Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: mansildv, waltsouza

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7303
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Post by Cabeças »



Bom, prosseguindo o ciclo do Woody Allen revi este hoje, também já não o via há uns anos. Embora não realizado por ele, o filme tem imensas das suas características enquanto realizador, ou não tivesse também sido por ele escrito e interpretado. É um dos filmes aliás onde Woody Allen utiliza mais os seus dotes cómicos de um modo físico, conseguindo momentos verdadeiramente hilariantes.

O filme aparece no Cinema fruto da peça para teatro com o mesmo nome que esteve em cena no Broadhurst Theater durante 453 interpretações, e foi protagonizado por Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts e Jerry Lacy, que voltaram a fazer o mesmo papel no filme. Mas em termos de Cinema este filme marca a primeira aparição conjunta (apareceram juntos em seis filmes) de Allen e Keaton, que na altura estavam aliás envolvidos numa relação. É também um filme que foi rodado em S.Francisco em vez de o ter sido em New York como estava inicialmente previsto, devido a uma greve que ocorreu na altura com os trabalhadores do sector.

Um filme é uma comédia romântica, onde podemos assistir às desventuras de "Allan" (Woody Allen), que é abandonado pela mulher. Como é extremamente inseguro e neurótico, torna-se difícil para os seus amigos conseguirem arranjar-lhe uma mulher com quem sair, pois ele arruina completamente todos os encontros. Ao mesmo tempo, "Allan", como grande apreciador do filme "Casablanca" (1942), de Michael Curtiz, vê nalguns momentos chave a figura de "Rick Lane" do filme, embora o trate por "Bogart". O actor que interpreta Humphrey Bogart aqui é Jerry Lacy. Bogart dá conselhos a "Allan" no filme, incentivando-o a tomar atitudes no sentido de mostrar mais segurança perante as mulheres com quem se vai encontrando.

Além da ter a "figura" de Humprhey Bogart como "Rick Lane", este filme presta ainda homenagem ao "Casablanca" com algumas cenas, nomeadamente a inicial e a final. O momento inicial com "Allan" no Cinema a assistir ao "Casablanca" é aliás na minha opinião verdadeiramente antológico.

É uma comédia que achei algo ligeira mas bem conseguida, e que sobretudo na fase inicial me divertiu tanto quanto me lembrava, graças aos tais momentos que já referi muito cómicos tanto em termos de contexto como em termos de expressões físicas de Woody Allen. Há aliás um momento em que "Allan" diz a "Bogart": "She bought it!", com uma voz e e expressão que me fez imediatamente lembrar imenso de Jerry Lewis. Todavia à medida que o filme avança, penso que o argumento exagera um bocado na total inépcia e insegurança de "Allan", a ponto de se começar a tornar um bocadinho cansativo insistir tanto nesse ponto. Mas é só a minha opinião, e como sabem os contextos podem também interferir com o modo como "sentimos" os filmes.

Eu tinha a edição inglesa (apenas com legendas em inglês) deste filme, pois não havia edição nacional. Para os apreciadores de Woody Allen mais distraídos, deixo a informação de que esta edição saiu há alguns dias em Portugal, podendo ser adquirida por 9,99 na Fnac. Está incluída numa colecção intitulada "Inéditos Paramount", está bonita, e traz até uma slipcase. O título do filme foi traduzido para "O Grande Conquistador".

Uma última curiosidade para os que desconhecem o facto: embora o título original seja "Play it again, Sam", nem "Rick Lane" nem "Ilsa Lund" alguma vez utilizam essa frase no filme "Casablanca".

Crítica mais elaborada, escrita por José Carlos Maltez no seu blog "A Janela Encantada":

https://ajanelaencantada.wordpress.com/ ... ador-1972/

Trailer:



imdb:

http://www.imdb.com/title/tt0069097/?ref_=nv_sr_2
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Post by mansildv »

Mais uma excelente publicação de um grande filme do Woody yes-)

Já estava mais que na hora de ter uma edição nacional :biggrin:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Post by mansildv »

Play It Again, Sam (1972) - 9/10

A ideia é genial, e as ligações ao Casablanca resultam na perfeição, e o resultado é um filme hilariante :wink:

Para mim, é uma das grandes comédias do Woody! :biggrin:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Post by mansildv »

Mesmo conhecendo a história de cor continua hilariante :-)))
A história está muito bem construída e os desempenhos são impecáveis! - 9/10

Gosto bastante da realização do Herbert Ross, realizador dos excelentes The Sunshine Boys e The Last of Sheila yes-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16138
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Play it again, Sam (1972) - Herbert Ross

Post by mansildv »

Continua excelente, é hilariante!
E cada vez gosto mais de ver este trio (Woody com a Diane Keaton e o Tony Roberts).

9/10
Post Reply