Одиночное плавание / Viagem Infernal / Soviet (1985) - Mikhail Tumanishvili

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Одиночное плавание / Viagem Infernal / Soviet (1985) - Mikhail Tumanishvili

Post by JoséMiguel »

- Ficha técnica criada com o apoio e colaboração do Daninsky do Xploited Fórum -

Image

https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%9E%D0 ... 0%B8%D0%B5
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Detached_Mission
http://www.imdb.com/title/tt0089721/

Comentários aos posteres

À esquerda temos o poster de Espanha e à direita o poster da URSS (país de origem).

Este filme foi um dos poucos (até agora só foram descobertos dois) filmes soviéticos lançados em vídeo-cassete oficial portuguesa, durante a Guerra Fria.

Na era pós-Salazar e pós-Franco, os nossos vizinhos espanhóis não censuraram politicamente o cinema soviético, tal como foi feito em Portugal pelo director da RTP e directores de quase todas as distribuidoras de vídeo-cassetes (eram muitas em Portugal e quase todas com fanatismo político de Extrema-Direita da doutrina "Amerika Ubber Alles").

Ora bem, esta censura política contra o Cinema de Leste, não afectou o meio português do cinema, pois existiam diversos casos de cinemas que exibiam filmes soviéticos em Portugal, que passo a citar: Festival Fantasporto, Festival de Tróia, Festival de Santarém (anos 70) e salas de cinema alternativo.

O problema em Portugal afectou bastante a minha geração, pois eu era bebé nos anos 70 e criança nos anos 80, e com essa idade não seria possível ter acesso a esses tais filmes soviéticos restritos a alguns festivais de cinema portugueses, nem eu estaria interessado neles, por não se tratarem de filmes para essa tenra idade.

Mas em Espanha, a TVE exibiu a mini-série russa "Guest from the Future" de 1985 (mesmo ano deste filme), muito similar à trilogia "Regresso ao Futuro"...

Capturas de vídeo pelo Major Tom (Daninsky) da cassete portuguesa:

Image

Reparem na mulher com a FOICE e o homem com o MARTELO, o logotipo oficial do Estúdio moscovita Mosfilm, inalterado até hoje. Não faço ideia nem sonho como funciona a mente de um fanático como o director da RTP dos anos 80, mas para ele o símbolo comunista da foice e o martelo, devia ser a mesma coisa que mostrar uma t-shirt de Heavy Metal, com uma cruz ao contrário e satanismo, a algum padre fanático religioso. Imagino um director da RTP muito crente na ideologia do Salazar e dos norte-americanos, que ficava todo assustado ao ver este símbolo, conforme um grupo de freiras ao ser abordado na rua por uns adolescentes metaleiros com cruzes ao contrário ao pescoço a invocar Satanás no gozo. :lol: :badgrin: :twisted:

Image



Assim que eu vi o poster espanhol, que adorei, lembrei-me logo das capas dos videojogos espanhóis das cassetes do micro-computador ZX Spectrum. Nos anos 80 este pequeno e barato computador inglês para jogos foi muito popular na Europa (O ZX Spectrum não funcionava nos EUA), onde haviam três países criadores de jogos, O Reino Unido, a Espanha e a França.

Na verdade, a Operasoft espanhola criou um videojogo com o mesmo título deste filme, mas por ter sido lançado em 1990 (5 anos depois) não me parece que seja adaptação do filme deste tópico.

Image

Naturalmente, o problema que existia na indústria dos vídeo-jogos nos anos 80, era o abuso e engano dos consumidores, em que qualquer adaptação de Cinema era uma vigarice para intrujar as crianças, que consistia num jogo mal feito para explorar o fanatismo/entusiasmo das crianças com o filme de origem.

Image

Mas espreitem a footage do jogo espanhol, versão Amstrad CPC:



Na versão inglesa do wikipedia, existe a seguinte explicação acerca deste poster espanhol:
Spanish poster, citing the NYT: “El "Rambo" Sovietico Arrasa… America Tiembla…”
Image
Capa genérica do New York Times, não relacionada com o artigo deles sobre este filme

Ora bem, a capa da vídeo-cassete espanhola de 1985 cita o jornal norte-americano New York Times, onde algum jornalista e crítico de cinema norte-americano disse que este filme era a resposta soviética ao segundo filme da saga Rambo. Isto não pode ser, pois ambos os filmes são do mesmo ano e seria impensável que o estúdio moscovita Mosfilm, fosse a correr fazer um ripanço a um blockbuster de Hollywood, e que ainda por cima estivesse pronto e finalizado poucos meses depois do Rambo II estrear.

Intro com legendas portuguesas

O estúdio Mosfilm (que tem o filme completo no You Tube) não disponibiliza legendas em nenhum idioma, para este filme. Este vídeo foi preparado pelo Daninsky / Major Tom, num grande trabalho de arqueologia cinéfila, que conseguiu comprar a muito rara cassete portuguesa do distribuidor do Prior Velho em Sacavém, e que digitalizou esta intro portuguesa da Era da Guerra Fria.

Com entusiastas como o Daninsky, a terem esta dedicação em pesquisar e preservar a história das vídeo-cassetes portuguesas, não poderei deixar de dar o meu melhor esforço, em destacar o trabalho que ele fez.



Espreitem o resto do canal do Major Tom acima, aquilo é só trailers portuguesas da era VHS. yes-)

Trailer oficial espanhol



Nota pessoal: Eu não tenho nenhum interesse no filme em si, que me parece ser alguma macacada da Perestroika e quando muito, fico lixado com o director do excelente estúdio Mosfilm ter dado permissão para produzirem esta palhaçada. É que o Rambo II é um excelente filme dentro do seu género, ao passo que isto parece-me ser semelhante àquele cinema italiano manhoso dos anos 80 dos filme de acção dobrados em "americano" para o mercado VHS. Mas independentemente destes aspectos, existem aqui grandes curiosidades sobre o efeito social, político e económico da Perestroika no cinema soviético dos anos 80, que são de enorme valor para o conhecimento da história do cinema "do lado de lá" da Cortina de Ferro.

Filme completo oficial no You Tube



Como sabem, o estúdio Mosfilm oferece gratuitamente os seus filmes no You Tube. Neste caso não existem legendas... a única maneira de ver o filme com legendas é naquela rara cassete portuguesa com mais de 30 anos (já me sinto velho) da editora de Sacavém.
Last edited by JoséMiguel on December 10th, 2017, 12:34 am, edited 3 times in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Одиночное плавание / Viagem Infernal / Soviet (1985) - Mikhail Tumanishvili

Post by JoséMiguel »

Primeiro comentário acerca da intro portuguesa

Estava a ler as legendas portuguesas dos anos 80, e achei graça (achei muito bem) aos soviéticos denunciarem as black ops do governo americano (assassinatos políticos fomentados e/ou executados pelo governo norte-americano, ao logo da sua história de terrorismo internacional).

Até agora, o único filme soviético que denunciava os americanos, que eu conhecia era "As Marionetas" dos anos 30 (criei tópico: viewtopic.php?f=11&t=48880). Quando a Alemanha Nazi invadiu a URSS em 1941, o Estaline proibiu cinema de propaganda contra os americanos. Depois do Estaline morrer nos anos 50, sempre vi muito cuidado no cinema soviético para nunca criticar os EUA, por isso não sei bem como interpretar a citação seguinte no wikipedia, acerca deste filme:
The Detached Mission was filmed and released shortly after the second Rambo installment was released, and according to many observers was the Soviet Union's response to that film.[1] According to the lead actor, Mikhail Nozhkin, this was the last anti-American Soviet propaganda movie filmed before the Soviet leadership ordered an end to anything that might irritate the U.S. Government. In a 2006 interview, Nozhkin said,
...they didn't let us film, Gorbachev was already in power, which means chaos had started. A movie on a military theme, and we couldn't get arms, they say, "Here's a Makarov pistol, that's it." They wouldn't give us anything in order to avoid offending the overseas "friends": we are all for peace and so on.
O actor queixa-se das armas usadas no filme serem as famosas metralhadoras G3 (de fabrico alemão) da tropa portuguesa (desde menino que oiço falar nelas), até o artigo russo do wikipedia coloca a seguinte fotografia de Portugal, no artigo das metralhadoras G3:

Image

Fonte: https://ru.wikipedia.org/wiki/HK_G3 :lol:
American rebels are armed with German rifles G-3 , RPG-2 grenade launcher , Czech machine guns " ZB vz. 26 ", and also converted into the similarity of M-16 German automatic machines STG-44 . The commander of the security group of the missile base is armed with a pistol-machine gun Sa vz. 23 Czechoslovak production [3]
Fonte: https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%9E%D0 ... 0%B8%D0%B5 <- wikipedia russo deste filme

Comentário: Se este filme tem tomates para denunciar as black ops do governo americano (até agora nunca vi nenhum filme soviético com cojones suficientes para fazerem um centésimo do que o Edward Snowden foi capaz), se calhar o filme nem é tão cagada italiana de acção como eu julgava... :lol: :twisted: .
Post Reply