https://en.wikipedia.org/wiki/Orlando_(film)
http://www.imdb.com/title/tt0107756/
Sinopse
Adaptação literária do livro homónimo de 1922, da escritora Virginia Woolf. Trata-se de um conto do género fantástico, acerca de um personagem imortal, que vive 400 anos (entre os séculos XVI e XX) e que muda de sexo.
Trailer original
Prémios
RealizadoraOrlando (1992)
- Venice Film Festival: Audience prize for Best Film
- Catholic International Critics' Prize for Best Film
- Elvira Notari Award
- Festival International du Cinema au Feminin: Best Film
- Festival du Film Britannique de Dinard: Audience prize for Best Film
- International Thessaloniki Film Festival:
Golden Alexander for Best Film, Best Artistic Contribution – Sally Potter, International Critics' Prize – Sally Potter
- San Francisco International Film Festival: 1st Satyajit Ray Award – Sally Potter
- St. Petersburg International Film Festival:
Critics' Prize, Audience Prize, Special Prize
- Durban International Film Festival:
Best Film, Public's Choice
- Festival Internacional de Cinema Fatastic de Sitges: Best Film
- International Festival of Films Directed by Women: First Prize
- European Film Academy Awards: Felix for Best Young European Film – Sally Potter
- Women in Film & Television Awards: Rank Film Laboratories Award for Creative Originality – Sally Potter
- Sitges - Catalan International Film Festival: Best Film
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Sally_Potter
Sally Potter (1949 - )
https://en.wikipedia.org/wiki/Sally_Potter
Co-produção internacionalEarly life[edit]
Potter was born and raised in London. Her mother was a music teacher and her father was an interior designer and a poet.[1] Her younger brother Nic became the bassist for the rock group Van der Graaf Generator.[2] When asked about her background, which influenced her work as a filmmaker, she responds, "I came from an atheist background and an anarchist background, which meant that I grew up in an environment that was full of questions, where nothing could be taken for granted."[3]
Career[edit]
Potter began making amateur films, at age 14, with an 8mm camera given to her by an uncle.[4] She eventually dropped out of school at age 16 to pursue filmmaking. From 1968–1970 she worked as a kitchen worker and a picture researcher for BBC in order to support herself and her work. She had joined the London Film-Makers' Co-op and began making experimental short films, including Jerk (1969) and Play (1970). She later trained as a dancer and choreographer at the London School of Contemporary Dance.
Este filme é efectivamente uma insólita co-produção ente a União Europeia e a União Soviética, com o aspecto muito peculiar da produção do filme incluir e abarcar simultaneamente o Tratado de Maastricht (Fevereiro de 1992) e a desintegração da URSS (Dezembro de 1991), em que a a C.E.E. muda de nome para "Comunidade Europeia" e do meio do nada surge um novo país chamado "Uzbequistão", algures na União Soviética, onde a realizadora estava a filmar o filme.
Mas tenham em conta que esta obra é puro cinema de autora, com a visão pessoal da realizadora inglesa Sally Potter, e por isso o que está em discussão nesta secção é meramente o financiamento privado e público da Europa Ocidental, com algum apoio técnico do estúdio soviético Lenfilm ao serviço e sob o comando da realizadora londrina, ambos necessários para concretizar um filme muito difícil desta envergadura, qualidade e custo financeiro.
Esta estranha configuração ainda não tinha surgido nas fichas técnicas que fiz até agora, mas comecemos pelo princípio:
O problema aqui é que a história se passa ao longo de 400 anos, começa com o personagem vestido com a mesma roupa do Vasco da Gama, no século XVI, e termina em Londres no ano de 1992. Só em termos de guarda-roupa para mostrar todas as épocas, é preciso muito dinheiro. Em seguida este é um filme tecnicamente muito bem feito, sem artificialismo de estúdio e sem truques (vigarice) de Hollywood, onde a realizadora andou anos a fazer "location scouting" e a angariar investidores para o filme.The novel had previously been considered impossible to adapt for the screen, because it took place over 400 years and followed a character whose sex changes from a man to a woman. Funding the feature proved difficult, and Orlando took seven years to complete.[3] Filming and editing took 20 weeks. Preparation for the film, including adapting the novel, funding the film, scouting locations, etc., took four years.[6]
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Sally_Potter
O actual Uzbequistão (na altura ainda parte da URSS) foi a opção da realizadora para reconstituir a cidade de Constantinopla, a capital do Império Romano Oriental, mostrada após a sua conquista pelos turcos otomanos. Eu suponho que por volta de 1990, Istanbul (a cidade verdadeira na Turquia) não serviria para reconstituir o passado, e encontrou uma mesquita islâmica antiga, em território soviético que foi estalinizado, que é esta:
Outra imagem filmada no Uzbequistão, que não seria possível de obter na Turquia (por esta estar modernizada):
Para outras épocas e países temos imagens deslumbrantes como esta:
Este é portanto um filme que procura o realismo de locais, em países diferentes e que requer certos meios financeiros e técnicos, para ser executado.
Em 1990, a realizadora cria uma empresa de produção a meias com o Christopher Sheppard, chamada "Adventure Pictures", que ainda está no activo e podem consultar o historial aqui: http://adventurepictures.co.uk/about
Esta co-produção internacional inclui fundos privados de França, Itália (Mikado Film) e Holanda, em combinação com fundos governamentais do Reino Unido, Comunidade Europeia, e por último fundos e apoio técnico soviético, pela Lenfilm (estúdio público de Leninegrado pertencente ao governo soviético em pleno colapso).
Mas feitas as contas, o que temos aqui é uma autora de Cinema muito talentosa e original, que põe do seu bolso o pouco dinheiro que pode, e anda muitos anos à procura de investidores para o seu filme não-comercial e totalmente subversivo e antagónico à doutrina ideológica e económica de Hollywood.