Manhattan (1979) - Woody Allen

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Cabeças
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Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by Cabeças »



Este é capaz de ser um dos filmes mais românticos que já (re)vi. É um filme que já é um clássico, é um filme de referência na filmografia de Woody Allen, é um dos seus filmes mais conhecidos e é também uma homenagem muito bonita à cidade de New York, que ele ama. Foi filmado a preto-e-branco (o primeiro de Woody Allen neste registo), o que em termos estéticos lhe confere logo um ar muito mais intemporal, artístico, poético. E os magníficos planos da cidade são inesquecíveis, tal como o acompanhamento dos mesmos pela famosa "Rhapsody in Blue", de George Gershwin.



Sob o pano de fundo de New York e a música de Gershwin (Woody terá confidenciado que foi ao som da música que teve a ideia de realizar o filme), acompanhamos as relações atribuladas entre "Isaac" (Woody Allen), "Tracey" (uma muito jovem Mariel Hemingway, na altura do filme apenas com 17 anos), "Yale" (Michael Murphy), "Mary" (Diane Keaton). Isaac anda com Tracey, Yale é casado com Emily mas tem como amante Mary, que mais tarde também terá uma relação com Isaac... no fundo Woody Allen fala-nos de afectos, da dificuldade que há por vezes em conciliar a parte racional com a emocional e sobretudo das consequências que podem advir das escolhas que são efectuadas, nem que seja relativamente a possíveis confusões sentimentais.

O humor aqui tem uma presença bastante marcada, sobretudo nos diálogos de "Isaac", mas mais uma vez, e ao contrário dos já mencionados anteriormente conhecidos como "early funny ones", o humor aqui não é o objectivo de todo, é apenas algo que enriquece o filme e os diálogos, e que contribui mais uma vez de forma decisiva para uma certa marca identitária muito própria dos filmes de Woody Allen.

Entre os diversos pares amorosos e triângulos criados, na minha opinião um dos elementos mais "amados" e presentes é a cidade de New York. É também quase impossível não nos emocionarmos com a representação muito juvenil mas muito credível de Mariel Hemingway. Como de costume, Diane Keaton tem uma interpretação cheia de encanto, num registo diferente de Annie Hall. "Mary" é uma mulher mais madura e intelectual, embora insegura e inconstante no que diz respeito aos sentimentos.

"Manhattan" tem muitas imagens belíssimas, mas a do casal (Woody e Diane Keaton) sentado num banco de um parque junto à ponte de Queensboro Bridge é uma referência absoluta em termos de imagem cinematográfica. Há um pormenor curioso, o banco não existia e foi a produção que o levou para que eles se pudessem sentar.

A Meryl Streep faz um pequeno papel, como uma ex-mulher de "Isaac". Nesta altura, Meryl tinha ainda 29 anos, fazendo os 30 uns meses mais tarde do que quando o filme foi realizado. Ela gravou as cenas em que entrou neste filme enquanto filmava o "Kramer contra Kramer"

Adorei rever o filme, claro. Este e o "Annie Hall" são registos que achei algo parecidos nalgumas coisas e são também filmes que, juntamente com o anterior "Interiors", marcam definitivamente uma mudança de Woody Allen em termos de realização para outros voos, muito diferentes das suas primeiras comédias. Ainda bem que assim foi. Curioso é que ao que parece Woody Allen não gostou nada do resultado final deste filme, tendo-se até segundo consta oferecido para realizar um outro filme de graça caso este não fosse distribuído. Desta vez, ainda bem que não foi assim.

Podem ler no link abaixo uma crítica muito mais desenvolvida e estruturada escrita pelo José Carlos Maltez no seu blog "A Janela Encantada":

https://ajanelaencantada.wordpress.com/ ... ttan-1979/

O trailer:



O filme na IMDB:

http://www.imdb.com/title/tt0079522/?ref_=nv_sr_3

Próximo filme: "Stardust Memories" (1980)
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mansildv
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Re: Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by mansildv »

Este é o meu filme favorito do Woody Allen e o único dele no meu top 10 yes-)

Ao ler a tua publicação fiquei cá com uma vontade de rever o filme! :p

E já agora, excelente publicação!
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Re: Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by mansildv »

Manhattan (1979) - 10/10

O meu favorito do Woody Allen!
Uma mistura perfeita de comédia, romance e até uns rasgos dramáticos, com uma fotografia fabulosa a preto e branco.

E adoro o desempenho da Mariel Hemingway! :wink:
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Re: Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by mansildv »

rui sousa wrote: September 16th, 2013, 5:38 pm Image

Woody Allen não ficou satisfeito com o resultado final deste seu filme, «Manhattan», e pediu até à sua distribuidora que o não lançasse. E nas suas próprias palavras, anos mais tarde, referiu-se a este filme dizendo: "eu só pensei: nesta altura da minha vida, se isto é o melhor que consigo fazer, eles não deviam dar-me dinheiro para fazer filmes". Contudo, o cineasta americano, que hoje já realizou mais de quarenta filmes, não poderia imaginar o quão popular e reconhecido seria esta sua obra, tida como uma das suas melhores. «Manhattan» é um daqueles casos felizes em que a opinião do público diverge com a opinião do artista do "produto" artístico em questão, e ainda bem. «Manhattan» constitui, além de uma belíssima ode à cidade que dá nome à fita, tão bem ambientada pelos sons da autoria de George Gershwin (regravados propositadamente para o filme, algo que não é muito comum na filmografia de Woody Allen - ele muitas vezes limita-se a ir rebuscar os clássicos sonoros que tem bem guardados nas prateleiras lá de cada), uma das obras mais duradouras e inteligentes do seu autor. "Vítima" de um culto gigante e de uma identificação constante por parte dos seus fãs (já para não falar do estatuto de ícone conquistado pela imagem que ilustra o cartaz do filme), «Manhattan» é um dos grandes tesouros de Woody Allen, e mesmo um dos seus filmes mais bem conseguidos. Mesmo que ele continue a achar o contrário. Filmado a preto e branco e, caso raro em Woody Allen, no formato "ultra widescreen" (em CinemaScope é que esta obra ficaria espantosamente deslumbrante), «Manhattan» é protagonizado por um dos mais famosos neuróticos/personas de Woody Allen (Isaac, um argumentista e escritor com demasiados problemas na sua cabeça), uma pessoa algo irresponsável (com os outros, nunca consigo mesmo - daí ser também egocêntrico), cheio de complexos sobre si e sobre tudo o que o rodeia, e que se mete e intromete numa história de amores, desamores e filosofias da vida e do próprio romantismo, com uma inspiração rara que podemos ver e encontrar no autor e no próprio Cinema Americano deste e doutro tempo. É também um retrato das relações humanas (e, se há um autor que soube mesmo tratar a realidade na Arte das Fitas, é Woody Allen, sem sombra de dúvidas - nunca os diálogos foram tão reais e tão "palpáveis" para o espectador como em muitos destes seus grandes filmes), tal como muitos outros feitos por Allen, mas é um dos seus melhores porque é um dos mais inteligentes, que não se limita a chegar a um fim depois de uma série de consequências que o fazem acontecer: «Manhattan» tem muito mais do que isso na sua parte humana, e que vai muito para além das deliciosas "quotes" proferidas pelas personagens e tão bem escritas por Allen. «Manhattan» é uma obra extremamente filosófica e profunda, que serve como um perfeito guia de estudo para diversas disciplinas académicas, para além de ser um guia para a própria existência do Homem e do seu valor no quotidiano. A peça da Vida está toda neste filme e em todos os brilhantes momentos que nela podemos contemplar.

Isaac, de quarenta e um anos, tem uma namorada, Tracy, muito mais nova que ele (17). Ele é um tipo que não sabe o que fazer e que está encurralado por todos os lados, quer profissional quer emocionalmente (porque depois ainda se apaixona pela ex-amante - Diane Keaton - do seu melhor amigo), e tudo porque deixa a Razão meter-se demasiado nos seus instintos. Será isto mesmo assim? Talvez sim, talvez não, mas «Manhattan» lida muito com a racionalidade humana e com as consequências que o seu uso excessivo e não moderado podem trazer a quem dela dependa. Porque se o ser humano vive, principalmente, de emoções, como podemos equilibrar a nossa cabeça com aquilo que sentimos verdadeiramente, criando as coisas que fazem a vida valer a pena (uma das coisas com as quais Isaac se questiona, ao longo do filme). Emoções essas que (para além do papel da cultura e da sociedade a que pertencemos) condicionam os nossos gostos pessoais (discutidos de uma maneira muito séria em alguns momentos de «Manhattan», principalmente quando as personagens de Allen e de Keaton - uma das suas mais refinadas musas cinematográficas do cineasta - se confrontam... culturalmente) e as tendências que temos para analisar, ou "preconceitualizar", certas obras ou produtos mesmo sem os conhecermos devidamente. «Manhattan» fala por isso, também da Arte e da aderência à mesma por parte das pessoas. Talvez Allen pusesse aqui em confronto os gostos dos próprios espectadores dos seus filmes e dos motivos que os levam a ver cada nova fita que realiza, e por isso este é um daqueles tesouros do realizador que têm tudo o que gostamos no génio cómico americano. A fotografia é fantástica, neste retrato sociológico da América, onde os tons escuros e "incolores" retratam de forma perfeita o aparente caos da cidade de Manhattan e do caos do ser Humano, ordens por decifrar agora e sempre, parafraseando José Saramago. Em «Manhattan» contrastam-se a beleza das imagens e da música com a rutura, ou a turbulência, das diversas relações, amorosas ou de amizade, que nos são apresentadas. Numa cidade em constantes mudanças, onde os pequenos problemas ocupam o espaço daquilo que verdadeiramente importa (na opinião de cada um, claro), «Manhattan» é uma obra muito inteligente que, a par de «Hannah e as suas Irmãs», é a melhor narrativa de Woody Allen como espelho da sociedade contemporânea, sendo um filme que deve ser visto com mais atenção na parte do "coração" e que toca ainda mais os grandes fãs do realizador. Uma das coisas que faz a vida valer a pena, é ter a oportunidade de ver obras como esta.

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Re: Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by mansildv »

Também revi este fabuloso Manhattan, outro que parece melhor a cada visualização!
Continua, obviamente, 10/10 :-)))
mansildv
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Re: Manhattan (1979) - Woody Allen

Post by mansildv »

Continua perfeito, sem sinais de desgaste, mesmo com visualizações sucessivas, e continua com lugar cativo no top 10 :-)))

10/10
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