Variações (2019) - João Maia

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Variações (2019) - João Maia

Post by Ludovico »

Image
A biopic about António Variações, a famous Portuguese pop rock singer from the 80s who died of aids.
Director: João Maia
Writers: João Maia, Karen Sztajnberg (screenwriter) (co-writer)
Stars: Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victoria Guerra | See full cast & crew »
https://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3% ... es_(filme)


Wikipedia | IMDB | Rotten Tomatoes
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by mansildv »

paupau wrote: August 25th, 2019, 3:28 pm Variacoes

Fui ver gracas ao bom trailer e a boa OST que ja estava no Spotify.
Um classico instantaneo do cinema portugues com uma interpretacao historica. Sala esgotada, palmas no fim. Foi uma grande sessao de cinema.
Aconselho a todos.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Rui Santos »

Acabo de sair de uma sala de cinema, que normalmente está vazia, e que estava a quase cheia. (Cinema Algarcine Portimão)

Gostei mesmo muito, é claro um filme triste... mas acho que o Sérgio Praia faz um excelente papel, apenas com uma ou outra pequena falha em cenas mais dramáticas, mas que safa surpreendentemente bem a cantar.
Claro que a música do António Variações domina do filme, e fica-se sempre impressionado com a força da música dele, e como o mesmo parece respirar música. O que o filme consegue é quase fazer esquecer que não é o António, mas sim um actor a cantar... isso dá uma ideia de como o papel dele é fantástico pois sentimos perfeitamente a forma como sente a música.
Realce grande também para dois atores secundários, O Filipe Duarte e a Victória Guerra.. compõem duas personagens bem construidas e que de certa maneira, sobretudo a personagem do Filipe Duarte ajuda a compreender o António.

Spoiler sobre o filme, embora a história do AV seja conhecida
Por outro lado, fico com pena de o filme falar mais do antes do sucesso... do que do boom do António, em particular fico triste da presença dele no Passeio dos Alegres não aparecer minimamente... ainda para mais num filme apoiado pela RTP.
Mas é um filme muito bom, com um som bom (o que para o cinema Português é único).
Penso que no filme aparecem como personagens o Ricardo Camacho e o Pedro Ayres Magalhães... será que a Banda com quem o António também tocou era um pré Sétima Legião?
Edit: Vi agora que Ricardo Camacho... era o teclista da banda com quem ele tocou (é o médico)... e que produziu o álbum do "Estou Além" do AV (Wiki)
E sim, arrepia o fim, quando se houve o verdadeiro Variações, e um misto de sentimentos que despoleta.

Resumindo, excelente filme, sem dúvida e para mim um biopic muito bom... um 9/10.

E obrigada António pela tua música.... vive connosco a vida toda, cumprindo um pouco as suas palavras.
Obviamente que adoraria ter um belo Blu Ray do Filme, para o rever, cheio de extras e cenas adicionais... apetecia-me ver mais filme.

Links Recomendados:
António Variações tem uma página bem completa na Wikipedia para tirar algumas dúvidas - Wikipedia
Ricardo Camacho e António Variações - Blitz
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Rui Santos »

Volto aqui para discordar um pouco de uma critica que li no FB do Gaijo dos Filmes... ainda assim penso que é uma boa critica que diz muito mais que o que eu digo e que recomendo a leitura.

https://www.facebook.com/ogajodosfilmes ... 3493772562
Está disponível publicamente.
- HIV. Embora o António Variações tenha morrido de broncopneumonia, é bastante especulado que se devesse ao vírus do HIV. A maneira como o filme retrata a doença de Variações é bastante subtil e até aqui nada contra. O único contraponto é o facto de no fim do filme haver uma ânsia que a doença fosse mais desenvolvida para dar um “murro” emocional com a morte do artista. Percebo que a família do artista não aceita que ele sofresse de HIV e algumas mudanças tenham sido feitas de forma a respeitar a família.
Não acho que tal seja verdade.... são mostrados muitos dos sintomas da sida... como a tosse, a febre... e se isso não chegasse até as borbulhas que apresenta numa das cenas...
Realmente a palavra SIDA nunca é citada... mas parece-me bem óbvio que o filme é elegante em muitos desses pormenores.

Mas embora aproveite para criticar :) vale muito a pena a sua leitura... concordo muito com o que ele(a) escreve sobre o filme.

Uma das coisas que ele fala... é do Decor. Verdade... embora um filme pobre e com poucos cenários, há um claro cuidado na decoração das casas e na roupa usada. Claramente somos transportados para os anos 80 através de vários pormenores. Alguns até minúsculos como os livros numa estante.
Excelente o trabalho feito, com tão poucos meios.
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by paupau »

A recriacao da epoca e realmente excelente, para a nossa realidade claro. Ficou-me na retina a imagem em que Variacoes sai de um clube e vemos carros da epoca no plano, do genero 4l e boca de sapo. Uns 3 ou 4 mas fica patente o cuidado presente no filme. Ja para nao falar na cena de abertura com a Procissao Pascal....muito bonito o filme realmente.

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Ludovico »

Eu criei o tópico para poder desenvolver o filme com mais pormenor:
Eu sou um grande,grande fã das músicas do António Variações desde o final da minha adolescência,mais precisamente desde 1997 quando foi editado o best of das músicas dele.Adorei as músicas dele na época e com o passar do tempo resolvi ir comprando as músicas dele.Em 2004 houve o projecto "Humanos" do qual fiquei muitíssimo fã.Desde essa altura que ouço as músicas dele quase todos os dias.Acho que ele estava além do tempo dele 25 anos,pelo menos.As músicas dele são tão tão boas que não cansam de se ouvir.Pelo menos,é a minha opinião,é claro.São musicas e melodias que ficam no ouvido e que apetece ouvir sempre,muitas vezes pelo menos e isso só está ao alcance dos melhores.
Fui ver o filme com muita expectativa por isso e apesar de ter gostado bastante,o filme não é TOTALMENTE CONSEGUIDO.Tem coisas bem conseguidas mas outras que podiam ser muito melhor trabalhadas.
Assim o que de melhor tem será o ator principal que faz um desempenho excelente de tão credível e intenso ao mesmo tempo.Consegue captar completamente os maneirismos da figura de Variações mesmo a voz dele,o timbre é parecido.
Os restantes atores Filipe Duarte e Vitória Guerra fazem também dois bons desempenhos como secundários.
Outras coisas que estão bastante bem é a reconstituição história que foi feita com bastante cuidado,os anos que o filme retrata estão muito bem reconstituídos.Os cenários e os décors estão francamente bons e já agora a direção de fotografia está bem conseguida e isso tem que ser muito bem salientado porque diz-se que em Portugal não há cuidado no cinema em contar com os meios necessários para transmitir com correção o quer contar.Não é este o caso decisivamente.
O que falha então a meu ver?.
Falha porque o conteúdo é demasiado parecido com o Bohemia Rapsody.Parece que o realizador quis imitar esse filme em muito aspetos e acho que devia ter feito muito diferente.
O guião,a realização e os aspetos principais que compõe o filme estão muito longe de fazer o filme brilhante.
O guião por exemplo,é muito limitado e superficial e cobre muito pouco,quer da vida do António Variações quer mesmo das obra.As músicas são boas mas são lá metidas de uma maneira um bocado alietória.A realização de João Maia é muito apagada e monótona.É demasiado normal e bem comportada.Narrativamente o filme joga sempre pelo seguro e com pena não teve ambição de se fazer um filme definitivo sobre a vida dele.É um filme estranhamente acanhado e é limitado.Tem bons momentos,é verdade e isso é de salientar e elogiar mas devia ter tido outra ambição.A ambição de fazer um filme fechado sobre a sua vida e obra que só está lá demasiado pouco mostrado e desenvolvido.
Eu como grande fã dele fiquei contente pelas músicas mas como cinéfilo e amante de cinema que se faz em Portugal fiquei bastante defraudado.
Ainda assim a nota é de:7 em 10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Rui Santos »

Falando e outra coisa que o filme falha, e que a meu ver seria bom de explicar... Pq é que o António Ribeiro toma o nome artístico de António Variações... o filme decorre todo com o nome de António Ribeiro, e de repente aparece o Variações... quem? Pq? ironia até com o nome do filme.

@Ludovico, eu sempre gostei de Variações, mesmo quando saiu, mas fui cada vez mais adorando a obra dele... sobretudo com os sucessivos covers feitos com música dele... tendo acompanhado e ouvido quase tudo o que saiu. É um tipo com uma sonoridade incrível e com um modo de escrever que me toca.
O que é fantástico na música dele, é que quanto mais se ouve... mais se descobre sobre o que queria escrever ou dizer.

O filme retrata muito bem a forma de compor dele, aliás há um documentário sobre a criação do álbum humanos que mostra as cassetes dele e como eles pegaram nelas e fizeram um álbum de originais... ele era um tipo que gravava "maquetes" à capela simulando instrumentos com a sua voz, num gravador do pior que existe... e ficavam grandes canções. (tenho de pesquisar a ver se o encontro no youtube, vale mesmo a pena)
Aliás desse álbum Humanos existem várias pérolas (para mim diria todas), mas adoro o Gelado de Limão... onde David Fonseca está brilhante.
Outra coisa triste, é que tendo morrido tão cedo, e com apenas dois álbuns... quase todas as suas músicas tiveram covers e foram "singles".
Recomendo também e muito a audição do álbum, Variações - As canções do António, em que pelo menos tem duas canções que arrepiam... Anjinho De Guarda - Três Tristes Tigres e Canção - Madredeus

Mas apesar de tudo, e de ele provavelmente nem conseguir acreditar que mais de 30 anos depois continuaria a ser cantado (ou talvez acreditasse :) ) ele em vida ainda teve um sucesso merecido, dezenas de concertos e um reconhecimento do Público e da critica o que é raro. Foi uma sucesso exponencial depois do primeiro álbum e da aparição no Passeio dos Alegres. Não é alguém que foi preciso morrer para ter sucesso, ou que a morte potenciasse o mesmo.

Não vi ainda o Bohemian Rapsody para poder comparar, mas sem dúvida que terá algumas coisa em comum.

Sobre o filme, e o meu timeline no FB... estou impressionado com o sucesso do mesmo, continua a correr muito bem, e só vejo pessoas cinéfilas e não cinéfilas a quererem ir ao cinema ver uma biografia. Fico orgulhoso de um filme português sobre alguém que adoro fazer este sucesso. É completamente merecido sobre todos os aspectos,

Gostam de António Variações? tirem o rabo da cadeira e vão ao cinema mostrar isso, vão passar certamente um bom bocado.
Ludovico wrote: August 28th, 2019, 2:42 pm Falha porque o conteúdo é demasiado parecido com o Bohemia Rapsody.Parece que o realizador quis imitar esse filme em muito aspetos e acho que devia ter feito muito diferente.
O guião,a realização e os aspetos principais que compõe o filme estão muito longe de fazer o filme brilhante.
Repara que é completamente impossível um ter influenciado o outro.... o Bohemian Rapsody estreou em finais de outubro de 2018... penso que nessa altura grande parte do Variações estaria filmado.... no limite influenciou a edição... o filme (no sentido de realização, argumento etc.... impossível)
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1139
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Ludovico »

Rui Santos wrote: August 30th, 2019, 1:06 pm Sobre o filme, e o meu timeline no FB... estou impressionado com o sucesso do mesmo, continua a correr muito bem, e só vejo pessoas cinéfilas e não cinéfilas a quererem ir ao cinema ver uma biografia. Fico orgulhoso de um filme português sobre alguém que adoro fazer este sucesso. É completamente merecido sobre todos os aspectos,
Gostam de António Variações? tirem o rabo da cadeira e vão ao cinema mostrar isso, vão passar certamente um bom bocado.
Nisto assino por baixo o que dizes yes-) .É um orgulho de facto assistir a este sucesso de público que o filme está a ter.É merecido,porque o filme não é telenovela nem ópera. É CINEMA bem feito.Claro que,para mim não é um grande filme mas não anda lá muito longe ao mesmo tempo.Eu fui ver ao cinema e antes de ser atendido reparei que o funcionário da bilheteira disse às pessoas que estavam à minha frente que o filme "estava-se a vender muito bem".Isto num multiplex é obra.À sessão onde fui estava muito bem composta digo quase cheia.Mas mesmo noutro cinema mais alternativo o filme teve várias sessões prévias com o ator e o realizador a ser entrevistados antes.Já vi que puseram lá mais sessões.
Enfim,o filme pegou mesmo a sério.Não sei se quanto tempo vai ficar em exibição mas pela amostra vai ser um sucesso financeiro.O António onde está deve sentir-se muito feliz.Ele dizia que queria que a música dele fosse algo entre "Braga e Nova York".Pois bem conseguiu imortalizar-se em Portugal mas quem sabe se este filme chega a América também?
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
technicolor
Fanático
Fanático
Posts: 717
Joined: March 2nd, 2016, 9:00 pm
Location: Pinhal Novo

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by technicolor »

São quase 2h da madrugada de domingo e cheguei há pouco do cinema, de ver o Variações. Na realidade fiquei impressionado com o filme, diria mais fiquei comovido... como tal não vou escrever uma critica, não tenho muito jeito, vou prestar uma homenagem aos que fizeram o filme e em especial ao António, em forma de uma pequena ficção. Também não tenho muito jeito mas que conte a intenção.
Era um fim de dia de verão de 1977, eu, depois de uma sessão no Cinearte no Largo de Santos, iniciava a subida da Rua dos Remédios à Lapa a partir da Garcia da Horta. Quase hora de jantar e a rua estava tranquila, mas no silencio algo despertou a minha atenção... à media que ia subindo, uma voz inesquecível, poderosa começou soar nos meus ouvidos e quanto mais subia eu mais a voz me fascinava com o tom melodioso e me atraía, inundando a rua. Ao aproximar-me do destino, o número 26, percebo que a voz sai por uma pequena janela da cave do lado esquerdo do prédio, o local de ensaio da banda dos meus primos Jorge e Vasco, os dois nas guitarras eléctricas e mais dois amigos na bateria e no teclado, mas... a voz, de tão impressionante sobrepunha-se totalmente ao som dos instrumentos. Entrei no prédio e desci à cave, a porta encostada, espreito curioso... a malta do costume e a um canto de frente para o grupo um "desconhecido" de barba e boina preta: o dono da voz. Escutei em silêncio fascinado, o ensaio, com algumas poucas interrupções para afinação e no fim cumprimento o pessoal conhecido e quando chega vez da "voz" o meu primo apresenta-mo: Este é o António que está agora ensaiar connosco. Vocalista? pergunto eu admirado - não, o António é outra onda, tem outros planos. O António de olhos límpidos e semblante sereno estendeu-me a mão e apertou forte, como eu gosto. Por motivos alheios à minha vontade nunca mais tive oportunidade de voltar a estar próximo dele embora tenha escutado a sua voz centenas de vezes. Fiquei triste quando soube que estava muito doente, ainda tive esperança, mas o António partiria num dia de Junho de 1984. Morreu disseram alguns, mas não, o António nunca morrerá enquanto houver quem escute as suas canções...

Image

Retrato do António feito pelo artista pop Toidi Yteicos salut-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by mansildv »

Muito bom filme, com bom uso das músicas e um grande desempenho!
Sou apreciador da obra do Variações, embora não goste de todas as músicas, mas tem algumas absolutamente geniais :shock:

7.5/10
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6161
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by Rui Santos »

Só para vos dar nota... que surpreendentemente o filme irá ser lançado em DVD e surpresa Blu Ray

Lançamento a 04/12/2019 | DVD 11.99/14.99 | Blu Ray 14.99/19.99 (Preço de lançamento / Preço Posterior)

Noticia do Blog Sétima Definição
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3132
Joined: December 2nd, 2004, 7:40 pm
Location: Sintra

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by siroco »

O filme está agora disponível, em streaming, no site da RTP.

https://www.rtp.pt/play/p8764/e536548/variacoes
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2547
Joined: October 8th, 2016, 9:09 pm

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by José »

O filme é bastante bom, vibrante, cheio de desenvoltura dramática com tino e com um olhar carinhoso para todas as personagens.

Ou como a paixão arrebatadora pela arte, neste caso a musical, pode ser a mais transparente via de expressão de uma personalidade fortíssima, sem fronteiras, a querer explodir para o Mundo.

Sérgio Praia é assombroso a todos os níveis, mas Filipe Duarte e Victória Guerra são igualmente brilhantes.
diogogogo
Iniciado
Iniciado
Posts: 50
Joined: June 3rd, 2021, 9:39 pm

Re: Variações (2019) - João Maia

Post by diogogogo »

Rui Santos wrote: August 28th, 2019, 11:21 am Realmente a palavra SIDA nunca é citada... mas parece-me bem óbvio que o filme é elegante em muitos desses pormenores.
Do que já li, era assim que a coisa era vivida na época, correcto? Totalmente às escondidas e em negação. Nesse aspecto também me pareceu ser um fiel retrato da sociedade.

Não costumo ver biografias e gosto muito da música do António Variações, portanto estava muito de pé atrás mas lá decidi ir ver este filme no cinema. E gostei. A recriação histórica não é super abrangente mas é exaustiva no que mostra. O Sérgio Praia encarna o papel bastante bem, surpreende. O filme bate um bocado demais na tecla do Variações a compor em casa, aquele locutor é quase desnecessariamente elevado a co-protagonista, há situações encadeadas meio ao calhas, e algumas questões mereciam ser melhor exploradas (as razões da sua fusão de estilos única e o choque dessas ideias com as ideias gerais sobre música e moda à época em Portugal), mas em geral é um filme conseguido e acho que trata bem a figura sobre-humana que retrata. Gostei em particular dos últimos momentos, desde a viagem à terra à cumplicidade com o Fernando (Filipe Duarte excelente), foram bonitos e deram força à história de amor. Aliás, o filme trata a sexualidade do António com bastante dignidade, e até profundidade na forma como mostra como ele vivia o amor. Podia ser melhor, mas já não é nada mau.
Post Reply