Exposição sobre o Stanley Kubrick

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Helder Fialho
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 478
Joined: October 15th, 2017, 2:10 am

Exposição sobre o Stanley Kubrick

Post by Helder Fialho »

Não sei se vocês sabem mas há uma exposição sobre o Stanley Kubrick que está em digressão pelo mundo e que contém imensos objectos originais como os guiões dos filmes dele ou os adereços dos filmes como os fatos de astronauta ou as naves do 2001: Odisseia no Espaço, o guarda-roupa das personagens do A Clockwork Orange e do Barry Lyndon, os desenhos originais dos cenários dos filmes, fotografias e frames dos filmes ou as várias lentes que ele utilizou para cada filme, entre tantas outras coisas. É fantástico e é basicamente um museu do Kubrick que acho que nos permite acima de tudo um acesso privilegiado à mente dele, ao processo de como ele criou os filmes que criou.
A ideia da exposição surgiu pouco depois da morte dele em 99. A mulher dele, as filhas do casal e o Jan Harlan (cunhado do Kubrick e produtor de todos os filmes dele do Barry Lyndon até ao Eyes Wide Shut) na altura repararam que ele tinha deixado caixas e caixas enormes repletas de material porque ele guardava tudo mas mesmo TUDO o que dizia respeito a cada filme. Cada caixa vinha identificada com o nome do filme a que dizia respeito. Para terem uma ideia, só do Dr. Strangelove havia três destas caixas! Após muita discussão, eles decidiram que as coisas mais pessoais ficavam em casa e que, relativamente ao material ligado aos filmes, seria uma boa ideia permitir que os fãs e os apreciadores da obra dele tivessem a oportunidade de ver in loco todas estas coisas que no fundo são as coisas que estão nos filmes e assim criaram esta exposição itinerante que tem percorrido museus e galerias de exposições de todo o mundo. Uma parte do material dos filmes do Kubrick está na exposição e a outra parte foi doada pela família à University of the Arts em Londres que aloja desde Outubro de 2007 o arquivo do Kubrick.
A exposição está neste momento em Copenhaga onde vai ficar até 14 de Janeiro. Ontem vi no YouTube uma entrevista ao Jan Harlan em que ele diz que a exposição depois vai para Frankfurt e a seguir para Barcelona. Devíamos tentar que ela viesse cá! :-D Sei que eles dimensionam as coisas em exposição à medida do espaço que as acolhe. Se for pequeno, dá à mesma só que expõem menos coisas mas, se for grande, dá para expor mais coisas. A Cordoaria Nacional é dos maiores espaços de exposição que temos. O que acham de os contactarmos no sentido de mostrar interesse para que eles contactem a família do Kubrick para trazerem a exposição? :-D Não sei se o Museu de Arte Popular é grande mas como eles neste momento têm a exposição do M.C. Escher que é a maior do mundo, é porque tem um espaço grande, por isso podia ser outra hipótese. Kubrick é muito conhecido no nosso País e de certeza que a exposição seria um sucesso, para além de que, se o Kubrick fosse vivo, para o ano faria 90 anos. Era especial termos a exposição dele entre nós precisamente no ano desta efeméride! :-D Nós de certeza que iríamos adorar ver! :-D

Deixo-vos o site da exposição (só há versões em inglês e alemão): http://www.stanleykubrick.de/en/
Post Reply