Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by Cabeças »

Vivam,

Foi com grande gosto que fiz o ciclo todo dos filmes do Almodóvar, começando do mais recente para o mais antigo. Como devem ter reparado, fui colocando os respectivos links, mas achei que podia fazer sentido reuni-los num só tópico, caso haja quem pretenda um "vistazo" sobre todos os filmes.

Alguns dados resumidos sobre o Pedro Almodóvar:

Image

O cineasta espanhol mais aclamado internacionalmente desde Luis Buñuel, nasceu na pequena cidade de Calzada de Calatrava, na região espanhola empobrecida de La Mancha. Chegou a Madrid em 1968, e sobreviveu vendendo itens usados ​​no mercado ao ar livre chamado El Rastro. Almodóvar não podia estudar cinema porque não tinha o dinheiro para pagar os estudos. Além disso, as escolas de cinema foram fechadas no início dos anos 70 pelo governo de Franco. Trabalhou na companhia telefônica espanhola e poupou do seu vencimento o suficiente para comprar uma câmera Super 8. De 1972 a 1978, dedicou-se a fazer curtas-metragens com a ajuda dos seus amigos. As "estréias" desses primeiros filmes eram famosas, no rápido crescimento do mundo da contracultura espanhola, a "Movida madrilena". Em alguns anos, Almodóvar tornou-se um dos principais emblemas desse movimento cultural pop do início dos anos 70, em Madrid. A sua primeira longa-metragem, "Pepi, Luci, Bom e Outras Tipas do Grupo" (1980), foi feito em 16 mm e expandido para os 35 mm para o lançamento público. Em 1987, ele e o seu irmão, Agustín Almodóvar, criaram a sua própria produtora: El Deseo, S. A. O "fenômeno de Almodóvar" atingiu então todo o mundo, tornando os seus filmes muito populares em muitos países.
Fonte: http://www.imdb.com/name/nm0000264/bio? ... _ov_bio_sm

Pedro Almodóvar tem 20 filmes realizados. No entanto achei interessante o facto do seu primeiro filme (1978), com 90 minutos de duração e com a Carmen Maura como principal protagonista, nunca ter conhecido distribuição pública, pelo que apurei por decisão do próprio realizador. O seu título era "Folle... folle... fólleme Tim!". Talvez um dia, como sucede nalguns casos, apareça na rede ou Almodóvar decida finalmente dá-lo a conhecer.

Dos 20 filmes realizados e distribuídos, 19 têm edição nacional, e não se pode dizer que sejam caros. Comprei o último, o "Julieta", que é um dos meus favoritos, por apenas 10 euros na Fnac do Chiado. Não se percebe porque razão o "Tacones Lejanos/Saltos Altos" não conheceu ainda edição nacional.

Já agora e uma vez que vi todos os 20 filmes, indico os meus 10 favoritos: "Julieta", "A Pele em que Vivo", "Volver", "Fala com Ela", "Tudo Sobre a Minha Mãe", "A Flor do meu Segredo", "Saltos Altos", "Áta-me", "Matador" e "Que fiz eu para merecer isto".

Foi como referi muito agradável fazer o ciclo todo. É um mundo muito próprio, que deixa saudades. Como deve ser perceptível, prefiro os mais "sérios", o que não quer dizer que não me tenha divertido ou não tenha gostado dos outros mais brejeiros. A grande decepção para mim foi "Os Amantes Passageiros", que sinceramente não consegui apreciar. Mas vamos então aos filmes, pela ordem do mais moderno para o mais antigo:

Julieta (2016) - viewtopic.php?f=11&t=52002



Los Amantes Passajeros (2013) - viewtopic.php?f=11&t=46981&p=604153&hil ... os#p604153



La Piel que Habito (2011) - viewtopic.php?f=11&t=30765



Los Abrazos Rotos (2009) - viewtopic.php?f=11&t=37725



Volver(2006) - viewtopic.php?f=11&t=24442



La Mala Educación (2004) - viewtopic.php?f=11&t=20677



Hable con Ella (2002) - viewtopic.php?f=11&t=52085



Todo Sobre Mi Madre (1999) - viewtopic.php?f=11&t=52089



La Flor de Mi Secreto (1995) - viewtopic.php?f=11&t=52095



Carne Trémula (1997) - viewtopic.php?f=11&t=52091



Kika (1993) - viewtopic.php?f=11&t=52097



Tacones Lejanos (1991) - viewtopic.php?f=11&t=52099



Átame! (1989) - viewtopic.php?f=11&t=52101



Mujeres al borde de un ataque de nervios (1988) - viewtopic.php?f=11&t=52105



La ley del deseo (1987) - viewtopic.php?f=11&t=52110



Matador (1986) - viewtopic.php?f=11&t=52115



¿Qué he hecho yo para merecer esto? (1984) - viewtopic.php?f=11&t=52116



Entre tinieblas/Negros Hábitos (1983) - viewtopic.php?f=11&t=52119



Laberinto de pasiones (1982) - viewtopic.php?f=11&t=52120



Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón (1980) - viewtopic.php?f=11&t=52125

Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by mansildv »

Cabeças, parabéns pela iniciativa e pelo tópico yes-)

Já me fizeste ver o Julieta :-)))
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by Cabeças »

mansildv wrote: September 5th, 2017, 12:44 pm Cabeças, parabéns pela iniciativa e pelo tópico yes-)

Já me fizeste ver o Julieta :-)))
Obrigado, foi um projecto que me deu muita satisfação.

Acho que vale mesmo a pena conhecer a obra deste realizador.

Em breve tenciono fazer outro projecto semelhante... :-)
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by mansildv »

Cabeças wrote: September 5th, 2017, 1:18 pm
mansildv wrote: September 5th, 2017, 12:44 pm Cabeças, parabéns pela iniciativa e pelo tópico yes-)

Já me fizeste ver o Julieta :-)))
Obrigado, foi um projecto que me deu muita satisfação.

Acho que vale mesmo a pena conhecer a obra deste realizador.

Em breve tenciono fazer outro projecto semelhante... :-)
Já tens algum realizador em mente?

Tenho de fazer algo deste género, deve ser uma experiência muito interessante!
E já me deixaste cheio de vontade de ver alguns filmes que me faltam do Almodóvar :wink:
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6163
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by Rui Santos »

Excelente trabalho.
Conto escrever no tópico de cada um dos filmes assim que os veja / reveja.
Não sei se não devias ter visualizado o mesmo por ordem cronológica... Percebo a tua opção, mas culturalmente eu não sei se o conseguiria fazer.

Ainda não tinha aqui vindo "opinar", mas este é mais uma razão pela qual prefiro um fórum a uma página de FB.
O projecto do indice não foi abandonado... anda bem presente na minha mente. Ando é carregado de trabalho...
Rui Santos - 54 Anos | 22 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by JoséMiguel »

Parabéns ao autor do tópico (Cabeças)! yes-) salut-)

Eu utilizo muitas vezes o exemplo dos filmes do Pedro Almodôvar , para dar na cabeça à RTP 1 e 2, durante a era soviética, em duas vertentes:

1) RTP enquanto paus-mandados do regime norte-americano, a impôr propaganda politica ao povo português, com total censura ao cinema no bloco de leste (único país europeu a fazê-lo, de que eu tenha conhecimento). Se calhar, não ficaria bem, perante os patrões dos EUA, a RTP apresentar filmes espanhóis de Esquerda ou de intervenção ou Realismo, pois não convinha que o povo português pensasse muito ou questionasse as coisas de esfera política, social ou ideológica. Se forem espreitar o artigo wikipedia acerca do cinema espanhol irão entender melhor: https://en.wikipedia.org/wiki/Cinema_of_Spain
Social criticism
In the 1950s, the influence of neorealism became evident in the works of a number of rather young film directors (namely, Manuel Mur Oti, José Antonio Nieves Conde, Juan Antonio Bardem, Marco Ferreri, and Luis García Berlanga). Their main works (Surcos, Balarrasa, Todos somos necesarios, Orgullo, Muerte de un ciclista, Calle mayor, El pisito, El cochecito, Bienvenido Mister Marshall, or Plácido) ranged from melodrama to esperpento or black comedy, but all of them showed a strong social criticism, unexpected under a political censorship, like the one featured by Franco`s regime.
2) Mau gosto ou gosto limitado ou falta de liberdade, pelo director da RTP que tinha um fetiche por este gajo Pedro Almodovar, e que bloqueava todo o resto da diversidade do excelente cinema espanhol, que não era mostrado ao povo português.

Eu não tenho nada contra este realizador, pois se o homem faz o belo do manguito à fórmula de Hollywood, só o posso apoiar e aplaudir... o meu problema é essa macacada dos cinemas e RTP portuguesa apenas passarem filmes espanhóis deste caramelo, quando haviam tantos outros bons filmes espanhóis de variadas correntes... É só isso...
User avatar
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7309
Joined: December 26th, 2000, 9:58 pm
Location: Portugal

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by Cabeças »

mansildv wrote: September 5th, 2017, 4:16 pm
Já tens algum realizador em mente?

Tenho de fazer algo deste género, deve ser uma experiência muito interessante!
E já me deixaste cheio de vontade de ver alguns filmes que me faltam do Almodóvar :wink:
Viva, vou rever os filmes realizados pelo Woody Allen, penso que só haverá 1 ou 2 que ainda não vi, mas tenho-os todos. Vai ser um projecto de fundo, este ciclo vai demorar mais um bocado do que o do Pedro Almodóvar, pois o Woody Allen tem quase o triplo dos filmes. Acabei de colocar o primeiro post do novo ciclo sobre o primeiro filme dele, o "Take the Money and Run". :-)

O que estou a tentar fazer é disciplinar-me um pouco... a tendência para a dispersão irrita-me e agora que (por razões menos boas) ando com mais tempo, ando a tentar organizar-me dentro das coisas que gosto, procurando sobretudo ver/rever filmes e realizadores importantes para mim e tentanto arrumar as ideias e contribuir também aqui, partilhando com o dvdmania estas "viagens".

Ainda bem que o meu ciclo do Almodóvar te fez ficar com curiosidade de ver mais filmes... é esse também o objectivo destes tópicos. Não queres partilhar o que achaste do "Julieta" no tópico próprio? :-)
Rui Santos wrote: September 6th, 2017, 12:14 am Excelente trabalho.
Conto escrever no tópico de cada um dos filmes assim que os veja / reveja.
Não sei se não devias ter visualizado o mesmo por ordem cronológica... Percebo a tua opção, mas culturalmente eu não sei se o conseguiria fazer.

Ainda não tinha aqui vindo "opinar", mas este é mais uma razão pela qual prefiro um fórum a uma página de FB.
O projecto do indice não foi abandonado... anda bem presente na minha mente. Ando é carregado de trabalho...
Muito obrigado, caro Rui. Tinha a impressão que irias gostar. Dentro do possível vou ver se continuo com estas iniciativas, agora que tenho um bocado mais de tempo disponível.

Quanto à ordem cronológica inversa em termos de visionamento, não foi pensada, foi absolutamente por acaso. Vi o "Amantes Passageiros", depois reparei por acaso que o "Julieta" estava na Fnac apenas a 10 euros, comprei-o, vi-o, gostei imenso do filme, tanto que me fez relançar o interesse pelos filmes do Almodóvar, e como tenho todos os filmes, resolvi começar a ver em ordem inversa, pois achei que podia ser giro fazer o percurso ao contrário. Foi uma viagem muito interessante, tanto que agora resolvi fazer o mesmo com o Woody Allen, mas agora na sequência cronológica correcta.

A minha ideia não é fazer análises exaustivas, mas apenas partilhar o que achei dos filmes, e deixar sempre que possível algumas informações e links para críticas mais elaboradas. Sobretudo é muito gratificante para mim poder partilhar aqui estas coisas com pessoas que sei que têm este gosto em comum comigo, como aliás fazemos há quase já vinte anos.

O que referes relativamente às vantagens dos fóruns relativamente às páginas do Facebook é algo com que não podia concordar mais, e lembrei-me desse aspecto vária vezes enquanto estava a elaborar a filmografia completa do Pedro Almodóvar.

Quanto ao índice que referiste, parece-me uma excelente ideia! Além de que vai ser mais um vivo exemplo da tal diferença entre fórum e face.
JoséMiguel wrote: September 6th, 2017, 3:36 am Parabéns ao autor do tópico (Cabeças)! yes-) salut-)

Eu utilizo muitas vezes o exemplo dos filmes do Pedro Almodôvar , para dar na cabeça à RTP 1 e 2, durante a era soviética, em duas vertentes:

(...)
Obrigado José Miguel! Foi um projecto que foi muito agradável para mim realizar.

Apreciei também o outro tema que referiste, relativamente aos contextos políticos e/ou de direcção de programas poderem por vezes de modo não perceptível para os cidadãos (na altura que referiste o acesso à informação era muito mais difícil) condicionar os gostos e as escolhas dos mesmos. É um facto, e de um modo ou de outro isso continua sempre a fazer-se. Uma das coisas que me horroriza há anos é a carga horária que os canais passam de telenovelas, concursos da treta e futebol... também são um modo de condicionar a mente e o modo de vida de muitas pessoas.
Cabeças
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 16185
Joined: February 25th, 2014, 6:30 pm

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by mansildv »

Cabeças wrote: September 6th, 2017, 4:08 am Ainda bem que o meu ciclo do Almodóvar te fez ficar com curiosidade de ver mais filmes... é esse também o objectivo destes tópicos. Não queres partilhar o que achaste do "Julieta" no tópico próprio? :-)
Já deixei um pequeno comentário no tópico! yes-)
É um filme que deixa saudades! Vou ver mais filmes do realizador, sem dúvida!
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa

Re: Pedro Almodóvar - (Filmografia completa)

Post by JoséMiguel »

Cabeças, agradeço o tom da tua resposta-comentário ao que eu escrevi.

Julgo que muitos dos membros do forum dvd mania não estarão a par da doença mental dos directores de informação da RTP, na década de 1980 (já existem estudos médicos a explicarem esse tipo de psicopatia), que se julgavam senhores e reis do povo português e impunham à força programação pró-EUA e anti-URSS durante toda a década de 1980.

Para mim, esses directores da RTP 1 e 2 dos anos 80, deveriam estar presos por imporem propaganda política de direita e extrema-direita ao povo português, espectador da RTP, pelo crime de corrupção, pois o mais provável foi terem recebido dinheiro da CIA, para cometerem esses actos (de corrupção da programação da RTP) que estupidificaram politicamente o povo português.

Mas neste caso do realizador espanhol Pedro Almodóvar, tal não se aplica pois este homem espanhol tem um historial de filmes pró-travestis e pró-gays, que de política nada têm, e suponho que o próprio realizador espanhol Pedro Almodóvar se estivesse cagando para a censura política em Portugal, estando ele mais interessado em acabar com os tabús ibéricos idiotas, contra os cidadãos ibéricos homossexuais.

Essa descriminação contra os gays, pela qual o realizador Pedro Almodóvar luta nos seus filmes, é um problema sério e grave que terá de ser erradicado da Europa, pois trata-se de uma vergonha europeia.

Não sei bem o que dizer perante a associação da Igreja Católica Portuguesa com estes tipos de extrema direita fanáticos, durante a década de 1980, que são malta salazarista do fascismo, que defendem a pátria e deus, mas como "as palavras, levam-nas o vento", apenas tenho a mostrar os meus tópicos do cinema de leste, dos anos 80, de filmes criados por realizadores de intervenção contra o seu próprio regime mono-partidário. É que os realizadores dos países de Leste tinham tomates grandes e criticavam o seu próprio país, ao passo que em Portugal só tínhamos uns paus-mandados de extrema-direita, pagos pela CIA, a decidir e determinar a programação dos dois canais da RTP, a tratarem-me a mim e ao povo português, como se fôssemos animais atrasados mentais estilo carneirada.
Post Reply