Sole Survivor (1970) - Paul Stanley

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Sole Survivor (1970) - Paul Stanley

Post by JoséMiguel »

Image

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/Sole_Survivor_(1970_film)
http://www.imdb.com/title/tt0065007/

Sinopse

Filme muito raro, insólito e original, que combina os fantasmas da tripulação de um Bombardeiro B-25 despenhado no deserto líbio em 1943, em paralelo e simultâneo com o mundo dos vivos, em que o destroço é descoberto da década de 1960.
Sole Survivor is a CBS Friday Night Movie starring Richard Basehart, William Shatner, and Vince Edwards. The film, written by screenwriter Guerdon Trueblood and directed by Paul Stanley, was first aired on television in 1970. While the film follows the fate of the 6-man crew of a B-25 Mitchell bomber, it is loosely based on the 1958 discovery of the B-24 Liberator bomber Lady Be Good in the Libyan desert. The Lady Be Good and her 9-man crew had disappeared without a trace in 1943, following its first and only combat mission in World War II. The bodies of 8 of the crew were found in 1960.
Excerto

Neste excerto o William Shatner (Capitão Kirk) fala da corrupção das forças militares:



Filme completo



Opinião

Adorei este filme!

Como sabem eu considero que a golden age (cinema inteligente e inovador, sem fórmulas clichés de enredo) do cinema norte-americano ocorreu em torno da década de 1970, e este é mais um belo exemplo disso!

Para além do mais eu sou um fanático pela série original "Twilight Zone", que também criou um episódio acerca deste tema:
"King Nine Will Not Return" (---) was the first episode where Rod Serling appeared on camera at the beginning, rather than introducing the episode in a voice-over narration.
This is Africa, 1943. War spits out its violence overhead, and the sandy graveyard swallows it up. Her name is King Nine, B-25, medium bomber, Twelfth Air Force. On a hot, still morning, she took off from Tunisia to bomb the southern tip of Italy. An errant piece of flak tore a hole in the wing tank and, like a wounded bird, this is where she landed, not to return on this day, or any other day. (Rod Serling)


Com as séries "Twilight Zone" e "Star Trek" não se brinca, e o que este filme de 1970 faz ao "Twilight Zone" é equivalente ao que a co-produção Europeia-Soviética fez ao "Star Trek", no filme "Hard to be a God". Ou seja, pegaram num episódio de uma destas duas séries filosóficas de forte intervenção sócio-moral, e desenvolveram as questões éticas duras, com mais liberdade (contra a censura comercial e não só dos produtores das séries) e tempo.

Na prática este filme critica duramente as forças armadas norte-americanas (o filme é passado no presente), e não se esqueçam que em 1970 os EUA andavam no Vietname a espalhar a Fé Capitalista, à bomba de Napalm! Estilo a licença que o Papa deu ao Rei de Portugal para assassinar humanos em África e no Brasil, sob a justificação mágica/mística de "Espalhar a Fé Cristã".

O conceito da história é muito original, pois os fantasmas apenas observam os vivos e não interagem com eles. A história sobrenatural não tem qualquer impacto na história natural, a não ser criar ambiente, atmosfera e dar explicações ao espectador. Portanto estes fantasmas são mesmo um artifício literário muito bem conseguido, que dá gosto em ver, mas que não perturbam a já excelente história do mundo dos vivos, a estudarem os destroços do avião caído no deserto.

Falarei agora acerca da premissa deste belo filme...

Em 1943 um bombardeiro americano é atingido por fogo anti-aéreo, sob os céus de Itália... O navegador do avião americano diz ao comandante que o avião já não chega à base americana do norte de África e que têm de se ejectar todos já, sobre o mar mediterrânico!

O comandante americano arma-se em patriota fanático, estilo actor John Wayne, e invoca uma doutrina do manual militar (da força aérea em 1943) americano que aconselha que a tripulação arrisque vidas humanas, para salvar uns dólares do dinheiro do custo do avião.

Antes de contar a reacção do navegador, aproveito e faço já o meu comentário pessoal à Zé!

Mas o que é isto!??? Que javardice de manual da força aérea americana vem a ser este!? Então o manual aconselha os aviadores a arriscarem as suas vidas para poupar dinheiro ao governo!?? Que fanatismo capitalista americano vem a ser este!??? Isto é mesmo coisa do nojento do John Wayne, que era nojento tanto como pessoa e sua ideologia, como enquanto actor nos filmes de propaganda nojenta em que participou.

Bom! Na premissa deste filme, o navegador apercebe-se que está a dialogar com um comandante fanático, que dá a vida pelos ricos americanos, e depois de tentar convencer, em vão, a tripulação a saltar de pára-quedas sobre o Mediterrâneo, ele próprio salta sozinho!

O navegador é o único tripulante que sobrevive, e surge no filme já velho e promovido a general, em 1970. Descobre-se que o avião dele foi cair no meio do deserto... Existem muitas nuances e dilemas éticos e filosóficos, com os detalhes que só virão a lume no final do filme, que eu considero material muito excelente.

Adorei este filme, e faço questão de o aconselhar aqui no fórum! Um filme como este é muito original e possui grande dose de maturidade e inteligência. O filme é grátis no You Tube (link acima). salut-) yes-)
Post Reply