizadores espanhóis.

Tinha saudades das tuas recomendações de filmes, JoséMiguel. Bem-vindo de volta! :-)
Obrigado Hélder, e peço desculpa a todos pelo desabafo e tom negativo/agressivo com que me queixei de mais uma atrocidade/injustiça por parte do You Tube, contra o meu canal. Isso acabou por contaminar um pouco o tópico, pois fiquei (novamente) furioso (é uma antiga guerra que eu tenho com a moral de certos funcionários do You Tube, pois eu respeito as regras, mas certos funcionários violam-nas por considerarem que eu faço algum atentado ao pudor nos meus vídeos). :lol:

Por acaso só agora voltei a ter internet no PC em casa, tenho descoberto alguns filmes jeitosos que merecem a pena serem falados (caso ainda não exista nenhum tópico) como estes dois:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Physician_(2013_film)
http://www.rtve.es/television/descalzo- ... erra-roja/ (este é grátis e ganhou vários prémios, ainda não o vi todo)
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Re: Juana la Loca (2001) - Vicente Aranda

Post by Helder Fialho »

JoséMiguel wrote: December 7th, 2019, 11:15 am
Helder Fialho wrote: December 5th, 2019, 6:45 pm É um grande filme, sem dúvida. A Juana foi uma figura histórica muito curiosa e complexa e o Vicente Aranda foi (é) um dos grandes realizadores espanhóis.

Tinha saudades das tuas recomendações de filmes, JoséMiguel. Bem-vindo de volta! :-)
Obrigado Hélder, e peço desculpa a todos pelo desabafo e tom negativo/agressivo com que me queixei de mais uma atrocidade/injustiça por parte do You Tube, contra o meu canal. Isso acabou por contaminar um pouco o tópico, pois fiquei (novamente) furioso (é uma antiga guerra que eu tenho com a moral de certos funcionários do You Tube, pois eu respeito as regras, mas certos funcionários violam-nas por considerarem que eu faço algum atentado ao pudor nos meus vídeos). :lol:

Por acaso só agora voltei a ter internet no PC em casa, tenho descoberto alguns filmes jeitosos que merecem a pena serem falados (caso ainda não exista nenhum tópico) como estes dois:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Physician_(2013_film)
http://www.rtve.es/television/descalzo- ... erra-roja/ (este é grátis e ganhou vários prémios, ainda não o vi todo)


Da parte que me toca, não tens nada que pedir desculpa. Aliás, concordo totalmente contigo. Infelizmente, é uma guerra que irás sempre perder porque é uma questão cultural dos países do sudoeste asiático e dos Estados Unidos e a coisa mais difícil de mudar no ser humano é a mentalidade. Aos americanos não lhes incomoda o excesso de violência em muitos dos filmes deles mas um nu integral de uma mulher "Aqui d'el Rei!". É uma das imensas contradições da sociedade americana e esta percepção das coisas não tem mudado. Quando estava em vigor o Hays Code ainda era pior... os beijos entre os actores nos filmes só podiam durar no máximo 3 segundos! Mais do que 3 segundos já era considerado atentado ao pudor. Isto era apenas uma das imensas coisas ridículas, absurdas e hilariantes que faziam parte do Index de normas e proibições impostas pelo Hays Code em nome da "moral e os bons costumes" entre 1934 e 1968.

Vou explorar esses filmes. :-) A TVE é impecável no que toca a fazer serviço público de excelência e na divulgação da cultura espanhola para todos. Em Portugal fecha-se, limita-se o acesso às coisas. Em Espanha abrem-se, escancaram as portas. Não têm teias de aranha na mente.
Post Reply